Seguidores que acompanham o Blog

Enfrentando gigantes, conquistando vitórias

ENFRENTANDO GIGANTES, CONQUISTANDO VITÓRIAS
Lição 5 - 2 de Agosto de 2020

TEXTO ÁUREO
“Porém todos os homens de Israel, vendo aquele homem, fugiam de diante dele e temiam grandemente.” 1 Samuel 17.24

VERDADE APLICADA
Permanecer em Cristo é a certeza da vitória nas lutas de cada dia. 

OBJETIVOS DA LIÇÃO
ENSINAR que Deus sempre nos socorre na hora da crise.
EXPLICAR que nossos inimigos não são maiores que Deus
MOSTRAR que precisamos ter atitude diante do inimigo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
1 Samuel 17
32. E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu.
37. Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo.
45. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
51. Pelo que correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça. Vendo então os filisteus que o seu campeão era morto, fugiram.

INTRODUÇÃO
A análise desenvolvida focará a vitória de Davi sobre o gigante Golias. Caminharemos neste sentido, apontando que Deus espera de nós atitudes movidas por fé para nos enviar o livramento e o Seu nome ser glorificado.

1. CRISES QUE SURGEM COMO GIGANTES.
Na historia da Bíblia sagrada não falta exemplos de homens que passaram por crise, pessoas e família que Deus o Eterno, tinha e tenha um plano de salvação, pessoa que DEUS separa para salvar e abençoar. A Bíblia enfatizar em Romanos 15.4. “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”.

1.1. CONHEÇA O DEUS QUE VOCÊ SERVE.
A Bíblia recomenda-nos a conhecer a DEUS. Livro profeta Oseias; 6.3a. “Então conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR”. É de suma importância conhecer a DEUS antes das crises, se não vamos conhecê-lo nas crises, O SENHOR sabe como falar aos nossos corações no deserto. Oséias capítulo 2 verso 14.

1.2. DAVI SABIA QUEM ERA O SEU DEUS.
Quando conhecemos a DEUS temos certeza que DEUS não nós deu um e espirito de covardia. (2Tm 1.7) “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. DEUS é soberano sobre a terra e tudo que existe. Nós como fomos criados por DEUS somos sempre dependentes dele. Independente dos gigantes que se levante, Davi sabia quem era o DEUS da aliança.

1.3. Deus não decepciona os que Nele confiam.
A confiança que Davi tinha, a exemplo de Josué e Calebe, era vista com incredulidade por parte do rei Saul, por isso ele oferece a Davi sua armadura e seu capacete para proteger. Saul até estava certo em pensar dessa forma, pois Davi não era tão grande como seus principais soldados e o rei Saul, ainda não conhecia muito acerca de Davi. Porém ele não levava em consideração que a presença do Senhor era na vida Davi. Em 1 Samuel 17.45 relata que Davi enfrentou o gigante no nome do Senhor dos Exércitos e não no seu próprio nome, e isto fez toda a diferença. Davi venceu o gigante porque sua fé estava centrada no Senhor dos Exércitos. (Cf. Dt 20.1-4).

2. VENCENDO O MEDO PARALISANTE.
Devemos meditar sempre nas Escrituras para o nosso benefício espiritual, emocional e material, na carta de Paulo aos Romanos 8.28 está escrito: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados por seu decreto”. Só vencemos o medo com orações buscando mais a DEUS.

2.1. O medo destrói sonhos.
Quando deixamos de viver as promessas de DEUS, e obedecemos a sua palavra, o pecado juntamente no seu bojo vem o medo à incredulidade e outras coisas mais que paralisa a nossa caminhada de fé. Sempre teremos diante de nós a escolha de obedecer e desobedecer, que por meio da fé em Jesus possamos ser obediente a sua palavra e assim cumprir o propósito para qual fomos chamados.

2.2. O diabo tentará te intimidar diante da crise.
A intimidação é uma das armas do inimigo de almas para paralisar o avanço do povo de DEUS seja Israel ou igreja. (1Pe 5,8-11). Diz que o diabo vosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; os israelitas todos estavam paralisados com o gigante Golias, 40 dias ele afrontava o exército de Israel e ninguém fez nada, mas Davi que tinha fé resistiu até vencer o gigante.

2.3. Nas batalhas, não peca o foco.
Quando aceitamos a fé em Jesus, acabamos também entrando numa batalha espiritual, então não devemos de modo algum perder o foco, em Cristo somos mais que vencedores, mais Davi tinha certeza da vitória, mesmo assim não deixou o foco de lado, ele tinha certeza que DEUS auxiliaria na luta. Da mesma forma, nós também fomos chamados para batalhamos pela fé. Judas 3; Efésios 6.11-18.

3. VENCENDO GIGANTES.
Só venceremos gigantes mantendo o foco em JESUS CRISTO autor e consumador da fé (Hb.12;2). No evangelho de Mateus, capítulo 14, verso 30 registra um fato notável na vida de Pedro, Onde Pedro sentindo o vento forte teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

3.1. Davi tinha consciência da realidade.
Diante de batalhas ou situações que somos ameaçados, devemos nos autoexaminar para não ser envergonhado diante do inimigo, pois pertencemos a um reino inabalável, onde o servo desse reino tem seus deveres e obrigações para com o REI JESUS.

3.2. Davi venceu, pois teve atitude.
Atitude é o que DEUS espera de nós em situações adversas, e nos momentos mais crítico das nossas vidas é que devemos confiar em DEUS, Ele sempre tem uma saída, e sabe melhor do que nós, onde precisamos melhorar. Assim como Davi, Josué e Calebe não olharam pros gigantes, mas para o DEUS da promessa.

3.3. Davi venceu porque confiou em Deus.
Davi teve sucesso porque confiou no Senhor, Davi sempre colocava o SENHOR a sua frente. Salmos 16.8 “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso que está a minha direita, nunca vacilarei; Salmo 23.1 O SENHOR é o meu pastor”. Davi sabia quem era o verdadeiro pastor de Israel.

CONCLUSÃO
Sairemos de certas crises ou situações difíceis quando colocarmos sempre DEUS adiante de nós, como Davi e outros servos de DEUS fizeram.

COMENTÁRIO ADICIONAL
Presbítero Charles Pereira da Silva




Nenhum comentário: