Seguidores que acompanham o Blog

 EZEQUIEL, O ATALAIA SOBRE A CASA DE ISRAEL

Lição 3 – 16 de janeiro de 2022

TEXTO ÁUREO
“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel.” Ezequiel 3.17a

VERDADE APLICADA
Cada cristão é enviado ao mundo para anunciar, no poder do Espírito Santo, tanto a salvação como o juízo vindouro.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar o ofício do verdadeiro profeta de Deus
Alertar que Deus não tem prazer na morte do ímpio.
Ressaltar que o profeta deve dar o aviso da parte de Deus

TEXTOS DE REFERÊNCIAS
EZEQUIEL 3
18. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
19. Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma.
20. Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque, não o avisando tu, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei.

Comentário adicional

Introdução
A atalaia tem a responsabilidade de ser o porta voz da parte Deus, cumprindo sua vocação na íntegra.

1. O verdadeiro profeta de Deus
Fica claro que um verdadeiro profeta, tem uma chamada da parte de Deus, isso nós vemos com o próprio Ezequiel 3.17, que foi chamado e “que ouvia da boca de Deus as palavras de aviso”. Jeremias 1.4-5. “Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta”. Isaías 6 8 “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”. A diferença de um verdadeiro profeta e um falso profeta, quando a profecia não se cumprir é algo que Deus não mandou falar e pior ainda, quando o profeta falar em nome de outros deuses. Tal profeta morrerá. Dt 18.20-22.

1.1. Deve ser da mais alta confiabilidade

O profeta dever ser uma pessoa corajosa. Ezequiel cujo significado do seu nome “Deus fortalece”. Dever se manter fiel a sua vocação sendo diligente na sua missão. Ezequiel tinha uma missão difícil, mas não impossível, ele está no meio do povo israelita exilado na Babilônia, povo esse rebelde e obstinado em cumprir a palavra de Deus e aceitar Sua vontade, concernente às consequências da quebra da aliança.  E Deus queria deixar para os israelitas uma mensagem e testemunho através do profeta Ezequiel. Deus, ainda conta com homens e mulheres de confiança hoje para levar seu evangelho genuíno.

1.2. Deve internalizar a Palavra
Como profeta chamado por Deus e de confiança, temos a responsabilidade e a necessidade de consumir a palavra de Deus e vivê-la. Assim com Ezequiel 2.8-9: 3. 2-3: Jeremias 15. 16. Os servos de Deus ao longo da história bíblica guardaram a Palavra no coração para não pecar contra Deus. Salmos 119.11. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”. Salmos 119. 1-2 “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração”. O apóstolo Paulo nos admoesta que a Palavra de Cristo dever habitar em nós abundantemente. O Apóstolo João no livro do Apocalipse capítulo 10.8-11, tomou o livro da mão do anjo e comeu, na sua boca era doce como mel e no estômago amargo. O livro, após essa ação simbólica, ficou doce no paladar do profeta, mostrando que é sempre maravilhoso receber a revelação de Deus. O fato de o conteúdo ter ficado amargo após ser digerido, como no caso de João, só indica que se tratava de algo difícil de ser entregue ao povo, como lamentações, razões para suspiros e ais sobre ele.

1.3. Deve ser consciente da sua missão
Todo aquele que Deus chamar para uma missão, tem uma chamada de uma forma especial de Deus, onde Ele próprio se faz conhecido da pessoa. E conscientizar a pessoa das suas obrigações para com Ele. O profeta Ezequiel conheceu o Deus de Israel na Babilônia e agora seu dever era ouvir a Palavra de Deus e transmiti-la com fidelidade ao povo.  

2. Deus não tem prazer na morte do ímpio
A Bíblia mostra Deus como criador de todas as coisas e que formou o homem do pó da terra, dotado de inteligência e responsabilidades, mas este homem caiu em pecado. Veja o que a Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. (Jo 3.16).

2.1. O julgamento de Deus é reto e justo
O momento de Deus agir é importante e sua mensagem ao povo de Israel devia ser obedecida, Deus estava tratando com seu povo desde os profetas anteriores até os contemporâneos como Jeremias (que estava em Jerusalém). E o teor da mensagem é aceitar a vontade de Deus, Israel que ia passar pelo exílio por causa da rebeldia. Muitos não compreendia a vontade de Deus. O justo se escandalizava em aceitar a vontade de Deus. Porque na terra de Israel está o templo, trono de Davi e a terra prometida a Abraão. Sua identidade e segurança, sua benção estava na terra santa, e não em Deus santo. Por isso, muitos justos não entendiam à vontade Deus.

2.2. A justiça do justo não o fará escapar no dia da sua prevaricação
Como é importante perseverar nos caminhos do Senhor, sabendo que se mantivemos fiéis a Deus, Ele nos receberá. Todavia se fomos infiel não levará em conta nosso tempo de fidelidade, caso ocorra o julgamento ou morte, desta pessoa rebelde. 2 Timóteo 2:11-13. “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofremos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará: se fomos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”.

2.3. A responsabilidade da igreja atual
A Igreja de Jesus tem uma responsabilidade muita grande nesses últimos dias, como luz e sal Mt 5. 13-16. Temos que fazer o nome do Pai ser glorificado. Temos de voltar para Deus de todo o coração e cumprir nossa missão com igreja. Aquele que tem todo poder no céu e na terra nos deu essa missão de ide e ensinar, batizar em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Amém. Mateus 28. 18-20.

3. Muitos são ouvintes, mas não praticantes
Ouvir simplesmente a Palavra de Deus não nos ajudará nas provações que nos são enviadas por Deus. Já o compromisso de praticar a Palavra nos abençoará em tudo o que fizermos. Temos que receber com mansidão a Palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma. (Tg 1.22-25)

3.1. Deus abomina a presunção
O povo no tempo de Ezequiel desprezou a relevância de um viver de acordo com a vontade de Deus. (Ez 33.25-29). Uns dos significados de presunção é a suposição que se tem por verdadeira. Os israelitas tinham muita presunção na época de Ezequiel, o pecado endureceu o coração das pessoas ao ponto de se rebelarem contra a vontade de Deus e acharem que estavam certos. “Mas enganoso é o coração do homem e só Deus conhece”. (Jr 17.5-9). Hebreus 3.15. “Enquanto se diz: hoje, se ouvidos a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação.

3.2. Ouvintes, mas não obedientes
Umas das características de um verdadeiro profeta como Ezequiel: ele era fiel, recebia e transmitia com fidelidade a palavra de Deus. A palavra de Deus quando anunciada é como uma trombeta, se não soar conforme a vontade de Deus quem se preparar para batalha?  diz Paulo. 1Co 14.8). Não podemos ser ouvintes negligente, nem indiferentes quanto a Palavra de Deus. Mt 7.24-27. As advertências do Espírito Santo nas sete igrejas da Ásia menor. (Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas...) Ap.2.7,11,17,29; 3.6,13,22).

3.3. O ímpio que não se converter morrerá nos seus delitos
Hebreus 1.1. “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”. O próprio filho de Deus no começo do seu ministério terreno anunciou o a vinda do Reino de Deus e chamou todos ao arrependimento. Mt 4.17. Essa responsabilidade agora é com a Igreja que o representa na terra de avisar a todos que Deus um dia julgará nações, reinos, tribos e além de tudo cada um dará conta de si mesmo a Deus. (Rm 14.12.) Até das nossas palavras daremos conta no dia do juízo. (Mt 12.36). Devemos anunciar de modo que quem estiver ouvindo tome sua própria decisão de aceitar ou rejeitar o Evangelho de Cristo Jesus nosso Senhor. (Jo 3. 16-21).

Conclusão
A trombeta do Evangelho genuíno tem que soar, a Igreja foi constituída para anunciar que ainda Deus salva batiza com Espírito Santo e está conosco até consumação dos séculos.

Referências bibliográficas
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Guia do leitor da Bíblia. CPAD.
Comentário de Ezequiel. Roger l . Editora chamada
Mensagem do Antigo Testamento. Mark dever. CPAD.
Revista do professor adulto. Ezequiel – O profeta com uma mensagem de juízo, arrependimento, restauração e manifestação da glória de Deus - 1º Trimestre de 2022. Ano 32 n° 122. Lição 3 – Ezequiel, o atalaia sobre a casa de Israel.

Comentários adicionais – Presbítero Charles Pereira da Silva

 

 

 

 

 

 

4 comentários:

ancelmo disse...

Muito obrigado pelo comentário presbítero Charles. Muito bom. Deus te abençoe.

Unknown disse...

Ótimo comentário. Deus te abençoe!

Unknown disse...

Deus te abençoe. Obrigada pelos comentários edificantes.

Lenilton Silva disse...

Muito bom comentário! Deus abençoe Presbítero Charles.