Seguidores que acompanham o Blog

Crise também é oportunidade de recomeço


CRISE TAMBÉM É OPORTUNIDADE DE RECOMEÇO
Lição 4 - 26 julho de 2020

TEXTO ÁUREO
“Então levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.” Rute 1.14

VERDADE APLICADA
A fidelidade, mesmo na hora da crise, nos conduz às mais sublimes vitórias.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
ENSINAR que a fidelidade produz recompensa.
APRESENTAR o caráter e a beleza da mulher cristã.
MOSTRAR que Deus sempre cumpre as suas promessas.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
RUTE 1
8. Disse Noemi às suas duas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz, e choraram.
16. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
22. Assim, Noemi voltou, e, com ela, Rute, a moabita, sua nora, que voltava dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da sega das cevadas.

INTRODUÇÃO
Mesmo vivenciando uma grande crise, Rute foi impactada pelo testemunho de Noemi. Decidiu acompanhá-la e passou a fazer parte da genealogia de Jesus. A fé em Deus faz a diferença nas escolhas e atitudes, mesmo em tempos de crises.

1. A FÉ NOS LEVA A LUGARES INIMAGINÁVEIS.
No livro de Rute, vemos a história de uma mulher que, após a morte de seu marido, viaja para Belém, acompanhando sua sogra Noemi, na esperança de que Deus poderia lhes proporcionar um novo tempo para suas vidas. O capítulo 22 do livro do Gênesis mostra a vitória que Abraão alcança do Senhor mediante a fé, Deus proveu para si o cordeiro e prometeu a Abraão grandes coisas. Gn. 22.17 “...te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar...” 18. “E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste a minha voz”. Vale a pena confiar no nosso Deus igreja!

1.1. A crise não é o seu fim.
O nosso Senhor Jesus deixa bem claro que no mundo teríamos aflições, mas Ele nos aconselhou a ter bom ânimo, porque Jesus venceu o mundo, e o que mais alegra o nosso coração é que o Senhor Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias. No capítulo 33 do livro do profeta Jeremias, o servo de Deus está passando por grande dificuldade, preso, limitado, porém o SENHOR se apresenta ao profeta e revela o seu imenso poder e o segredo da vitória naquele momento de angústia. Jr. 33.2 “Assim diz o SENHOR que faz isto, o SENHOR que forma isto, para o estabelecer (o seu nome): é SENHOR. Jr.33.3 “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.”

1.2. Uma escolha assertiva.
Os testemunhos e ensinamentos de Noemi fazem Rute deixar para trás os deuses pagãos. Diante da escolha positiva de Rute, seu nome figura entre as mulheres citadas na genealogia de Jesus. Em (Dn 1.8) Daniel, jovem, mesmo em uma terra estranha, levado cativo, escolhe não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia. Desde a antiguidade, Deus dá ordem ao seu povo para não fazer aliança com povos pagãos, Ex.34.15. O nosso Deus deseja que adoração dos nossos lábios seja somente a Ele, o único Deus que vive e reina eternamente. O Senhor deseja exclusividade. Escolha separar a sua vida para Deus.

1.3. Caminhe com alguém que te aproxime de Deus.
A fidelidade de Rute em não abrir mão da presença de Noemi se deu pelo fato de que, embora perdendo seus filhos e marido, ainda assim, Noemi exalava a presença de Deus em sua vida. Que maravilha é influenciar uma vida, a ponto desta alma se render aos pés Jesus. O testemunho de Noemi gerou fé na vida de Rute e lhe trouxe salvação. Como o apóstolo Paulo escreve aos Coríntios: “Vós sois a carta de Cristo” (2 Co. 3.3). Guardemos em nosso coração a frase de Steven Lawson: “A maior alegria é conhecer Jesus Cristo. A segunda maior alegria é torná-lo conhecido.” Nós precisamos demonstrar a alegria que é servir a Jesus, a ponto de outras pessoas desejarem servir a Jesus também, e com isso passar a experimentar quão grande e maravilhoso é o amor de Jesus.

2. SUPERANDO A CRISE
Na presente lição, aprendemos que Noemi, mesmo vivenciando uma realidade de perdas e aflições, permanecia atenta, pois “ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo” [Rt 1.6]. Mesmo em meio à crise precisamos estar atentos à voz do Senhor. No momento de crise devemos buscar ainda mais a presença do Senhor, para entender a sua vontade e buscar forças no nosso Deus que é onipotente. Em meio à angústia clame ao Senhor: Salmo 4.1 “Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”.
   
2.1. Movidas por fé, mesmo na crise.
Rute e Noemi estavam diante de uma crise. Pior do que a perda material, elas haviam perdido pessoas a quem amavam. O luto era inevitável! Mas, diante da dor, Noemi se levanta, reconhece que tudo está no controle de Deus e que elas jamais poderiam mudar o que havia acontecido. Diante de uma grande perda, é normal ficamos sem chão por um momento, mas não podemos nos afundar na amargura. Jó era um homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal, Jó 1.1, porém o Senhor permitiu que seu servo passasse por grandes provas, Contudo Jó não perdeu a Fé no Deus todo poderoso, e disse no capítulo 19.25 “Porque eu bem sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” O Senhor conhece a nossa estrutura e sabe perfeitamente até onde conseguimos suportar.

2.2. Nas crises, faça escolhas em Deus.
O próprio Deus exortou o Seu povo a escolher bem [Dt 30.19]. As nossas escolhas precisam ser baseadas no propósito de Deus em nossas vidas. Em Provérbios 14.12 a palavra de Deus diz: Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Nesses dias turbulentos em que vivemos escolha confiar no Senhor, esperar em Deus, porque Deus ouve o clamor do seu povo. Mesmo em meio às muitas dificuldades, escolha perseverar porque há uma promessa em Cristo Jesus: Aquele que perseverar até ao fim será salvo. Oh Haleluyah!

2.3. No mundo tereis aflições.
A crise não pode durar a vida inteira. Deus sempre tem um escape para o seu povo. Quando o povo clama por água no deserto, Deus fala ao seu Servo Moisés e diz: fere a rocha, e de uma maneira sobrenatural a rocha deu água e saciou a sede de todo o povo. O Senhor está no controle de tudo, nada escapa de seus olhos. As crises são passageiras. Devemos ter em mente que o deserto é um lugar de aprendizado. Muitos milagres o Senhor realiza em nossas vidas quando estamos no deserto. Aprendemos a estar sempre preparados, seja para o frio, seja para o sol causticante. Paulo escreve aos irmãos de Éfeso, Ef.6.13: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir o dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

3. RECOMEÇAR É PRECISO
A morte chegou sem piedade na família de Noemi. Então, ela toma a atitude de voltar para Belém [Rt 1.7]. Era preciso recomeçar. Às vezes, passamos por grandes perdas, seja a morte de um pai, seja a morte de um filho, que impacta a nossas vidas sobremaneira. Ainda que seja difícil, precisamos continuar a nossa caminhada e não podemos abandonar a fé em um Deus que tudo pode. Temos a Palavra de Deus e o Espírito Santo que nos guiam nesse processo de recomeço.

3.1. Milagres no recomeço.
Ao tomar a decisão de voltar para Belém, Noemi deixa suas noras livres para retornarem aos seus familiares. Rute opta por ficar com sua sogra, mantendo sua fidelidade [Rt 1.16-19]. A sua atitude de amor e fidelidade a Noemi chegou ao conhecimento de Boaz e tão nobre ato tocou seu coração [Rt 2.6-7]. Em seu livro, Nunca pare de lutar, Ludmila Ferber diz: “Mas, do mesmo jeito que Deus me avisou dos problemas que viria a enfrentar – traições, deslealdade, crises e depressão – quando me deu Nunca pare de lutar (música), Ele também me deu a cura e a redenção. Os sonhos voltam para quem nunca para de lutar.” Quando Paulo nos orienta a “ficar firmes” quer dizer que virão mais lutas e por isso devemos estar preparados, com toda a armadura de Deus.

3.2. Toda ação gera uma reação.
A atitude de Rute em sair de Moabe, terra de idolatria, de luto, de incertezas e escolher ir com Noemi para Belém, a casa do pão, trouxe para ambas a vitória esperada. O evangelho de Jesus escrito por João, no capítulo 1, mostra a atitude de João Batista, homem escolhido por Deus para cumprir uma grande obra, anunciar a chegada do Reino dos céus. João é obediente ao propósito de Deus em sua vida, anunciar a chegada do Senhor Jesus. No capítulo 1.29 No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Em resposta a obediência de João Batista, O Senhor Jesus declara em Mateus 11.11 “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior que João Batista”.

3.3. Depois da tempestade a bonança.
Noemi e Rute, em meio a turbulentas tempestades, decidem voltar para Belém. Interessante que na presença de Deus sempre há fartura de alegria [Sl 16.11]. O salmo 126 é um salmo cheio de alegria e refere-se ao retorno dos judeus do cativeiro babilônico. No versículo dois, o povo está mui alegre: Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. O nosso Deus é o mesmo ontem e é o mesmo hoje, Ele tem o domínio de todo o universo, muito em breve esta tempestade em que estamos vivendo vai passar e nós iremos cantar o hino da vitória: Só o Senhor é Deus, Só Deus é o Senhor.

CONCLUSÃO
O crente em Cristo Jesus passa por muitas lutas, porém nunca está sozinho. O Senhor contempla a vida de cada um dos seus escolhidos. Em meio às lutas precisamos clamar pelo Senhor, porque Deus ouve o clamor do seu povo. O salmista Davi, no salmo 4, afirma: Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça. Mesmo em meio à luta, louve ao Senhor, exalte ao Deus que vive e reina eternamente, porque Ele cuida de maneira amorosa do seu povo.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de estudo Plenitude, SBB
Ferber, Ludmila. Nunca pare de lutar.

COMENTÁRIO ADICIONAL
Lenilton Ferreira da Silva – Servo do Senhor Jesus




2 comentários:

Unknown disse...

Comentário ficou muito vazio, muitas repetições da Revista. Lamentável

Unknown disse...

Amei esse cometario Parabens , me ajuda e muito com minhas aulas