LUCAS E O SEU EVANGELHO
Lição 01 – 7 de Julho de 2019
TEXTO
ÁUREO
“Para
que conheças a certeza das coisas de que já está informado.” (Lc 1.4)
VERDADE
APLICADA
Em
um tempo marcado pelo relativismo das “muitas verdades”, não basta estarmos
informados, é preciso firmeza de que o plano de Deus é perfeito.
OBJETIVOS
DA LIÇÃO
► CONHECER um pouco mais do
autor do evangelho de Lucas;
► REVELAR acerca das origens e
propósitos do evangelho de Lucas;
► MOSTRAR as características gerais do
evangelho de Lucas.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Lc 1.1 – Tendo, pois, muito empreendido pôr em ordem a
narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Lc 1.1 – Segundo nos transmitiram os mesmos que os
presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
Lc 1.1 – Pareceu-me também conveniente descrevê-lo a ti,
ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente
de tudo desde o princípio,
Lc 1.1 – Para que conheças a certeza das coisas de que
já estás informado.
INTRODUÇÃO
Caros
irmãos, estamos iniciando mais um trimestre de nossa Escola Bíblica Dominical.
Nesta oportunidade, vamos ter o privilégio de conhecer mais sobre o evangelho
de Lucas o que será muito gratificante. Nesta lição inicial vamos abordar sobre
o autor, bem como outros aspectos deste importante evangelho sinótico.
1.
A PESSOA DE LUCAS
Igualmente
como incide com os outros três Evangelhos, o título é derivado do nome do seu
autor. Segundo a tradição, Lucas era um médico grego, um cristão gentio (Cl
4.14). O apóstolo Paulo parece confirmar isso, ao distinguir Lucas daqueles que
eram "da circuncisão" (Cl 4.11,14). Assim, Ele é o único autor gentio
conhecido no Novo Testamento. Era um
companheiro e amigo íntimo do apóstolo Paulo. Ele também escreveu Atos: os dois
livros estão em harmonia. Lucas seria o único gentio que escreveu um livro da
Escritura. Raro se sabe sobre Lucas. Há poucos detalhes de sua vida pessoal, e
nada é conhecido em definitivo a respeito do seu passado ou da sua conversão.
Tanto Eusébio quanto Jerônimo o identificam como nativo de Antioquia (o que
pode explicar o fato de tantas partes de Atos se concentrarem em Antioquia —
cf. At 11.19-27; 13.1-3; 14.26; 15.22-23,30-35; 18.22-23). Lucas foi companhia frequente
do apóstolo Paulo, pelo menos no período que vai da época da visão macedônia de
Paulo (At 16.9-10) até o martírio do apóstolo (2 Tm 4.11).
1.1.
Lucas o autor
Sobre
a autoria do livro, não há margem para dúvida que o autor é o evangelista
Lucas, pois tanto a tradição antiga como os estudiosos modernos concordam que o
autor do terceiro evangelho foi realmente Lucas, o “médico amado” e companheiro
do apóstolo Paulo. Declarações no sentido de que Lucas era o autor tanto do
terceiro evangelho como de Atos podem ser encontradas desde a segunda metade do
século II; dessa época em diante, a tradição tem sido unânime em confirmar esta
assertiva. Também não há nenhuma prova de que esse evangelho tenha sido atribuído
a outro autor que não fosse Lucas. Embora em nenhum lugar Lucas tenha afirmado
ser ele o autor tanto do terceiro evangelho como de Atos. Porém, ênfases
internas do Novo Testamento dão sólido apoio de que ele foi o autor dos dois
livros. Em primeiro lugar, é manifesto que tanto Lucas quanto Atos foram
escritos pela mesma pessoa. Os dois livros foram dirigidos à mesma pessoa,
Teófilo; e o livro de Atos, em seu prefácio, fala sobre um “primeiro tratado”.
Além disso, um exame mais acurado do estilo literário e do vocabulário dos dois
livros revela uma semelhança demasiadamente grande e suficiente que explica,
acima de qualquer outro fundamento, que são obras do mesmo autor.
1.2.
Lucas, um grande colaborador
O
evangelista Lucas foi um dos grandes colaboradores de Paulo no trabalho
missionário entre os gentios. Em 2 Timóteo 4.11 relata essa verdade: “Somente
Lucas está comigo.” Aqui o apóstolo está no final de sua vida. Está preso em
Roma pela segunda vez. Seus colaboradores estão todos em viagens missionárias,
apenas Lucas lhe faz companhia na prisão, pouco antes de Paulo morrer no
martírio. Alguns colaboradores de Paulo o havia abandonado; Demas foi um deles (2
Tm 4.10), Demas foi fiel durante algum tempo, entretanto abandonou Paulo porque
“amava o presente século”. Mas Lucas estava com Paulo (2 Tm 4.11), não apenas acompanhando-o
na maior parte de sua terceira viagem missionária, mas permanecendo com ele na
prisão em Roma.
1.3.
Lucas, um grande escritor
O
evangelho de Lucas é o mais completo dos Evangelhos, a estrutura, o vocabulário
e o estilo do registro de Lucas fazem dele o mais literário dos evangelhos e demonstram
que o autor era letrado. Ele fez muitas referências a enfermidades e
diagnósticos. Lucas enfatizou o relacionamento de Jesus com as pessoas, a
oração, os milagres: registrou a participação dos anjos no episódio do
nascimento do Messias e inspirados hinos de louvor; deu um lugar proeminente às
mulheres. A maior parte do texto em Lucas (9.51-18.35) não é encontrada nos
outros Evangelhos. Lucas apresenta Jesus como o Salvador de todos os homens.
Algumas parábolas que somente ele relata estão entre as histórias mais amadas
do mundo como “O Bom Samaritano”, “O Filho Pródigo” e “O Fariseu e o Publicano”
refletem seu interesse pelos oprimidos e pelos rejeitados. (Lc 19.10).
Além de apresentar Jesus como o Salvador
do mundo, Lucas dá os seguintes testemunhos sobre ele: Jesus é o profeta cujo
papel equipara-se ao Servo e Messias (4.24; 7.16,39; 919; 24.19). Jesus é o
homem ideal, o perfeito salvador da humanidade. O título “Filho do Homem” é
encontrado 26 vezes no evangelho. Jesus é o Messias.
2.
Origens e propósito do evangelho
O ministério de Lucas foi amplo. Ele era médico,
pastor, evangelista itinerante, historiador e escritor. Também Lucas certamente
tinha muitas amizades entre os líderes cristãos do primeiro século, e parece
que também tinha importante e especial relacionamento com as autoridades
romanas. Nos tópicos seguintes trataremos de mais informações de seu evangelho.
2.1.
Data e local
É provável que o evangelho de Lucas fosse escrito
em Cesaréia, quando o apóstolo Paulo estava ali aprisionado. Também este deve
ter sido um período em que Lucas coletou a maior parte do seu material. Há a
possibilidade de Lucas tenha escrito o seu evangelho em algum outro lugar - na
Grécia ou na Ásia Menor, depois de Paulo ter sido libertado de seu primeiro
aprisionamento em Roma – Mas, Cesaréia parece ser o lugar mais provável e Roma
teria sido o lugar onde o livro de Atos foi escrito ou concluído. A obra pode
ter sido escrita em alguma época entre 58 e 69, pois é improvável que ele
tivesse escrito o seu evangelho antes da estada na Palestina. A maneira de
Lucas tratar as profecias de Jesus sobre a destruição de Jerusalém deixa bem
claro que ele escreveu antes do cumprimento dessas profecias. Se, como foi sugerido acima, o evangelho foi
escrito em Cesaréia, então o ano 58 seria a data mais provável.
2.2.
Destinatário
Lucas dedicou suas obras ao "excelentíssimo
Teófilo" (lit. “o que ama a Deus — 1.3; cf.”. At 1.1). Teófilo, a quem o evangelho
foi endereçado, era provavelmente um gentio de alta posição social. Lucas o
cumprimenta com o titulo, "ó excelente", o qual ele reserva em outros
lugares de seus escritos para autoridades romanas (Atos 24.3; 26.25). Teófilo é considerado e
interpelado como “excelentíssimo Teófilo”, com certeza ele era um homem
renomado. Trata-se de um cristão
convertido, interessado em saber mais sobre a nova fé do que poderia obter da
simples instrução de rotina.
2.3.
O propósito
Logo no início, Lucas declara o propósito da sua
obra. Ele está escrevendo inicialmente para dar a Teófilo um conhecimento mais
completo e satisfatório a respeito de Jesus Cristo. Teófilo havia recebido
informações simples e Lucas achava que precisava de mais instruções, ou
possivelmente Teófilo tenha pedido a Lucas para lhe fornecer um relato mais
acertado. Mas não há dúvida de que Lucas tinha em mente uma audiência mais
numerosa que um único e proeminente indagador. Ele provavelmente sentiu que a
igreja, como um todo, precisava de um evangelho mais completo do que aquele que
existia na ocasião.
3.
CARACTERISTICAS DO EVANGELHO DE LUCAS
O evangelho de Lucas salienta a afinidade entre a
antiga e a nova aliança, mas acima de tudo ele busca na atividade e no
ensinamento de Jesus o ponto de partida e o começo da nova criação espiritual;
seu olhar está voltado para o futuro. É o evangelho que explicita o nexo mais estreito com a evolução
imediata do cristianismo, tenha obtido uma continuação em Atos dos Apóstolos. O
evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos formam uma unidade integrada.
3.1.
Contexto histórico inicial do evangelho
O
modo de Lucas é o de um autor acadêmico e bem instruído. Ele escreveu como o
faz um historiador cuidadoso, com assiduidade apresentando detalhes que ajudam
a identificar o contexto histórico dos acontecimentos que descreve (1.5; 2.1-2;
3.1-2; 13.1-4). Seu relato da natividade é o mais amplo entre os registrados
nos evangelhos e, tal qual o restante da obra de Lucas, mais refinado quanto ao
estilo literário. Ele incluiu na narrativa do nascimento uma série de salmos de
louvor (1.46-55; 1.68-79; 2.14; 2.29-32,34-35). Ele é o único que relata as
circunstâncias incomuns que cercaram o nascimento de João Batista, a anunciação
a Maria, a manjedoura, os pastores e Simeão e Ana (2.25-38).
3.2.
Como Lucas apresenta a Jesus
O
nascimento de uma criança é considerado sempre um milagre; certamente é um
presente de Deus. Mas há mais de dois mil anos, existiu o milagre mais supremo
de todos os milagres. Um bebê nasceu, porém esta criança era o Filho de Deus.
Os evangelhos relatam o nascimento de Jesus, mas o Dr. Lucas o faz como se
fosse o médico que o auxiliou, pois fornece pluralidade dos detalhes relativos
a essa ocasião tão maravilhosa em que Jesus, o Deus encarnado, entrou na
História. ”Pois, na cidade de Davi, vos nasceu
hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Lucas afirmou a
divindade de Jesus, mas a verdadeira ênfase de seu livro está na humanidade
dEle; Jesus, o Filho de Deus, era também o Filho do homem.
3.3.
Características especiais
Uma
das características do evangelho de Lucas é a compaixão de Jesus pelos gentios,
samaritanos, mulheres, crianças, coletores de impostos (publicanos), pecadores
e outros frequentemente considerados proscritos em Israel. Todas as vezes que
menciona um coletor de impostos (3.12; 5.27; 7.29; 15.1; 18.10-13; 19.2) ele o
faz num sentido positivo. Apesar disso, Lucas não ignorou a salvação daqueles
que eram ricos e respeitáveis — por exemplo, (23.50-53). Desde o início do
ministério público de Jesus (4.18) até as palavras finais do Senhor na cruz
(23.40-43), Lucas destaca esse tema do ministério de Cristo aos excluídos da
sociedade. Várias vezes ele mostra como o Grande Médico ministrou àqueles que
eram mais conscientes de que eram necessitados (cf. 5.31-32; 15.4-7,31-32;
19.10). O foco que Lucas dá às mulheres é particularmente significativo. Desde
o relato da natividade; em que Maria, Isabel e Ana recebem destaque (caps. 1 e
2); até os eventos da manhã da ressurreição, nos quais as mulheres mais uma vez
são personagens de grande importância (24.1,10). Lucas enfatiza o papel central
das mulheres na vida e no ministério de nosso Senhor (veja 7.12-15,37-50;
8.2-3,43-48; 10.38-42; 13.11-13; 21.2-4; 23.27-29,49,55-56). Vários outros
temas recorrentes formam linhas por todo o Evangelho de Lucas. Temos como
exemplos disso o temor na presença de Deus (1.12); o perdão (3.3; 5.20-25;
6.37; 7.41-50; 11.4; 12.10; 17.3-4; 23.34; 24.47); a alegria (1.14); a
maravilha diante dos mistérios da verdade divina (2.18); o função do Espírito
Santo (1.15,35,41,67; 2.25-27; 3.16,22; 4.1,14,18; 10.21; 11.13; 12.10,12); o
templo de Jerusalém (1.9-22; 2.27-38,46-49; 4.9-13; 18.10-14; 19.45-48;
20.1-21.6; 21.37-38; 24.53); e as orações de Jesus (6.12).
CONCLUSÃO
A
mensagem do evangelho de Lucas pode ser resumida nas palavras de Jesus a
Zaqueu, conforme Lucas as registra: "Porque o Filho do homem veio buscar e
salvar o que se havia perdido" (19.10). O propósito de Jesus como Salvador
é o tema principal deste livro. As atividades e os ensinamentos de Jesus em
Lucas são focados no ato de tirar os homens dos seus pecados e de trazê-los de
volta à vida e à esperança. Os milagres, as parábolas, os ensinamentos e as
atitudes de Jesus exemplificam seu poder e vontade redentores. O conceito de
Jesus como Filho do homem enfatiza a sua humanidade e a sua compaixão sentida
por todos os homens.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Edição Revista
e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 2008.
Bíblia de Estudo MacArthur. Edição Revista e
Atualizada, tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Vida Nova, 2003.
RIENECKER,
Fritz, Comentário Esperança. Evangelho de Lucas Curitiba, PR: Editora
Evangélica Esperança, 2005.
Comentário
Bíblico Beacon Vol. 6 Mateus a Lucas. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2006.
FERREIRA, Samuel. Lucas: O evangelho do Filho do
homem. Rio de Janeiro: Editora
Betel, 2019.
Revista do professor: Jovens e Adultos. Igreja, Lucas: O
evangelho do Filho do homem. Rio de Janeiro: Editora Betel – 3º Trimestre de 2019. Ano 29 n°
112. Lição 1 – Lucas e seu evangelho.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ev. Ancelmo Barros de Carvalho, servo do Senhor Jesus.
5 comentários:
Parabéns Ev.Ancelmo Deus continua te usando grandemente.
Obrigado Dênia. Deus te abençoe sempre mais.
Bom dia com Cristo, a paz do Senhor Jesus Cristo meu amado irmão Ev. Ancelmo seus comentários tem sido de grande valia para ministração das lições da revistas EBD BETEL,parabéns que o Senhor lhe conceda cada vez mais conhecimento e sabedoria na sua palavra. Deus abençoe infinitamente mais. Pr Cláudio superintendente da EBD da Ass.de Deus de Vila Isabel. Pr. Pres.Loide Malavasi da Silva Três Rios RJ FILIADA ao Ministério de Madureira. Abraços um excelente final de semana na presença do Senhor Jesus Cristo. A paz do Senhor
Sou grato pelas palavras pastor Cláudio. Deus lhe conceda muita paz e saúde todos os dias.
Olá. Muito interessante e esclarecedores os artigos neste site. Muito bem embasados biblicamente, Principalmente este Lucas e o seu Evangelho" Parabéns, vou seguir!
Qual sua opinião sobre os três artigos postados no site BUSK BÍBLIA. Eles têm fundamento bíblico:
"O RIO DA VIDA EXISTIRÁ MESMO NA NOVA TERRA OU É UM SIMBOLO? O QUE A BÍBLIA REVELA?"
"103- SATANÁS TEM UM LUGAR ONDE HABITA? COMO ELE VAI SER JOGADO NA TERRA?"
"DE QUAL FORMA VOCÊ CRÊ O MILÊNIO ACONTECENDO?"
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