Seguidores que acompanham o Blog

Uma atitude de fé

 UMA ATITUDE DE FÉ

Lição 3 - 18 julho de 2021

TEXTO ÁUREO
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”   Hebreus 11.6

VERDADE APLICADA
O resultado da fé que conduz a atitudes de perseverança e obediência a Deus vai além do que pedimos ou pensamos.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar lições da história da mulher do fluxo sangue.
Apresentar os efeitos da fé.
Destacar os benefícios de uma atitude de fé.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
MARCOS 5
25. E certa mulher, que havia dozes anos tinha um fluxo de sangue,
26. E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior,
27. Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido.
28. Porque dizia: se tão somente tocar nos seus vestidos, sararei.
29. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
34. E ele lhe disse: filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.

COMENTÁRIO ADICIONAL

INTRODUÇÃO
O que fazer quando as esperanças se acabam? Durante doze anos, essa mulher padecia de um fluxo de sangue, uma hemorragia contínua, que debilitava sua vida, consumia seus bens e lhe roubava a paz [Mc 5.25].

1. A condição humana
No tempo de Jesus a condição humana era degradante, A ciência médica ainda se achava bastante limitada e não conseguia acompanhar o constante aumento das doenças. Sempre que Cristo chegava na cidade, o povo do lugar lhe trazia os familiares e amigos doentes [Mc 6.56].  Eles enfileiravam esses enfermos nas praças e ruas. Era gritos de socorro de uma população que padecia de graves sofrimentos físicos e espirituais. (Mt 8.16; Mc 1.34; Lc 4.40).

1.1. Uma dificuldade a ser tratada
A comunidade médica da palestina era constituída de médicos altamente capacitados, mas também de magos e charlatões. O doente que precisasse de assistência poderia receber deste um atendimento excelente, até uma porção mágica ou um veneno mesmo. [Mc 5.26]. Essa mulher já havia padecido muitos, com médicos que não ajudaram na sua cura.  Vemos Jesus constantemente assediado por uma multidão de paralíticos e aleijados, cegos, enfermos, pessoas com distúrbios mentas ou outros problemas sérios, muitas dessas enfermidades eram incuráveis e altamente contagiosas [Mc 6.56].

1.2. Resolvendo os problemas por conta própria

Como é natural de qualquer pessoa resolver seu infortuno tendo algum recuso financeiro, assim como essa mulher entra na história bíblica da filha de Jairo porque já havia doze anos que padecia dessa enfermidade sem sucesso e sem dinheiro, sua única esperança era Jesus de Nazaré. [Mc 5.27]. ‘’ouvindo falar de Jesus.’’

1.3. Cerimonialmente impura
 Quando consideramos suas muitas decepções com os médicos e a pobreza que lhe sobreveio, perguntamo-nos como pôde suportar tanto tempo, havia, porém, ainda outro fardo sobre suas costas: de acordo com a lei, ela se encontrava cerimonialmente impura, o que limitava grandemente sua vida religiosa e social. [Lv 15:19vv]. Que peso enorme essa mulher carregava!  
   
2. Os efeitos da fé

Uns dos efeitos da fé é agir, depois de ouvir falar de Jesus, “porque a fé vem pelo ouvir a palavra’’ (Rm10.17). Pois, a mulher dizia para si mesma que se ao menos tocasse na sua veste, ficaria curada, a fé nos leva ação, quando se crê saímos da inércia, e tomamos atitude que agrada a Deus.

2.1. Vencer os preconceitos
O povo de Israel devia se purificado tanto pelo sacrifício, como pela higiene. Deus deu essas instruções para o povo de modo a comportar-se de tal forma que venha a estabelecer de fato uma diferença entre o sagrado e o profano; separar “os filhos de Israel de suas impurezas” (Lv 15.11...). Consequentemente, os mandamentos e preceitos do Senhor, sendo mal interpretado pelos que estão purificados cerimonialmente, que acabam desprezando os “impuros”, mas a fé dela fez com que não olhasse para as dificuldades e, sim para sua necessidade e acreditar que aquele era o momento de sua purificação.

2.2. Vencer a multidão
Fé (pistis sig. grego), uns dos significados da palavra fé é confiança, ou seja, essa mulher reuniu força e confiou, que se tocasse na sua veste sararia, não que as vestes tivesse poder, mas Jesus sim, objeto da nossa fé é Deus (Jesus), não as coisas. Exemplo: Objeto da fé de Abraão não era a promessa de Deus, (esta era ocasião do seu exercício):  sua fé descansava no próprio Deus (Rm 4.17). Quando confiamos em Deus, os problemas se tornam oportunidades de glorificar o nome de Deus. Esta mulher foi ao encontro de Jesus e se posicionou entre a multidão, tinha fé que se apenas tocasse nas vestes de Jesus seria curada.

2.3. Um toque especial
Vemos aqui uma lição importante, nem todos temos o mesmo nível de fé, mas Jesus responde a fé por mais fraca que seja. Como era a fé da mulher? Fraca, tímida, talvez até supersticiosa, imaginava tocar na veste de Jesus para poder sê curada, de modo que resolveu chegar até o salvador. Dessa vez não ficou decepcionada: Jesus honrou sua fé e curou seu corpo, uma coisa é esbarrar em Jesus, outra e crê nele.

3. Desfrutando os benefícios da fé

O resultado de quem persevera, não desiste até a alcançar aquilo que era impossível ao homem, mas para Deus todas as coisas são possíveis (Lc 1.37). Só desfruta quem vai até fim crendo em Deus.

3.1 Experimentar do poder de Deus
Para provar o poder de Deus é preciso determinação, foi o caso da mulher do fluxo de sangue, que não desistiu da vida, mas confiou em Jesus, e foi ousada para buscar a cura em Jesus, haverá momentos que temos que acreditar nas promessas de Deus e dizer para nós mesmo que devemos continuar até alcançar o que Deus tem para nós. (Mc 5.28).

3.2. Reconhecimento público da Fé
Ela viveu doze anos como uma pessoa impura, quantos conhecidos devem ter abandonado nessa situação difícil, sua convivência na sociedade era solitária, ainda que pudesse ter algum recurso financeiro, até isso já era escasso na sua vida (Mc 5.26). Doze anos de vergonha e frustração são resolvidos com um toque momentâneo em Jesus. O fato dela estar em local público e ter tocado em Jesus, ambas as atitudes eram violações de acordo com a torá, porém isso não são motivo da reprimenda de Jesus. A persistência de Jesus para descobrir quem o tocou rivaliza com a persistência da mulher para alcançar Jesus. Algo que Jesus deseja um encontro pessoal com alguém, Ele não fica feliz em executar rapidamente um milagre; antes quer encontrar a pessoa. No reino de Deus, o encontro leva ao milagre.

3.3. Certeza de salvação e paz
A mulher incapaz de fugir do olhar perscrutador de Jesus, “...prostou-se aos seus pés tremendo de medo’’ (Mc 5.33). O comportamento dela reflete sua humilhação, após um longo período de enfermidade, talvez o encontro público com Jesus fosse tão necessário para superar seu ostracismo social quanto o poder Dele para curar a doença física dela.  A mulher, de certa forma, ainda não podia saber que o desejo pela cura e integridade era de fato o desejo por Jesus. A palavra final de Jesus para a mulher é uma bênção verdadeira: “vá em paz’’. Na afirmação: “fique livre do seu sofrimento’’, a mulher ouve da boca de Jesus e interpreta a experiência dela; ação e a palavra de Jesus são uma, depois daquele encontro e experiência com Jesus, a vida daquela mulher mudou complemente. 

CONCLUSÃO
A atitude de fé dessa mulher entrou para história dentro de outra história (filha de Jairo), demonstra que acreditar em Deus de verdade nos leva à ação e temos resultados além do que imaginamos. Deus é poderoso para nos suprir nossas carências em qualquer necessidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS     
Bíblia king James atualizada
Comentário histórico-cultural do Novo Testamento
O comentário de Marcos, Shedd. James r. Edwards.
Manual dos tempos e costumes bíblicos, Willian l. Coleman. Editora Betânia.

Comentário adicional
Presbítero Charles Pereira da Silva

 

3 comentários:

Unknown disse...

Deus abençoe! Presbitério Charles

ancelmo disse...

Parabéns pelo comentário meu amigo. Deus te abençoe.

Creiosim disse...

O artigo "Uma Atitude de Fé" é inspirador e bem fundamentado. Ele destaca a história da mulher com fluxo de sangue, enfatizando a importância da fé e perseverança. A abordagem clara e detalhada sobre os efeitos e benefícios da fé torna a leitura enriquecedora e motivadora, incentivando uma vida de confiança e obediência a Deus. Parabéns ao autor!