Seguidores que acompanham o Blog

Lição 05 - Páscoa: a libertação de um povo


PÁSCOA: A LIBERTAÇÃO DE UM POVO
(Lição 05 – 29 de Julho de 2018)

TEXTO ÁUREO         
“E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” (Êxodo 12.14).

VERDADE APLICADA
A páscoa era uma festa de libertação, pois comemorava o agir de Deus em libertar o povo de Israel e apontava para Cristo, o Cordeiro de Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
EXPLICAR que a páscoa foi um momento ímpar da história de Israel;
APRESENTAR o grande projeto de Deus em cuidar de cada detalhe da história do Seu povo;
ENSINAR que Cristo é a nossa Páscoa, marco da nova aliança.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Êxodo 12.41 – E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.
Êxodo 12.42 – Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.
Êxodo 12.43 – Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa; nenhum filho do estrangeiro comerá dela.
Êxodo 12.50 – E todos os filhos de Israel o fizeram; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.

4 comentários:

Anônimo disse...

E os comentários da lição 5 sai antes da aula de amanhã?

ancelmo disse...

Bom dia meu amigo, aínda não foi elaborado devido a um problema de saúde do nosso comentarista, mas o mesmo já está providenciando. Deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Poxa precisava tanto desses comentários adicionais

ancelmo disse...

A Páscoa
1. O que significa da Páscoa
A verdadeira Páscoa é uma festa anual que comemora a saída do povo de Israel do Egito. Na noite anterior a sua libertação o anjo da morte iria passar a meia-noite para matar todos os primogênitos egípcios, incluindo os animais, como décima e última praga de Deus sobre o Egito. Para salvar os filhos de Israel, Deus ordenou que cada família tivesse de tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo ao entardecer. Parte do sangue deveria aspergir nas duas ombreiras e na verga da porta de casa. E quando o anjo da morte passasse e visse o sangue na porta passaria por cima daquela casa. Daí a palavra “Páscoa”, do hebreu significa “PULAR ALÉM DA MARCA”, “PASSAR POR CIMA” ou “POUPAR”. Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os judeus foram poupados da morte naquele dia. Deus ordenou o sinal do sangue na porta da casa do Seu povo preparando-o para o advento do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que séculos mais tarde viria a Se sacrificar para tirar o pecado do mundo. (João 1:29)
Naquela noite específica, os Israelitas deviam estar vestidos e preparados para viajar (Êxodo 12:11). Teriam de assar o Cordeiro e não fervê-lo, e comê-lo com ervas amargas e pão sem fermento (Êxodo 12:1-14). Mas o mundo transformou a festa de liberdade de um povo numa festa pagã, envolvendo coelhos e chocolates.
2. O sentido da Páscoa judaica para os cristãos
Para a Igreja Cristã, a Páscoa reúne importantíssimos simbolismos proféticos para falar do Senhor Jesus Cristo. O novo testamento ensina que as festas judaicas são “sombras das coisas futuras” (Colossenses 2:16-17 ; Hebreus 10:1), ou seja, apontam a redenção pelo sangue do Senhor Jesus. Senão, vejamos:
a. O âmago da Páscoa era a graça salvadora de Deus. Ele libertou Seu povo do Egito, não porque era merecedor, mas porque o amava e porque era fiel a Sua Aliança com seus pais (Deuteronômio 7:7-10). Por semelhante modo, a salvação que recebemos do Senhor Jesus nos vem através da graça de Deus (Efésios 2:8-10 ; Tito 3:4-5).
b. O propósito do sangue aplicado na porta era para livrar da morte o primogênito de cada família. Esse fato prenuncia o derramamento do sangue do Senhor Jesus, o Primogénito de Deus, a fim de nos salvar da morte eterna e da ira de Deus contra o pecado (Êxodo 12:13,23,27 ; Hebreus 9:22). Quer dizer: a salvação dos primogênitos dos homens pelo Primogénito de Deus.

c. O cordeiro pascal era um sacrifício que serviu de substituto do primogênito de cada família. Isto prenuncia a morte do Senhor em substituição a morte dos que O aceitam. Por isso o apóstolo Paulo diz claramente que o Senhor Jesus é o nosso Cordeiro Pascal (I Coríntios 5:7).

d. O cordeiro macho a ser sacrificado tinha de ser perfeito (Êxodo 12:5), e é figura da condição de Jesus sem ser pecado (João 8:46 ; Hebreus 4:15).

e. Alimentar-se do cordeiro identificava os filhos de Israel com o sacrifício do cordeiro, o qual os salvou da morte física. Assim, como no caso da Páscoa, só a morte de alguém sem pecado, ou seja, perfeito, serviria como sacrifício eficaz para a salvação da alma. Ao participarmos da Sua carne na Santa Ceia, o fazemos em memória d’Aquele que não tinha pecado, não tinha culpa ... (I Coríntios 11:24). Mesmo assim, o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos ... (Isaías 53:6).

f. A aspersão do sangue nas vergas das portas foi feita na base da fé obediente (Êxodo 12:28 ; Hebreus 11:28). Essa obediência pela fé resultou então em redenção mediante o sangue (Êxodo 12:7-13). Da mesma forma, a salvação mediante o sangue do Senhor Jesus se obtém somente através da “obediência da fé” (Romanos 1:5 ; 16:26).