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LIÇÃO 10: NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO: FALAR A VERDADE É FUNDAMENTAL PARA A CONFIANÇA E INTEGRIDADE NAS RELAÇÕES HUMANAS

8 de dezembro

TEXTO ÁUREO

“Não admitirás falso rumor e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa” Êxodo 23.1

VERDADE APLICADA

Por sermos discípulos de Cristo, somos chamados e capacitados para andar, amar, falar e viver na verdade.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Citar o prejuízo de falar da vida das pessoas.

Expor a verdade como maior requisito da vida cristã.

Mostrar a relevância do nono mandamento.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

DEUTERONÔMIO 19

16. Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão,

17. Então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias.

18. E os juízes bem inquirirão; e eis que, sendo a testemunha falsa testemunha, que testificou falsidade contra seu irmão,

19. Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, tirarás o mal do meio de ti,

20. Para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti.

INTRODUÇÃO

O nono mandamento se estende além de falsos testemunhos acerca de alguém. Ele ressalta o cuidado que devemos ter com o que ouvimos e, também, com o que iremos dizer.

Comentário Adicional:

O nono mandamento nos instrui sobre a importância da verdade: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êx 20.16). O julgamento legal forma o pano de fundo desse mandamento, no qual um falso testemunho pode levar a uma punição severa para o próximo. As testemunhas eram muito importantes no mundo antigo. Deuteronômio 17.6 declara: “Por depoimento de duas ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por depoimento de uma só testemunha, não morrerá”. Uma falsa testemunha, portanto, tinha o potencial de causar grande injustiça a uma parte inocente. Mas o nono mandamento transmite muito mais do que esta aplicação específica.

O Catecismo Maior de Westminster dedica três perguntas ao nono mandamento (143–145), fornecendo o conteúdo do mandamento, bem como os “deveres exigidos” (o positivo) e “pecados proibidos” (o negativo) por ele.

Positivamente, os teólogos de Westminster ensinaram que devemos preservar e promover a verdade entre os homens, e o bom nome de nosso próximo, bem como o nosso. Devemos aparecer e defender a verdade, falar a verdade e estudar e praticar tudo o que é verdadeiro, honesto, amável e de boa fama (Fp 4.8). Negativamente, os teólogos de Westminster ensinaram que não devemos ceder a prejudicar a verdade ou o bom nome do nosso próximo ou o nosso próprio. Não devemos dar provas falsas, proferir sentenças injustas, ocultar a verdade, permanecer em silêncio quando a verdade deve ser falada, ou falar a verdade fora da hora, maliciosamente ou de uma forma que a perverta para um significado errado. Além disso, não devemos ceder à mentira, difamação, calúnia, escárnio, injúria, levantar falsos rumores e outros pecados de falsidade. Assim, devemos ter uma estima caridosa por nossos vizinhos, pensando o melhor sobre eles, a menos que haja evidência clara em contrário, não dando atenção a fofocas.

Embora o texto do nono mandamento diga especificamente apenas que não devemos dar falso testemunho, ele transmite a importância geral que Deus dá à verdade, conforme visto na sua aplicação pela Assembleia de Westminster. O argumento é único do maior para o menor: se é proibido dar falso testemunho contra o nosso próximo – o que poderia levar à sua morte (o maior) – então certamente todas as outras formas de falsidade são igualmente proibidas (o menor).

Em seu comentário sobre o Catecismo Maior, Johannes Vos explica: “O escopo geral do nono mandamento é a santidade da verdade e da honestidade na sociedade humana, e o dever de manter o nosso próprio bom nome e o de nosso próximo”. Porque a verdade é um atributo de Deus e porque fomos criados à sua imagem, devemos apoiar, defender e sustentar a verdade em nossa vida, nosso lar, nossa igreja e nossa sociedade.

1 - A PROTEÇÃO DA HONRA

Assim como Deus é a verdade, Ele também deseja que sejamos verdadeiros. Precisamos ter cuidado com tudo aquilo que a nossa boca profere, porque Deus está atento, também, com aquilo que sai de nossa boca.

1.1. O sistema de justiça do mundo antigo.

Na Antiguidade, havia pouca proteção às pessoas acusadas de um crime. Até que se provasse o contrário, elas eram consideradas culpadas. Como havia poucas normas para a apresentação de provas, os acusados não tinham sequer chance de montar uma defesa. Geralmente, os tribunais antigos condenavam pela força de uma única testemunha. Nesse caso, a vida de um réu sempre corria risco, visto que as palavras de um falso testemunho poderiam ser fatais. Como esse sistema legal era sujeito a abusos, Deus estabeleceu o nono mandamento para proteger a vida humana [Nm 35.30; Dt 19.15-20}. Ficou estabelecido também que o acusador deveria atirar a primeira pedra [Dt 17.7] e caso fosse comprovado que a alegação fosse falsa, o acusador deveria ser punido [Dt 19.18-I9].

Comentário Adicional:

“Justiça” é uma das ideias centrais de toda a Bíblia hebraica, onde abundam paralelos, especificações e contextos matizados. Exprime-se através de vocabulário diversificado, sem correspondência adequada e unívoca nas nossas línguas ocidentais: tem vários matizes, como o que chamaríamos justiça distributiva, retributiva, vindicativa, justiça social, direitos humanos. Em alguns contextos não se distingue muito da misericórdia e do amor: é um aspecto de ambos. Mais do que a frequência com que sai a palavra – só a raiz şdq (como verbo, adjectivo e substantivo) aparece 523 vezes –, importa a vontade de justiça que se faz sentir em toda a revelação bíblica.

Na Bíblia hebraica o conceito de justiça dizia-se essencialmente com os substantivos mišpāţ, şedeq [צֶדֶק] e şedāqāh [צְדָקָהָ]. Mišpāţ significa “juízo”, “sentença judicial”, “lei” enquanto “direito” objectivo, “veredicto”, “decreto”, “ordem”. Os substantivos şedeq e şedāqāh têm a mesma raiz. Parecendo sinónimos, poderiam considerar-se distintos entre si: şedeq refere-se à “justiça” enquanto ordem criada, num todo bem integrado e harmonioso nas suas várias componentes, ordenador das justas relações entre os homens; şedāqāh diz “justiça, rectidão” enquanto comportamento justo e recto conforme a essa ordem, enquanto “acção salvadora”. Autores recentes pensam que şedeq e şedāqāh têm substancialmente o mesmo sentido: tanto um como o outro poderiam significar “ordem, rectidão, justiça, comportamento justo, acção salvadora”. 1 “Direito” (mišpat) é a ordem de direitos e de exigências que pertence a uma determinada relação e também a acção para manter a pessoa nesses direitos mediante decisões legais justas. 2 Şedeq e şedāqāh, coordenados em par com mišpāţ, formam uma hendíadis, designando a ordem estabelecida por Deus na comunidade de Israel e que as pessoas deveriam seguir para se comportarem correctamente. Impressiona o número de vezes em que duas destas três palavras surgem em binómio, sugerindo que cada uma delas complementa a outra. 3 Os atentados contra a justiça são entendidos como ocasionando uma perturbação na ordem cósmica, que só poderia ser restaurada pelo perdão de Deus, não enquanto credor severo que põe em ordem dívidas, mas enquanto criador que repõe o ser humano na sua condição de ser amado por Ele e que repara os danos causados ao cosmo.

As três palavras mišpāţ, şedeq e şedāqāh aparecem frequentemente em contexto de justiça salvadora, que inclui uma acção de amor gratuito e de misericórdia benfeitora. É importante notar que as três palavras aparecem frequentemente em paralelo com conceitos associados à aliança de Deus com Israel, como hesed (“bondade, misericórdia, amor”) e ’emet (“verdade, fidelidade”). 9 Estas ligações fazem sobressair em mišpāţ, şedeq e şedāqāh o sentido de uma atitude de bondade social activa, sempre disposta a atender à necessidade do outro e a promover o seu bem: apontam para uma bondade generosa, fiável e fiel. Portanto, o seu significado vai para além da justiça estrita; é uma justiça libertadora; refere-se ao melhoramento das condições do necessitado na sociedade, melhoramento que, no plano do governo, se manifesta por medidas legais, adequadas ao fim em vista.

A noção de justiça tem tido sempre uma função importante na história da humanidade e particularmente na Antiguidade. Nas civilizações pré-clássicas, a justiça é sinónimo de ordem e depende da vontade e da legitimidade que é conferida pelos deuses. No mundo clássico, na Odisseia, Homero alude à justiça, embora o poeta que na época arcaica mais se ocupa deste valor tenha sido Hesíodo. Autores posteriores, como Platão, Aristóteles, Epicuro ou Cícero, entre outros, abordam esta questão, ainda que nem sempre da mesma maneira.

Homens e cidadãos, os Gregos orgulhavam-se da sua liberdade que, em parte, se reflectia no facto de apenas obedecerem a uma lei, igual para todos. Distinguiam, contudo, entre dois tipos de lei – a divina, não-escrita, conjunto de valores universais, comuns a todos, e a humana, escrita, específica para cada cidade, mas que deveria obedecer à divina. Por outro lado, o Direito Romano foi, ao longo dos séculos e até muito recentemente, a base do Direito europeu e ocidental. No entanto, a civilização europeia possui, além do legado clássico, uma matriz judaico-cristã, o que justifica que a abordagem do tema seja feita em civilizações aparentemente tão díspares e distantes como o Egipto, a Mesopotâmia, Grécia e Roma. Convidaram-se investigadores e especialistas com o fim de se proceder a um diálogo amplo e rico, cujo resultado se apresenta neste volume.

1.2. O cuidado com as palavras.

O princípio subjacente desse mandamento é a proibição de todas as formas de falsidade [Os 4.1-2]. O nono mandamento diz respeito não somente ao falso testemunho, mas também às mentiras e fofocas que vivemos no dia a dia. Sendo a mais flagrante, aquela que prejudica diretamente outra pessoa. Quando a Bíblia condena a fofoca, ela está falando muito mais do que falar casualmente da vida de alguém. Está falando de prejudicar a reputação de algumas pessoas através de comentários que não nos dizem respeito. Para Deus, a boa reputação tem um valor incalculável [Pv 22.1]. Dizem que a mentira é como um balde de penas atiradas de uma montanha. Ela fica pairando no ar e jamais se recolhe o que se espalhou.

Comentário Adicional:

O nono mandamento exige que preservemos e promovamos a verdade entre os homens (Zacarias 8.16), assim como cuidar da boa reputação de nosso próximo (3 João 12), bem como a nossa própria, desencorajar difamadores, fofoqueiros e aduladores (Salmo 101.5) e cumprir as promessas lícitas (Provérbios 15.4).

O alcance geral desta ordenança é a santidade da verdade e da honestidade na sociedade humana. A verdade deve ser considerada sagrada porque é um dos atributos de Deus, ou seja, um aspecto de Seu caráter (João 14.6). O Senhor não pode mentir (Tito 1.2) e Ele é imutável também quanto à verdade (Salmo 31.5).

A mentira entrou na raça humana quando Eva deu ouvidos a Satanás e acreditou nele, ao invés de crer na verdade de Deus (João 8.44). Os crentes em Cristo que usam da inverdade estão manuseando as armas do reino do Maligno.  A aversão à doutrina e a desvalorização das verdades bíblicas comuns na igreja de hoje são resultado em boa parte dessa influência mundana.

Os pecados proibidos no nono mandamento são todos aqueles que ferem a reputação alheia como a nossa própria (1 Samuel 17.28), testemunhar falsamente (Provérbios 6.16), subornar testemunhas, chamar o mau de bom e o bom de mau (Jeremias 9.3-5 e Isaías 5.20-23), falsificações (Jó 13.4), ocultação da verdade (Levítico 5.1), falar a verdade em momento impróprio ou maliciosamente com objetivo perverso (Provérbios 29.11 e Salmo 52.1-5), caluniar (Isaías 59.13), escarnecer (Gálatas 4.29), injuriar (Tiago 4.11), adular (Salmo 12.2-3), negar os dons e as graças de Deus (Jó 4.6), esconder ou minimizar pecados (Provérbios 28.23), expor desnecessariamente as faltas dos outros (Gênesis 9.22), levantar falsos rumores (Êxodo 23.1), sentir inveja pelo crédito merecido de outrem (Números 11.29), tentar prejudicar a reputação dos outros (Ezequiel 4.12-13), e quebrar promessas lícitas (Romanos 1.31).

Tudo que destrói a distinção entre certo e errado é uma negação prática do caráter justo de Deus. Jamais devemos nos esquecer que o Senhor é absolutamente bom e detesta o mal.

1.3. O cuidado com o que se ouve.

Um sábio escreveu certa vez: “Eu nunca ouvi o testemunho de um ex-fofoqueiro”. Às vezes não temos a dimensão de como o pecado da fofoca é algo tão comum entre as pessoas. O outro lado da questão é que tão errado quanto dizer algo acerca de alguém é prestar-se ao serviço de ouvir. Um antigo ditado rabínico diz que a calúnia mata três: aquele que fala; aquele que ouve e aquele sobre quem está se falando. O puritano Thomas Watson disse certa vez: “Aquele que gera uma calúnia carrega o diabo na língua, e aquele que a recebe carrega o diabo no ouvido” (Pv 11.13; 13.3). É muito comum ao ouvirmos algo acerca de alguém fazermos determinados julgamentos porque ficamos envolvidos nesse pecado. A fofoca atrai, ela é doce para muitas pessoas [Pv 18.8]. Cuidemos de nossos ouvidos!

Comentário Adicional:

Os discípulos de Cristo devem revestir-se do “homem novo”, criado na justiça e na santidade verdadeira. Por isso, precisam libertar-se da mentira e rejeitar qualquer malícia, falsidade, hipocrisia, inveja e maledicência.

Falso testemunho e perjúrio, por exemplo, são ofensas graves à verdade. Fornecer informações falsas publicamente ou sob juramento compromete seriamente a justiça e a equidade, podendo resultar na condenação de um inocente, na absolvição de um culpado ou no aumento da pena de um acusado. Essas ações prejudicam o exercício da justiça e a confiança na imparcialidade dos tribunais.

A Igreja também enfatiza o respeito pela reputação das pessoas, proibindo qualquer ação ou palavra que possa causar dano injusto a alguém. Isso inclui evitar o juízo temerário, que envolve aceitar como verdadeira uma falha moral do próximo sem prova suficiente, bem como evitar a maledicência e a calúnia, que consistem em revelar defeitos e faltas de outrem sem motivo válido. Além disso, a Igreja também destaca a importância de interpretar as palavras e ações do próximo de forma favorável sempre que possível. Os cristãos devem estar dispostos a dar o benefício da dúvida e corrigir com benevolência aqueles que parecem estar equivocados, em vez de condená-los precipitadamente.

Por fim, a Igreja ensina que qualquer falta cometida contra a justiça e a verdade requer reparação. Isso inclui as faltas cometidas contra a reputação de alguém. Mesmo que o autor tenha sido perdoado, o dever de reparação permanece.

2 - AMANDO A VERDADE

Vivemos um tempo em que o certo está errado e o errado para muitas pessoas é realmente o que é certo. Para nós, cristãos, a verdade é uma questão de caráter e deve sempre fazer parte de nosso agir e falar.

2.1. O diabo é mentiroso e pai da mentira.

Assim como a verdade vem de Deus, a mentira vem do diabo. Jesus aponta o diabo como o pai da mentira, diz que ele nunca se firmou na verdade e que, quando profere mentira, ele fala daquilo que lhe é próprio, ou seja, essa é sua essência [Jo 8.44]. Por trás de toda mentira está o diabo orquestrando a vida daqueles a quem de alguma maneira se sujeitaram ao seu habilidoso engano. João nos diz que ele é a fonte de todo engano e pecado, e todo aquele que peca pertence a ele [1Jo 3.8]. Paulo afirma que a mentira é um traço autêntico do velho homem e que esse novo homem que está em Cristo não deve mentir, pois já se despiu dessa velha natureza [Cl 3.9].

Comentário Adicional:

Falando a um grupo de judeus, Jesus disse: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

Satanás é o “pai da mentira” no sentido de que ele é o mentiroso original. Ele é o “pai” da mentira da mesma forma que Martinho Lutero é o “pai” da Reforma e Robert Goddard é o “pai” dos foguetes modernos. Satanás contou a Eva, no Jardim do Éden, a primeira mentira registrada da história. Depois de plantar sementes de dúvida na mente de Eva com uma pergunta (Gênesis 3:1), ele contradiz diretamente a Palavra de Deus dizendo a ela: "É certo que não morrereis" (Gênesis 3:4). Com essa mentira, Satanás conduziu Eva à morte; Adão seguiu, e todos nós também.

Mentir é a principal arma de Satanás contra os filhos de Deus. Ele usa a tática do engano para separar as pessoas de seu Pai celestial. Algumas de suas mentiras mais comuns são "não há Deus", "Deus não Se importa com você", "não se pode confiar na Bíblia" e "suas boas obras o levarão para o céu". O apóstolo Paulo nos diz que Satanás “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14), de modo que o que ele diz e faz parece bom e razoável. Mas isso é nada mais do que uma falsa aparência.

Muitas das mentiras de Satanás tendem a se perpetuar. Foi o que aconteceu quando Eva convenceu Adão a também acreditar na mentira do diabo. Hoje, Satanás ainda usa pessoas para espalhar suas mentiras no seu lugar. Frequentemente, ele usa pessoas carismáticas, mas tolas, para promover suas falsidades, como no caso de religiões e seitas falsas.

A Bíblia tem muitos nomes para Satanás a fim de descrever sua verdadeira natureza, incluindo “o príncipe do mundo” (João 12:31), “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4), “o tentador” (1 Tessalonicenses 3:5), "o sedutor de todo o mundo" (Apocalipse 12:9), "Belzebu" (literalmente, "senhor das moscas", o governante dos demônios, em Mateus 10:25) e "Belial", que significa "o maligno" (2 Coríntios 6:15).

Satanás tem dito mais mentiras para mais pessoas do que qualquer outro ser já criado. Seu sucesso depende das pessoas acreditarem em suas mentiras. Ele tem usado de tudo, desde “pequenas mentiras inocentes” a inverdades gigantescas e gritantes para enganar as pessoas. Adolph Hitler, um homem que aprendeu a mentir com eficácia, disse certa vez: “Se você contar uma mentira grande o suficiente e contá-la com bastante frequência, acreditarão nela”.

Se uma mentira é pequena ou grande, não é realmente o problema. As mentiras são do diabo. Se você mentiu pelo menos uma vez, então, a menos que se arrependa, você não entrará no céu. A Bíblia ensina que todos os mentirosos “a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8). Provérbios 19:9 também ensina que quem mente será punido.

Obedeça a Marcos 1:15 para evitar esse destino: “arrependei-vos e crede no evangelho.” Jesus é a verdade (João 14:6), e Ele nunca irá enganá-lo. Aqueles que vêm a Jesus com fé descobrirão que “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

2.2. A verdade vem de Deus.

A Bíblia coloca a verdade entre os valores humanos mais elevados. A verdade é parte integrante do caráter de Deus e de Sua Palavra [Sl 146.6; Is 65.16; Jr 10.10]. Se estamos em Deus, a verdade também será parte integrante de nossas vidas. Não podemos estar em Deus e viver associados com a mentira e o engano. A razão pela qual somos chamados a viver em verdade é porque servimos ao Deus da verdade. Se Deus é verdadeiro conosco, temos que viver em verdade diante dEle e, também, com o nosso próximo [Lv 19.11-12]. Quando a nossa vida está intrinsecamente ligada ao caráter de Deus, a honestidade, o amor e tudo o que é correto flui naturalmente em nossos relacionamentos com as pessoas.

Comentário Adicional:

Vivemos num momento em que a verdade não é confiável. Não são somente tempos de verdade fluída, mas também da pós-verdade. Governantes decidem que a melhor postura é esconder a verdade, outros distorcem ela e apresentam a versão que mais lhes agrada. O Ministério da Saúde reduz a transparência dos dados que apresenta em defesa da verdade. Órgãos da imprensa revisam relatos passados e escolhem quais fatos incluir e quais deixar de lado. Mas uma versão da verdade ainda é verdade? Temos visto a verdade domesticada aos interesses mais variados; verdade abusada, torturada, enganada, hostilizada e revista. Para o mundo em geral, a verdade hoje é apenas um ideal, uma ilusão, uma fantasia.

No entanto, essa postura quanto à verdade não é apenas atual. Eu creio que ela é uma condição da humanidade sem Deus. No evangelho de João, capítulo 18, versos 37 e 38, lemos:

“Então, você é rei!”, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”. “Que é a verdade?”, perguntou Pilatos. Ele disse isso e saiu novamente para onde estavam os judeus, e disse: “Não acho nele motivo algum de acusação”.

Pôncio Pilatos já lutava com a questão do que é a verdade. Sua declaração não era propriamente uma pergunta, mas uma afirmação de frustração. Ele fez a pergunta como quem anuncia: “Eu desisto, este é um debate inútil!”. É curioso como essa afirmação, apesar de ter quase dois mil anos, é atual. Diante de tantas informações conflitantes, as pessoas se cansam de tentar obter a verdade e terminam desistindo. Talvez a verdade não seja possível de ser conhecida, pensam muitos.

Essa proposição não só é perigosa como é a essência da obra do Diabo, que é chamado de “pai da mentira” (João 8.44). Se a verdade não pode ser conhecida, se nunca podemos ter certeza de coisa alguma, então teremos que aceitar meias verdades, ou verdades relativas, que são – no fundo – mentiras completas. Contrariando essa proposta diabólica, Jesus mesmo afirmou, conforme descrito em João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (ênfase acrescentada). Contudo, alguém ainda poderia argumentar que é impossível conhecer a Deus, ou ainda que existem várias perspectivas de Jesus, todas igualmente válidas.

Há algo de verdadeiro nisso (na questão de que nenhum de nós pode esgotar o conhecimento de Deus); sendo assim, nossas afirmações são tentativas de explicar a verdade. Mas também temos a promessa de que seremos guiados a toda a verdade. Ainda no evangelho de João, Jesus promete que nós seríamos guiados à verdade: “Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade” (16.13).

Não só o Espírito Santo é dado para que conheçamos toda a verdade, mas também a Palavra de Deus nos foi dada para que pudéssemos conhecer a verdade. Em sua oração sacerdotal, Jesus afirma: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17). Assim pela instrumentalidade do Espírito Santo podemos ser guiados a toda a verdade por meio da sua Palavra revelada.

Em meio a tantas meias verdades, verdades distorcidas, ocultadas, revisadas e adulteradas, se você é, como eu, um filho de Deus, então podemos ter a certeza de que a verdade é possível de ser conhecida. Mais do que isso, temos os meios para conhecer a verdade. Para isso, precisamos cuidar para não comprar o discurso do mundo, de políticos (sejam de esquerda ou direita); precisamos cuidar para que compromissos com linhas de pensamento ou com líderes humanos não nos tornem cegos às mentiras que são inerentes a esses movimentos. O autor da carta aos Hebreus, no capítulo 12, versos 1 e 2, escreve:

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.

Minha oração por você e por mim é que nosso compromisso, nossa vida em Cristo nos faça cuidar de outras alianças humanas e mantenhamos nossos olhos fixos em Jesus, que é a verdade em sua essência!

2.3. Cristo, a verdade que liberta.

Jesus Cristo é a verdade no sentido mais absoluto. Tudo o que o entendimento humano anseia por saber, encontra nele a sua resposta. Ele é o Criador de tudo que existe, portanto, conhece tudo perfeitamente e entende seu propósito e funcionamento. Mas não apenas isso, Ele mesmo é Deus e pode nos revelar plenamente tudo o que precisamos saber sobre sua própria natureza e planos. Cristo é a verdade absoluta que atende a todas as necessidades da mente humana [Cl 2.3]. É o caminho completo e suficiente para o Pai porque Ele é Sua plena revelação [Jo 14.7] Jesus Cristo é a verdade. Verdade que liberta e santifica [Jo 8.32; 17.17]. Busquemos a cada dia crescer no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo [2Pe 3.18]

Comentário Adicional:

Jesus veio para trazer liberdade! Em João 8:31-32, Jesus nos mostrou o caminho para a liberdade, que vem quando conhecemos a verdade: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Nessa passagem, Jesus falou de 4 passos na vida cristã: permanecer em sua palavra, ser seu discípulo, conhecer a verdade e ser liberto. Cada um desses passos leva ao próximo. A fé em Jesus é o início da caminhada e o fim é a verdadeira liberdade em Jesus! Vejamos:

Permaneça firme na palavra de Jesus

O primeiro passo para a liberdade é a fé em Jesus. Mas não basta apenas crer em Jesus uma vez, depois continuar sua vida como antigamente. Jesus disse que é preciso permanecer firme em sua palavra.

Jesus falou essas palavras a vários judeus que tinham acabado de crer nele. Esse primeiro passo era muito importante, mas Jesus sabia que nem todos iriam ficar firmes. A verdadeira mudança acontece quando vivemos nossa fé diariamente. Permanecer firmes na palavra de Jesus significa aprender o que ele ensinou e aplicar esses ensinamentos em nossas vidas. Assim, sua palavra entra dentro de nossos corações e muda nossas vidas. A cada dia reafirmamos nossa fé, ao escolhermos crer nas palavras de Jesus e colocarmos em prática.

Seja discípulo de Jesus

Um discípulo é um seguidor ou aluno, que procura aprender a viver como seu professor. É fácil ir à igreja e aprender sobre Jesus, mas somente quem fica firme em sua Palavra se torna um discípulo. A verdadeira fé em Jesus é uma coisa ativa, que muda nossa forma de viver, porque cria em nós o desejo de ser mais como Jesus. O discípulo de Jesus ama Jesus e quer obedecê-lo. As palavras de Jesus influenciam sua forma de ver o mundo e de agir. Através dessas palavras, o amor de Deus toca seu coração e muda sua atitude em relação ao pecado. O discípulo vive para Deus, não para o mal.

Conheça a Verdade

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Por isso, quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais conhecemos da verdade. O discípulo busca Jesus e encontra a verdade.Quando permanecemos na palavra de Jesus, aprendendo mais da Bíblia e colocando seus ensinamentos em prática, passamos a conhecer a verdade. Esse conhecimento não é apenas intelectual, mas também do coração. A verdade de Jesus se torna parte de nossa vida e influencia nossas ações e atitudes.

Conhecer a verdade é ter intimidade com a verdade. Ela se torna o guia da vida do discípulo de Jesus. Em vez de algo distante e inatingível, em Jesus a verdade se torna acessível e nos aproxima de Deus! Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.  João 14:6

Ser liberto pela verdade

A verdade é poderosa! Ela nos ensina sobre como Jesus liberta da escravidão:

Do pecado

Do diabo

Do medo

Da insegurança

Das crenças erradas

Do desespero

Quando esse conhecimento toca o coração, há transformação. As mentiras e os enganos que nos mantinham presos são destruídos e podemos viver em liberdade, pelo poder de Jesus. Permanecer na verdade de Jesus é o caminho para uma vida realmente livre e plena! “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.”  João 10:10

3 - CONSELHOS PRÁTICOS

O nono mandamento tem como objetivo principal defender a honra humana. A mentira e a falsidade aborrecem a Deus e prejudicam o próximo.

3.1. Preservando a boa reputação.

A proteção da honra é fundamental para a convivência social de qualquer comunidade ou nação. Nenhum homem deseja que sua reputação ou o bom nome de sua família sejam atingidos. O bom nome e a boa reputação que uma pessoa constrói com tanto sacrifício e tempo podem ser destruídos em segundos quando o mandamento é violado. De acordo com a resposta 77 e 78 do Catecismo de Westminster, o nono mandamento exige a conservação e promoção da verdade entre os homens, e a manutenção da nossa boa reputação, e a do nosso próximo, especialmente quando somos chamados a dar testemunho [Ef 4.25; 1Pe 3.16; At 25.10; 3Jo 12; Pv 14.5, 25; Mt 5.37]. Ele proíbe tudo o que é prejudicial à verdade, ou injurioso, tanto à nossa reputação quanto à do nosso próximo [Cl 3.9; 8.20-21; Sl 15.3; 12.3].

Comentário Adicional:

I - Significado original

O Oitavo Mandamento comumente recebe uma interpretação muito mais abrangente do que é o seu significado original. No seu lugar vivencial, este mandamento se refere ao falso testemunho que se pronuncia ou é erguido diante de um tribunal de justiça público, acusando um infeliz inocente. As consequências a que podem levar um falso testemunho judicial a Bíblia apresenta no centro de sua mensagem: a condenação do próprio Filho de Deus (Mc 14.55-65).

A interpretação original do mandamento poderá nos parecer muito restrita, por referir-se a casos esporádicos de justiça. No entanto, a ampliação deste sentido ao convívio humano longe dos tribunais, como o fazem os teólogos atuais, é perfeitamente justificável, já que a intenção é a de proteger a pessoa da desgraça da acusação injusta.

II - O Oitavo Mandamento na convivência humana

O dia a dia da convivência humana se apresenta como um ininterrupto processo, cujo conteúdo está determinado por acusações mútuas, julgamentos, justificação própria, busca pela legalidade das atitudes próprias.

O Oitavo Mandamento fala a nós como participes nesta situação processual da vida. Devemos estar conscientes do papel que nos cabe nesta situação, porque o uso da palavra para a verdade ou para mentira traz em si ou vida ou destruição.

Pelo nosso falar ou também pelo nosso calar podemos estar destruindo o nosso próximo. Existem crimes para os quais não se precisa sujar as mãos de sangue nem se expor; bastam boatos. Estes farão silenciosamente o trabalho. Sabemos que receptividade tem uma fofoca. Pouco menos mal é o fato de que a fofoca é dar ouvidos a ela. A repercussão de uma mentira será maior se tiver o cheiro da verdade. Por outro lado, o calar pode ter o mesmo efeito que a palavra dita, uma vez que poderá, em silêncio, condenar um acusado.

Também a própria verdade pode ser usada com a intenção de prejudicar o próximo. Temos que levar sempre em conta a situação em que se faz uso da verdade, pois, em si, ela não é algo absoluto, podendo, quando dita de maneira irrefletida, tornar-se um instrumento prejudicial. O critério para se lidar com a verdade é o amor. No Novo Testamento a verdade não é mais um princípio filosófico, mas sim, a encarnação de Jesus Cristo (Jo 1. 14,17).

O próprio Jesus se entende como a verdade (Jo 14.6). Desse mesmo Jesus, porém, é dito que veio para que o que era seu e os seus não o receberam (Jo 1.11) e que o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Mt 8.20). Assim, a verdade sempre foi algo um tanto alheio à convivência humana. Ela é característica de minorias desprezadas e não ocupa lugar nos grandes meios de comunicação. Esta repressão da verdade levou Jesus à cruz. Como vitorioso, o ressurreto traz em seu corpo as marcas da luta pela verdade (Jo 20.27). Qual é o perigo que representa o uso da verdade? Não é possível lidar com a verdade sem correr risco? É perfeitamente possível, desde que se faça dela uma verdade geral que não atinge ninguém, não ajuda nem prejudica.

No Oitavo Mandamento a verdade tem um endereço especifico e concreto. Isso é expresso na palavra próximo. Deus, através do Oitavo Mandamento, vai contra as verdades gerais e eternas. Ele quer que aqui e agora seja dito o que aqui e agora não pode ficar no silêncio.

O centro do Oitavo Mandamento não quer só atingir o mentiroso ou o fofoqueiro; estes já recebem rejeição e julgamento na sociedade. A maior atualidade deste mandamento está na sua caracterização dos diversos problemas de nossa época, em que pessoas são difamadas, destruídas e aniquiladas no seu ser:

1) O uso da verdade pelos meios de comunicação de massa: quando arrasam pessoas, justificam sistemas econômicos e políticos injustos, criam conflitos entre indivíduos, classes, instituições, povos e nações.

2) Nas exigências burocráticas: atestados, pareceres, cartas de apresentação e recomendação, avaliações, conceitos, que sempre são expedidos por pessoas influentes no meio social e podem servir de instrumentos ou para promover ou para difamar pessoas.

Isto mostra a grande responsabilidade daqueles que são portadores da palavra que dá testemunho a respeito de pessoas. A pessoa é facilmente atingida neste campo, porque depende da opinião de outros; não consegue ser seu próprio juiz e não tem em si a verdade.

Se, a partir da própria insegurança, a pessoa olha para dentro de sua vida, abre-se para ela a compreensão profunda da conhecida doutrina da justificação pela fé. Esta é uma resposta à dependência humana, porque manda procurar aquilo que dá uma segurança final não no que outros expressam, mas em Jesus, que se tornou a testemunha na cruz, trazendo a absolvição definitiva. Como absolvido na cruz, o cristão não se vê livre de tarefas ou compromissos, mas exatamente aí, em vez de testemunha falsa, se torna testemunha da verdade.

3.2. O perigo da violação do mandamento.

É muito comum as pessoas mentirem, principalmente quando buscam o próprio benefício. O problema é que, quando esse limite é ultrapassado, o perigo é iminente. Já no Novo Testamento e no tempo da graça, que muitos pregam que Deus sempre usará de bondade, aconteceu algo com um casal que combinou entre si uma doação para a igreja e, querendo obter prestígio entre os apóstolos, usou de mentira, omitindo parte do valor [At 5.1-2]. Esse não era um pecado de roubo ou cobiça, mas de engano. O problema não estava no que fizeram, mas no que disseram. Pedro aponta a presença de Satanás em suas ações e diz que mentiram ao Espírito Santo [At 5.3]. O pecado aqui foi diretamente contra Deus [At 5.4]. Ananias e Safira perderam a vida porque mentiram contra Deus.

Comentário Adicional:

O nono mandamento nos adverte para “não levantar falso testemunho”. Esse mandamento nos proíbe de praticar a calúnia, que é o ato de prejudicar a reputação do próximo por meio da disseminação de mentiras.

A calúnia envolve o pecado contra a verdade (mentira), contra a justiça (ferir o nome de alguém) e contra a caridade (falhar no amor devido ao próximo). O pecado de calúnia é mortal, se com ele prejudicamos seriamente a vida e honra de alguém, mesmo que esse alguém não saiba da calúnia. Podemos também cometer o pecado de calúnia por pensamento, quando ocorre o juízo temerário. Muitos de nós cometemos esse pecado e não nos examinamos profundamente para identificar esse pecado e confessá-lo.

A maledicência ou difamação também é um pecado grave. Esse pecado consiste em prejudicar a reputação de uma pessoa contando, sem justo motivo, pecados e defeitos alheios que são verdades, mas que não deveriam ser revelados a terceiros. Outro pecado contra o oitavo mandamento é o ato de ouvir calúnias e difamações, mesmo sem proferir nenhuma palavra.

Causar intrigas também é um pecado grave contra o oitavo mandamento. Esse pecado é clássico das pessoas que gostam de fazer fofocas e semeiam a discórdia. A mentira, quando praticada em matéria grave, também é pecado mortal. Dizer mentiras que não prejudiquem ninguém, configura-se pecado. Entretanto, Deus espera que cada um de nós pratique sempre a verdade, independente das circunstâncias. Por fim, há o pecado de revelar os segredos que nos foram confiados. Não devemos sair por ai revelando os segredos dos outros. A única circunstância em que isso é aceitável é no caso de precisar evitar um mal maior a comunidade, a terceiros ou a própria pessoa.

O pecado só será perdoado se houver de forma sincera a reparação. Pedir desculpas, dizer que mentiu ou que caluniou. A humildade de reconhecer as nossas falhas, sejam grandes ou pequenas, nos fazem crescer interiormente no amor a Deus e ao próximo.

3.3. A ocupação cristã.

Estamos vivendo um tempo em que as informações chegam numa velocidade gigantesca. Redes como Facebook, Instagram, Twitter, e até mesmo o jornalismo de TV, estão recheadas de falsas informações. É nesse tempo que nós, cristãos, somos chamados a ser revolucionários nessa sociedade pós-verdade. Os efeitos da falsa informação trazem muitos malefícios para a sociedade, destroem famílias, arruínam casamentos, implementam falsas teorias. Nossa ocupação deve ser a Palavra de Deus. Somente ela pode curar nossa alma pecaminosa, nos capacitar a viver em amor com nossos semelhantes e impactá-los com nosso testemunho de salvação [Cl 3.2; Fp 4.8].

Comentário Adicional:

Nosso mundo em transformação: O envolvimento cristão é necessário?

No início do século 21, enfrentamos um conjunto desconcertante de desafios que, cinquenta anos atrás, jamais teríamos imaginado. De um lado, a velocidade das mudanças tecnológicas confirmou a esperteza da humanidade; de outro, a persistência da pobreza global permanece um desafio ao nosso senso de justiça. Somos cada vez mais interdependentes em escala global, e as oportunidades comerciais abundam, mas com pouco senso de propósito.

As consequências não intencionais das nossas ações causaram problemas ambientais que ameaçam seriamente o nosso futuro conjunto. Mesmo que a ameaça de uma guerra nuclear tenha diminuído, precisamos aprender a lidar com a ascensão do terrorismo global, com o advento do terrorista suicida e com a ressurgência da violência inspirada religiosamente.

A falência da família, principalmente no Ocidente, impôs um fardo pesado a pais e mães solteiros, ameaçou a coesão da comunidade e, em muitos casos, levou a um senso de alienação entre os jovens. Estamos confusos sobre a natureza da identidade humana, e essa confusão se mostra na destruição de vida por meio do aborto e da eutanásia e na nossa intenção de criar por meio da genética e da clonagem.

“Estamos confusos sobre a natureza da identidade humana, e essa confusão se mostra na destruição de vida por meio do aborto e da eutanásia e na nossa intenção de criar por meio da genética e da clonagem.”

Por que se envolver nesse tipo de mundo? É extraordinário que precisemos fazer essa pergunta e que a controvérsia sobre a relação entre o evangelismo e a responsabilidade social tenha explodido. Todas essas questões, e muitas outras, afetam cristãos e pessoas sem fé religiosa. Elas desafiam nosso senso de identidade e nosso propósito. Elas nos desafiam a aplicar o pensamento cristão a novas questões que nos sobrevêm num ritmo acelerado. […]

Infelizmente, alguns ainda acreditam que os cristãos não têm responsabilidade social neste mundo, mas apenas a comissão de evangelizar aqueles que não ouviram o evangelho. No entanto, é evidente que, em seu ministério público, Jesus “foi […] ensinando […] pregando” (Mateus 4:23; 9:35) e “fazendo o bem e curando” (Atos 10:38). […]

Nosso Deus é amoroso e perdoa aqueles que se voltam para ele em arrependimento, mas é também um Deus que deseja justiça e pede que nós, como seu povo, não só vivamos de forma justa, mas defendamos a causa dos pobres e impotentes.

Por que os cristãos deveriam envolver-se? No fim, existem apenas duas posturas que os cristãos podem adotar em relação ao mundo. Uma é a fuga; a outra, o envolvimento. (Você poderia dizer que existe uma terceira opção, a acomodação. Mas isso significa que os cristãos se tornariam indistinguíveis do mundo e que não seriam mais capazes de desenvolver uma postura distintiva em relação a ele. Eles se tornariam, simplesmente, parte dele.)

“No fim, existem apenas duas posturas que os cristãos podem adotar em relação ao mundo. Uma é a fuga; a outra, o envolvimento.”

“Fuga” significa voltar nossas costas para o mundo em rejeição, lavar nossas mãos em inocência (apenas para descobrir com Pôncio Pilatos que a responsabilidade não sai com a lavagem) e endurecer nosso coração contra os gritos agonizados de socorro. “Envolvimento”, por sua vez, significa voltar nossos rostos para o mundo com compaixão, sujar as nossas mãos, desgastadas e rasgadas em seu serviço, e sentir dentro de nós a comoção do amor de Deus que não pode ser contido.

Muitos de nós, evangélicos, fomos, ou talvez ainda sejamos, escapistas irresponsáveis. Comunhão uns com os outros na igreja é muito mais agradável do que o serviço num ambiente apático e até mesmo hostil no lado de fora. É claro, lançamos ataques evangelísticos ocasionais no território inimigo (essa é nossa especialidade evangélica), mas depois recuamos novamente pelo fosso para o interior do nosso castelo cristão (a segurança da nossa própria comunhão evangélica), levantamos a ponte e até fechamos nossos ouvidos aos gritos daqueles que batem à porta.

Quanto à atividade social, tendemos a dizer que é, em grande parte, tempo perdido em vista do retorno iminente do Senhor. Afinal de contas, quando a casa está em chamas, que sentido faz pendurar cortinas novas e reorganizar os móveis? A única coisa que importa é resgatar os que estão perecendo.

CONCLUSÃO

Considerando que o mundo jaz no maligno e, consequentemente, a forte campanha de desconstrução de tantos valores bíblicos cristãos, é crucial que o discípulo de Cristo busque e mantenha a mente e o coração cheios da Palavra de Deus e procure andar em Espírito em todo o tempo, para não ser envolvido e influenciado pela cultura da mentira, do engano e do esfriamento do amor.

Comentário Adicional:

O mundo tem exercido uma influência negativa sobre a vida das pessoas que tem afetado o modo de pensar, falar, sentir, vestir e se relacionar de cada uma delas. Quando falo de mundo, falo de um sistema imoral e totalmente corrompido em seus valores. Estamos vivendo dias muito difíceis sobre a face da terra. O inimigo não quer de maneira alguma perder o domínio sobre as pessoas e tem feito tudo para manter a mente delas influenciada por ele, utilizando os métodos mais sutis para dominá-las.

Há uma grande guerra sendo travada no mundo espiritual e muitas vezes não percebemos o que está acontecendo. Quais são os métodos mais usados pelo inimigo nesta guerra? Basta analisar com senso crítico as mensagens que têm sido insistentemente veiculadas dentro de nossas casas por meio de filmes, sites, novelas, músicas e tantas outras coisas, que muitas das vezes incitam a violência, o roubo, a maledicência, o homossexualismo, a prostituição, os adultérios e as rebeliões. Se cedermos a essas influências, seremos semelhantes ao mundo e deixaremos de cumprir o propósito para o qual Deus nos chamou. O discípulo de Cristo que não se deixar influenciar por essas coisas, que deseja viver sob a perspectiva de Deus, muitas vezes é confrontado nos seus valores, num sentido pejorativo, ridicularizado e debochado com o fim de diminuí-lo diante das pessoas e de si mesmo.

O grande desafio da nossa geração é saber como confrontar o mundo e permanecer firme. Como viver na contramão dessa realidade imoral e perversa. Como remar contra essa maré carregada de perversões.

Podemos, como discípulo de Jesus, mesmo sendo tentados, resistir às influências e aos ataques do mundo, não permitindo que eles sobrepujem aos valores aprendidos na Palavra. Para isso devemos tomar posições e ter atitudes corretas em relação ao mundo, sabendo o que diz a Palavra de Deus.

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

• REVISTA DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO PROFESSOR: Adultos. OS DEZ MANDAMENTOS, Estabelecendo princípios e valores éticos, morais, sociais e espirituais imutáveis para uma vida abençoada. Rio de Janeiro: Editora Betel – 4º Trimestre de 2024. Ano 34 n° 133. Lição 10: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo: Falar a verdade é fundamental para a confiança e integridade nas relações humanas.

COMENTARISTA DA LIÇÃO:

Pr Éder Santos - ADTAG SEDE

Graduado em Teologia

Pós-graduado em Hermenêutica

Mestre e Doutor em Teologia, com especialização em Interpretação Bíblica e Filosofia das Religiões

Coordenador docente do Curso Superior em Teologia na Faculdade ISCON

Contato: (61) 9 9921-0846 INSTAGRAM: @pr.eder.oficial

 

LIÇÃO 9 – NÃO FURTARÁS: ESTABELECENDO UM PRINCÍPIO MORAL E ÉTICO ESSENCIAL PARA A CONVIVÊNCIA SOCIAL

01 de dezembro de 2024

TEXTO ÁUREO

“Não furtarás” Êxodo 20.15

VERDADE APLICADA

O oitavo mandamento nos alerta quanto à relevância da vigilância na vida do discípulo de Cristo para não cair nas ciladas do diabo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Apresentar o significado do oitavo mandamento.

Mostrar a responsabilidade da mordomia cristã.

Falar sobre a inclinação da natureza pecaminosa.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Êxodo 22

1. Se alguém furtar boi ou ovelha e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha, quatro ovelhas.

2. Se o ladrão for achado a minar, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue.

3. Se o sol houver saído sobre ele, será culpado do sangue. O ladrão fará restituição total; e, se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto.

Efésios 4

1. Aquele que furtava, não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

INTRODUÇÃO

O oitavo mandamento trata da proibição contra toda a forma de furto. Todos sabem que roubar é errado, até mesmo aqueles que nunca leram a Bíblia compreendem muito bem esse mandamento.

Comentário adicional:

Não furtarás é o oitavo mandamento e proíbe toda forma de violência furtiva. Tanto as pessoas tementes a Deus como os ímpios, entende que isso é violar o bem do próximo, adquirido com o “suor do seu rosto” (Gn 3.19a)

1 - COMPREENDENDO OITAVO MANDAMENTO

Este mandamento expressa o sentido de proteger e respeitar a propriedade pessoal. Basicamente, proíbe todo ser humano de tomar o que não lhe pertence [Ex 20.15].

Comentário adicional:

Esse mandamento tem a intenção de deixar claro, que aquilo que foi adquirido por um terceiro com esforço, não deve ser subtraído sem o seu consentimento. Os bens alheios devem ser respeitados e não pode ser arrancado com artimanhas ou violência.

1.1 - O significado do mandamento

O significado dessa palavra é interessante, pois transmite a sensação de se apropriar de algo sem o consentimento do proprietário. Mas também, na língua original, essa palavra está associada a: arrebatar algo violentamente; pegar algo com enganos; pegar algo secretamente. De modo que essa palavra nos revela o profundo significado do ato de roubar [Sl 120.2; Êx 20.15]. Cada um dos significados que compartilhamos aqui define totalmente a ação de roubar em diferentes facetas. Quando algo é roubado, pode ser feito de forma violenta, pode ser feito com engano ou escondido. Sabemos disso por experiência própria. Temos visto como há roubos com violência, roubos com engano, esse é o estilo dos roubos por corrupção [Dt 32.5; Sl 59.12; 73.8]. Muitos de nós também experimentamos como as coisas foram roubadas de nós de maneira oculta, inclusive, familiares e amigos próximos.

Comentário adicional:

Furto é a apropriação indevida de algo que não nos pertence. Há uma diferença entre furtar e roubar. O furto, para o direito, tem várias vertentes, mas as principais definição são: furto, roubo e assalto. O furto é definido como a subtração de algo de outrem sem seu consentimento, porém de forma furtiva (as escondidas) e sem violência. A subtração feita por pessoas corruptas também deve ser tipificada como furto. Já o roubo, envolve o conhecimento da vítima que, sob ameaça, vê seus bens sendo subtraído e não pode tomar qualquer atitude para evitar, chegando bem próximo a definição de assalto. Temos, como exemplo, o sequestro, que certo grau de violência que pode levar a sofrer até trauma irreparável. Já o assalto é a ação do meliante na presença da vítima sob ameaça com algum tipo de arma, acrescido de graus maior de violência, podendo levar a vítima até a morte.

1.2 - O contexto terreno e espiritual do mandamento

No contexto terreno, o propósito era o respeito pela propriedade alheia. As pessoas tinham e têm o direito de preservar de forma segura o que lhes é próprio. Este mandamento parte então do princípio do reconhecimento da propriedade privada, e que tal propriedade não deve ser arrebatada de modo algum. O respeito a esse princípio buscava estabelecer ordem e estabilidade na sociedade. O contexto espiritual aponta para o princípio de que Deus é o dono pleno de absolutamente tudo o que é material, do imaterial e de seus habitantes [Sl 24.1]. Portanto, não é apenas apropriar-se ilegalmente de algo que pertence a outra pessoa, é afrontar diretamente o próprio Deus a quem tudo pertence [1Co 2.14-15].

Comentário adicional:

No contexto terreno, através do esforço individual de cada um, é nos permitidos adquirir nossos bens com a permissão de Deus, que tem prazer em nos fazer prosperar, por esse motivo o mandamento visa resguardar a propriedade alheia que deve ser guardada pelo proprietário e não deve virar produto de furto por terceiro, visto que Deus é o dono de tudo e, pela permissão dEle, os homens são abençoados com suas conquistas segundo a Sua vontade. No Salmo 116, encontramos o salmista num dilema, “o que darei eu ao Senhor pelos benefícios que me tem feito. (Sm 116.12)”. Em sua meditação, o salmista percebeu que tudo é dEle e para Ele, mas viu que o que podemos fazer de mais precioso para Deus a ponto de agradá-lo é entregar as nossas vidas em Suas mãos, pois Ele é o dono de tudo. Por esse motivo, furtar ou roubar o bem alheio, é uma afronta a Deus que foi o responsável por abençoar alguém na conquista de seus bens. Furtar não implica apenas na apropriação indevida de bens alheios, mas também na corrupção do coração do furtador. Por isso Jesus Cristo enfatizou que “do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mt 15.19).

1.3 - O mandamento em nossos dias.

Lutero disse que quebramos o oitavo mandamento sempre que “tiramos vantagem do próximo em qualquer tipo de negócio que resulte em perda para ele”. Muitas práticas comerciais comuns são imorais, mesmo que tecnicamente não sejam ilegais. Desde os aumentos extorsivos à propaganda enganosa, infelizmente o roubo está presente no cotidiano da sociedade, até de nossos governantes, a lista é infinita e os casos são inúmeros [Rm 1.30; 2Tm 3.1-4, 13]. Disse mais Lutero: “Se olharmos para a humanidade em todas as suas condições, não há nada mais que um vasto e amplo estábulo cheio de ladrões fabulosos”, e concluiu: “Pouquíssimos ladrões são levados ao enforcamento. Se fossemos enforcar todos, onde arranjaríamos corda suficiente? Teríamos de fazer de nossos cintos e correias cordas para enforcamento” [Rm 3.10, 23].

Comentário adicional:

Mentiras fazem parte da vida de muitas pessoas, mas o servo do Senhor precisa ser diferente. Devemos imitar Deus, e ele jamais mente (Efésios 5.1; Hebreus 6.18). Cristãos são novas criaturas e, “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo” (Efésios 4:25). Jamais devemos seguir o “pai da mentira”, que é o diabo (João 8:44). É uma triste ironia ver tantas pessoas alegando pregar a palavra de Deus – a Verdade – quando fazem ao contrário. Muitos hoje distorcem as Escrituras para enganar os ouvintes. Persuadem pessoas a vender suas casas e doar o dinheiro para uma igreja para enriquecer seus líderes, pregam doutrinas diluídas sobre a salvação, apoiam casamentos ilícitos, etc. “Porque existem muitos insubordinados, paloreiros, frívolos e enganadores” que “andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância” (Tito 1.10-11; cf. 1 Timóteo 4:1-2; 2 Timóteo 4:2). “Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer” (Provérbios 11.1). Este ditado, escrito há 3.500 anos, precisa ser aplicado por todos nós nos dias de hoje. O significado deste provérbio vem do comércio. Uma das maneiras mais antigas de enganar clientes é por meio de uma balança enganosa. Até hoje, órgãos como o Inmetro tem o objetivo de proteger o cidadão do engano de comerciantes sem escrúpulos. Quando você paga o valor de um quilo de feijão, você não quer levar para casa apenas 800 g. Quando vendemos produtos, devemos ser honestos. Quando trabalhamos para receber pagamento, devemos cumprir o horário e as tarefas combinados. A Bíblia apresenta a corrupção como um pecado que se enraíza em cada pessoa, e que pode ser resultado de corromper-se ou corromper os outros. A Bíblia também apresenta exemplos de corrupção, como o suborno, que é um ato de receber ou dar dinheiro em troca de um favor. Todas essas atitudes são classificadas com atitudes que levam outras pessoas a terem algum tipo de prejuízo, o que caracteriza tipos de furtos.

2 - O OUTRO LADO DO MANDAMENTO

O oitavo mandamento chama a nossa atenção para a honestidade em todas as esferas de nossas vidas. Furtar é um agravo contra Deus, e o contrário disso é cuidar, o que nos traz para o outro lado do mandamento, a nossa mordomia [Lc 16.1-2].

Comentário adicional:

A ordem divina é agir com honestidade e zelo, tanto pelo o que é nosso como com o que é dos outros, isto é, agir ao contrário do furto o que nos leva também a entender melhor porque a Bíblia nos chama de mordomo dos tesouros divino. Deus só nos dará aquilo que formos capazes de administrar em sua presença sendo fiéis, portanto, devemos zelar por tudo que Deus coloca em nossas mãos, inclusive o bem alheio que são colocados sob nossa guarda.

 2.1 - Cuidar da providência divina.

Em termos de nosso relacionamento com Deus, entendemos que não somos donos de alguma coisa, somos apenas administradores porque nada nesse mundo nos pertence, nem mesmo nossa própria vida [1Tm 6.7]. Algum dia daremos conta desta vida que Ele nos deu temporariamente [Lv 25.23; Lc 12.20]. Porém, em termos de nossa vida horizontal, em nosso relacionamento com os demais, podemos reclamar algumas coisas como estando sob nossa responsabilidade ou nosso cuidado, porque Deus nos deu direitos sobre elas. Assim como deu direito a nós, deu a todos, e como bons despenseiros de Deus devemos não somente cuidar daquilo que nos foi entregue pelo Senhor, devemos também proteger e zelar por aquilo que pertence aos demais (Rm 12.10; 1Pe 4.10].

Comentário adicional:

Devemos entender que tudo, neste mundo tem um dono maior Deus, por esse motivo, somos apenas mordomos das coisas de Deus. A mordomia é a responsabilidade de administrar as coisas que Deus nos deu, como os bens materiais e espirituais, e de cumprir as atribuições que nos foram confiadas. A fidelidade na mordomia é um dos princípios da fé cristã, e a Bíblia ensina que Deus espera que sejamos fiéis na administração dos bens que nos foram confiados. Mordomia é o cuidado e a administração daquilo que pertence a outro. Embora sempre falemos sobre as coisas como “nossas”, a realidade é que tudo que temos e tudo que somos pertence a outro – a Deus, assim também como os bens do próximo. Como disse o apóstolo Paulo: “Que tens tu que não tenhas recebido?” (1Co 4.7). 

2.2 - O amor a Deus e ao próximo.

O mordomo é alguém que cuida da propriedade de outra pessoa [Lc 12.42-43]. Ele não tem a liberdade de usar da forma que melhor lhe convém, deve simplesmente administrá-la de acordo com as intenções do seu senhor. Essa é exatamente a nossa própria situação aqui nesse mundo. Tudo o que administramos pertence a Deus, assim como tudo que possuímos. Desde o princípio tem sido assim, como Adão, Ele nos deu a sagrada confiança de cuidar de seus bens. Adão estava ali para cuidar da terra, guardá-la, preparar a terra para produzir frutos [Gn 2.15]. Estamos nesse mundo para melhorá-lo. Não furtar é também proteger, é cuidar, é valorizar o próximo e tudo o que Deus lhe deu [Mc 12.33; Gl 5.13-14].

Comentário adicional:

A parábola dos talentos (Mt 25.14-30) é um exemplo bíblico que ilustra a fidelidade na mordomia. Na parábola, o patrão representa Jesus, que é a fonte de todos os talentos e recursos que nos são dados. Os servos representam os cristãos, que devem desempenhar as tarefas e responsabilidades que lhes foram delegadas. O patrão está mais preocupado com a fidelidade do que com a produtividade, e elogia tanto o servo que gerou 5 talentos como o que gerou 2. Os cristãos devem ser mordomos diligentes, zelando e administrando tudo que o Senhor colocou em suas mãos. Entre suas obrigações, estão: promover o crescimento da igreja, sustentar financeiramente a igreja, cuidar da natureza, socorrer os doentes e necessitados. Em Lucas 12.42 e seguintes, vemos que o mordomo deve supervisionar e cuidar dos outros. Ele deve usar os bens do seu senhor para atender às necessidades dos membros da casa do seu senhor. Isto implica em que, sob o soberano senhorio de Deus, nós devemos usar as coisas de Deus para atender às necessidades dos servos de Deus. O mandamento específico, “dar a tempo a ração”, sugere que as necessidades físicas básicas dos servos do Senhor interessem ao Senhor. Semelhantemente, nós devemos atender às necessidades dos pobres, dos famintos e doentes deste mundo. Gálatas 4.1-2 nos apresenta um retrato dos fariseus que Deus, através de Jesus Cristo, tem redimido da escravidão do legalismo e tem adotado como filhos. Paulo nos mostra o papel do mordomo como tutor de crianças. Aqui o mordomo tem a responsabilidade de criar a criança e administrar os seus bens até que ela alcance a maioridade. Ser protetor dos filhos de Deus é uma grande tarefa da mordomia do crente e da igreja. Sob a soberania de Deus, dentro da comunhão da igreja, nós somos responsáveis diante de cada outra pessoa. Somos responsáveis por estimular uns aos outros “ao amor e às boas obras” (Heb. 10.24).

2.3 - Trabalhando com labor.

Bons mordomos devem trabalhar porque a preguiça conduz à pobreza e a pobreza pode ser um trampolim para furtar [Pv 6.10-11; 30.8-9]. A maneira objetiva de evitar a tentação é trabalhar de modo honesto com o objetivo de uma independência financeira [1Ts 4.11-12]. Ο bom mordomo é liberal, entende que repartir é proporcionar que outras pessoas também tenham o que precisam. A atitude do ladrão é: “O que é seu, é meu; vou pegar”. O egoísta diz: “O que é meu, é meu; vou guardar”. Mas o bom mordomo pensa diferente, pensa com atitude espiritual: “O que é meu, é de Deus; vou compartilhar”. Nós, cristãos, somos diferentes, andamos na contramão do mundo, pois sabemos que fomos chamados para viver generosamente.

Comentário adicional:

Deus é capaz de lhes conceder todo tipo de bênçãos, para que, em todo tempo, vocês tenham tudo de que precisam, e muito mais ainda, para repartir com outros. – 2 Coríntios 8.8. Deus deseja nos dar mais do que precisamos, mais do que o necessário, para que possamos usar esse transbordar para nos conectarmos uns com os outros, para abençoarmos uns aos outros. Para vivermos em igreja. Deus deseja que a gente experimente viver em unidade. Por isso que o próprio derramar de dons é diferente sobre cada pessoa, para que justamente sejamos completos uns nos outros. Espírito Santo, nos ajude para que sempre que tivermos algo que possa abençoar alguém, que jamais sejamos indiferentes ou pessoas que retém para si mesmas as bênçãos que recebemos da parte do Pai. Ajude-nos a ter um coração doador, generoso e que olha para o próximo. Nos faz canais de bênção e instrumentos do Teu amor. Que possamos ser generosos com todas as coisas (dons, recursos, tempo, talento, etc) e em tudo. Que sejamos capazes de abençoar, assim como já fomos abençoados por pessoas e, principalmente, de compartilhar todas as bênçãos que já recebemos do Senhor. Isso contraria qualquer mentalidade de subtração aos bens alheios, mas nos levará a termos tudo no plural para com o próximo.

3 - O FURTO, A ESCRAVIDÃO E A ESPERANÇA

O furto faz parte de uma inclinação de nossa natureza pecaminosa, um tipo de escravidão que prejudica o próximo e que só pode ser tratada pelo milagre da salvação em Jesus Cristo [Jo 8.36].

Comentário adicional:

O furto é algo que vem acompanhando a humanidade ao longo de sua história, que leva muitas pessoas a escravidão, sem visão de buscar, pelas suas próprias forças, o seu próprio sucesso. Sabemos que isso é também um tipo de vício que escraviza e que, só Cristo poderá libertar o arrependido.

3.1 - Por que as pessoas roubam?

Os mandamentos foram dados porque o ser humano é pecador por natureza e uma das características mais evidentes dessa natureza é o egoísmo, um egoísmo que leva à cobiça excessiva e à inveja, os dois principais motivadores de roubar. Assim como o assassinato e o adultério, o roubo também é uma ação é uma condição do coração [1Rs 21.1-17]. Faz parte da natureza pecaminosa, que não sendo tratada por Deus através de um novo nascimento, pode como um vulcão, entrar em erupção a qualquer momento [Mc 7.21-22; Gl 5.19-21]. Vários são os motivos que, por causa de um coração egoísta, o ser humano pode ter a tendência de roubar: ênfase excessiva em coisas materiais; emoções fora de controle (compras compulsivas, alcoolismo, dependência química, paixões desordenadas); necessidade aparente, preguiça etc.

Comentário adicional:

A Bíblia não fornece informações sobre por que as pessoas roubam, mas sim sobre as consequências do roubo e o que se deve fazer em caso de roubo. Roubar é uma injustiça e um pecado contra o próximo. Quem é cristão é chamado para viver de forma honesta, sem levar o que não é seu. Existem muitas formas de roubar: assalto, burla, não pagar as dívidas, cobrar o que não é devido, suborno, corrupção, etc. Entre as causas que poderiam ser alistadas para o furto ter aumentado tanto hoje se acham o vício de tóxicos e a jogatina, desejos desordenados por drogas, etc. Daí, então, alguns roubam porque são preguiçosos demais para trabalhar, assim como há mulheres que roubam lojas a troco de “emoções”, de se excitarem em fazer algo ilícito e conseguir escapar. A falta do correto treino parental, sem dúvida, é responsável também por muitos roubos da parte de jovens. Uma grande ajuda é o contentamento. Quem avalia que “a piedade com contentamento é grande lucro” não ficará tentado a roubar. E deve-se admitir que uma ajuda para se combater a tendência de roubar é ficar tão longe quanto possível das oportunidades de roubar. (1Tm.6.6-8)

3.2 - Quem rouba é escravo do diabo.

Todo ser humano sabe instintivamente que pegar algo que não lhe pertence é roubo, e roubar é uma atitude diabólica. Mas, na prática, parece que as pessoas ignoram essa verdade, aceitam correr o risco, e cada vez mais aumentam sua convivência com o diabo [Ef 4.27-28; 1Jo 3.8]. A Bíblia revela que aquele que ainda não nasceu de novo e adota uma conduta moral contrária à vontade de Deus está vivendo de acordo com o diabo. A falta de justiça e de amor atesta a ausência da conversão e um viver como filho de Deus [1Jo 3.10]. A missão do diabo é tríplice: roubar, matar e destruir. Essa é sua característica. E aqueles sob os quais exerce autoridade, seja por pacto, tentação, sujeição ou possessão, portarão consigo as características dessa influência e dominação maligna e destrutiva [Jo 10.10a).

Comentário adicional:

Jesus diz que quem comete pecado é escravo do pecado, e que o filho fica para sempre, mas o escravo não. A intenção do ladrão quando invade um lugar é simplesmente subtrair o que ele puder. Um ladrão não mede as consequências, se vai destruir algo ou se alguém pode perder a vida para que ele consiga o que pretende saquear. Em João 10.10 diz que “o ladrão veio para matar, roubar e destruir”. O ladrão do texto é o pastor ou líder mercenário, que não procura o bem da ovelha, mas sim “os bens” da ovelha. É aquele cujo o dinheiro e a influência é o que lhe importa. Quando a ovelha passa por dificuldades, o mercenário a abandona para o lobo (este sim é o Diabo), pois o mercenário ladrão foge de problemas. Não foi à toa que Jesus advertiu a multidão de sua época quando disse: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” (Mt. 7.15). Nesse contexto, vemos que os maus podem roubar até a nossa salvação, por esse motivo, devemos “examinar as escrituras”.

3.3 - Nem tudo está perdido.

No Novo Testamento temos o grande exemplo de Zaqueu ao se arrepender-se de seus pecados (Lc 19.8]. O verdadeiro arrependimento provoca um desejo de se fazer o certo e reparar os erros cometidos. Quando somos impactados pela salvação em Jesus Cristo, somos tomados de uma profunda convicção de fazer o bem e isso inclui fazer restauração sempre que possível [Ef 4.28]. Todos aqueles que, em sua maldade, roubam, somente em Cristo podem encontrar perdão, salvação e transformação. Só Cristo através do Espírito Santo pode mudar esses desejos materialistas de querer possuir o que os outros têm por desejos e impulsos piedosos de respeitar o bem dos outros e não tomar o que não lhes pertence.

Comentário adicional:

Deus perdoa todos os pecados daqueles que aceitaram a Seu Filho Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Algo que nos pode ajudar a entender como as coisas funcionam é pensar que para quem crê em Jesus, todos os pecados são perdoáveis (e perdoados), enquanto que para quem não crê em Jesus, nenhum pecado é perdoável (e perdoado). Para os que são verdadeiramente salvos, todos os pecados são perdoados, pode confiar, mesmo que o inimigo queira te convencer do contrário. Essa é uma das suas estratégias para te deixar confuso e triste. Mas se Deus perdoa tudo, então podemos continuar pecando? O Apóstolo Paulo sabia que muitas pessoas podiam começar a fazer essa pergunta, por isso ele mesmo escreveu o seguinte em Romanos 6.1-2: Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? (Rm 6.1-2).

CONCLUSÃO

O oitavo mandamento é muito claro para todos nós. Sabemos que o furto ou a aquisição ilegítima de propriedades alheias, além de prejudicarem ao próximo, são abominação ao Senhor.

Comentário adicional:

Mediante tudo que aprendemos, ficamos sabendo que tudo pertence a Deus e Ele abençoa quem quer, nossa obrigação é zelar tanto pelo que nosso como pelo que é dos outros. O furto jamais poderia se encaixar nesse princípio bíblico, o que o torna uma abominação. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1Jo 1.7-9)

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

• REVISTA DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DO PROFESSOR: Adultos. OS DEZ MANDAMENTOS, Estabelecendo princípios e valores éticos, morais, sociais e espirituais imutáveis para uma vida abençoada. Rio de Janeiro: Editora Betel – 4º Trimestre de 2024. Ano 34 n° 133. Lição 9 – NÃO FURTARÁS: ESTABELECENDO UM PRINCÍPIO MORAL E ÉTICO ESSENCIAL PARA A CONVIVÊNCIA SOCIAL

• Bíblia de Estudo Pentecostal, Revista e Corrigida, Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida com referências e algumas variantes. Edição 1995.

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• https://www.estudosdabiblia.net/esc15_09.htm

• https://bibliajfa.com.br/blog/oracao-compartilhando-o-que-deus-te-deu/

https://docs.google.com/document/d/1V6cH8MsLP34vQbg9m5sqnVmXeC0ZP4DZWxroqhdMFvs/edit?hl=pt_BR&tab=t.0

• https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/101970851#h=17

•https://guiame.com.br/colunistas/bruno-dos-santos/quem-veio-para-roubar-matar-e-destruir.html

• https://www.respostas.com.br/deus-perdoa-tudo/

COMENTARISTA ADICIONAL:

PASTOR ALTEVI OLIVEIRA DA COSTA- Servo do Senhor Jesus Cristo, Bacharel em administração de empresas públicas e privadas pela Faculdade Católica de Brasília, Bacharel em Teologia pela FATAD- Faculdade Teológica das Assembleias de Deus, pós-graduado em administração de cooperativas pela UNB, MBA em cooperativismo de crédito no Canadá, Estados Unidos e Espanha.