Seguidores que acompanham o Blog

MULHERES: AS PRIMEIRAS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO (Comentário adicional. Professora Emivaneide )

MULHERES: AS PRIMEIRAS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO
     Lição 13 – 29 de Setembro de 2019

TEXTO ÁUREO
“Dizendo: convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e, ao terceiro dia, ressuscite” Lc 24.7

VERDADE APLICADA
A missão de Deus é dada igualmente às mulheres e homens que devem trabalhar juntos capacitados pelo espírito santo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
MOSTRAR como as mulheres devotaram amor a Jesus mesmo após a Sua morte;
ENSINAR que elas foram os primeiros cristãos a ver Jesus ressurreto;
APRESENTAR o testemunho das mulheres ante a ressurreição.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Lc 24.1 – E, no primeiro dia da semana muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.
Lc 24.2 – E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
Lc 24.3 – E, entrando, não acharam o corpo d o Senhor Jesus. 
Lc 24.4 – E aconteceu que, estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois varões com vestidos resplandecentes. 
Lc 24.5 – E, estando elas muito atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?

INTRODUÇÃO
Essa lição retrata o momento da ressurreição de Cristo, e, diante desse contexto ressalta a importância do papel exercido pelas mulheres que acompanhavam o ministério de Jesus.

1. O SEPULCRO É VISITADO PELAS MULHERES
É consenso geral que as mulheres são, predominantemente, afetuosas e amáveis, além de emotivas, assim toda a trajetória de Cristo aqui na terra foi cercada de mulheres dispostas a servi-lo e auxiliar o desenvolvimento de seu ministério, a começar por Maria sua mãe.

1.1. Elas visitaram no primeiro dia da semana 
Tendo em vista que mulher é esse ser amoroso e cuidadoso, um grupo de mulheres que seguiam o ministério de Jesus levantaram cedo no domingo, primeiro dia da semana, e foram ao sepulcro levando especiarias aromáticas para ungir e perfumar o corpo de Cristo. O interessante é que elas sabiam que o túmulo havia sido fechado com uma enorme pedra, mas mesmo assim elas foram na esperança de que conseguiriam perfumar o corpo de Jesus. No relato desse momento escrito por Marcos, consta a informação de que elas tinham essa preocupação, conforme Marcos 16.3 perguntando umas às outras: “Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro?” Essas mulheres demonstraram muita determinação em expressar seu amor por Cristo mesmo após sua morte, a Bíblia não relata em momento algum que elas tivessem a esperança de encontrá-lo vivo, mas elas foram movidas por amor, amor a Jesus e queriam simplesmente cuidar daquele corpo que havia sido de alguém tão querido para elas.

1.2. Elas prepararam especiarias
As mulheres ao se dirigirem ao sepulcro não foram de mãos vazias, elas levavam especiarias para conservar o corpo de Cristo, basicamente, o desejo e intuito delas era retardar a despedida de Jesus, elas amavam tanto Cristo que queriam passar mais algum tempo com ele, mesmo morto. Mulher tem esse apego, esse amor incondicional, essa entrega, essa resiliência de permanecer amando mesmo quando não será correspondida, ela simplesmente ama, Deus deu esse dom para as mulheres de amar e não desistir de expressar esse amor mesmo quando tudo parece perdido e sem esperança.

1.3. Elas não acharam o corpo de Jesus
No relato de Lucas fica evidente a frustração e tristeza das mulheres quando chegaram no sepulcro e ele estava aberto e vazio. Em momento algum o autor faz menção que elas entenderam que Jesus tinha ressuscitado, ao contrário, relata que elas ficaram desnorteadas sem saber o que fazer, pensaram que o corpo de Jesus havia sido roubado. Essas mulheres estavam tão inconformadas com a morte de Cristo que não lhes ocorreu que ele tivesse ressuscitado, foi necessário que os anjos as lembrassem das palavras que Jesus tinha dito sobre sua ressurreição.

2. ANJOS CONFORTAM AS MULHERES

2.1. A perplexidade das mulheres
Diante daquele cenário do sepulcro vazio, as mulheres recebem a notícia da ressurreição de Jesus e ficam cheias de esperanças e são orientadas a contar a novidade aos discípulos.

2.2. A perplexidade das mulheres
Lendo o relato de Lucas percebemos que as mulheres ao se depararem com o sepulcro vazio ficam sem reação sendo necessário que anjos expliquem para elas que Cristo havia ressuscitado.  Os anjos são mensageiros de Deus e estão presentes em diferentes cenários da história do evangelho e, nessa ocasião eles recebem a missão de anunciar essas boas novas às mulheres que foram zelar pelo corpo de Cristo. Os propósitos de Deus são bem claros, seus planos não podem ser frustrados e, para isso Ele envia seus anjos, para servir aos seus propósitos (Hebreus 1. 14).

2.3. As mulheres recordam as palavras de Jesus
Lendo os textos de referência da lição percebemos que aquelas mulheres estavam tão sem esperança que, sequer, se lembravam das palavras de Jesus acerca de sua morte e ressurreição, elas estavam tão envolvidas com as circunstâncias naturais que não conseguiam enxergar o sobrenatural que lhes tinha sido anunciado pelo próprio Jesus.  Conosco também não é diferente, quantas vezes estamos nos afundando em circunstâncias contrárias e sequer nos lembramos do que a Palavra de Deus nos diz. Precisamos considerar primeiramente o que a Palavra diz para não nos afogarmos nas aflições, precisamos ter fé na Palavra para andar por sobre as águas quando formos acometidos pelas tempestades da vida.

3. O TESTEMUNHO DAS MULHERES
Como as mulheres foram as primeiras a receberem a informação da ressurreição, coube a elas contarem a novidade aos discípulos de Cristo.

3.1. As mulheres anunciam a ressurreição primeiramente
As mulheres, ao anunciarem aos discípulos de Cristo, que o túmulo estava vazio e que Ele havia ressuscitado, não tiveram o devido crédito. Os discípulos, com exceção de Pedro, de início, não deram crédito ao testemunho delas, essa notícia pareceu a eles loucura. Mas Pedro, por seu temperamento impulsivo resolveu averiguar a veracidade dessa informação por si só e correu com João para o sepulcro e, ficou maravilhado ao constatar que a notícia era verdadeira.  Nesse tópico, fica demonstrado que Deus usa mulheres o homens na obra, a meu ver, de forma complementar e não igual (opinião minha). Embora o autor da lição coloque como missões iguais para homens e mulheres.

3.2. Quem eram as mulheres que anunciaram
Durante o relato de Lucas não fica determinado quais mulheres foram ao sepulcro, embora ele mencione o nome de algumas delas. O que sabemos é que eram as mulheres que seguiam Jesus e apoiavam o seu ministério. Dentre elas Lucas cita: Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, todas elas tinham um amor especial por Jesus, elas tinham recebido algo Dele e tinham como missão segui-lo, suprir e apoiar Seu ministério, elas criam que Ele era o Messias, o Filho de Deus e o amavam de todo coração. 

3.3. A notícia da ressurreição atestada
Após receberam a noticia da ressurreição e constatarem o túmulo vazio, tanto os discípulos como várias outras testemunhas tiveram a oportunidade de ver e comprovar que Jesus havia ressuscitado e, de fato, estava vivo.  Nos versos 13 a 35 de Lucas 24 Jesus aparece a dois de seus discípulos que estavam no caminho de Emaús e se revela a eles ressurreto; depois Ele se apresenta em uma reunião onde seus discípulos estavam e lhes mostra mãos e pés furados como prova de que havia ressuscitado. Se formos conferir o relato desse período contido no evangelho segundo João, podemos ver que Jesus: se apresenta a Tomé e confronta sua incredulidade (João 20. 24 – 29); realiza inúmeros outros sinais miraculosos (João 20. 30, 31) e, ainda realiza o milagre da pesca maravilhosa (João 21. 1 – 14), milagre esse que serve de pano de fundo para a revelação do propósito e missão de Cristo para a vida de Pedro (João 21. 15 – 19). O relato contido no livro de Atos dos apóstolos, livro esse também de autoria de Lucas, em seu capítulo 1º, verso 3, atesta que Jesus deu aos discípulos provas indiscutíveis de que estava vivo, e esteve com eles por um período de 40 dias. Durante esse período, Jesus deu instruções aos discípulos acerca do reino de Deus e sobre a descida do Espírito Santo (Atos 1. 1-8). Além disso, os discípulos puderam ver a ascensão de Jesus aos céus (Atos 1. 9-11).

CONCLUSÃO
Não há dúvida alguma de que Jesus ressuscitou e, o fato das mulheres que o seguiam terem sido as primeiras testemunhas de sua ressurreição só reforça a importância que Ele sempre deu ao papel delas em seu ministério, mesmo contrariando os costumes da época, que as consideravam inferiores e relegadas à insignificância. Jesus sempre tratou a todas as pessoas com dignidade e isso incluía essas mulheres, Cristo sempre valorizou a todos que se achegavam a Ele com sinceridade de coração, sem fazer acepção de pessoas, tal qual o Pai.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS    
Emivaneide Lourdes da Silva
Professora da EBD







Nenhum comentário: