O TESTEMUNHO DOS EVANGELHOS SOBRE A EXISTÊNCIA DE JESUS
Domingo,
22 de dezembro de 2019
TEXTO ÁUREO
“E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU
ENTRE NÓS, E VIMOS SUA GLÓRIA, COMO A GLÓRIA DO UNIGÊNITO DO PAI, CHEIO DE
GRAÇA E DE VERDADE.” (Jo 1.14).
VERDADE APLICADA
Jesus foi um homem real, não um
fantasma ou um simples espirito, ao ponto de conviver entre os homens.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
· Estudar o evangelho de Jesus escrito por Mateus;
· Aprender sobre a historicidade de Jesus Cristo no evangelho de Lucas;
· Verificar como o evangelista Marcos apresenta Jesus.
· Estudar o evangelho de Jesus escrito por Mateus;
· Aprender sobre a historicidade de Jesus Cristo no evangelho de Lucas;
· Verificar como o evangelista Marcos apresenta Jesus.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Mt 16.13 - E, chegando Jesus às partes de
Cesaréia e Filipo, interrogou os seus discípulos dizendo: Quem dizem os homens
ser o Filho do homem?
Mt 16.14 - E eles
disseram: uns, João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
Mt 16.15 - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
Mt 16.16 - E Simão
Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Mt 16.17 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado
és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu
Pai, que está nos Céus.
COMENTÁRIOS
ADICIONAIS
INTRODUÇÃO
Essa lição traz a importância da
narrativa dos evangelhos como principal testemunho da existência e ministério
de Jesus.
1. MATEUS E O SEU EVANGELHO
Alguns
estudiosos acreditam que o Evangelho de Mateus foi composto na parte final do
primeiro século. Esse evangelho tem como característica: explicar o mistério
messiânico mediante o recurso aos textos da Escritura e de interpretar a
Escritura à luz de Cristo. Esta característica marcante contribui para
compreender o significado do cumprimento da Lei e dos Profetas. Assim, os
textos da Escritura neste Evangelho confirmam a fidelidade aos desígnios
divinos e, simultaneamente, a novidade da Aliança em Cristo.
1.1. A GENEALOGIA DE JESUS EM MATEUS
1.1. A GENEALOGIA DE JESUS EM MATEUS
Em seu evangelho, Mateus usou o
termo “Filho de Davi” 12 vezes como um testemunho de que Jesus Cristo era o
herdeiro legítimo do trono do rei Davi e o cumprimento de profecias
messiânicas. A genealogia de Jesus Cristo registrada por Mateus traça Sua linhagem
passando por Davi, Judá e Abraão (ver Mateus 1.1-3), demonstrando o direito de Jesus de governar e Seu papel no
cumprimento das promessas de Deus a Israel.
1.2. JESUS O MESSIAS PROMETIDO NO ANTIGO TESTAMENTO
1.2. JESUS O MESSIAS PROMETIDO NO ANTIGO TESTAMENTO
No evangelho de Mateus havia a
preocupação de demonstrar de forma cabal que Jesus Cristo era o Messias
esperado e que descendia da família real do rei Davi e do patriarca Abraão,
portanto Mateus tem a preocupação de mostrar que todos os aspectos da vida de
Jesus coincidem com as profecias acerca do Messias prometido; Mateus mostra
ainda Jesus como um legítimo judeu. Além disso, o evangelho ainda mostra que
Messias em hebraico e Cristo em grego possuem o mesmo significado que é
“Ungido”. Em seu evangelho, Mateus usou o termo “Filho de Davi” 12 vezes como
um testemunho de que Jesus Cristo era o herdeiro legítimo do trono do rei Davi
e o cumprimento de profecias messiânicas. A genealogia de Jesus Cristo registrada
por Mateus traça Sua linhagem passando por Davi, Judá e Abraão (ver Mateus 1.1-3), demonstrando o direito de Jesus de governar e Seu papel no cumprimento
das promessas de Deus a Israel.
1.3. JESUS É O REI DOS JUDEUS
1.3. JESUS É O REI DOS JUDEUS
Escrevendo
entre judeus e para judeus, Mateus procura mostrar como na pessoa e na obra de
Jesus se cumpriram as Escrituras, que falavam profeticamente da vinda do
Messias, sua narrativa foi direcionada aos judeus com o intuito de provar que
Jesus Cristo era o filho de Deus e o Messias esperado, por isso, esse evangelho
é recheado de textos dos escritos sagrados dos judeus. Desde o séc.
II, o Evangelho de Mateus foi considerado como o “Evangelho da Igreja”, em
virtude das tradições que lhe dizem respeito e da riqueza e ordenação do seu
conteúdo. Como os outros Evangelhos, o de Mateus refere a vida e os
ensinamentos de Jesus, mas de um modo próprio, explicitando a cristologia primitiva:
em Jesus de Nazaré cumprem-se as profecias; Ele é o Salvador esperado, o
Emanuel, o “Deus connosco” (1. 23) até à consumação da História (28. 20); é o
Mestre por excelência que ensina com autoridade e interpreta o que a Lei e os
Profetas afirmam acerca do Reino do Céu (= Reino de Deus); é o Messias, no qual
converge o passado, o presente e o futuro e que, inaugurando o Reino de Deus,
investe a comunidade dos discípulos a Igreja do seu poder salvífico. Assim, no
coração deste Evangelho o discípulo descobre Cristo ressuscitado, identificado
com Jesus de Nazaré, o Filho de David e o Messias esperado.
2.
LUCAS
E A HISTORICIDADE DE JESUS CRISTO
No relato segundo o evangelho
escrito por Lucas e destinado aos gregos, o foco principal era mostrar Jesus como
homem perfeito, nesse evangelho Jesus é o filho do homem.
2.1. A GENEALOGIA DE JESUS EM LUCAS
Para traçar a genealogia de Jesus
Lucas volta ao primeiro homem Adão, ressaltando assim a humanidade de Jesus
apresentando-o como o Filho do Homem. Diferente de Mateus, Lucas traça a
linhagem de Jesus através de Natã, filho de Davi, e não de Salomão. O autor
procura mostrar, sempre de forma bem documentada, que o plano de Deus em salvar
a humanidade, revelado através da história, cumpriu-se cabalmente em Cristo
quando Ele se deu como sacrifício expiador pelos pecadores.
2.2. JESUS E A PROMESSA DE UM
SALVADOR
O autor é Lucas, médico, discípulo de Paulo. Lucas
mostra o Filho de Deus como Salvador de todos os homens, com particular atenção
aos pequeninos, pobres, pecadores e pagãos. Por isso, Lucas é o Evangelho da
Salvação universal, anunciada pelo Profeta dos últimos tempos que convida
discípulos profetas, aos quais envia o Espírito Santo, para que, por sua vez,
sejam os profetas de todos os tempos e lugares.
No Evangelho de Lucas, Jesus
aparece como o “Filho de Deus” (Lc 1.35) e “Filho do Homem” (Lc 5.24). São
expressões messiânicas que revelam a deidade de Jesus. A primeira expressão
mostra Jesus como verdadeiro Deus enquanto a segunda, que ocorre 25 vezes no
terceiro Evangelho, mostra-o como verdadeiro homem. Ele é o Filho do Homem, o
Homem Perfeito. Ao usar o título “Filho do Homem” para si mesmo, Jesus evita
ser confundido com o Messias político esperado pelos judeus. Como Homem
Perfeito, Jesus era obediente a seus pais. Todavia, estava consciente de sua
natureza divina (Lc 2.4-52). É como o Homem Perfeito que Jesus enfrenta, e
derrota, Satanás na tentação do deserto (Lc 4.1-13).
2.3. O ANTIGO TESTAMENTO
PRÉ-ANUNCIAVA O SURGIMENTO DE JESUS CRISTO O evangelho
de Lucas ressalta a humanidade de Jesus Cristo e todo o sofrimento que ele
sentiu em seu corpo de homem. A arte e a
sensibilidade de Lucas manifestam-se na sobriedade das suas observações, na
delicadeza de atitudes, no dramatismo de certas narrações, na atmosfera de
misericórdia das cenas com pecadores, mulheres e estrangeiros. Na composição do
seu Evangelho, Lucas utilizou grande parte de materiais comuns a Marcos e
Mateus, além dos que lhe são próprios e dos contatos com o Evangelho de João. A
composição deste Evangelho é situada por volta dos anos 80-90, porque Lucas
deve ter conhecido o cerco e a destruição da cidade de Jerusalém por Tito, no
ano 70. O livro é dedicado a Teófilo, mas destina-se a leitores cristãos de
cultura grega, como se vê pela língua, pelo cuidado em explicar a geografia e
usos da Palestina, pela omissão de discussões judaicas, pela consideração que
tem pelos gentios. O terceiro Evangelho é considerado a coroa dos
Evangelhos sinóticos. Enquanto o Evangelho de Mateus enfoca a realeza do
Messias e Marcos o poder, Lucas enfatiza o amor de Deus. Lucas é o Evangelho do
Homem Perfeito.
3. A VISÃO DE MARCOS SOBRE JESUS
O Evangelho de Marcos narra
o ministério de Jesus, desde Seu batismo por João Batista até Sua Ascensão. A obra concentra-se particularmente na ultima semana de Sua vida. Sua narrativa rápida retrata Jesus como um
homem de ação heróica.
3.1. JESUS COMO FILHO DO
HOMEM
Um tema
importante de Marcos é o Segredo Messiânico. Jesus pede silêncio sobre sua
identidade messiânica aos endemoninhados que Ele cura, além de esconder sua
mensagem com parabolas. Os
discípulos também não conseguem entender as implicações dos milagres de Cristo.
3.2. JESUS O SERVO SOFREDOR
O Evangelho de Marcos é muitas vezes considerado a
fonte primária de informações sobre o ministério de Jesus. Marcos escreveu principalmente para um público gentio, de lingua grega e residentes do imperio romano: as tradiçoes judaicas são explicadas de forma clara visando os nao judeus, há várias palavras e frases em aramaico que são expandidas e explicadas pelo autor. Quando Marcos faz uso do Antigo Testamento, ele o faz se utilizando da versão traduzida para o grego, a Septuaginta.
3.3. QUEM É JESUS
Marcos mostra que Jesus é o Filho
de Deus, com autoridade divina para curar, ensinar, fazer milagres e perdoar
pecados. Jesus era mais que um homem normal. Ele foi enviado por Deus.
CONCLUSÃO
As narrativas dos evangelhos tem
uma importância histórica, pois eles são os registros mais confiáveis a respeito
da vida de Jesus Cristo, os relatos apresentados nos evangelhos são os que mais
se aproximam de uma apresentação confiável do "Jesus histórico"
afinal foram escritos pelos seus próprios discípulos como Mateus e João, ou por
pessoas muito próximas aos seus discípulos como Marcos que era discípulo de
Pedro e Lucas que era amigo, médico e discípulo de Paulo. Quanto a importância doutrinária,
os evangelhos são a base fundamental em que está firmada a fé cristã. Afinal,
Jesus Cristo é a manifestação visível do Deus invisível e a revelação perfeita
e completa do Deus Pai. Assim, por serem os relatos mais confiáveis
historicamente da vida de Jesus, eles possuem um valor incalculável para a fé
cristã. Além do que, eles são divinamente inspirados o que por si só já seria
suficiente para determinar a sua importância doutrinária.
Comentários
Adicionais:
Emivaneide Lourdes da
Silva - Professora da EBD
Um comentário:
Querida irmã, os seus apontamentos sobre os evangelhos são perfeitos e estão sendo de grande valia para o meu aprendizado. Que Deus te abençoe ricamente.
Postar um comentário