Seguidores que acompanham o Blog

Vale e deserto: Lugares de propósitos, desafios e vitórias

 VALE E DESERTO: LUGARES DE PROPÓSITOS, DESAFIOS E VITÓRIAS
Lição 1 – 4 de julho de 2021

TEXTO ÁUREO
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmo 23.4

VERDADE APLICADA
Na caminhada cristã, os vales e desertos contribuem no processo de aperfeiçoamento na vida dos que perseveram em Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Falar quais são os propósitos de Deus na provação.
Mostrar que vale e deserto são lugares de desafios.
Apresentar a grandeza das vitórias no vale e no deserto.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
EZEQUIEL 37
1. Veio sobre mim a mão do Senhor; e o Senhor me levou em Espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos,
2. E me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos.
3. E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor Jeová, tu o sabes.
4. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
10. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

Comentário adicional

Introdução
Caros irmãos, neste trimestre vamos estudar um tema bastante relevante em todas as áreas da vida cristã: Triunfando sobre as batalhas e adversidades da vida. O autor da revista é o Bispo Samuel Cássio Ferreira. O tema da revista é pertinente aos dias que estamos vivendo, afinal, todos nós passamos ou podemos passar por vales e desertos em algum momento da vida, ninguém estar isento dessas adversidades. Em João 16.33, o próprio Jesus disse que “no mundo tereis aflições”. Mas sabemos que tudo isso contribui para o fortalecimento, amadurecimento e crescimento espiritual na vida cristã.

1. Os propósitos da provação
Na vida passamos por momentos bons, mas há também momentos ruins que são adversidades que qualquer pessoa pode passar. E esses momentos difíceis da vida é que são as provações, que na verdade ninguém gostaria de viver. Porém, são necessários a fim que possamos estar mais sintonizado com o agir de Deus. As provações acontecem na vida do servo do Senhor não simplesmente para trazer sofrimento, mas para nos moldar, capacitar, ensinar e confiar no agir de Deus. São diante das provações que adquirimos experiência, maturidade e dependência em Senhor.

1.1. Um lugar de provação
Geralmente quando se fala de lugar provação vem em nossa mente lugares difíceis para viver, ou seja, são ambientes de provações e conflitos. Na Bíblia esses lugares são conhecidos como vale e deserto porque geralmente nos faz lembrar de desafio e sofrimento. Vales são lugares difíceis de caminhar, tendo em vista que são ladeados por montanhas. Em 1Samuel capítulo 17 relata que o exército da Filístia afrontava o exército de Israel no vale de Elá, também conhecido como vale de Carvalho. Vale é lugar onde tudo pode acontecer, a humilhação, a vergonha. O Vale de Elá foi o palco onde um homem abominável se levantava duas vezes ao dia e afrontava o povo de Deus. Seu nome era Golias, o gigante, que tinha praticamente três metros de altura, uma aberração da natureza e ainda amedrontava qualquer mortal. Golias insultava Israel e desafiava qualquer homem que ali estivesse a lutar contra ele, mas Davi confiando no Deus de Israel venceu esse inimigo do povo de Deus. Muitos servos do Senhor têm sidos provados pelos “vales” na sua trajetória, nesse lugar o servo fiel pode até perder muitas coisas na vida, pois a batalha não é fácil, mas a presença do Senhor o capacita e fortalece durante essa travessia e torna mais experientes e aptos para suportar outras provas que possam surgir. 

1.2. Um lugar de fé
Neste texto bíblico de Ezequiel capítulo 37 Deus leva o profeta a um “vale de ossos secos” que estava há muito tempo naquele vale, ali não havia vida nenhuma. Aqui a fé do profeta Ezequiel é posto em prova a fim de saber onde estava a sua fé, confiança e esperança. Sabemos que esta passagem bíblica se referia ao povo de Israel que tinha se distanciado de Deus e se encontrava desta forma, comparado àqueles ossos secos, desfalecido, sem vida e sem esperança. Mas quando Deus ordena que o profeta profetize, Jeremias é desafiado a pôr sua fé e confiança em Deus que pode fazer o impossível acontecer. Podemos estar passando pelos vales da vida, mas Deus quer que tenhamos suficiente fé, pois Ele pode transformar qualquer coisa e reavivar vidas. Ele nos desafia para acreditar em Sua palavra.

1.3. Um lugar de transformação
Mesmo que pareça que não tenha nenhuma solução para o problema que eu e você estamos passando, Deus pode resolver toda as coisas, porque para Deus nada, absolutamente nada é impossível, Ele deu vida e fez reviver um montão de ossos secos e transformou em um grande exército, Ez 37.10. Deus é o Criador e sustentador de todo universo, Ele tem todo o poder e sabedoria. Geralmente, o vale representa lugar de solidão, sofrimento e dificuldade, mas também é lugar de encontro com Deus, pois, o Eterno Deus nos ver onde quer que estejamos. E quando temos um encontro com Deus, nossas vidas são inteiramente mudadas.  Abraão, Jacó e Paulo, tiveram um encontro com Deus e a partir daquele momento tiveram suas vidas transformadas (Gn 12. 7; 32. 28; At 9.3,5) e outros tantos servos de Deus que tiveram transformação de vidas após um encontro com Deus.

2. Os desafios do vale e deserto
Os desafios dos vales e desertos são constante em nossos dias, pois as coisas nem sempre acontecem conforme pensamos, sempre haverá momentos difíceis de superar. Mas as vezes Deus permite que isso aconteça para nos chamar atenção e, assim tomar uma atitude diferente e mudar nossa forma de viver.

2.1. Um lugar de providência
Isaque foi um servo obediente e submisso a Deus. Nos momentos difíceis da vida não podemos perder nossa fé, pois Deus sempre providencia ajuda a nosso favor. Assim, como aconteceu com Abraão que ao ir para Canaã encontrou a terra estava afligida pela fome, acontece também com seu filho Isaque, pois a terra estava assolada pela fome e querendo ele se mudar para o Egito, o Senhor fala para permanecer em Gerar, com a promessa que aquele lugar seria dele. (Gn 26.2-3). Apesar de estar num lugar de escassez, Deus providenciou recursos suficientes para Isaque e ele se tornou um homem muito próspero.  A confiança em Deus é fundamental para vencermos e prosperar onde quer que estejamos.

2.2. Um lugar de provisão
Falar de provisão quando tudo vai bem é fácil, mas quando a pessoa estar passando pelas adversidades, que são os vale e desertos da vida, tudo torna-se mais difícil, a tendência é olhar apenas para os problemas. Mas a Bíblia nos mostra que nesses instantes devemos acreditar que Deus supre as nossas necessidades. Agar já estava sem alento no deserto, não tinha água nem para ela e seu filho Ismael, mas Deus de forma graciosa providenciou um poço cheio de água para saciarem a sede, (Gn 21. 19). E o que dizer do próprio Abraão quando Deus em Gênesis 22.1-3, ordena que sacrifique seu filho Isaque no monte Moriá. Abraão obedeceu a voz de Deus, mas em seu coração tinha fé que Deus faria algo a seu favor, e foi justamente o que aconteceu: Deus providenciou um Cordeiro no lugar de seu filho Isaque. Acredite, Deus proverá sua necessidade.

2.3. Um lugar de passagem
Vales e desertos sempre vão existir na vida de qualquer cristão, todavia, acredito que esses momentos são temporários, qualquer pessoa pode até passar por lugares assim, só não pode é permanecer parado sem fazer nada para sair dessa situação. o salmista disse:Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Sl 46.1). Na caminhada pelos vales e desertos temos a segurança de Deus que nos traz paz e proteção. Quem tem o Senhor Jesus como guia jamais atravessa o vale sozinho. Não falta ao caminhante solitário o consolo divino nos momentos difíceis da vida.

3. As vitórias no vale e deserto
São nesses lugares que somos provados a depender mais de Deus, também são nos momentos difíceis da vida que tomamos atitudes a fim de mudar as circunstâncias adversas ao nosso redor. Vale e deserto são lugares de encontro com Deus, Ele vai ao nosso encontro para providenciar milagres e vitória na vida dos seus servos. “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41.10.

3.1. Um lugar de buscar e adorar a Deus
Tem momentos que estamos passando por problemas que não temos condições de resolver, e nem ninguém pode nos ajudar. As vezes Deus permite que isso aconteça para nos mostrar que que precisamos buscar a Sua presença, pois Ele deseja nos ajudar, mas precisamos confiar mais, buscar mais e adorar a Ele em espírito e em verdade. O rei Josafá diante da angústia e incapacidade resolveu buscar ao Senhor e Deus entrou em ação, pelejou e concedeu a vitória e Judá louvou e adorou o Senhor dos exércitos. "Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:12-13.

3.2. Um lugar de autoconhecimento
Os 40 anos de Israel no deserto toram um período para Deus afligir e testar o povo com intuito de que suas atitudes básicas com Deus e seus mandamentos se tornasse conhecida. Ou seja, “saber o que estava no teu coração” Em todo o tempo Deus sustentou o povo no deserto por meios anteriormente desconhecidos por eles. Mediante essa providência milagrosa, Deus humilhou o povo e testou sua obediência. É no vale e deserto que somos realmente testado e conhecemos a si mesmo, se somos obediente, confiantes e grato a Deus, são muitos aqueles que falam isso e aquilo, mas na hora da verdade mudam suas atitudes e não cumprem nada daquilo que disse antes. Vales e desertos são lugares que Deus escolheu para nos moldar e transformar, são lugares de sermos provados e aprovados pelo Senhor.

3.3. Um lugar de forjar servos
A pedagogia de Deus é diferente da nossa, em verdade, ninguém por vontade própria quer passar por sofrimentos, mas o Senhor nos levar a passar por adversidades a fim de nos forjar e preparar para as batalhas da vida e nos deixar mais capacitados. Desta forma, Deus preparou seu servo Davi para guerrear contra o gigante Golias (1Sm 17.34-36). Davi foi treinado por Deus quando era pastor de ovelhas, ele tornou-se vitorioso em guerra porque sua confiança estava no Senhor dos exércitos. Portanto, não podemos perder nossa fé e esperança, mesmo estando passando por vales e desertos, o Senhor estar nos capacitando para vencermos todas as batalhas que possam surgir na vida cristã. O apóstolo Paulo com muita autoridade e ousadia disse: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” Filipenses 4.13.

Conclusão
Todo cristão passa de alguma maneira por adversidades na vida, porém são nestes momentos que Deus está nos capacitando para sermos fortes e vitoriosos diante dos vales e desertos, mas temos que confiar e o dá ouvido a voz do Espírito Santo de Deus. Se estivermos sempre na presença de Deus, podemos dizer como Davi: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23.4.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS    
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Edição Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida CPAD, 2008.
Bíblia de Estudo MacArthur. Edição Revista e Atualizada, tradução de João Ferreira de Almeida, Barueri, SP: SBB, 2013.
Revista do professor: Adultos. Triunfando sobre as batalhas e adversidades da vida. Rio de Janeiro: Editora Betel – 3º Trimestre de 2021. Ano 31 n° 120. Lição 1 – Vale e deserto: lugares de propósitos, desafios e vitórias.
► Site: Got Question.org

COMENTÁRIO ADICIONAL
Ev. Ancelmo Barros de Carvalho. Servo do Senhor Jesus.

 

8 comentários:

Joana Darc da Silva disse...

Glória a Deus! Parabéns irmão Ancelmo! Comentários de grande relevância para complementar as nossas aulas da EBD! Deus abençoe!

ancelmo disse...

Muito obrigado Joana Darc. Deus te abençoe sempre. Deus é maravilhoso.

charles disse...

muito bom comentário, irmão Ancelmo Deus abençõe nesta obra.

ancelmo disse...

Obrigado presbítero Charles. Deus te abençoe. Deus é fiel.

Helena de A.Souza disse...

a paz do senhor amei esse estudo que Deus continua abençoando.

Anônimo disse...

Paz do senhor Irmão Ancelmo , Vou deixa Meu Email Para Contato , Preciso Estuda Aperfeiçoar no Oque senhor me confiou , Cê Senhor tiver Disponibilidade Entra em contato comigo Deixa Seu Número Para mim No Email , Meu Nome e Rodrigo Ribeiro , Sou De Belo Horizonte-MG
EMAIL : riberiorodrigo45@gmail.com

Anônimo disse...

Parabéns pela explicação com entendimento que eu pude entender

Anônimo disse...

Conteúdo maravilhoso. Deus abençoe!🙏🏾✨