A PROMESSA DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO
Lição 02 – 09 de Outubro 2022
TEXTO ÁUREO
“E, cumprindo-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar” Atos 2.1
VERDADE
APLICADA
O cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo é mais um aspecto relevante no perfeito e glorioso plano divino para a humanidade.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
► ENSINAR sobre a promessa da vinda do Espírito Santo;
► MOSTRAR o cumprimento da promessa do Espírito Santo;
► FALAR sobre o Espírito Santo prometido de Deus.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Efésios 2.14-17
14. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Varões judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17. E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos.
INTRODUÇÃO
O batismo com o Espírito Santo é uma das promessas que acompanha aqueles que já são de Cristo. A promessa se cumpriu no dia de Pentecoste (Atos 2.1-13) e não ficou ali restrito (Atos 8.14-17; 9.1-18; 10.44-48; 19.1-7), ainda hoje, todos tem o direito e a oportunidade de buscar o cumprimento dessa promessa em suas vidas(Atos 2.33 e 39), assim como eu e milhões de pessoas na história da Igreja já alcançaram. Você já recebeu?
1. A PROMESSA DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO
Há muitas promessas de Deus no Antigo e no Novo Testamento a respeito da vinda do Espírito Santo. Profetas como JOEL, ISAÍAS, EZEQUIEL, JOÃO BATISTA e o próprio Senhor JESUS CRISTO (Jo 7.38-39), proclamaram durante seus ministérios, um futuro derramamento do Espírito Santo sobre a casa de ISRAEL e sobre TODA CARNE, como um evento que marcaria os últimos dias (Joel 2.28-29; Is 44.3; Ez 39.29; Atos 1.5; Mt 3.11; Jo 7.37-39).
1.1. A promessa da vinda do Espírito Santo e sua importância
Em vários lugares das Escrituras do Velho e do Novo Testamento encontramos passagens que fazem referência ao fato de Deus ter prometido que um dia seu Espírito seria concedido graciosamente aos homens. Um dos textos mais conhecidos foi escrito pelo profeta Joel, cerca de oito séculos antes: “Acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias” (Joel 2.28-29). Mais de dois séculos depois, através do profeta ISAÍAS, Deus ratifica essa promessa dizendo: “Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes” (Is 44.3). Se a promessa do derramamento do Espírito Santo não fosse uma experiência tão importante para o povo de Deus, certamente estes grandes homens de Deus não teriam revelado.
1.2. A promessa da vinda do Espírito Santo nas palavras de João Batista
JOÃO BATISTA, considerado oficialmente como o último dos profetas, aparece no deserto da Judeia, e apresenta Jesus aos seus contemporâneos de duas formas: Primeiro, ele apresenta Jesus como CORDEIRO DE DEUS que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Depois, como AQUELE QUE BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO e com fogo: “Eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11).
1.3. A promessa da vinda do Espírito Santo nas palavras de Jesus
No desenvolver de seu ministério, JESUS FALOU SOBRE A PROMESSA DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO, dizendo: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim como diz as Escrituras rios de águas viva correrão do seu ventre. E isso, disse Ele do Espírito, que haviam de receber...” (Jo 7.37-39). Após ressuscitar dos mortos e antes de ser elevado ao céu, REAFIRMA ESTA PROMESSA dizendo: “Porque na verdade João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo; não muito depois destes dias” (At 1.5). E mandou-lhes que ESPERASSEM O CUMPRIMENTO DA PROMESSA, dizendo: “Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24.49).
2. A PROMESSA SE CUMPRE
Após
Jesus ter sido elevado ao céu, e já a direita do Pai, cumpriu-se o
que Ele prometeu (Atos 2.1-13). Naquele dia, o apóstolo Pedro
falando à multidão que estava reunida em Jerusalém, disse que o
que estava ocorrendo ali era o INÍCIO DO CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS
de Deus. Depois EXORTA TODOS AO ARREPENDIMENTO para também receberem
aquela manifestação: “E
disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em
nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do
Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos
filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso
Senhor chamar”.
Atos
2.38-39). O sábio pregador disse: “Convertei-vos
pela minha repreensão; eis
que abundantemente derramarei sobre vós o meu Espírito Santo
e vos farei saber as minhas palavras” (Pv
1.23).
2.1. Espírito Santo: o Ensinador
Um dos primeiros pensamentos que devemos ter em mente é o ministério variado atribuído ao Espírito Santo. Não podemos imaginar que o Espírito Santo veio ao mundo só no dia de Pentecostes. Desde o princípio, o Espírito Santo tem estado ativo em cada dispensação, bem como presente sempre que Deus se revela (Gn 1.2). No Novo Testamento, o Espírito Santo tem a missão de guiar, liderar e instruir aos homens, em seus corações, sobre o significado de Cristo (At. 8.31). Os homens ouvirão e verão a glória de Cristo, por meio do Espírito (Jo 5.37-38). Disse Jesus aos seus discípulos: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito". (Jo 14.26). Temos aqui a ação do Espírito não só no processo de revelação e inspiração das Escrituras (2 Pe 1.20-21; 1 Co 2.6-16), como também de nos conduzir a Cristo: “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade” (Jo 16.13). É o Espírito Santo que dá conhecimento da verdade salvadora que é Jesus Cristo (Jo 8.32,36). Não existe possibilidade de conhecer as verdades de Deus e de Cristo senão pelo Espírito Santo.
2.2. Espírito Santo: o Consolador
Não vos deixarei órfãos! Jesus Cristo não nos deixou: sem amor (Jo 13.1); sem exemplo (Jo 13.15); sem lei (Jo 13.34); sem recompensa (Jo 14.1); sem destino (Jo 14.6); sem serviço (Jo 14.12); sem paz (Jo 14.27); sem esperança (Jo 14.18). Aqui Jesus chama o Espírito Santo de o "Consolador" (Parakletos), alguém que está conosco e ao nosso lado para nos ajudar. Lucas registra que a Igreja caminhava no conforto do Espírito Santo (At 9.31). No ministério de confortar e encorajar o cristão, o Espírito derrama amor divino no coração (Rm 5.5), testemunha que são filhos de Deus (Rm 8.16), unge com alegria e discernimento (2 Co 1.21), derrama paz e esperança na mente e no coração (Rm 15.13), concede alegria na luta (Rm 14.17), assiste na fraqueza (Rm 8.26), produz a frutificação espiritual (Gl 5.22) e capacita para o serviço (1 Co. 12.11).
2.3. O Espírito Santo nos fortalece contra o pecado
Jesus Cristo nos advertiu que a vida cristã é cheia de lutas e tribulações (Jo 16.1-4). Então, não devemos esperar o fim das dificuldades e dos problemas, mas o fortalecimento do Senhor. O Espírito Santo é o nosso ajudante, conselheiro e defensor. É Ele quem produz a vivificação espiritual, a regeneração ou o novo nascimento (Tt 3.5), adoção espiritual (1 Jo 3.1-3), união com Cristo (Jo 15.1-16), arrependimento e fé salvadora (2 Tm 2.25; Ef 2.8), a justificação (Rm 5.1) a santificação (1 Pe 1.13-16), etc. Toda esta obra salvadora é realizada pelo Espírito.
3. O ESPÍRITO PROMETIDO POR DEUS
Vale ressaltar que Jesus fez distinção entre a presença do Espírito Santo na vida do crente como HABITAÇÃO e sua MANIFESTAÇÃO no Batismo com Espírito Santo. Há muitos que acreditam que já receberam o batismo com o Espírito no momento de sua conversão. O batismo com o Espírito Santo não é uma experiência que se recebe automaticamente junto com a conversão. Quem assim age está se privando de receber um manancial de bênção indispensável ao ministério!
3.1. O batismo com o Espírito Santo no coração da Teologia Pentecostal
Nós pentecostal, cremos que nem todos os que têm o Espírito Santo estão cheios D’ele. Uma coisa é ser habitada pelo Espírito, outra é ser cheio do Espírito Santo. Ao aceitarmos Jesus como salvador e Senhor recebemos automaticamente o Espírito Santo como SELO DE DEUS em nossa vida (Ef 1.13-14), que além de testificar com o nosso espírito que somos filhos de Deus, também, nos GUIA em toda a verdade. Assim, todo salvo é REGENERADO E HABITADO pelo Espírito Santo, passando a fazer parte do corpo de Cristo. Sobre isto Jesus esclarece dizendo: “O Espírito de verdade que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece; mas vós conhecestes, porque HABITA convosco e ESTARÁ em vós” (Jo 14.16). Já o batismo com o Espírito Santo é um derramamento ou revestimento de poder. É Como um copo que já contém água, e quando é colocado mais água se enche até TRANSBORDAR; ou como REVESTIMENTO DE PODER, que visa capacitar o cristão a testemunhar sobre Cristo e realizar a obra de Deus no poder e na virtude do Espírito (Atos 1.8). É como alguém que já está vestido, mas precisa ser revestido. ESTA EXPRESSÃO usada por Jesus leva nossos pensamentos para a história bíblica quando Eliseu pediu a Elias porção dobrada do Espírito que operava em Elias (2 Rs 2.9). Assim como Eliseu levantou a capa que Elias deixou cair ao ser arrebatado e lançou-se a um poderoso ministério, os discípulos receberiam “REVESTIMENTO DE PODER” para fazer a obra de Deus na virtude do Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder especial concedido por Jesus aos seus servos no intuito de tornar suas TESTEMUNHAS EFICAZES. O SUCESSO DOS DISCÍPULOS DEPOIS DO PENTECOSTES se resume assim: “Testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade”(Hb 2.4).
3.2. A promessa se cumpriu no Pentecoste
No dia de Pentecoste, pessoas oriundas de várias nacionalidades, judeus e prosélitos, estavam reunidas em Jerusalém para a celebração da festa sagrada de pentecoste (Atos 2.5). Pentecoste era uma das três festas sagradas celebradas em Israel (Dt 16.16; Lv 23.16-22). Acontecia 50 dias após a Páscoa, daí o nome Pentecoste que quer dizer quinquagésimo. Deus escolheu o dia em que os judeus celebravam a festa de Pentecoste para cumprir o que estava prometido por instrumentalidade de seus profetas. A promessa relativa ao derramamento do Espírito Santo no Antigo Testamento foi lembrada pelo apóstolo Pedro, durante a sua prédica no Dia de Pentecostes, após a grande efusão do Espírito no cenáculo. O apóstolo citou a passagem do livro do profeta Joel (Jl 2.28-32). Ao citar essa narrativa, Pedro afirmou que a experiência vivida pelos 120 discípulos dentro do cenáculo era o cumprimento da promessa de Deus. O falar em línguas (glossolalia), é, portanto, a manifestação física do enchimento do Espírito Santo. Ainda hoje, quando o Espírito Santo encontra plena liberdade para operar na vida dos cristãos, o pentecoste se repete e acontece o despertamento pentecostal com as mesmas características deste relato de Atos capítulo 2.
3.3. A promessa continua de pé
Ao contrário do que alguns pregam, o batismo com o Espírito Santo NÃO SE LIMITOU ao Dia de Pentecoste. Não encontramos nada nas Escrituras que prove que o falar em línguas seja uma experiência restrita àquele tempo. Ao contrário, a Bíblia diz que o DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO É UNIVERSAL E ALCANÇÁVEL NÃO SÓ EM NOSSOS DIAS (At 2.39), como será também no FUTURO. Pois, até no milênio, o Espírito Santo será amplamente derramado (Zc 12.10; Ez 39.29). De acordo com a promessa de Joel 2.28-29 “E há de ser que, depois, derramarei do meu Espírito sobre TODA CARNE, e VOSSOS FILHOS E VOSSAS FILHAS profetizarão, os VOSSOS VELHOS terão sonhos, os VOSSOS MANCEBOS terão visões. E também sobre os SERVOS e sobre as SERVAS naqueles dias derramarei o meu Espírito”, e confirmada no livro de Atos dos Apóstolos, conhecido como Atos do Espírito Santo (Atos 2.1-8; 8.14-17; 9.1-18; 10.44-48; 19.1-7) a promessa do Batismo com o Espírito Santo é para todos, se não vejamos: A expressão “TODA CARNE”, indica que o batismo com o Espírito Santo é universal, não importa a nacionalidade, o povo ou a raça; a expressão “VOSSOS FILHOS E VOSSAS FILHAS” indicam que a promessa do batismo com Espírito Santo é para todos e não faz distinção de sexo; a expressão “VOSSOS JOVENS E VOSSOS VELHOS”, indicam que a promessa do Batismo com o Espírito Santo é para todos e não importa a idade; já a expressão “SERVOS E SERVAS”, indicam que a promessa do Batismo com o Espírito Santo é para todos e não faz discriminação de classe social. Portanto, todos podem e devem buscar essa dádiva graciosa de Deus. Para ratificar ainda mais este argumento, Pedro foi claro e incisivo ao dizer que TODOS OS CRENTES PODEM E DEVEM BUSCAR esta promessa, quando disse: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quanto Deus nosso Senhor chamar” (At 2.39).
CONCLUSÃO
Não encontramos nada nas Escrituras que prove que o falar em línguas seja uma experiência restrita somente no tempo dos apóstolos. Ao contrário, a Bíblia diz que o derramar do Espírito Santo é universal e alcançável não só em nossos dias (At 2.39), como será também no futuro. Pois, até no milênio, o Espírito Santo será amplamente derramado (Zc 12.10; Ez 39.29).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Revista do professor: Jovens e Adultos. Igreja e o Espírito Santo. Rio de Janeiro: Editora Betel – 4º Trimestre de 2022. Ano 32 n° 125. Lição 02 – A promessa da Vinda do Espírito Santo.
Lição bíblica CPAD. Jovens e Adultos. 4º trimestre 2007. As promessas de Deus para a sua vida.
Lição bíblica CPAD. Jovens e Adultos. 2º trimestre 2011. Movimento Pentecostal.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Edição Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 2008.
PEARLMAN, Meyer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. São Paulo: Editora Vida, 2006.
https://ib7.org/estudos-biblicos/comentario-da-licao/1503-quatro-ministerios-do-espirito-santo
– Acesso
em 01/10/2022.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pr. Osmar Emídio de Sousa
3 comentários:
Excelente comentário da Lição Bíblica pastor Osmar, que Deus continue abençoando a sua vida lhe dando discernimento da palavra Dele!
Gostaria de parabenizar os administradores desta página.
Excelente trabalho.
Bom dia pastor, creio que o Revestimento do Espírito santo hoje não mais acontece, mas o Transbordar do Espírito santo é possível àqueles que o buscam fervorosamente.
Postar um comentário