Seguidores que acompanham o Blog

 A CHAMADA DO PROFETA EZEQUIEL

Lição 1 – 2 de janeiro de 2022

TEXTO ÁUREO
“E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.” Ezequiel 2.1

VERDADE APLICADA
Ainda hoje Deus tem chamado e capacitado pessoas para que proclamem Sua Palavra com ousadia, fidelidade e amor.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar o contexto histórico da chamada de Ezequiel.
Ressaltar a incumbência do profeta Ezequiel.
Expor a vocação visionária do profeta Ezequiel.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
EZEQUIEL 2
1. E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
2. Então entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.
3. E disse me: Filho do homem, eu te enviei aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até este mesmo dia.
4. E os filhos são de semblante duro e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Jeová.
5. E eles, quer ouçam quer deixe de ouvir (porque eles são casa rebeldes), hão de saber que esteve no meio deles um profeta.

Comentário adicional

Introdução
Caros irmãos, somos gratos ao Senhor Jesus Cristo pelo início de um novo ano. Aproveito a oportunidade para agradecer todos os amigos pelo apoio que nos têm prestado. E neste primeiro trimestre do ano, teremos o privilégio de estudar sobre o profeta Ezequiel, o autor da revista é o pastor Valdir Alves de Oliveira da Catedral das Assembleias de Deus (Baleia) em Brasília-DF. De acordo com a Bíblia Ezequiel foi um profeta que Deus usou para profetizar ao povo judeus que foi levado cativo para a Babilônia. O profeta teve que alertar o povo de uma falsa esperança de que o cativeiro de Israel seria breve, também explicou as razões dos severos juízos contra sua nação. Mas transmitiu uma mensagem de esperança quanto ao futuro. Apesar do povo não desse crédito as suas palavras eles ficaram cientes das mensagens e tomaram conhecimento da verdade. O povo de Deus da época não foi deixado sem explicação e direção; o mesmo ocorre conosco.

1. Contexto histórico
O profeta Ezequiel, nasceu e foi criado em Judá, ele pertencia a família sacerdotal, o nome de seu pai era Buzi,  um sacerdote (Ez 1.3), portanto ele se tornaria um sacerdote no Templo de Deus. Mas quando os caldeus atacaram em 597 a.C. e o levaram cativo para Babilônia, com um grupo que totalizava dez mil cativos (2 Rs 24.10-14). Judá estava à beira de uma completa destruição. Cinco anos depois, quando Ezequiel tinha 30 anos (a idade normal para se tornar um sacerdote). Deus o chamou para ser um profeta. O nome Ezequiel significa "Deus é forte", e ao longo do livro que leva o nome do profeta, vemos a força de Deus. Ezequiel era um homem reto, foi chamado por Deus para ser um pregador da justiça numa terra distante e de cultura pagã. Em meio a idolatria e pecado, ele proclamou uma mensagem profética de Deus com o Seu povo. Chamou-os a voltar para Deus e ser mudado e restaurado.

1.1. Longe da sua terra natal
Ser mensageiro de Deus não é uma escolha pessoal, mas uma vocação do Senhor. Também o mensageiro não opta pelo tempo e nem o lugar, todavia é o Senhor quem lhe diz: “Vai”, assim, o servo fiel prontamente obedece a sua voz sem apresentar desculpas a fim de adiar, protelar, ou apresentar outras dificuldades. Se o servo não está preparado, Deus o capacita para desempenhar a missão. Ezequiel foi enviado a pregar em uma terra de povo estranho, bem longe de sua terra natal, sua missão não era nado fácil, não foi enviado a um povo que falava seu idioma, mas o Senhor lhe deu todos os meios para adquirir o conhecimento da língua e todo o mais necessário para a missão a realizar.

1.2. Exigências feitas por Deus ao profeta Ezequiel
Deus delegou a Ezequiel responsabilidade bastante complexa, pois ele tinha a dura missão de transmitir sua mensagem a pessoas ingratas e rebeldes. É necessário ter coragem e disposição para falar as verdades do Senhor, um profeta vive diferente do povo em seu meio, afinal, ele foi escolhido de uma forma especial, é obrigação do profeta obedecer e proclamar todas as ordens revelada a ele por Deus. O Senhor falou a Ezequiel que não tivesse medo, mas transmitisse sua Palavra, quer o povo ouvissem, quer não. (Ez 2.6-8). Assim, também Deus deseja que sejamos portadores das Boas Novas, quer seja adequada ou não (2Tm 4.2). Quando o Espirito de Deus está em nós, podemos colocar de lado nosso medo de rejeição ou de sermos ridicularizados. O poder de Deus é suficiente para nos ajudar a viver para Ele até mesmo sob as mais difíceis situações.

1.3. Deus nunca se esquece dos fiéis
Devido a idolatria e todos os tipos de pecado praticados, o povo e Ezequiel que era um homem justo foram levados cativos para a Babilônia. Os judeus, povo escolhidos por Deus passaram a ser forasteiros em uma terra estranha. Isso aconteceu porque o povo não dava crédito na Palavra de Deus. Por isso, Deus permitiu que Jerusalém fosse destruída. Todavia, ainda havia esperança; Deus prometeu restaurar a terra por amor aos que permanecessem fieis a Ele. Deus nunca se esquece daqueles que fielmente procuram obedecer-lhe. Estes terão um futuro glorioso.

2. A incumbência do profeta Ezequiel
O profeta Ezequiel tinha a árdua missão de proclamar a mensagem de Deus a um povo desordenado e hostis da Babilônia. Enquanto Jeremias chamava à atenção dos moradores de Jerusalém a respeito da destruição iminente da cidade santa, Ezequiel pregou mensagem semelhante ao povo judeu cativos na Babilônia. Embora essas pessoas estivessem muito distantes da Terra Prometida e do templo, Deus não as deixaria sem informações. Ele enviou Ezequiel para advertir, exortar e consolar os exilados. O propósito de Ezequiel era relembrar o povo sobre sua infidelidade. (cap. 16) e também a respeito da fidelidade de Deus para com Suas promessas. Em resumo, Ezequiel pregou aos exilados discorrendo sobre a proximidade do juízo divino e a necessidade de arrependimento individual e coletivo.

2.1. Deus usa quem Ele quer
Ninguém por si mesmo pode se tornar um profeta, essa prerrogativa é exclusiva do Deus Eterno. A chamada para o ministério é do Senhor, não é a igreja ou qualquer ministério que existe que apontam um mensageiro, porque isso é uma vocação do Senhor. Deus usa quem Ele quer, ainda bem que Deus age dessa maneira. Quantas pessoas gostariam de ter esse ofício devido ao seu conhecimento, posição social ou outros privilégios que possuem na sociedade. Portanto, é Deus que chama e dá a capacidade necessária para desempenhar a missão. “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus”. 2Co 3.5.

2.2. Deus usa onde Ele quer
O profeta de Deus não escolhe o lugar ou outras vantagens de qualquer natureza como fazem alguns falsos profetas. Deus enviou Ezequiel a um lugar específico: à casa de Israel, junto ao rio Quebar, foi o Senhor que lhe deu a mensagem. Quem quer ser um servo de Deus, não escolhe o lugar de anunciar a Palavra e só deve falar aquilo que o seu Senhor mandar.

2.3. Deus usa na hora que Ele quer
Deus tem um tempo determinado para todo propósito, por isso, Ele sabe o tempo adequado para chamar e vocacionar a pessoa para cumprir sua missão. Assim, não devemos ter pressa e querer fazer algo antes do momento, é verdade que sempre devemos nos colocar a disposição do Senhor a fim de obedecer a suas ordens, porém é Deus que escolhe a pessoa e também o momento adequado de agir. Muitos servos do Senhor tiveram paciência e confiança na providência de Deus.

3. Um profeta com vocação visionária
Os judeus estavam vivendo dias difíceis, o povo estava cativo numa terra pagã e sua terra prometida havia sido devastada pelo inimigo. Mas Deus usa o profeta Ezequiel com experiências vívidas através de visões dada por Deus para mostrar que por mais desalentadoras que fosse a situação do povo judeu, Ele é soberano para cumprir seus propósitos. Deus concede a Ezequiel visões repletas de mistérios que são revelados por Deus. Embora as visões sejam difíceis de compreender, a mensagem é transmitida com clareza e poder: Deus é Senhor soberano de Israel e de todas as nações da terra.

3.1. A visão do rolo de um livro
Deus entregou a Ezequiel a dura responsabilidade de transmitir sua mensagem a pessoas ingratas e rebeldes. (Ez 2. 6-8). O Senhor encorajou o profeta dizendo que não tivesse medo, contudo, transmitisse sua Palavra, quer ouvissem, quer não. Ele também quer que sejamos mensageiros das Boas Novas, quer seja conveniente ou não. (2 Tm 4.2). Mas, para Ezequiel transmitir a mensagem do Senhor aos israelitas do cativeiro, não bastava somente ouvi a mensagem revelada pelo Senhor, ele teve de comê-la na forma de um rolo. Os livros antigos usualmente eram rolos de pergaminho; o rolo era uma página de até 10 metros de comprimento, enrolada em ambas as extremidades. Geralmente, os rolos eram escritos de um só lado. Mas neste caso, as advertências se estendiam até o outro lado do rolo do pergaminho, mostrando uma medida completa do julgamento sobre os descendentes de Judá. A Palavra quando inserida no íntimo traz o sentimento e a força que a mensagem precisa. O profeta necessitou deixar a Palavra de Deus entrar em seu coração antes de pregá-la aos outros.

3.2. A visão dos querubins
Querubins são seres celestiais criado por Deus, eles pertence à ordem dos anjos. Segundo a Bíblia, lembra que os querubins constituem uma classe específica de anjos e são capacitados de significativo poder e grande autoridade. Os desígnios dos querubins era magnificar a santidade e poder de Deus. Essa era um dos encargos mais importantes por toda a Bíblia. Além de glorificar a Deus, eles também serviam como um lembrete visível da majestade e glória de Deus e de Sua presença contínua com o Seu povo. A presença dos querubins perante do trono de Deus é a fiança de que o Senhor nunca esquece de suas promessas e cuida de suas criaturas. Nessa visão, as criaturas são parte do juízo de Deus contra seu povo ímpio.

3.3. A visão de juízo e restauração
Ezequiel acusa a falsa confiança dos líderes de Jerusalém que acreditavam que a cidade estava em segurança e que seus habitantes eram moralmente superiores do que os exilados que tinham sido deportados para a Babilônia em 597. Então ele faz soar uma mensagem de esperança para o povo cativo, afirmando que Deus substituirá seu coração de pedra com um coração de carne (Ez 11. 14-21). “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus”. Ezequiel 11. 19,20.

Conclusão
Por causa dos pecados do povo judeu. Deus consentiu que Jerusalém fosse destruída. Mas diante de todo sofrimento, ainda havia esperança; Deus prometeu restaurar a terra por amor aos que permanecessem fieis a Ele. Os braços de Deus estão abertos para receber aqueles que se arrependem de seus pecados.

Referências bibliográficas
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Edição Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 2008.
Bíblia de Estudo MacArthur. Edição Revista e Atualizada, Tradução João Ferreira de Almeida. Barueri, SP: SSB, 2013.
Earl Radmacher, Ronald B. Allen e H. Wayne House.  O Novo Comentário Bíblico Antigo Testamento, Editoras: Taquara–RJ: Editora Central Gospel, 2010.
Revista do professor adulto. Ezequiel – O profeta com uma mensagem de juízo, arrependimento, restauração e manifestação da glória de Deus - 1º Trimestre de 2022. Ano 32 n° 122. Lição 1 – A chamada  do profeta Ezequiel.
► WIESBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. Antigo Testamento, Volume IV, Proféticos. Santo André, SP: Editora Geográfica, 2010.

Comentários adicionais - Ev. Ancelmo Barros de Carvalho – Servo do Senhor Jesus

 

 

7 comentários:

Unknown disse...

Deus te abençoe, Evangelista Ancelmo.

ancelmo disse...

Muito obrigado, abençoe todos nós.

charles disse...

Glória a Deus! Comentário muito bom 😃
Deus abençoe, irmão Anselmo.

ancelmo disse...

Obrigado presbítero Charles. Deus é bom.

Carmosino Castro disse...

Maravilhoso os comentários Deus continue abençoando vocês....

ancelmo disse...

Amém meu amigo, Deus abençoe todos nós.

pavelifill disse...

Poker Tournaments & Events - Jackson, MS - MJH
With 울산광역 출장마사지 Poker Tournaments and Events you'll enjoy the excitement of our exciting 제주도 출장마사지 Poker Tournaments at 보령 출장샵 the largest poker tournaments 속초 출장마사지 in the country! 거제 출장샵