Seguidores que acompanham o Blog

A ousadia do cristão diante dos infortúnios - Comentário adicional

 
A OUSADIA DO CRISTÃO DIANTE DOS INFORTÚNIOS
Lição 8 - 21 de fevereiro de 2021

TEXTO ÁUREO
“Então o rei lhe disse: Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do Reino se te dará.” Ester 5.3

VERDADE APLICADA
A ousadia do cristão se baseia no poder do Espírito Santo e na fé firmada em Deus e na sua Palavra.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
MOSTRAR que devemos ser ousados.
EXPLICAR que para Deus nada é impossível.
DESTACAR as vantagens de se fazer um planejamento.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Ester 5
1. Sucedeu, pois, que, ao terceiro dia, Ester se vestiu de suas vestes reais e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte do aposento do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono real, na casa real, defronte da porta do aposento.
3. Então, o rei lhe disse: Que é o que tens, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará.
4. E disse Ester: Se bem parecer ao rei, venha o rei e Hamã hoje ao banquete que lhe tenho preparado para o rei.
5. Então, disse o rei: Fazei apressar a Hamã, que cumpra o mandado de Ester. Vindo, pois, o rei e Hamã ao banquete, que Ester tinha preparado.

INTRODUÇÃO
Diante de exemplo como de Ester, aprendemos que para superar todas as situações angustiantes da alma, necessário se faz o cristão agir, confiar e permanecer na direção do Espírito Santo. E ressaltar o compromisso que o Senhor tem para com os fiéis.

1 - DEVEMOS SER OUSADOS
Na vida cristã, devemos ter mente que momentos de turbulência podem surgir em momentos imprevistos. Porém diante de toda a lição iremos observar que, a postura do cristão deve ser de encorajamento e atentar na instrução bíblica. Assim como Ester foi ousada, somos chamados a nos portar com firmeza, partindo do ponto que devemos estar firmes em Deus.

1.1 – A ousadia de Ester
Para obter um posicionamento ousado, partiremos do princípio, que, a forma como enxergamos determinadas situações, irá demostrar se iremos sobressair ou fracassar diante da adversidade. A carta aos Hebreus estão elencadas em todo o capítulo 11 a galeria dos heróis da fé, homens e mulheres que de maneira ousada não se permitiram ser travadas pelo medo ou na desconfiança. Ester é uma referência em ver e esperar (Hb 11.1) o que Deus tem reservado para aqueles que nele confia (Sl 46.1). A base de um cristão é a sua confiança no Senhor.

1.2 – Não seja covarde
Em uma mensagem ministrada por nosso pastor Romeu Rosas, ele trouxe a reflexão do seguinte tema: “O medo inibe a fé”. O medo faz com que a pessoa tenha uma sensação em muitos casos de insegurança e perturbação diante de algum tipo de perigo. O covarde além de se subestimar, ele desmotiva aos que estão a sua volta, criando um ambiente instável e cheio de dúvidas. Não é bom ter covardes no meio da igreja (2 Tm 1:7; Ap 21:8; 1 Pd 3:14).
 
1.3 – Seja corajoso
No dicionário Aurélio a definição para corajoso é “aquele que demonstra firme disposição e energia diante das situações difíceis ou críticas”. A confiança no Senhor é a âncora dos valentes de Deus, através da fé demonstramos dependência do Espírito Santo. O apóstolo Paulo escreve em 1Co 16:13 “Estejam vigilantes, mantenha-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes” e João completa dizendo 1Jo 5:4b “e esta é a vitória que vence o mundo: A NOSSA FÉ”. A coragem é necessária para enfrentar o inimigo e os problemas prementes da vida, mas de si mesmo, é inadequada. Força deve ser adicionado a coragem, sim, o cristão vencerá a batalha pela fé.
 
2 – PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL
A vida de todo o povo hebreu está por um fio. O decreto diz que a morte é iminente, e que, se não for tomada uma atitude, o povo sofrerá grande destruição. É diante desse cenário que Ester age corretamente ao jejuar, entendendo que somente uma intervenção do Deus das causas impossíveis, poderia salva- lós de tamanho infortúnio.

2.1 – Simples em suas atitudes
O primeiro passo de Ester era organizar um banquete para o qual Assuero e Hamã foram os convidados. Isso garantiu seu favor com o rei. Porque a crise era grande, ela cuidadosamente procurou evitar qualquer deslize fatal. Sua astúcia na situação é exemplar a todos os que enfrentam problemas graves. Quando agradamos a Deus, Ele nos retribui com mais do que merecemos (Jó 34:11). Crer é o primeiro passo para a conquista da vitória.
 
2.2 – Dê um passo a mais
O que separa o ordinário do extraordinário é uma ação, que na visão de muitos seria um risco muito alto. O guerreiro de sucesso é o homem comum, movido por um Deus poderoso. Deixemos ser guiado por Ele.
 
2.3 – A segurança na confiança em Deus
Ester pode desfrutar da seguridade de Deus, pelo simples fato de enxergar o Senhor como seu único socorro, abrigando Nele intensa confiança, sabendo que de alguma maneira vivenciaria um poderoso milagre. Esta certeza advêm da fé, o jejum demonstrando a todos os seus compatriotas, que, o único socorro bem presente é o Senhor (Sl 46.1).
 
3 – AS VANTAGENS DE SE FAZER UM PLANEJAMENTO
A rainha Ester nos ensina que estratégia, planejamento e ação serão determinante para alcançar o alvo estabelecido. O cristão deve ter em mente que o Senhor age sem quebrar seus princípios (Is 28:29). É através do jejum, oração e da Palavra de Deus que compreendemos o trabalhar de Deus (Am 3:7).
 
3.1 – Planejar é preciso
Deus requer de seus servos um planejamento, organizando suas vidas, tendo mudanças de hábitos. Em Jo 15:7 "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." Conhecer a vontade do Senhor é o início de um planejamento bem sucedido.
 
3.2 – O planejamento produz sucesso
Assim como Ester possuiu grande astúcia, Salomão irá dar um conselho (Pv 16:3): "Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos." O homem que faz do Senhor a fonte dos seus planos caminha seguro. Todo planejamento exige antecipação, para que o plano traçado venha acontecer, necessário é de antemão a resposta do Senhor.
 
3.3 – Espere o momento certo 
Ester age no momento apropriado, a Bíblia nos ensina em (Ec 3:1): "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:". O fatalismo é uma teoria falsa, a qual diz que a vida de cada um seria predeterminada e que nada poderia mudar o seu curso, porém Ester confiando no testemunho histórico do Deus de seus pais, não se furta em viver um tão estrondoso milagre.
 
CONCLUSÃO
Ester (8:1): "Naquele mesmo dia." Deus pode operar quando ousarmos em depender e agir confiando na vitória. Aprendemos que no ardo da batalha não iremos nos acovardar, Deus conta com seus ousados para a Sua obra.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Almeida Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 1995.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel. Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original, tradução de João Ferreira de Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, 2011.
Almeida Corrigida e Atualizada. Dicionário Aurélio
Revista do professor: Adultos. Ester - A soberania e o poder de Deus na preservação do Seu povo - 1º Trimestre de 2021. Ano 31 n° 118. Lição 08- A Ousadia do cristão diante dos infortúnios
 
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Dc. Carlos Eduardo Martins Farias
 
 
 

5 comentários:

Eric Azevedo disse...

Excelente comentário! 👏🏻🙌🏻

Unknown disse...

Bênção pura.Obrigada. A paz de Jesus!

ancelmo disse...

Paz do Senhor. Deus abençoe todos nós.

ancelmo disse...

Comentário muito edificante.

Unknown disse...

Deus abençoe 🙏