Seguidores que acompanham o Blog

 MENSAGENS PROFÉTICAS – DEUS CONTINUA FALANDO

Lição 1 – 2 de julho de 2023

TEXTO ÁUREO
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 2Pedro 1.21

VERDADE APLICADA
A mensagem dos profetas do Antigo Testamento serve como despertamento para o cristão dos dias atuais.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar quem era os profetas;
Mostrar os sucessores dos profetas;
Destacar a relevância da profecia para os dia de hoje.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
2 PEDRO 1
16. Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade.
19. E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações,
20. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

COMENTÁRIO ADICIONAL

INTRODUÇÃO
Queridos irmãos, nesse terceiro trimestre do ano letivo, teremos a oportunidade de estudar acerca dos Profetas Menores do Antigo Testamento, a revista é comentada pelo pastor Antônio Paulo Antunes que é presidente da Assembleia de Deus no Bairro Amazonas RJ. Tenho certeza que os estudos de cada lição serão de muita valia para o nosso aprendizado.

É importante ressaltar que o nome “Profetas Menores” e “Profetas Maiores” é apenas uma forma de classificação, se referindo ao volume do conteúdo de cada livro. Digo isto para que entendam que todos os profetas foram igualmente importantes e cumpriram fielmente o propósito de Deus através de seus ministérios.

1. QUEM ERAM OS PROFETAS
Profeta era uma pessoa que Deus escolhia para proclamar sua mensagem aqui na terra (Mt 5. 17,18). Eles profetizaram a respeito de vários temas: Justiça social, o verdadeiro culto ao Senhor, a retribuição divina, a importância da família e muitos outros temas atuais e importantes para nossa edificação.

Os Profetas Menores apresentaram grandes mensagens em pequenos textos. São eles: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, os livros receberam os nomes dos próprios profetas. Eles tiveram uma grande influência e fizeram uma mudança considerável no meio do povo de Deus.

Os escritos dos profetas do Antigo Testamento dividem-se em dois grupos: os quatro Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel — e os 12 Profetas Menores já citados acima. Lamentações acaba fazendo parte do grupo dos profetas maiores por causa de sua ligação com Jeremias. Além desses, o Antigo Testamento considerava profetas como: Gade, Natã, Elias e Eliseu, estes são exemplos de profetas que não deixaram livros escritos. João Batista, como um precursor de Jesus, foi um profeta que pertenceu à era do Antigo Testamento.

1.1- Diversidade e unidade dos profetas
Os profetas tinham um papel vital na comunicação do plano divino para Israel. Apesar das diversidades de cada um deles, todos os profetas cumpriram a sua missão. Deus usou cada profeta respeitando à sua maneira de ser para transmitir a Sua Palavra ao povo. O profeta Elias depois de derrotar os falsos profetas de Baal com bastante coragem ficou receoso por causa das ameaças de Jezabel (1Rs 18.2) e depois pensou que só restava ele como profeta de Deus.

“E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.” 1 Reis 19.10.

Também Deus conferia as profecias de diversas formas, na música (2Rs 3.15), símbolos (Jr 18. 2-6) e sonhos para representar a realidade da nação no momento. Quanto aos sonhos o profeta Jeremias alerta para sermos cautelosos, pois nem todos os sonhos representam verdadeiramente a vontade de Deus. Jeremias 23. 25-28.

1.2- Características dos profetas
Os profetas são conhecidos como sendo homens de Deus, isso porque são pessoas que são completamente diferentes das outras pessoas no seu modo de viver.  Eram homens que tinha realmente compromisso em proclamar a mensagem de Deus, mesmos que as reações das pessoas não fossem bem aceitas e era justamente o que acontecia, pois as palavras anunciadas pelo profetas confrontavam aqueles que não estavam vivendo como condiz a vontade do Senhor.

Além disso, todos os profetas tinham um estreito relacionamento com o Senhor. A mulher Sunamita retrata bem esse conceito se referindo ao profeta Eliseu como um homem santo de Deus. (2Rs 4.9). Os profetas tinham total confiança em Deus e sabia como era importante a Palavra, eles alertavam o povo ao arrependimento, combatiam as injustiças sociais da época, na verdade, queria que povo se voltasse para o Senhor para serem abençoados.

1.3- Os falsos profetas
Podemos verificar a existência dos falsos profetas desde o Antigo Testamento e também nos dias atuais, pois são muitos os que se dizem ser profetas de Deus, no entanto, são pessoas que pregam o que não vem de Deus e sim o que está no seu próprio coração. Geralmente inventam coisas que não têm respaldos bíblicos e quando usa a Bíblia eles distorcem o verdadeiro significado da Palavra para se ajustar aos seus pensamentos com o intuito de enganar as pessoas através de suas profecias, sonhos e visões mentirosas.

Eles são responsáveis por desviar as pessoas dos caminhos do Senhor, portanto, temos que ter muita atenção para não acreditar em tudo que falam dizendo que vem de Deus.  Observe o que está escrito em Deuteronômio 18. 20-22.

“Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto'. "Mas talvez vocês se perguntem: 'Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?' Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.”

Jeremias 23. 16 também praticamente vai dizer a mesma coisa, veja: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor.”

Mas de que maneira podemos reconhecer um falso profetas? A resposta é estudando a Bíblia e pedindo discernimento ao Espírito Santo de Deus, observe que se alguém anda pregando algo que é contrário a Bíblia, essa pessoa certamente é um falso profeta, outra coisa importante a observar é se a profecia se cumpre, caso não se cumpra, é porque a pessoas falou o que imaginava e não o que Deus queria.

Vale ressaltar que devemos evitar os falsos profetas, pois seus ensinos só trazem problemas, dúvidas e enganam muitos cristãos desviando da presença do Senhor.

2. SUCESSORES DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
No Novo Testamento os apóstolos são considerados sucessores dos profetas do Antigo Testamento e a mensagem proclamada por eles correspondia com as profecias do Antigo Testamento.

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” Atos 3.19-21.

O próprio Jesus equipara os apóstolos e os profetas como enviado de Deus ao povo, semelhantes aos profetas que foram rejeitados e maltratados pelo povo no Antigo Testamento, os apóstolos também passaram pelos mesmos sofrimentos.

“Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros; Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado.” (Lc 11.49,50).

2.1- Através de quem Deus continuou a se revelar?
Os apóstolos do Senhor Jesus foram os continuadores dos profetas do Antigo Testamento, Deus usou e inspirou eles para escrever o Novo Testamento, suas palavras eram fidedignas de total confiança, portanto, não deveria ter nenhum questionamento e dúvidas, pois tudo que foram escritos pelos apóstolos passaram pelo crivo do cânone.

De acordo com Judas 1.17, entendemos que os apóstolos do Senhor Jesus Cristo foram de fato os sucessores dos profetas do Antigo Testamento onde Deus revelou a Sua vontade. “Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo.”

2.2- Jesus, o ápice da proclamação profética
Todas as profecias ditam pelos profetas do Antigo Testamento assinalavam para o Senhor Jesus Cristo.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9.6.

Essa mensagem de esperança cumpriu-se com o nascimento de Cristo e o estabelecimento de seu Reino eterno. Ele veio para libertar a todos da escravidão do pecado.

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hebreus 1.1,2. Não há como negar em dizer que Jesus é considerado e apresentado como aquele que realiza o auge da consumação profética. (Mt 16.14; 21.46; Jo 6.14;7.40).

2.3- Os profetas de ontem ainda falam hoje
Em todos os tempos Deus sempre enviou os seus profetas para falar ao povo a mensagem proféticas, podemos observar que Deus enviou os profetas para alertar o povo a se arrependerem de seus pecados e voltar-se para o Senhor. Os problemas do passado como corrupção, abuso de poder, imoralidades e frieza espiritual, falsas profecias dentre outros, ainda continua nos dias atuais. As palavras dos profetas continuam a soar nos nossos ouvidos. Deus continua falando ás pessoas por meio de Sua Palavra.

“Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Isaías 55.11.

3. A MENSAGEM PROFÉTICA
Deus usou os profetas para transmitir com verdade a Sua Palavra, eles eram antes de tudo homens comprometidos e temente a Deus, portanto, cumpriam fielmente a missão que lhe fora confiada pelo Senhor. Os profetas chamavam o povo ao arrependimento e uma vida de santidade, a fim de evitar a ira do Senhor. Uma característica marcante da mensagem do profeta eram as palavras “Assim diz o Senhor” Medite no que diz o profeta Zacarias.

“Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai- vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos. Não sejais como vossos pais, a quem clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei- vos, agora, dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me atenderam, diz o SENHOR. Vossos pais, onde estão eles? E os profetas, acaso, vivem para sempre? Contudo, as minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fezZacarias 1. 3-6.

3.1- Os profetas e as Escrituras
Deus utilizou os Profetas Menores juntamente com os outros livros proféticos para registrar a Sua preciosa Palavra. Por isso temos o privilégio de termos a Bíblia Sagrada escrita pelos profetas e apóstolos do Senhor, onde podemos consultar à Sua Palavra. Deus sempre falou ao Seu povo, o intuito era a salvar e estabelecer o Reino de Deus aqui na terra.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3.16,17.

3.2- Muito além das previsões
O papel exercido pelos profetas vai muito além do que imaginamos, devemos considerar e praticar aquilo que a mensagem nos manda, pois não são simplesmente palavras dos profetas, mas certamente são as Palavras que Deus revelou a eles para nossa edificação, correção, transformação e salvação.

É através da leitura da Bíblia e a oração que temos comunhão com nosso Criador. Deus deseja o melhor para nós, deste modo, é fundamental atentarmos para Seus conselhos e alertas.

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.” 2 Pedro 1.19

3.3- Ecos dos profetas para os dias de hoje
A profecia dada aos profetas foi o instrumento empregado por Deus para denunciar os absurdos sociais, as irregularidades do culto e dos tribunais da justiça. As mesmas mazelas que advieram nos tempos dos profetas, continuam acontecendo atualmente. No palco, mudaram só os atores, mas a cena permanece a mesma.

Os profetas não participavam de nenhum tipo de “esquema político ou religioso”. Assim, podiam falar com autoridade. Eles denunciaram os magistrados civis e os líderes políticos que tinham pervertido o juízo (Mq 3. 1-3)), condenaram a luxúria conseguida à custa da opressão (Am 2.6-8; Os 4. 1,11-13; 6.8) exortaram os líderes religiosos (Sf 3.4; Ml 1.6) e censuraram a prostituição, a soberba e a vaidade (Os 5.4,5,11).

Todas as grandes sanções disciplinares de Deus para o seu povo foram anunciadas previamente pelos profetas, e Deus concedia a oportunidade de arrependimento para a retirada do juízo.

CONCLUSÃO
Os Profetas Menores foram homens chamados por Deus para anunciar a mensagem divina em tempos de adversidades. Eles foram audaciosos e fiéis a missão que receberam. Deus continua a chamar e capacitar pessoas tementes e fiéis para proclamar a Sua mensagem. Assim, como os profetas, devemos ser zelosos e fiéis em nosso compromisso com Deus. 

Referências bibliográficas
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Edição Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 2008.
Bíblia de Estudo MacArthur. Edição Revista e Atualizada, Tradução João Ferreira de Almeida. Barueri, SP: SSB, 2013.
Revista Betel Dominical, adultos, 3º Trimestre de 2023, ano 33, nº 128. Profetas menores - do Antigo Testamento – Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus. Anunciando a esperança da salvação através do Messias. Lição 1 – Mensagens proféticas – Deus continua falando.
Revista CPAD - Jovens. 3° Trimestre de 2021- Tema: O cuidado de Deus com o Corpo de Cristo – Lições da Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios para os nossos Dias - Lição 01: Profetas Menores: Grandes Mensagens em Pequenos Textos.

Comentário adicional – Evangelista Ancelmo Barros de Carvalho. Servo do Senhor Jesus.

 

 

4 comentários:

Carlos Cezar disse...

Excelente comentário da lição ev. Anselmo! que Deus continue abençoando o seu ministério e te capacitando a continuar a escrever sobre a Sua Gloriosa Palavra!

Anônimo disse...

Muito bom esse comentário aprendi bastante oro a Deus pra usar cada vez mais você paz do senhor Jesus Cristo

Lenilton Ferreira disse...

Excelente comentário! Deus continue te abençoando Ev. Ancelmo!

ancelmo disse...

Muito obrigado meus irmãos pelo carinho e considerações. Deus abençoe todos nós. 🙏