Seguidores que acompanham o Blog

Lição 12 - O VERDADEIRO SENTIDO DE SEREM DOIS EM UM - Comentários Adicionais (Pb Lenilton)

 O VERDADEIRO SENTIDO DE SEREM DOIS EM UM

Lição 12 - 24 de Março de 2024

TEXTO ÁUREO

"Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne" (Gn 2.24).

VERDADE APLICADA

Uma só carne passou a vigorar porque Deus viu que não era bom o homem está só, pois não havia quem lhe correspondesse.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Mostrar que a união precisa estar firmada no corpo;
  • Ressaltar que a união precisa estar conectada na alma;
  • Explicar que a união precisa estar vinculada no espírito.

TEXTO DE REFERÊNCIA

Mateus 19. 5 - E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?  

Mateus 19.6 - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.

1 Coríntios 7.5 -  Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

INTRODUÇÃO

Em Gênesis 1.27, Deus cria o homem conforme a sua imagem, a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Deus em sua perfeição, cria um ser, em duas especificidades, que se completa perfeitamente. O próprio Deus institui a união entre o homem e a mulher. Nesta lição, aprenderemos que esta união vai além do corpo físico, alcança também a alma e o espírito. 

1. A UNIÃO PRECISA ESTAR NO CORPO

No livro do Gênesis, capítulo 2, verso 18, é a primeira vez que Deus vê na sua criação algo que não seria bom: “...Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja diante dele”. Não se achava criatura compatível para suprir em perfeição as características do homem. Assim como já acontecia com as demais criaturas, o homem necessitava de uma criatura que lhe proporcionasse prazer. Além disso, o homem precisava de uma pessoa para se relacionar corporalmente, para cumprir um mandamento do Senhor, Gn. 1.28 “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra...” O Senhor Deus viu a necessidade de o homem ter uma companheira da mesma essência. “Então o Senhor Deus fez cair em um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar”. Agora, o homem tem um ser todo especial com a qual pode se relacionar em igualdade. Este ser, criado por Deus, consegue perfeitamente unir-se ao homem, gerando assim uma completa satisfação no corpo, e também na alma e no espírito.


1.1. Precisam estar conectados no corpo
Em Gênesis 2.20, diz: “E adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele”. Deus vê a necessidade de criar uma cooperadora para Adão que lhe completasse em perfeição, para que Adão conseguisse completar a obra do Senhor na terra. Em Gênesis, capítulo 2, verso 24, Deus dá uma ordem ao homem: “ Portanto, deixará o varão o seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”, Deus institui o casamento monogâmico, um homem e uma mulher que se completam e tornam-se uma só carne. O adultério fere a unidade do casal, o sábio Salomão ensina em Pv.5.15: “Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço”, a Bíblia Sagrada nos ensina que o homem foi feito para ter uma só mulher, e vice e versa. O homem agora precisa ter intimidade com sua mulher. Apegar-se-á traz a ideia de comunhão, de conexão de unidade. Uma carne, tem a ver com união sexual e perpetuação da espécie. Em Gênesis 2.20, diz: “E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele”. Deus estabeleceu o sexo para ser desfrutado no casamento antes que o pecado entrasse no mundo (Gn. 2.21-25). Aquele que criou o universo, também criou nosso corpo e nossos órgãos sexuais. A vida sexual saudável dentro do casamento tem a bênção de Deus, além de dar alegria e prazer ao ser humano.

1.2. Fatores que influenciam uma só carne
O homem e a mulher dependem de alguns fatores para ser uma só carne, e o principal deles é a fidelidade a Deus. Antes de um homem ser fiel à sua esposa, ele deve ser fiel a Deus. Contrair matrimônio com alguém que já é fiel a Deus é um passo muito importante. Quando um homem ou uma mulher é fiel a Deus automaticamente ele ou ela é fiel ao seu cônjuge, porque ele conhece a vontade do Senhor, que é uma união monogâmica, é impossível ser fiel a Deus e ser infiel ao seu cônjuge. Outro aspecto que influencia uma só carne é o diálogo. Quando contraímos matrimônio, declaramos em público que desejamos dividir todos os nossos anseios com uma pessoa, afirmamos que a pessoa escolhida é a melhor para ouvir as nossas dificuldades, os planos e projetos. Por isso, o diálogo evita muitas complicações no casamento. É muito importante entrar em um casamento sem culpa, ás vezes, há a necessidade de resolver relacionamentos passados. Em seu livro, Família indestrutível, o Pastor Josué Gonçalves ensina: “O Senhor quer que as pessoas entrem no casamento livres de culpa, de feridas emocionais e de experiências passadas com as quais o cônjuge será sempre comparado. Livres, também para se tornarem uma só carne com o cônjuge por toda a vida”. Em 1 Coríntios 6.18, o Apóstolo Paulo alerta sobre o cuidado com o corpo: “Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”. 


1.3. Ao unir-se ao cônjuge o individualismo é eliminado e a individualidade permanece
Casamento é a união voluntária entre duas pessoas, nas condições sancionadas pelo direito, de modo que se estabeleça uma família legítima. Há quem entenda corretamente o casamento como uma sociedade, ou seja, duas pessoas pensando e trabalhando diuturnamente para atingir um objetivo comum. No casamento, assim como em uma sociedade, não há espaço para individualismo, porque na sociedade do casamento não que se pensar na satisfação de uma única pessoa, mas deve haver a satisfação de duas pessoas. Para o pastor, Josué Gonçalves, “O matrimônio é, na realidade, uma sociedade plena em todas as áreas da vida. Isso implica pelo menos três pontes vitais para o casamento: dependência, compromisso e prestação de contas.

Dependência - Paulo escreveu: “Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo” Ef.5.21. Isso fala de interdependência. Não há possibilidade alguma de duas pessoas se casarem e praticarem um estilo de vida “cada um por si e Deus por todos”. O relacionamento conjugal é um trabalho em equipe, em que um depende do outro. Sem essa compreensão, o casal não consegue construir um projeto de vida que realmente valha a pena.


Compromisso - Casar é se comprometer com os sonhos, o futuro e a vida do cônjuge. Assumir um compromisso é empenhar-se e arriscar-se. Uma das razões de alguns casamentos desmoronarem diante do primeiro vendaval é porque não há profundidade no compromisso que assumiram mutuamente no altar. Sem comprometimento sério, o relacionamento será sempre uma construção vulnerável fadada ao fracasso.


Prestação de contas - A prestação de contas é um muro de proteção que o casal levanta em torno do casamento. Curiosamente, trata-se de uma prática cada vez menos em uso entre os casais. Isso tem sido causa de crise em muitos casamentos. Compreender a importância da prestação de contas dentro do casamento é fundamental para o sucesso dessa sociedade.


2. A UNIÃO PRECISA ESTAR NA ALMA

A alma comporta algumas áreas do ser. Mente: sede da alma, intelecto, pensamentos, raciocínios, memória; Vontade: Instrumento para tomar decisões. Poder para escolher; Emoções: Instrumentos para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristeza, amor, ódio, etc. Em um casamento, as almas das duas pessoas precisam estar conectadas em um só propósito, para que vindo as adversidades haja amor, perdão e reconciliação.


2.1. Precisam estar conectados na alma
Uma das razões por que Deus criou o sexo foi para o nosso prazer. Vemos isso claramente em provérbios 5.18,19: “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como a cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente”. Quando estamos nos limites estabelecidos por Deus o prazer aumenta, a intimidade é elevada e as bênçãos do Senhor estar sobre o nosso lar. 


2.2. A consciência de não trocar o casamento por nada
O casamento é criação divina. O homem e a mulher precisam lutar diariamente para cumprir projeto de Deus que é uma aliança eterna. O pastor Josué Gonçalves, escreve: “Para que seja sólido, duradouro e feliz, um casamento precisa estar assentado sobre cinco colunas, que dão sustentação e firmeza ao relacionamento. Um casal que não conta com todas essas cinco posturas em sua forma de proceder necessita com urgência reformular suas atitudes, a fim de edificar a família e ter alicerces indestrutíveis. Os cinco pilares são: Fidelidade, amizade, santidade, apreciação e submissão devocional, ou seja, o marido amar sacrificialmente a esposa, como Cristo amou a igreja, e a esposa submeter-se ao marido como a igreja se submete a Cristo”. O pastor continua: “É difícil o casamento que não enfrenta crise ao longo de seus muitos anos de duração. Sabendo disso, é importante ter em mente que toda crise oferece a oportunidade para que o casal chegue ao final dela muito mais fortalecido. Em nenhum momento Jesus disse que o fato de edificarmos sobre fundamento sólido, com material de primeira e de acordo com o projeto original, evitaria problemas. Ele afirmou que o vento sopraria, a chuva cairia torrencialmente e haveria combate contra a casa. Jesus não prometeu livrar ninguém dos problemas, mas sim nos problemas. Saiba que o casamento é o único jogo em que os dois podem ganhar. Para viver isso, enfatize os sentimentos positivos não dê muita atenção aos negativos. Além disso, é indispensável manter os canais de comunicação abertos, para que, nos momentos de turbulência, o casal converse muito, dialogue e discuta de modo construtivo acerca dos problemas. O pastor acrescenta ainda que, é importante evitar a todo custo que o passado seja o combustível que alimente a crise e a torne mais intensa e prolongada. Ele ensina: “Se tiver dificuldades e não souber como proceder, mantenha-se aberto para receber ajuda e aprender com outras pessoas. Lute contra a tempestade tendo por motivação aquilo que gera esperança. Lembre-se de que a crise é mais do que apenas um problema; é um catalisador de forças para quebrar velhos padrões, evocar novas reações e determinar novas direções e novos inícios.


2.3. O entendimento que a reconciliação conjugal é possível
Deus tem duas instituições na terra – a Família e a Igreja – e o diabo trabalha ferozmente contra as duas para destruí-las. E um dos instrumentos que ele utiliza são pessoas que não dão valor real as coisas e, nesse contexto, à família. “Nenhuma outra história no Antigo Testamento ensina mais sobre o poder curador do perdão em uma família que a de José, filho de Jacó e Raquel. Trata-se de um homem que tem tudo para se deixar destruir por um sentimento de amargura, mas faz a melhor escolha: perdoar”.

Segundo o pastor Josué Gonçalves, perdoar significa:
Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar.
Perdoar é desativar o mecanismo da violência que existe dentro e fora de nós.
Perdoar é reconhecer as próprias imperfeições, falhas e pecados.
Perdoar é oferecer amor quando não motivo para amar.
Perdoar é dominar as emoções.
Perdoar é uma reação positiva para com a ofensa, em vez de ser uma reação negativa contra o ofensor.

O pastor Josué Gonçalves confidencia em seu livro o relato de um casal que teve a sua relação restaurada: “Lembro-me de um marido que foi muito tocado por Deus em uma de nossas reuniões. Durante a noite seguinte, ele ficou pensando: “Meu Deus, tenho sido um estúpido. Minha esposa tem sofrido e chorado muito por minha causa. Meu Deus, eu tenho sido um marido ausente, indiferente. Tenho me comportado grosseiramente como um cavalo. Imagino como deve estar a alma da minha mulher e dos meus filhos! Tenho sido alguém que minha família não merece ter. Eu não presto. Apesar de estar na igreja, eu valho muito pouco. E, se tu falaste comigo, é porque preciso mudar”. Assim, de manhã cedo, aquele homem tomou uma bacia de água e uma toalha, foi até a sala, chamou a esposa e lhe disse: “Querida, sente-se aqui nesta poltrona”. Ela se sentou. Abaixando-se, ele tirou a sandália da esposa e, regando os pés dela com lágrimas, lhe disse: “Tenho de lhe pedir perdão, mas não é um perdão qualquer. Quero pedir perdão lavando os seus pés”. Ele começou a lavar os pés dela dizendo: “Perdoe-me! Perdoe-me pela minha ausência, pela minha estupidez, pelas vezes em que a agredi fisicamente. Perdoe a minha infidelidade e minha incompreensão”. A mulher começou a chorar junto com ele, e aquela casa passou a experimentar um processo de cura e de restauração. Depois daquele episódio, a casa nunca mais foi a mesma. A graça de Deus desinstalou Satanás e entronizou o Príncipe da Paz naquele relacionamento.  


3. A UNIÃO ESTAR NO ESPÍRITO
Todo ser humano, em determinado momento de sua vida, tem o desejo de formar uma família. Quando uma pessoa quer se casar, é porque quer se apegar a alguém que lhe dê segurança, não só financeira, mas em todas as áreas da vida. É encontrar no corpo, na alma e no espírito, é se tornar um só ser. 


3.1. Precisam estar conectados no espírito
Engana-se quem pensa que o ato sexual é só uma junção carnal, é muito mais que isso. O Apóstolo Paulo ensina em 1 Co.6.16,17: “Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque diz, serão dois uma só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito”. O Bispo Renato explica: “A Palavra de Deus que a junção de duas pessoas no ato sexual faz com que elas se tornem uma só carne. Não pense que você pode separar o sexo da pessoa como o mundo ensina que os relacionamentos podem ser separados o físico do emocional e também do espiritual, não pode, na verdade tudo está junto. Nós somos corpo, alma e espírito e quando você se casa com uma pessoa estes três tem que se encontrar. Para o casamento funcionar tem que haver o encontro do corpo, alma e espírito”. Para que haja plenitude em um casamento, os dois precisam receber um novo espírito, que vem do próprio Deus, o Espírito que nos revela que somos filhos de Deus. Muitos casais sofrem graves conflitos (que chegam até o divórcio) devido a diferença sobre a visão espiritual das questões da vida, fazendo com que cada um esteja em um caminho, o que é altamente desgastante para a relação e, claro, não é aquilo que Deus deseja para o relacionamento de seus servos.


3.2. O que Deus uniu não separe o homem
Em Mateus 19.6, está escrito: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”. No verso 8, o Senhor Jesus Disse-lhes: “Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim”.   A Palavra de Deus tem o propósito da vitaliciedade do casamento. O propósito de Deus é que o casamento seja algo duradouro. O capítulo 8 de Cantares, de Salomão fala sobre o amor inextinguível de ambos e sua união indissolúvel; as palavras são, em parte, da noiva e, em parte do coro. O livro de Cantares termina com um convite da Sulamita ao seu amado, lembrando os primeiros dias felizes de vida em comum. O amor constante, puro, e fiel que une dois corações, finalmente triunfa. 


3.3. A presença de Deus enche o espírito
Houve um tempo em que havia um lugar específico para estar na presença de Deus, João 4.20, a mulher samaritana diz: “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar”. Jesus responde no verso 23, “...A hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. O nosso lar pode e deve ser um lugar de adoração. Busque constantemente a presença do Senhor em sua vida, Ele enche o espírito. Em Romanos 7.6, diz: “Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra”. A presença do renova o nosso espírito, no dá uma nova mente, Rm.12.1,2. A presença de Deus nos dá a compreensão que recebemos um novo espírito, Rm.8.15: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.

CONCLUSÃO
A união entre um homem e uma mulher, instituída pelo próprio Deus, deve ser duradoura. Essa união se dá em todo o ser, espírito, alma e corpo. Os propósitos de Deus nesta união são: Felicidade do casal; companheirismo, complementação e intimidade; Dar origem a novos lares e novas famílias para preservação da raça humana e principalmente, testemunhar de Cristo e da sua Igreja. Sendo assim, os dois, homem e mulher, que se tornam um, precisam se esforçar ao máximo, para receber a benção do Senhor sobre a sua casa, e constituir uma aliança indestrutível.


REFERÊNCIAS


Revista Betel Dominical adultos 1º trimestre 2024, Família, um projeto de Deus;

BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE;

Família Indestrutível, Josué Gonçalves;

Namoro, noivado e casamento segundo a Bíblia Sagrada, Dari Bento de Andrade;

Revista Lições Bíblicas, CPAD, Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo, 2º Trimestre de 2018;

Livros Poéticos, Seifa;

https://www.universal.org/noticias/post/o-encontro-do-corpo-da-alma-e-do-espirito-no-casamento/
https://www.esbocandoideias.com/2015/06/relacionar-amorosamente-com-alguem-que-tem-a-mesma-fe.html

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pb Lenilton

Nenhum comentário: