Seguidores que acompanham o Blog

 AS RAÍZES DO PENTECOSTALISMO NO BRASIL

Lição 1 – 2 outubro de 2022

TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28.19

VERDADE APLICADA
Até que Cristo venha, o discípulo de Cristo precisa continuamente buscar renovação e manter-se dependente da ação do Espírito Santo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar a relevância do Pentecostalismo na Igreja;
Apresentar a origem do movimento Pentecostal;
Falar sobre a chegada do Pentecostalismo no Brasil

TEXTOS DE REFERÊNCIA
JOÃO 14
16. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
17. O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
18. Não vos deixareis órfãos, voltarei para vós.
26. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Introdução
A Assembleia de Deus Ministério Madureira entende a relevância de estudarmos o Pentecostalismo. Assim, veremos neste trimestre assuntos que reúnem temáticas da doutrina pentecostal em toda a sua plenitude.

Comentário adicional
Querida igreja, neste último trimestre do ano letivo, vamos estudar e aprender na Escola Bíblica Dominical um tema muito relevante para a Assembleia de Deus e todas as demais igrejas que fazem menção da importância da doutrina do Espírito Santo. Vamos abordar assuntos da doutrina pentecostal, batismos com Espírito Santo, dons e fruto do Espírito Santo, bem como, o Espírito Santo e o arrebatamento da Igreja dentre outros. Que cada um de nós sejamos cheios do poder de Deus e perseverante até que Cristo venha.

1. O Pentecostalismo
A principal particularidade do pentecostalismo é a crença com o batismo com o Espírito Santo, com evidência inicial de falar em outras línguas, bem como na atualidade dos dons espirituais, conforme a experiência cristã primitiva no dia de Pentecostes (At 2) e no relato de Primeira Carta aos Coríntios capítulo 12.

Comentário adicional
As igrejas Assembleias pentecostais acreditam sempre no batismo marcante do Espírito Santo, onde uma das evidências deste batismo é o dom de falar em línguas, conforme aconteceu em Atos, capítulo 2. Todos os dons espirituais são concedidos a cada pessoa por intermédio do Espírito Santo. Os crentes recebem dons diferentes. Algumas recebem até mais que um dom. O importante é que todos estes dons vêm do Espírito Santo e são muitos importantes. Esses dons são habilidades especiais que devem ser usados para edificação do corpo de Cristo, ou seja, a Igreja.

1.1. O termo Pentecostalismo
O termo Pentecostalismo tem raiz na palavra Pentecostes, que era a segunda entre as três principais festas de Israel (Lv 23), que ocorria cinquenta dias a seguir da Páscoa. Essa Festa de igual modo era conhecida como a Festa das Semanas ou Festa das Primícias (Êx 34,22). Nessa festa, os primeiros frutos da grande colheita anual eram oferecidos ao Senhor. Foi durante a festa de Pentecostes que os quase 120 discípulos estavam reunidos no mesmo lugar e foram cheios do Espíritos Santos (At 2.1-3).

Comentário adicional
O termo pentecostal é proveniente de Pentecostes, um termo grego que descreve a festa judaica das semanas. Para os fiéis em Cristo, este acontecimento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme descrito no Atos 2. O pentecostalismo é aceito como um movimento que dá destaque especial numa experiência direta e pessoal da pessoa com Deus através do Batismo no Espírito Santo.

1.2. O Movimento Pentecostal
Entre os numerosos movimentos de renovação e avivamento que aparecem ao longo dos anos entre os cristãos, destaca-se por sua abrangência, o Movimento Pentecostal no início de século XX. A partir desta compreensão, acreditamos que tratar essa temática é de suma importância para crentes pentecostais, pois o Movimento Pentecostal tem atestado que a Igreja de Cristo não é um simples ornamento, mas um organismo vivo (1Co 12.12,27). E é neste panorama que uma igreja verdadeiramente pentecostal segue desempenhado universalmente a missão que lhe confiou o Senhor Jesus. Estamos cientes de que as Assembleias de Deus no Brasil surgiram tendo como base os princípios do pentecostalismo, para apregoar ao mundo que Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará.

Comentário adicional
Considerando a história da Igreja, iremos perceber claramente o agir de Deus, pois em determinado momento Ele sempre avivou e despertou sua Igreja através do Espírito Santo em diversas ocasiões diferentes. Esses momentos da Era Cristã foram marcados por reavivamentos admiráveis, onde Deus se manifestou aos seus servos de forma sobrenatural. Assim, surgiu o Movimento Pentecostal, proclamando o Evangelho de Cristo, que salva, liberta, cura e prima no batismo com o Espírito Santo. Devemos acreditar nas verdades bíblicas e que o agir do Espírito Santo é sobrenatural e contínuo na vida de cada cristão.

1.3. O verdadeiro Pentecostalismo
A Bíblia construiu uma sólida evidência sobre o verdadeiro Pentecostalismo. Nós, pentecostais, somos reconhecidos por nossos relacionamentos e experiências com a manifestação do Espírito Santo. Assim, presenciamos estas manifestações através dos seus dons e amostras, como a glossolalia, as profecias, as curas divinas e as diferentes operações de maravilhas. Nós, do Ministério de Madureira, entendemos que a Bíblia em sua construção narrativa deve ser a única regra de fé, sendo aceita como a inspirada e inerrante Palavra de Deus (2Tm 3.16-17), nos evidenciamos de maneira única como manter e conservar a sã doutrina, e não abrimos mãos dos dons espirituais, pois fazem a diferença no cumprimento do Ide do Senhor e na edificação da igreja.

Comentário adicional
É de suma importância entender as Escrituras Sagradas como nossa regra de fé, pois na verdade é a fiel Palavra de Deus. Assim, as assembleias de Deus do ministério Madureira zelam por esta doutrina, também acreditando nos dons espirituais. Na verdade, não somente o Ministério Madureira, mas todos os demais Ministérios que sustem a sã doutrina, devem primar pela inerrante Palavra de Deus sabendo que os dons espirituais existem para edificação da Igreja do Senhor.

2. O movimento pentecostal
É inquestionavelmente aceito por todos os pentecostais que o Movimento Pentecostal ocorridos no início do século XX na rua Azusa, em Los Angelos, Califórnia, em 1906, foi um relevante agente que difundiu a chama do Espírito Santo pelo mundo, assim como na Igreja Primitiva (At 2.46-47). Nesta igreja cada um que se convertia transformava-se em missionário levando a chama pentecostal para outras cidades e nações, assim como ocorrido no Brasil.

Comentário adicional
O avivamento da Rua Azusa (1906-1909) que Seymour presidiu semeou as sementes de um movimento que seria conhecido como Movimento Pentecostal. É verdade que existiram outros movimentos de avivamento que também foram obra do Espírito Santo ocorridos em diversas partes do mundo. Alguns destes movimentos até tinha manifestações de falar em línguas.  Porém o movimento da Rua Azusa foi marcante porque proporcionou as línguas sendo um sinal bíblico do batismo no Espírito Santo (At 2.4). Este avivamento da Rua Azusa é considerado por alguns estudiosos como o atual Movimento Pentecostal e pode ser comparado o que aconteceu em (At 2,3,4), onde em cumprimento às palavras de João Batista sobre o batismo com o Espírito Santo e com fogo (Lc 3.16) e às profecias de Joel sobre o derramamento do Espírito Santo (Jl 2.28, 29).

2.1. Deus envia os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil
O começo do ministério assembleiano no Brasil ocorreu através de dois homens cheios do Espírito Santo. A história mostra que os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a solo brasileiro, após receberem palavra profética, enquanto estavam no Estados Unidos, de que deveriam ir ao Pará (Mc 16.15; At 13.2). Para melhor entenderem essa convocação divina, esses homens nem sequer sabiam onde ficava esse lugar. Diante desta profecia, eles recorreram a um mapa-múndi e viram se tratar de uma cidade do Norte do Brasil.

Comentário adicional
É admirável a coragem desses dois missionários suecos: Daniel Berg e Gunnar Vingren, pois quando recebem a profecia eles tiveram fé suficiente para obedecerem. Ambos nem conheciam e certamente nunca tinha ouvido falar do Estado do Pará aqui no Brasil, mas confiaram na profecia e sem olhar para as dificuldades que certamente lhes sobrevinham partiram para o cumprimento da missão. Isso demonstra que devemos confiar na Palavra de Deus e ter fé que Ele é suficiente para prover todas as coisas. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Filipenses 4.19.

2.2. O Movimento Pentecostal nos EUA e sua influência no Brasil
Os numerosos estudos feitos sobre o tema corroboram que a história das Assembleias de Deus no Brasil está conectada com o Movimento Pentecostal ocorridos nos Estados Unidos e de lá se lastrou pelo mundo, chegando no Brasil no Estado do Pará e mais tarde incendiaria todo território nacional com a mensagem do Evangelho Pentecostal, de que Jesus batizava com Espírito Santo (Mt 3.11; Lc3.16), cura e em breve voltará nos ares para buscar a Sua Igreja santa e redimida.

Comentário adicional
É evidente que o surgimento das Assembleias de Deus no Brasil está ligado com o Movimento Pentecostal da rua Azusa no Estados Unidos e consequentemente a vinda dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren ao nosso país. No Brasil inicia a chama Pentecostal e depois se difunde para todo o mundo levando a mensagem de salvação, cura, batismo com o Espírito Santo e a volta de Cristo.

2.3. O Movimento Pentecostal em solo brasileiro
Há mais de cem anos que o Movimento Pentecostal se instalou em solo brasileiro, tem a Assembleia de Deus Madureira como umas das principais representantes do Brasil e no mundo. Temos a certeza de que o Espírito Santo foi derramado sobre este Ministério para impulsioná-lo, encorajá-lo no exercício da pregação do Evangelho (Mc 16.15; At 1.8). A Assembleia de Deus Madureira é uma denominação respeitada e reconhecida no Brasil e no mundo, tendo se desenvolvido de maneira respeitável em seus começos e mantém na atualidade firmeza, zelo e importância na sociedade, como uma igreja legitima e atuante onde está implantada.

Comentário adicional
Recentemente foi comemorado o centenário da Assembleia de Deus no Brasil na cidade de Belém no Estado do Pará.  O nome da Assembleia de Deus foi sugerido durante uma reunião na casa de uma membra conhecida como irmã Celina. Por ideia do missionário Gunnar Vingren, em 18 de janeiro de 1918, registrou-se a igreja Assembleia de Deus. Nos moldes do movimento pentecostal do início do século XX na América, as Assembleias de Deus do Brasil, cresceram nos padrões da igreja do Novo Testamento, onde os discípulos cheios do Espírito Santo proclamaram o Evangelho a todo o mundo.

3. A trajetória do Pentecostalismo no Brasil
O Movimento Pentecostal no Brasil só foi possível pela atuação direta do Espírito Santo na vida de Gunnar Vingren e Daniel Berg. O começo desta grande obra não foi fácil, contudo, a entrega destes os fizeram colher frutos muito proeminentes (At 6.7; 9.31), contando hoje com milhões de fiéis.

Comentário adicional
O início do Movimento Pentecostal aqui no Brasil não foi fácil, os crentes das Assembleias passaram por muitas provas, todavia perseveram fiéis na obra do Senhor porque confiaram no poder do Espírito Santo.

3.1. O Movimento Pentecostal no Brasil
As Assembleias de Deus no Brasil se alargaram em seu começo especialmente entre os grupos mais simples da população brasileira. A história mostra que os desbravadores Daniel Berg e Gunnar Vingren enfrentaram muitos problemas, como obstáculo do idioma, os riscos das florestas, os males tropicais e perseguições, além das penúrias que lhes sobrevieram, pois não eram sustentados financeiramente por nenhuma igreja ou auxílio missionário. No entanto, o Senhor os enviou ao Brasil e supria suas necessidades (Fl 4.19).

Comentário adicional
Os missionários foram determinados em cumprir a missão que o Senhor lhes confiou, vieram a um país desconhecidos de clima e costumes totalmente diferente onde eles viviam. Aqui encontram muitas dificuldades, não tinham ajuda de outras igrejas, mas com coragem, determinação, ânimo e ajuda de Deus venceram todas as adversidades porque o Senhor os fortalecia. “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 2.13.

3.2. O início do ensino pentecostal no Brasil
Gunnar Vingren em seus ensinamentos no Brasil fazia questão de deixar evidente a sua preocupação com o ensino teológico, dando ênfase ao Movimento Pentecostal. Considerando toda a importância do Espírito Santo, Vingren em suas exposições da Palavra fazia questão de destacar as doutrinas pentecostais, sobretudo o batismo com o Espírito Santo e as línguas estranhas como sua evidência inicial (glossolalia) e a vinda do Senhor (At 2.4; 8.17; 1 Co 1.7-8; 1 Ts 1.9-10).

Comentário adicional
A mensagem das igrejas Assembleia de Deus deve permanecer a mesma; que há batismo no Espírito Santo, variedades de dons e que Jesus breve voltará. De acordo com o teólogo Antônio Gilberto, entende que o Batismo no Espírito Santo pode ser definido, como “um revestimento e derramamento de poder do Alto, com a evidência física inicial de línguas estranhas, conforme o Espírito Santo concede, pela instrumentalidade do Senhor Jesus, para o ingresso do crente numa vida de mais profunda adoração e eficiente serviço para Deus”.

3.3. O Pentecostalismo hoje no Brasil
Atualmente a Assembleia de Deus no Brasil tem uma representação social significativa em cada canto do país. Mesmo passando por muitos infortúnios, nada conseguiu parar as Igrejas Assembleias de Deus no Brasil (Mt 16.18), sendo hoje reconhecida como a maior denominação protestante do país. Fontes documentais nos fazem ver que o Movimento se consolidou no Brasil com o desenvolvimento da EBD, que se preocupou em oferecer literaturas que se preocupavam em enfatizar o pentecostalismo, sem abdicar fundamentalmente das linhas históricas do Movimento.

Comentário adicional
As Assembleias de Deus são as principais representantes do movimento Pentecostal, sabemos que hoje existem igrejas neopentecostais que pregam uma mensagem de facilidades e emocionalismo, o que é bem diferente da genuína Palavra de Deus. Mas as primeiras Assembleias de Deus do Ministério Missão e Madureira, dentre outros, primam pelo verdadeiro ensino da Palavra do Senhor em suas pregações e Escolas Bíblicas Dominicais, por isso, são consideradas igrejas de confiança.

Conclusão
O estudo da história deve ir além do conhecimento teórico. Deve despertar em nós a vontade de sermos cheios do Espírito Santo, para que não sejamos afetados pela indiferença espiritual, que avançam à medida que se aproxima o fim de todas as coisas.

Comentário adicional
Os crentes das Assembleias de Deus Pentecostais, mantêm o compromisso firme com a toda a Escritura Sagrada, pregando uma mensagem clara e descomplicada: Jesus é o Senhor e Salvador e batiza no Espírito Santo. A mensagem simples de que “em nenhum outro há salvação” (At 4.12.
“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6.3.

Referências bibliográficas
► Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Edição Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 2008.
► Bíblia de Estudo MacArthur. Edição Revista e Atualizada, Tradução João Ferreira de Almeida. Barueri, SP: SSB, 2013.
► Revista de Escola Bíblica Dominical – Jovens e Adultos.- A igreja e o Espírito Santo. Rio de Janeiro. Editora Betel – 4º Trimestre de 2022. Ano 32 n° 125. Lição 01 – As raízes do Pentecostalismo no Brasil.
Billy Graham, O ESPÍRITO SANTO, Ativando o Poder de Deus em Sua Vida. São Paulo. Editora Vida Nova, 1995.

Comentários adicionais Ev. Ancelmo Barros de Carvalho – Servo do Senhor Jesus

 

 

3 comentários:

Anônimo disse...

A Paz do Senhor.
Ótima escolha para o trimestre. Estou chegando agora á AD e vou conhecer e entender um pouco mais do movimento pentencostal na fonte certa. Deus abençoe a todos nós.

Fernando Júnio disse...

Muito bom o comentário, Ancelmo. Que Deus abençoe!

Carlos Cezar disse...

Excelente comentário irmão Ancelmo, que Deus em Sua infinita graça continue te abençoando!