Seguidores que acompanham o Blog

Rendendo graças ao Senhor - Comentários adicionais (Diaconisa Dênia)


RENDENDO GRAÇAS AO SENHOR
Lição 10 – Domingo, 7 de junho de 2020

TEXTO ÁUREO
“Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre”. Sl 118.1

VERDADE APLICADA
Render graças ao Senhor em todo o tempo é um princípio de vida que caracteriza aquele que está em Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
APRESENTAR as características do Salmo 118.
FALAR sobre a bondade e a benignidade de Deus.
MOSTRAR que Cristo, a pedra angular, sustenta Sua Igreja.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
SALMOS 118
1 – Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre.
2 – Diga, agora, Israel que a sua benignidade é para sempre.
5 – Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu e me pôs em um lugar largo.
14 – O Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.
22 – A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina.
27 – Deus é o Senhor que nos concedeu a luz; atai a vítima da festa com cordas e levai-a até aos ângulos do altar.
28 – Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.
29 – Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre.

INTRODUÇÃO
   Louve a Deus! Senhor onipotente a quem devemos nossa salvação, mil graças damos por seu grande amor, sempre eterno nosso redentor. Louve ao Senhor!

1. LOUVOR COMO RESULTADO DA CONFIANÇA
  O povo de Deus deve ser caracterizado pela alegria e confiança. Isso não significa que os filhos de Deus nunca ficam tristes, mas que mesmo nas suas situações mais complicadas é possível "louvar a Deus".   
  Confiar no Senhor de todo o seu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento (Pv 3.5).  
  Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre (Sl 125.1)

1.1. Parte integrante dos Salmos de Hallel
  Hallel significa "Louvor", a palavra Hallel é de origem aramaíca, músicas de louvor e exaltação a Deus, musicas que celebra a vida. Os Salmos 113 - 118 cuja recitação encerrava a ceia Pascoal. Os Salmos 112-117 são pequenos Hallel, o 135 grande Hallel e o 150 Hallel finais. O Salmo 135 era especificamente citado na Páscoa.

1.2. Título
 Independente das interpretações, se foi uma vitória após o exílio, ou a vitória citada em 2 Cr 20.27-28, o importante é que o Senhor foi louvado pelos seus grandes feitos. O autor do Salmo 118 demostra sua confiança em Deus (v. 8-9), e mostra a sua intimidade para com Deus (v. 21) onde o Senhor ouve a sua oração e o responde. Deus seja Louvado!

1.3. Um Salmo que expressa gratidão
  No Salmo 118 o salmista procurou expressar sua gratidão a Deus, devemos ser grato em tudo. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Ts 5:18). 
  Bíblia nos instrui a sermos gratos em tudo. Em Salmos 50.23a diz "Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; Quando expressamos gratidão a Deus inclusive no tempo da adversidade, estamos deixando o egoísmo de lado (2 Cr 20.12), estamos deixando de dar prioridade para nossos problemas, confundindo assim o nosso inimigo. E estamos dando glória àquele que verdadeiramente pode nos conduzir em triunfo.
  Viva e desfrute de toda provisão e manifestação de Deus, ativados pela gratidão do seu coração. Você está pronto para mudar o seu ambiente manifestando o sobrenatural de Deus através da sua gratidão? Nunca é tarde para começar.
    
2. O CARÁTER DE DEUS.
  É importante que você conheça o caráter de Deus. Por quê? Ele nos dá discernimento. Se não conhecermos o caráter de Deus, como podemos saber quem é de Deus e quem não é? O Salmo 118 fala sobre a Bondade e Benignidade, alguma das características que compõem o caráter de Deus comenta também que Deus escuta as nossas orações.

2.1. Louvai ao Senhor porque Ele é bom.  
  Deus é bom esse fato nunca muda, e Ele é bom em todo tempo, e não apenas às vezes ou quando as coisas vão dar o seu jeito. Salmo 34.8a diz "Prove e veja que Deus é bom", quando as coisas vão mal encontramos grande incentivo na bondade de Deus. Procure gastar um tempo analisando o caráter de Deus.
  Quando você estuda quem Ele é, o Espírito Santo te ajuda a incorporar seus traços em sua própria personalidade. Comece a praticá-las na sua vida diária e veja o que Deus faz... "Prove e veja como Ele é bom". A bondade de Deus é infinita.

2.2. Louvai ao Senhor porque a sua benignidade é para sempre.      
 A benignidade é a qualidade de quem é benigno, ou seja, dotado de características boas, como a generosidade, a bondade, e a benevolência, etc. Isso quer dizer que a qualidade de um ser benigno é compartilhada entre àqueles que obtiveram a graça do Espírito Santo de Deus. 
 Deus é cheio de benignidade! Quando entendemos a benignidade de Deus, aprendemos a sermos benignos com outras pessoas também, assim como Deus nos ama e nos ajuda sem merecermos, nós também devemos amar e ajudar nosso próximo "Louve a quem cuidou de nós quando estávamos fracos e doentes, porque a sua benignidade é para sempre" (Sl 136.23). “Sim deem louvores a Deus dos céus, porque a sua benignidade é para sempre” (Sl 136.26).

2.3. O Senhor é aquele que escuta.  
  Deus está sempre com os ouvidos inclinados para nos ouvir, principalmente quando estamos com um coração quebrantado e contrito. Um coração quebrantado e contrito transformará sua vida de tal forma que jamais desejará ter um coração diferente deste. 
  O Senhor está perto dos que têm um coração quebrantado e salva os de espírito abatido (Sl 34.18). Então devemos nos humilhar diante de nosso Deus, com súplicas e orações, e Ele nos responderá. “Louvar-te-ei porque me escutaste e me salvaste (Sl 118.21)”.

3. O AGIR DE DEUS
  Deus sempre se dispondo em agir em favor do seu povo, realizando livramentos, milagres, prodígios, reavivamento, purificando e fazendo sua igreja crescer, capacitando seu povo com dons espirituais e quebrantando corações. Mas isso tem um preço e o preço é um processo de atitudes por parte do povo que pertence a Ele.
Para vermos o agir de Deus precisamos:
·         Nos humilhar diante de Deus;
·         Orar;
·         Buscar de todo o coração;
·         Abandonar os nossos maus caminho.
“E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).

3.1. Aquele que concede a luz
   O Senhor é a nossa luz e o nosso escudo, Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom.    Deus é nossa luz - Essa Frase é verdadeira e deve ser entendida pelos cristãos, não apenas como dizendo que Deus é um guia. Deus é fonte de luz e vida, sem as quais nada existiria, a luz de Deus é superior ao sol, que é apenas uma obra que Deus em sua graça fez, para permitir vida na terra.
 Que deixamos ser iluminados por Deus, para que possamos brilhar o mundo, para honrar e glorificar seu nome. “Não esconda a luz de vocês! Deixem que ela brilhe para todos, e que as boas obras de vocês brilhem para serem vistas por todos, de tal maneira que louve o pai celestial” (Mt 5.16).

3.2. Aquele que dá força
  A verdadeira força de um cristão só tem origem em Deus, devemos viver na força de Deus e não na nossa própria força. Quem confia na sua própria força acaba frustrado, mas quem confia no Senhor tem força pra enfrentar qualquer desafio! Você está cansado? Deus renova a força dos humildes, daqueles que reconhecem que precisam do Senhor todos os dias. "tudo posso naquele que me fortalece (Fl 4.13)", "Não temas, porque Eu Sou contigo, não te assombres porque Eu Sou o teu Deus, eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça (Is 41.10)".

3.3. Pedra angular
  A primeira menção na Bíblia sobre a pedra angular está em uma fala de Deus a Jó, quando diz a Jó a respeito de sua grandeza na criação de todas as coisas. "Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular" (Jó 38.6). Está claro que a linguagem aqui é de construção, de edificação de algo.
  Dentro das construções antigas essa pedra era a pedra que ficava no canto e dava sustentação as paredes, esse tipo de pedra também era usada na construção de arcos, era a pedra central que mantinha toda estrutura unida na forma correta, com a força necessária para suportar pesos sem a possibilidade de cair.
Porque Jesus é chamado de pedra angular?
 Quando a Bíblia usa o termo pedra angular aplicando a Jesus está destacando a posição exaltada de Jesus, sua grandeza, sua primazia, sua importância fundamental. Não haveria qualquer esperança para o povo. O próprio Jesus destacou que Ele era essa pedra angular quando contou a parábola dos lavradores maus em Lucas 20.17,18.
 Em Atos 4.11 Pedro apontou que essa pedra é Jesus Cristo que foi rejeitada, mas como rejeitar uma pedra fundamental em uma construção?

CONCLUSÃO
 Louvai a Deus no seu Santuário e no firmamento obra de seu poder, louve na alegria ou na dor, louve a Deus no monte ou no vale, Louve ao Senhor irmão, Louve de coração, quem louva é vencedor. Louvai o nome do Senhor, Louve ao Senhor.
 Cada cristão foi resgatado pelo amor de Deus manifestado na cruz do calvário, a nossa gratidão nos motivará a adorar a deus, viver por Ele e divulgar a boa nova para todos, Ele merece isso e muito mais, louve e seja grato a Deus por tudo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Almeida Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 1995.
Revista do professor: Adultos. Salmos - Uma referência para a vida de adoração e oração do cristão - 2º Trimestre de 2020. Ano 30 n° 115. Lição 10 – Rendendo graças ao Senhor.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS - Dcª Dênia Gonçalves

Nenhum comentário: