Seguidores que acompanham o Blog

 O MESTRE POR EXCELÊNCIA QUE SE FEZ SERVO

Lição 8 – 19 de fevereiro de 2023

TEXTO ÁUREO
E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, vós todos, e compreendei. Marcos 7.14

VERDADE APLICADA
É fundamental que as verdades e os princípios dos ensinamentos de Jesus Cristo dirijam todas as áreas da vida dos discípulos de Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que Jesus trouxe esperança com Seus ensinos;
Ressaltar a grandeza dos ensinos de Jesus;
Destacar que Jesus fez uso de métodos pedagógicos.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
MARCOS 1
9. E aconteceu, naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão.
10. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele.
11. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és meu Filho amado, em quem me comprazo.
12. E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
13. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.
14. E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus.

Comentário adicional

INTRODUÇÃO
Quando ouvimos falar sobre Jesus, logo vem em mente, aquele que é caminho a verdade e a vida (João 14:6); Aquele que levou sobre si as nossas dores (Isaías 53:4); Aquele que é a porta para a vida eterna (João 3:16). Nesta lição, iremos abordar outro papel importante exercido por Jesus. O de professor e sua importância para o ensino e propagação do evangelho.

1. O Servo que oferecia esperança
Esperança é a disposição que induz a esperar que uma coisa irá realizar. Os ensinamentos de Jesus apontam para a salvação e nutriam a multidão para buscar esse objetivo; dois exemplos de ensinamentos são as parábolas das dez virgens (Mateus 25:1-13) e da ovelha perdida (Mateus 18:12-14). Jesus ao propagar a mensagem, o que ensinava à multidão estava estreitamente ligado ao que Ele é. Ao mesmo tempo que estimulava a multidão a ter esperança, na verdade Ele é nossa esperança. Ao explicar sobre a fé, ao mesmo tempo que Ele é a base da nossa fé; Ao ensinar sobre o amor, sendo que Ele é o próprio amor incondicional de Deus por nós. Quando se prega aquilo que se vive, a mensagem não é levada apenas quando se tem oportunidade para falar. Mas em todo o momento, todas as situações do dia a dia. Cada segundo de vida de uma pessoa que carrega a presença do Espírito Santo, é um momento de pregação do evangelho.

1.1. O Servo oferece um novo ensino de esperança
João Batista dedicou sua vida a anunciar a chegada do Filho de Deus. Seu papel foi tão importante, que já havia sido anunciado em Isaías 40:3: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.”
Nutrindo o povo com a esperança do Salvador: E pregava, dizendo: “Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas” (Marcos 1:7).
A Esperança cumpriu-se. Jesus, o filho de Deus, Aquele que tira o pecado do Mundo (João 1:29).
A multidão, que seguia os ensinamentos de João, perdeu o seu líder. João foi preso (Marcos 1:14). No entanto, a partir daquele momento, Jesus renovou a Esperança, apontando o caminho para a Salvação (Marcos 1:15).

1.2.  O Servo oferece um ensino de esperança aos desesperançados
Os líderes que estão no direcionamento de um grupo, tem a missão de facilitar e colaborar para o desenvolvimento do grupo em busca de um objetivo. Os líderes são facilitadores, inclusivos e servem ao grupo. Em linha oposta, a liderança da Igreja, contemporânea a Jesus, dificultava o caminho de quem queria seguir os princípios bíblicos. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens. No entanto, eles próprios não se dispõem a levantar um só dedo para movê-los (Mateus 23:4). Jesus trouxe esperança aos que foram colocados de lado, àqueles que não tinham esperança. Jesus, o bom pastor, que cuida das ovelhas (Marcos 6.34). Com Jesus no comando, nada falta: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” (Salmos 23:1).

1.3. O Servo veio trazer esperança aos nossos corações
No contexto histórico, o povo estava sob forte opressão dos romanos. Os líderes religiosos, as pessoas que seriam as responsáveis por apontar um caminho de esperança, colocam regras e fardos inalcançáveis na população. Jesus veio apontar para esses problemas e indicar um caminho de paz e esperança. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mateus 11:28).

2. O Servo que oferecia instrução
Em Isaías 55:8 está escrito: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Jesus, nosso Mestre que viveu o que pregava, no seu ministério, nos deixou exemplos práticos de sua Sabedoria. A cada situação, mesmo sem um ensinamento explícito e até mesmo sem palavras, mas com Seus atos e conduta. E essa sabedoria, que nos ensina todas as vezes que lemos a Bíblia, está disponível para consulta: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5).

2.1. O Servo possuía uma sabedoria que veio do alto
A mensagem de Jesus é sempre a mesma. Arrependimento, conserto de vida e caminho da salvação, assim como resumido em Atos 3: 19-20: “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado”.  Jesus. No entanto, a forma como a mensagem era ensinada mudava de acordo com o público que estava à sua volta. Essa sensibilidade é uma sabedoria que extrapola o conhecimento adquirido através de estudo. É uma sabedoria dada por Deus.

2.2. O Servo possuía uma Sabedoria jamais vista
Jesus propagou sua mensagem por toda parte. No primeiro capítulo do livro de Marcos, vemos Sua presença constante nas sinagogas. “E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galiléia, e expulsava os demônios” (Marcos 1:39). Mais à frente, no sexto capítulo, há o registro de Jesus pregando em regiões isoladas, pois a multidão seguia-o (Marcos 6:32-33). É possível perceber que Jesus, embora com autoridade e notoriedade em transmitir a mensagem (Marcos 1:22), não buscava reconhecimento, privilégios e recompensas terrenas. Ele não tinha o propósito de agradar autoridades ou os que detinham o poder. Mas sim, levar a mensagem para os perdidos e semear a esperança da salvação: Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores" (Marcos 2:17). Àqueles que eram rejeitados, encontravam em Jesus a cura, o conforto e a esperança.

2.3. A sabedoria do Servo prevalecia sobre a sabedoria dos sábios judeus
Com o tempo, a notoriedade de Jesus crescia na comunidade. O que consequentemente produziu conflito com os líderes religiosos, os quais detinham poder sobre o povo. Jesus, ao contrário, indicava um caminho para a paz. Um caminho de comunhão e que teriam auxílio nas dificuldades (Mateus 11:28). Essa movimentação provocou receio nos líderes. Tamanho o medo em perder seu posto de privilégio, arquitetaram maneiras de induzir Jesus a falhar (Marcos 3:2) ou até mesmo tramaram sua morte Jesus (Marcos 14:1). Na Bíblia, em Marcos 11:28-33, há um debate entre os sacerdotes e Jesus. Os líderes religiosos perguntam quem deu autoridade a Ele. Jesus, notando o plano, diz que só responderia, se primeiro eles respondessem uma pergunta. Jesus mais uma vez demonstra a superioridade de Sua sabedoria.

3. A sabedoria inquestionável do Servo
A Bíblia diz que Jesus, mesmo quando jovem, dedicava-se em crescer em sabedoria. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2:52). Quando criança se assentava entre doutores (Lucas 2:46). Há um caminho, uma busca, um esforço para ter uma vida direcionada pela sabedoria. E a vida de Jesus demonstra isso. E os frutos foram colhidos através de uma mensagem pregada com autoridade (Mateus 7:29).

3.1. O Servo ensinou como receber o Reino de Deus
Em Marcos 1:15, Jesus anuncia que o reino de Deus está próximo. As regras desse reino são diferentes das que conhecemos. Nele, o maior não é servido pelos outros, mas o que mais serve (Marcos 9:35). Nele, é necessário renúncia, que o jovem rico não conseguiu fazer (Marcos 17:22). Nele, é preciso nascer de novo (João 3:3). E para isso, Jesus nos ensina que temos que ser como uma criança (Marcos 10:15). Como uma criança que aprende a andar, comer, falar com seus pais, assim mesmo temos que ser em relação a Deus, totalmente dependentes Dele.

3.2. O Servo ensinou como servir
Enquanto muitos querem estar em posição superior para ter privilégios, Jesus nos ensinou que o maior, na verdade é o que mais serve aos outros (Marcos 9:35). Um gesto marcante que destaca a humildade e a vontade em servir, está registrado em João 13. O prestígio e valor que Jesus tinha perante os discípulos era muito alto. Tanto que Pedro, à princípio, não aceita, que seu Mestre lave seus pés: Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés (João 13:8). Jesus explica, na prática, que o maior é o que mais serve. Jesus, sem palavras, nos ensina a importância de servir.

3.3. O Servo ensinou a ofertar
Jesus, quando criança, dedicou-se em aprender a palavra de Deus (Lucas 2:52). Quando adulto, percorria as cidades propagando a mensagem da salvação (Marcos 1:39). Notamos que a vida de Jesus foi dedicada ao propósito determinado por Deus. Um dos bens mais valiosos que temos é o tempo. Uma vez transcorrido, não há como recuperar. Para recursos financeiros, diferentemente, há essa possibilidade de conquistar novamente. Nossa vida é como uma neblina que aparece e logo se dissipa (Tiago 4:14). Jesus entregou sua vida, tanto para o plano de salvação, como cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), quanto cada segundo de vida que possuía foi ofertado em serviço à ovelhas perdidas (João 10:11).

CONCLUSÃO
Ao lermos o livro de Marcos, notamos que Jesus está em constante movimento. Seja nas sinagogas (Marcos 1:21) ou em lugares mais desertos (Marcos 6:31-34), Jesus pregava a salvação. Mais uma vez Jesus estava nos ensinando, na prática, um dos versículos mais conhecidos: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Nesta lição aprendemos o valor da humildade em servir uns aos outros e da importância do ministério de ensino na igreja. Um ensino que vai além das palavras. Um ensino que deve ser vivido e praticado todos os dias.

Referências bibliográficas
► Bíblia de Estudo – Nova Almeida Atualizada, Sociedade bíblica do Brasil, 2017 – Barueri, São Paulo.
► Revista Betel Dominical, adultos, 1º Trimestre de 2023, ano 33, nº 126. O evangelho de Marcos – O serviço e a missão no serviço da obra de Deus. Lição 8 – O Mestre por excelência se fez Servo.

Comentário adicional – Aluno da EBD Jhonatan Gonçalves.

 

 

 

 

5 comentários:

ancelmo disse...

Comentário bíblico muito bem elaborado e edificante. Parabéns Jhonatan. Deus te abençoe sempre.

Denis disse...

O temor do Senhor
é o princípio do conhecimento,
mas os insensatos desprezam
a sabedoria e a disciplina.
Provérbios 1:7

Denis disse...

Muito bom !

Parabéns

Carlos Cezar disse...

Muito bom o seu comentário irmão Jhonatan Gonçalves. Que Deus continue abençoando a sua vida lhe dando a cada dia mais conhecimento da palavra Dele!

emidio.osmar@gmail.com disse...

Obrigado Jhonatan por compartilhar conosco comentários tão substancial e edificantes! Deus continue te abençoando!!!