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Lucas e o seu Evangelho - Comentários adicionais (Ev. Ancelmo)


          LUCAS E O SEU EVANGELHO
Lição 01 – 7 de Julho de 2019

TEXTO ÁUREO
“Para que conheças a certeza das coisas de que já está informado.” (Lc 1.4)

VERDADE APLICADA
Em um tempo marcado pelo relativismo das “muitas verdades”, não basta estarmos informados, é preciso firmeza de que o plano de Deus é perfeito.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
CONHECER um pouco mais do autor do evangelho de Lucas;
REVELAR acerca das origens e propósitos do evangelho de Lucas;
MOSTRAR as características gerais do evangelho de Lucas.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Lc 1.1 – Tendo, pois, muito empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Lc 1.1 – Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
Lc 1.1 – Pareceu-me também conveniente descrevê-lo a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio,
Lc 1.1 – Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

INTRODUÇÃO
Caros irmãos, estamos iniciando mais um trimestre de nossa Escola Bíblica Dominical. Nesta oportunidade, vamos ter o privilégio de conhecer mais sobre o evangelho de Lucas o que será muito gratificante. Nesta lição inicial vamos abordar sobre o autor, bem como outros aspectos deste importante evangelho sinótico.

1. A PESSOA DE LUCAS
Igualmente como incide com os outros três Evangelhos, o título é derivado do nome do seu autor. Segundo a tradição, Lucas era um médico grego, um cristão gentio (Cl 4.14). O apóstolo Paulo parece confirmar isso, ao distinguir Lucas daqueles que eram "da circuncisão" (Cl 4.11,14). Assim, Ele é o único autor gentio conhecido no Novo Testamento.  Era um companheiro e amigo íntimo do apóstolo Paulo. Ele também escreveu Atos: os dois livros estão em harmonia. Lucas seria o único gentio que escreveu um livro da Escritura. Raro se sabe sobre Lucas. Há poucos detalhes de sua vida pessoal, e nada é conhecido em definitivo a respeito do seu passado ou da sua conversão. Tanto Eusébio quanto Jerônimo o identificam como nativo de Antioquia (o que pode explicar o fato de tantas partes de Atos se concentrarem em Antioquia — cf. At 11.19-27; 13.1-3; 14.26; 15.22-23,30-35; 18.22-23). Lucas foi companhia frequente do apóstolo Paulo, pelo menos no período que vai da época da visão macedônia de Paulo (At 16.9-10) até o martírio do apóstolo (2 Tm 4.11).

1.1. Lucas o autor
Sobre a autoria do livro, não há margem para dúvida que o autor é o evangelista Lucas, pois tanto a tradição antiga como os estudiosos modernos concordam que o autor do terceiro evangelho foi realmente Lucas, o “médico amado” e companheiro do apóstolo Paulo. Declarações no sentido de que Lucas era o autor tanto do terceiro evangelho como de Atos podem ser encontradas desde a segunda metade do século II; dessa época em diante, a tradição tem sido unânime em confirmar esta assertiva. Também não há nenhuma prova de que esse evangelho tenha sido atribuído a outro autor que não fosse Lucas. Embora em nenhum lugar Lucas tenha afirmado ser ele o autor tanto do terceiro evangelho como de Atos. Porém, ênfases internas do Novo Testamento dão sólido apoio de que ele foi o autor dos dois livros. Em primeiro lugar, é manifesto que tanto Lucas quanto Atos foram escritos pela mesma pessoa. Os dois livros foram dirigidos à mesma pessoa, Teófilo; e o livro de Atos, em seu prefácio, fala sobre um “primeiro tratado”. Além disso, um exame mais acurado do estilo literário e do vocabulário dos dois livros revela uma semelhança demasiadamente grande e suficiente que explica, acima de qualquer outro fundamento, que são obras do mesmo autor.

1.2. Lucas, um grande colaborador
O evangelista Lucas foi um dos grandes colaboradores de Paulo no trabalho missionário entre os gentios. Em 2 Timóteo 4.11 relata essa verdade: “Somente Lucas está comigo.” Aqui o apóstolo está no final de sua vida. Está preso em Roma pela segunda vez. Seus colaboradores estão todos em viagens missionárias, apenas Lucas lhe faz companhia na prisão, pouco antes de Paulo morrer no martírio. Alguns colaboradores de Paulo o havia abandonado; Demas foi um deles (2 Tm 4.10), Demas foi fiel durante algum tempo, entretanto abandonou Paulo porque “amava o presente século”. Mas Lucas estava com Paulo (2 Tm 4.11), não apenas acompanhando-o na maior parte de sua terceira viagem missionária, mas permanecendo com ele na prisão em Roma.

1.3. Lucas, um grande escritor
O evangelho de Lucas é o mais completo dos Evangelhos, a estrutura, o vocabulário e o estilo do registro de Lucas fazem dele o mais literário dos evangelhos e demonstram que o autor era letrado. Ele fez muitas referências a enfermidades e diagnósticos. Lucas enfatizou o relacionamento de Jesus com as pessoas, a oração, os milagres: registrou a participação dos anjos no episódio do nascimento do Messias e inspirados hinos de louvor; deu um lugar proeminente às mulheres. A maior parte do texto em Lucas (9.51-18.35) não é encontrada nos outros Evangelhos. Lucas apresenta Jesus como o Salvador de todos os homens. Algumas parábolas que somente ele relata estão entre as histórias mais amadas do mundo como “O Bom Samaritano”, “O Filho Pródigo” e “O Fariseu e o Publicano” refletem seu interesse pelos oprimidos e pelos rejeitados. (Lc 19.10). Além de apresentar Jesus como o Salvador do mundo, Lucas dá os seguintes testemunhos sobre ele: Jesus é o profeta cujo papel equipara-se ao Servo e Messias (4.24; 7.16,39; 919; 24.19). Jesus é o homem ideal, o perfeito salvador da humanidade. O título “Filho do Homem” é encontrado 26 vezes no evangelho. Jesus é o Messias.

2. Origens e propósito do evangelho
O ministério de Lucas foi amplo. Ele era médico, pastor, evangelista itinerante, historiador e escritor. Também Lucas certamente tinha muitas amizades entre os líderes cristãos do primeiro século, e parece que também tinha importante e especial relacionamento com as autoridades romanas. Nos tópicos seguintes trataremos de mais informações de seu evangelho.

2.1. Data e local
É provável que o evangelho de Lucas fosse escrito em Cesaréia, quando o apóstolo Paulo estava ali aprisionado. Também este deve ter sido um período em que Lucas coletou a maior parte do seu material. Há a possibilidade de Lucas tenha escrito o seu evangelho em algum outro lugar - na Grécia ou na Ásia Menor, depois de Paulo ter sido libertado de seu primeiro aprisionamento em Roma – Mas, Cesaréia parece ser o lugar mais provável e Roma teria sido o lugar onde o livro de Atos foi escrito ou concluído. A obra pode ter sido escrita em alguma época entre 58 e 69, pois é improvável que ele tivesse escrito o seu evangelho antes da estada na Palestina. A maneira de Lucas tratar as profecias de Jesus sobre a destruição de Jerusalém deixa bem claro que ele escreveu antes do cumprimento dessas profecias.  Se, como foi sugerido acima, o evangelho foi escrito em Cesaréia, então o ano 58 seria a data mais provável.

2.2. Destinatário
Lucas dedicou suas obras ao "excelentíssimo Teófilo" (lit. “o que ama a Deus — 1.3; cf.”. At 1.1). Teófilo, a quem o evangelho foi endereçado, era provavelmente um gentio de alta posição social. Lucas o cumprimenta com o titulo, "ó excelente", o qual ele reserva em outros lugares de seus escritos para autoridades romanas (Atos 24.3; 26.25). Teófilo é considerado e interpelado como “excelentíssimo Teófilo”, com certeza ele era um homem renomado. Trata-se de um cristão convertido, interessado em saber mais sobre a nova fé do que poderia obter da simples instrução de rotina.

2.3. O propósito
Logo no início, Lucas declara o propósito da sua obra. Ele está escrevendo inicialmente para dar a Teófilo um conhecimento mais completo e satisfatório a respeito de Jesus Cristo. Teófilo havia recebido informações simples e Lucas achava que precisava de mais instruções, ou possivelmente Teófilo tenha pedido a Lucas para lhe fornecer um relato mais acertado. Mas não há dúvida de que Lucas tinha em mente uma audiência mais numerosa que um único e proeminente indagador. Ele provavelmente sentiu que a igreja, como um todo, precisava de um evangelho mais completo do que aquele que existia na ocasião.

3. CARACTERISTICAS DO EVANGELHO DE LUCAS
O evangelho de Lucas salienta a afinidade entre a antiga e a nova aliança, mas acima de tudo ele busca na atividade e no ensinamento de Jesus o ponto de partida e o começo da nova criação espiritual; seu olhar está voltado para o futuro. É o evangelho que explicita o nexo mais estreito com a evolução imediata do cristianismo, tenha obtido uma continuação em Atos dos Apóstolos. O evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos formam uma unidade integrada.

3.1. Contexto histórico inicial do evangelho
O modo de Lucas é o de um autor acadêmico e bem instruído. Ele escreveu como o faz um historiador cuidadoso, com assiduidade apresentando detalhes que ajudam a identificar o contexto histórico dos acontecimentos que descreve (1.5; 2.1-2; 3.1-2; 13.1-4). Seu relato da natividade é o mais amplo entre os registrados nos evangelhos e, tal qual o restante da obra de Lucas, mais refinado quanto ao estilo literário. Ele incluiu na narrativa do nascimento uma série de salmos de louvor (1.46-55; 1.68-79; 2.14; 2.29-32,34-35). Ele é o único que relata as circunstâncias incomuns que cercaram o nascimento de João Batista, a anunciação a Maria, a manjedoura, os pastores e Simeão e Ana (2.25-38).

3.2. Como Lucas apresenta a Jesus
O nascimento de uma criança é considerado sempre um milagre; certamente é um presente de Deus. Mas há mais de dois mil anos, existiu o milagre mais supremo de todos os milagres. Um bebê nasceu, porém esta criança era o Filho de Deus. Os evangelhos relatam o nascimento de Jesus, mas o Dr. Lucas o faz como se fosse o médico que o auxiliou, pois fornece pluralidade dos detalhes relativos a essa ocasião tão maravilhosa em que Jesus, o Deus encarnado, entrou na História. ”Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Lucas afirmou a divindade de Jesus, mas a verdadeira ênfase de seu livro está na humanidade dEle; Jesus, o Filho de Deus, era também o Filho do homem.

3.3. Características especiais
Uma das características do evangelho de Lucas é a compaixão de Jesus pelos gentios, samaritanos, mulheres, crianças, coletores de impostos (publicanos), pecadores e outros frequentemente considerados proscritos em Israel. Todas as vezes que menciona um coletor de impostos (3.12; 5.27; 7.29; 15.1; 18.10-13; 19.2) ele o faz num sentido positivo. Apesar disso, Lucas não ignorou a salvação daqueles que eram ricos e respeitáveis — por exemplo, (23.50-53). Desde o início do ministério público de Jesus (4.18) até as palavras finais do Senhor na cruz (23.40-43), Lucas destaca esse tema do ministério de Cristo aos excluídos da sociedade. Várias vezes ele mostra como o Grande Médico ministrou àqueles que eram mais conscientes de que eram necessitados (cf. 5.31-32; 15.4-7,31-32; 19.10). O foco que Lucas dá às mulheres é particularmente significativo. Desde o relato da natividade; em que Maria, Isabel e Ana recebem destaque (caps. 1 e 2); até os eventos da manhã da ressurreição, nos quais as mulheres mais uma vez são personagens de grande importância (24.1,10). Lucas enfatiza o papel central das mulheres na vida e no ministério de nosso Senhor (veja 7.12-15,37-50; 8.2-3,43-48; 10.38-42; 13.11-13; 21.2-4; 23.27-29,49,55-56). Vários outros temas recorrentes formam linhas por todo o Evangelho de Lucas. Temos como exemplos disso o temor na presença de Deus (1.12); o perdão (3.3; 5.20-25; 6.37; 7.41-50; 11.4; 12.10; 17.3-4; 23.34; 24.47); a alegria (1.14); a maravilha diante dos mistérios da verdade divina (2.18); o função do Espírito Santo (1.15,35,41,67; 2.25-27; 3.16,22; 4.1,14,18; 10.21; 11.13; 12.10,12); o templo de Jerusalém (1.9-22; 2.27-38,46-49; 4.9-13; 18.10-14; 19.45-48; 20.1-21.6; 21.37-38; 24.53); e as orações de Jesus (6.12).

CONCLUSÃO
A mensagem do evangelho de Lucas pode ser resumida nas palavras de Jesus a Zaqueu, conforme Lucas as registra: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (19.10). O propósito de Jesus como Salvador é o tema principal deste livro. As atividades e os ensinamentos de Jesus em Lucas são focados no ato de tirar os homens dos seus pecados e de trazê-los de volta à vida e à esperança. Os milagres, as parábolas, os ensinamentos e as atitudes de Jesus exemplificam seu poder e vontade redentores. O conceito de Jesus como Filho do homem enfatiza a sua humanidade e a sua compaixão sentida por todos os homens.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS    
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Edição Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 2008.

Bíblia de Estudo MacArthur. Edição Revista e Atualizada, tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Vida Nova, 2003.

RIENECKER, Fritz, Comentário Esperança. Evangelho de Lucas Curitiba, PR: Editora Evangélica Esperança, 2005.
Comentário Bíblico Beacon Vol. 6 Mateus a Lucas. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2006.

FERREIRA, Samuel. Lucas: O evangelho do Filho do homem.  Rio de Janeiro: Editora Betel, 2019.

Revista do professor: Jovens e Adultos. Igreja, Lucas: O evangelho do Filho do homem. Rio de Janeiro: Editora Betel – 3º Trimestre de 2019. Ano 29 n° 112. Lição 1 – Lucas e seu evangelho.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS                                
Ev. Ancelmo Barros de Carvalho, servo do Senhor Jesus.


5 comentários:

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

Parabéns Ev.Ancelmo Deus continua te usando grandemente.

ancelmo disse...

Obrigado Dênia. Deus te abençoe sempre mais.

Unknown disse...

Bom dia com Cristo, a paz do Senhor Jesus Cristo meu amado irmão Ev. Ancelmo seus comentários tem sido de grande valia para ministração das lições da revistas EBD BETEL,parabéns que o Senhor lhe conceda cada vez mais conhecimento e sabedoria na sua palavra. Deus abençoe infinitamente mais. Pr Cláudio superintendente da EBD da Ass.de Deus de Vila Isabel. Pr. Pres.Loide Malavasi da Silva Três Rios RJ FILIADA ao Ministério de Madureira. Abraços um excelente final de semana na presença do Senhor Jesus Cristo. A paz do Senhor

ancelmo disse...

Sou grato pelas palavras pastor Cláudio. Deus lhe conceda muita paz e saúde todos os dias.

Alex G. Pires. disse...


Olá. Muito interessante e esclarecedores os artigos neste site. Muito bem embasados biblicamente, Principalmente este Lucas e o seu Evangelho" Parabéns, vou seguir!

Qual sua opinião sobre os três artigos postados no site BUSK BÍBLIA. Eles têm fundamento bíblico:

"O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA OU É UM SIMBOLO? O QUE A BÍBLIA REVELA?"

"103- SATANÁS TEM UM LUGAR ONDE HABITA? COMO ELE VAI SER JOGADO NA TERRA?"

"DE QUAL FORMA VOCÊ CRÊ O MILÊNIO ACONTECENDO?"