Seguidores que acompanham o Blog

O Deus Uno e Trino

 O DEUS UNO E TRINO
Lição 13 – 27 de junho de 2021

TEXTO ÁUREO
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém”. 2Coríntios 13.13 

VERDADE APLICADA
A doutrina da santíssima Trindade nos faz sermos mais conscientes da nossa completa dependência de Deus e nos motiva ao necessário crescimento no conhecimento do Senhor..

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Citar o agir de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Mostrar as distinções e unidade da Trindade.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
JOÃO 10
30. Eu e o Pai somos um.
JOÃO 14
10. Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vou digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
JOÃO 15
26. Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. 

Comentários adicionais
Essa 13ª lição do trimestre, encerra o tema “Os atributos de Deus” trazendo o ensino acerca do Deus Uno e Trino, então faz-se necessário percorrermos um caminho no sentido de esclarecer alguns pontos sobre a doutrina da Trindade.

O termo “trindade” foi empregado por Teófilo de Antioquia, no século II d.C. Entretanto, é possível que essa expressão tenha sido usada pelos cristãos nos primórdios da igreja. Esse vocábulo era usado para designar o mistério de uma só divindade coexistindo em três Pessoas absolutamente distintas e co-iguais. Todavia, o estabelecimento do termo é atribuído ao apologista cristão, Tertuliano de Cartago. Coube ao bispo de Alexandria, Atanásio, a elaboração do credo que sedimentou a ortodoxia trinitária.

Entendemos, mediante a Doutrina da Trindade, que a divindade subsiste eterna e plenamente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não são três deuses como falsamente afirmam os hereges, mas um só Deus. Uma é a pessoa do Pai, outra, a do Filho, e outra, a do Espírito Santo. Todavia, a divindade pertence a cada uma das três pessoas, constituindo um só Deus. Conforme afirmou Atanásio de Alexandria: “Adoramos um só Deus na Trindade, a Trindade na Unidade, sem confusão de pessoas, e sem separação de substância”.

Ainda que a palavra “trindade” não esteja na Bíblia, o conceito do termo pode ser achado em muitas partes dela.

Segundo o pastor e escritor Luciano Subirá: Embora não exista na Bíblia o termo “Trindade”, é empregado como uma denominação teológica para o mistério do Pai, Filho e Espírito Santo com um só Deus, mas, em três distintas pessoas (Mt. 28. 19).

Então, Trindade é a crença na existência de um Ser divino que subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O dicionário Webster define a palavra da seguinte maneira: “A união de três pessoas (o Pai, o Filho, e o Espírito Santo) numa Divindade, de modo que todos os três são um Deus, com relação à substância, mas três pessoas com relação à individualidade” (Webster´s Collegiate Dictionary – 5ª. Edição).

Talvez o sentido da Trindade de Deus nunca foi afirmado melhor do que está por A. H. Strong – “em a natureza do Deus único há três distinções eternas que se nos representam sob a figura de pessoas e estas três são iguais” (Systematic Theology, pág. 144).

Assim, a doutrina da Santíssima Trindade é uma verdade incontestável. As Sagradas Escrituras, tanto no Antigo, quanto em o Novo Testamento, atestam a veracidade desse ensinamento, assim, desde o Antigo Testamento (Gn 1.26; 3.22; Is 6.8). O Senhor Jesus apresenta o Pai e o Espírito Santo num tipo de relacionamento “eu, tu, ele” (Jo 16.7-16). Antes de sua ascensão ao céu, Jesus mandou que os discípulos batizassem “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Essa é a passagem bíblica mais contundente em favor da Trindade. Temos aqui um conceito trinitário muito claro e vívido. Trata-se de um resumo da realidade divina ensinada durante seu ministério acerca de si mesmo e do Pai (Mt 11.27) e do Espírito Santo (Mt 12.28). A Igreja, desde a antiguidade, resume essas passagens bíblicas na fé em um só Deus que subsiste eternamente em três pessoas distintas.

No entanto, há teorias errôneas acerca da trindade como os seguintes erros: 1) o erro do modalismo - afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são a manifestação da mesma pessoa; 2) o erro do subordinacionismo - afirma que o Pai é maior do que o Filho e o Espírito Santo, e que tanto o Filho quanto o Espírito Santo, estão subordinados ao Pai. Todavia, sabemos que a Trindade é Una, pois só há uma deidade: e Trina, pois são três distintas pessoas que participam da mesma deidade.

O triângulo equilátero é uma excelente figura para facilitar a compreensão da Trindade.


O apóstolo Paulo se refere à Trindade usando outra linguagem. Ele afirma a unidade de Deus, uma só essência e substância, em diversidade de manifestações de cada Pessoa distinta. E declara que o Espírito é o mesmo, o Senhor é o mesmo e o Deus Pai é o mesmo. É a unidade na diversidade.

O Deus trino e uno revelado (Ef 4.4-6). Temos aqui a diversidade de operações e funções na unidade de Deus. É Deus quem nos chama por meio do Espírito Santo. Jesus é o nosso Senhor, a fonte de nossa fé e esperança.

Comentário da editora Betel em sua revista dominical Conectar+Jovens, do 3º trimestre de 2019, lição 01, título A Doutrina da Trindade ensina que: Deus é uma Unidade, uma essência divina, existindo em Três Pessoas na Divindade, sendo essas Três: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Não podemos tratar Trindade como três Deuses, pois a essência de ambos está sobre um mesmo alicerce, Deus. "E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.", Mc 12.29. Deus é uma trindade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho; o Filho não é a mesma pessoa que o Espírito Santo e o Espírito Santo não é a mesma pessoa que o Pai. Eles são pessoas distintas; ainda assim, são todos o mesmo único Deus. Eles estão em perfeita harmonia consistindo em uma única substância.

Conclusão
Certa feita, John Wesley indagou: Diga-me como pode haver três velas neste recinto e apenas uma luz e então eu lhe explicarei a Trindade.

Apesar da complexidade de se entender o mistério da Trindade diante de nossa mente tão finita, o que podemos afirmar é que esta doutrina não apresenta contrariedade, pois cremos em um Deus único, onde três pessoas distintas estão arraigadas à mesma essência e natureza. Seria como fazer um somatório simples: O Deus Criador + O Deus Salvador + O Deus Consolador = O Deus Todo-Poderoso.

A doutrina da Santíssima Trindade não é um mero exercício intelectual; é uma verdade consoladora: ensina-nos diversas coisas vitais para a nossa vida cristã. Em primeiro lugar, com a ascensão de Nosso Senhor, não fomos deixados órfãos. Ele rogou ao Pai que, amorosa e prontamente, enviou-nos o Consolador. E este, com inexprimíveis gemidos, intercede por nós e testifica que somos filhos de Deus através dos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Referências bibliográficas
Luciano P. Subirá. É o responsável pelo Orvalho.Com – um ministério de ensino bíblico ao Corpo de Cristo. Também é pastor da Comunidade Alcance em Curitiba/PR.
SILVA, S. P. A doutrina de Deus. 5.ed. RJ: CPAD, 2002, p.109-10.
Escola Dominical – Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017: A Razão da Nossa Fé – Assim Cremos, Assim Vivemos EBD CPAD | Lição 3: A Santíssima Trindade: Um Só Deus em Três Pessoas.
A Doutrina da Trindade - Jovens: Conectar+ 3º Trimestre de 2019 – BetelLição 01.
Lições Bíblicas CPAD Jovens e Adultos. 4º Trimestre de 2006. Título: As verdades centrais da Fé Cristã. Comentarista: Claudionor Corrêa de Andrade. Lição 5: A Santíssima Trindade – Uma verdade incontestável.

Comentários adicionais: Professora Emivaneide Silva.

6 comentários:

Denis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ancelmo disse...

Quero agradecer a professora Emivaneide por mais um comentário edificante e bem elaborado.Deus continue te abençoando.

Lenilton Silva disse...

Belo comentário! Que Deus continue te abençoando e te usando irmã Emivaneide.

Anônimo disse...

Melhor seria por tópicos, desculpe a sinceridade.
Dessa forma, se tornou apenas mais um comentário no universo da internet.

Frankmar Corrêa disse...


A Doutrina Cristã que Diz que Deus é Uno e Trino é ensinada na Bíblia Sagrada.



Para Nós, Contudo existe um só Deus, O Pai,de quem tudo procede e para quem nós somos,e Um só Senhor, Jesus Cristo, para quem tudo existe e por quem nós somos.
( Bíblia de Jerusalém- 1Corintios 8:6)

No Princípio era O Verbo ,E O Verbo estava Com Deus e O Verbo Era Deus. (João 1:1 )

Eu e O Pai Somos Um.
( João 10.30 )

Tomé respondeu a Jesus :”Meu Senhor e Meu Deus !”
( Bíblia Sagrada Edição Pastoral-João 20:28 )

Ouça,Israel! Javé Nosso Deus é o Único Javé.
( Bíblia Sagrada Edição Pastoral-Deuteronómio 6:4 )


Para Nós Cristãos Existe Um só Deus que é Uno e Trino, O Pai do Universo, O Deus Vivo que Vive Para Sempre, O Soberanos Senhor do Universo.