Seguidores que acompanham o Blog

Lição 07 - O Verdadeiro Discipulo Reconhece que sua Segurança vem de Deus - Pb Charles

 

O Verdadeiro Discípulo Reconhece que sua Segurança Vem de Deus

Lição 07 - 12 de Novembro de 2023


Texto áureo
“Porque Deus não nos deu espírito de temor, mas de Fortaleza, e de amor, e de moderação”. 2 Tm 1.7


Verdade aplicada
É possível, mesmo com limitações humanas cumprir o ministério cristão com confiança em Deus, fidelidade e no poder do Espírito Santo. 


Texto de referência
JEREMIAS 1
4. Assim veio a mim a palavra do senhor, dizendo:
5. Antes que formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te santifique; as nações te dei por profeta.
6. Então disse eu: ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
7. Mas o Senhor me disse: não digas sou uma criança; porque, onde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, dirás.
8. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.
9. E estendeu o Senhor a sua mão e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: eis que ponho as minhas palavras na tua boca.


INTRODUÇÃO
Jeremias quando foi chamado por Deus, hesitou este chamado por se considera uma “criança”, mas quando o Senhor chamar devemos obedecer.


1. DEUS CAPACITA
DEUS como criador e Senhor ele ‘’chama as coisas que não são como já fossem’’. (Rm 4.17). Ele chama homens para trabalhar na sua obra, homens que a principio parecem improváveis e que diante do serviço se acham incapazes. O Homem só pode realizar algo eles foram chamados por DEUS através de Moisés, e cheios do Espírito de DEUS, de sabedoria ,e de Entendimento,e de ciência em todo artifício ..... (EX 31.1ao11). Na nova aliança sem Cristo nada poderemos fazer (Jo 15.5).


1.1.  Deus não mima, forma.
 Na Bíblia DEUS é chamado  de  pai  especialmente no livro de Hebreus  capitulo 13. ‘’ para não esquecemos da exortação que argumenta conosco como filhos: filho meu, não desprezes  a correção do Senhor e não desmaies quando , por ele , fores repreendido; porque  o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. (Hb 12.5 ao 11). No evangelho de João 15 , Jesus conta um parábola sobre a videira  e as varas e DEUS como agricultor . As varas depende da videira e do agricultor para produzir frutos. Assim e o crente sem cristo não tem como produzir frutos que glorifique a DEUS.  DEUS como agricultor limpas as varas  que da frutos para que de mais, e corta aquela que não dar  frutos . como cristão  que somos devemos permanecer em cristo  para sermos formados por DEUS . 


1.2.  Deus não poupa, prova.
 Quando se fala em prova, nada melhor que a bíblia para nos ensina sobre vários exemplos que os servos de DEUS passaram ao longo da historia. Gostaria de deixar aqui uma ilustração de um livro que li e nunca esqueci. Do livro mente renovada no capitulo 10. ‘’Na sucata, não, Senhor; No fogo!’’ Arthur G., Comentarista de TV nos Estados unidos, conta como costuma a observar um ferreiro, amigo seu, no local de trabalho. Aquele homem tomava as peças de metal uma a uma e examinava detidamente. Algumas ele lançava numa pilha ao lado, para trabalhar nelas posteriormente. Outras, porém, mal pegava , atirava no monte de sucata. Certo dia, Arthur lhe perguntou: por que você joga algumas delas na sucata e outras coloca de lado? Ao que o outro respondeu: eu noto que alguns pedaços de ferro podem ser utilizados, se passarem pelo fogo. Eles possuem qualidades que possibilita levá-los ao fogo e trabalhar com eles. Saem refinados e aperfeiçoados. Mas outros são inúteis. Não suportarão o calor, por isso tenho que atira-los no monte de ferro velho. Que situação poderia ser mais trágica para nós do que sermos postos de lado e declarados inúteis para a obra do Senhor? É tão melhor suportamos as chamas da provação, se no fim saímos refinados e purificados, portanto, preparados para sermos utilizados por DEUS.


1.3. Deus não ilude, transforma.
Realmente Deus transforma, O  Caminho que DEUS, colocar para os seus servos passar é estreito e apertado. É difícil fazer obra de DEUS, e não querer se moldado por ele . DEUS como oleiro molda o barro como lhe apraz. (Jr 18). Como profeta  Jeremias enfrentou oposição de todos os lados, de  lideres , falso profetas e até de sua família. No capitulo 20 vs. 7 ate 11, Jeremias se ver iludido pelo Senhor, mas no verso 11, DEUS  esta com seu servo,  como valente terrível. VERSO 12 CAP.20. DEUS prova o justo e vês os pensamentos e o  coração. 


 2. JUVENTUDE E MATURIDADE
Deus chama jovens e todo aquele quer, trabalha na sua obra, independente da idade. Jovens pode servir a DEUS assim como Samuel, Daniel entre tantos que a bíblia fala.


2.1. Não ser neófito

O apóstolo Paulo, que tinha como discípulo Timóteo, um jovem que estava com um bom tempo e tinha adquirido uma certa experiência no serviço cristão, apesar ditoso muitos o rejeitavam por se jovem, mas Paulo, sabia do seu  potencial. Por isso o Apóstolo o incentivava a não ‘’ desprezar a tua mocidade; mas sê o exemplo do fieis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na Fé, na pureza. (1. Tm 4. 12-16). Dar exemplos é melhor educação. O exemplo vivido não pode ser substituído por nenhuma influência maior ou mais eficaz que forme o ser humano. 


2.2. Ter responsabilidade e excelência
Discípulos que assume sua responsabilidade e procuram fazer o serviço cristão com excelência esses compreenderam que o evangelho de cristo não tem lugar para orgulho, para aqueles que querem aparece demonstram que são imaturo e causam incômodos no convívio  com os irmãos, A motivação de Diótrefes era o orgulho. Em lugar de dar primazia a Jesus cristo (cl 1.18), ele tomava para si. Deveria ter a ultima palavra em todas as coisas. Todas as decisões eram para sua promoção. O verbo grego indica que sua autopromoção de  Diótrefes era uma atitude constante.

2.3. Dar bom testemunho
Gaio era reconhecido como homem que obedecia a palavra de Deus e ‘’andava na verdade’’. Alguns irmãos haviam visitado João varias vezes, relatando com grande alegria que Gaio era um excelente exemplo do que a vida cristã deve ser. O que fazia de Gaio uma testemunha excelente? A verdade de Deus. A verdade estava nele e lhe permitia andar em obediência a palavra Deus. Gaio lia a palavra, meditava sobre ela, se deleitava nela e, então, praticava em sua vida diária ( ver Sl 1.1-3).  A meditação é para alma o que a digestão e para o corpo. Não basta ouvir a palavra ou ler a palavra, deve-se “digeri-la’’ internamente e torna-la parte do seu interior (1Ts 2.13).

3. ALIANÇA E COMPROMISSO

De certa forma é uma  responsabilidade que Deus faz, com  seu povo e servos para cumprir sua vontade. E fazer distinção entre justo e injusto.  

3.1. Manter-se firme

O Ministério é um desafio, para ser fiel a Deus  e preciso abrir mão das nossas vontades, e procurar fazer a vontade de Deus. Isso e demonstrado em Lucas 9.23-26. 23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 25 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? 26 Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos.

3.2. Defender a verdade

A melhor forma de defender a verdade é vivendo a verdade, por meio da pratica da palavra de Deus, bocas são fechadas, luz do testemunho cristão é vista pelos acusadores. Porque nossa atitude sublinhar o que pregamos. ‘7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, 8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito’.(Tt 2.7,8)

3.3. Ir até o fim em seu chamado

Como servo, chamados por Deus temos uma ‘carreira’ que nos esta proposta. Deixando todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé. Hebreus 12.1 ao 3. considerai , O Senhor Jesus que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Que nós sejamos fieis ao chamado de Deus até o fim.
 

CONCLUSÃO
Diante da presente lição precisamos ter intimidade com nosso DEUS, expondo nossas fraquezas e deixando ser moldado por ele, em áreas da nossa vida que achamos que glorifica a Deus, mas na realidade precisam de redenção.


2 comentários:

Carlos Cezar disse...

Muito bom seu comentário presb. Charles, com certeza vai auxiliar na compreensão da lição. Que Deus abençoe grandemente a sua vida e seu ministério!

Josué de Souza disse...

Josué de Souza disse: Muito bom seu comentário Presbítero Charles. Prossiga sempre avante. O Senhor continuará te fortelecendo.