Seguidores que acompanham o Blog

A REALIDADE DO MILÊNIO

Lição 11 – 12 de junho de 2022

TEXTO ÁUREO
“E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído”. Daniel 7.14

VERDADE APLICADA
Viver sob o governo de Cristo será mais uma demonstração do real significado da existência humana e de um viver com qualidade.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar o que ocorrerá no mundo após a volta de Cristo
Entender o que será o período do milênio
Destacar as principais características do milênio

TEXTOS DE REFERÊCIA
Daniel 2
44. Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre.
45. Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o ferro, o cobre, o barro, a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disto; e certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.

Daniel 7
27. E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; e o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.

INTRODUÇÃO
Com o fim da batalha do Armagedom, se iniciará um tempo sem igual na história. Cristo implantará Seu Reino sobre toda a terra. Todas as nações, povos e línguas estarão sob o governo justo do Emanuel [Mt 1.22-23].

Comentário adicional
Daniel era um homem de oração, de muita intimidade com Deus, e Deus dividia segredos (futuros) da humanidade com ele. Como destaca a passagem de Dn 7.14, a Ele (Jesus Cristo) foi dado o domínio, e a honra, e o reino. Diante disso, podemos compreender que o estabelecimento do reino de Deus na terra será na segunda vinda de Cristo em glória (assunto que iniciamos na lição 10) onde Ele estabelecerá um reino soberano, universal e eterno.

1. Tempo de profunda e ampla transformação
O mundo viverá um tempo sem igual de restauração e paz com o fim da Grande Tribulação. Toda a destruição e caos vistas na última das setenta semanas de Daniel darão lugar a um período de real crescimento, segurança e prosperidade para a humanidade. O período do milênio será uma amostra ao homem do que será a eternidade com Cristo.

Comentário adicional
Após as setentas semanas de Daniel o mundo viverá um extremo sem precedentes, na historia da humanidade que vai da destruição total (da mais sangrenta batalha da humanidade) à paz total, verdadeira e completa que só Jesus Cristo pode proporcionar. Jesus é a solução e sempre será, Ele é o nosso resplendor de luz no “fim do túnel”. Projeto de salvação desde Gêneses. E a obediência é a “contrapartida” do homem.

1.1. Satanás é preso por mil anos
No capítulo dezenove do Apocalipse vimos o juízo divino sobre o Anticristo e Falso Profeta: “Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.” [Ap 19. 20]. Agora chegou a vez de Jesus tratar Satanás. No livro de Jó vemos o diabo a “rodear a terra e passear por ela” [Jó 1.7]. Mas com a segunda vinda de Cristo ele será preso por mil anos: “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” [Ap 20. 2]. O mundo viverá algo inédito, mil anos sem nenhuma atividade satânica. Somos informados o porquê: “para que mais não engane as nações” [Ap 20.3]. Hoje, embora Satanás esteja solto e atuando no mundo com seus demônios, nós recebemos poder de Cristo para em nome dEle desfazer todas as obras do diabo. Este poder está acessível agora mesmo ao que crê [Mc 16.17; Lc 10. 19].

Comentário adicional
Primeiro Deus tratará com a Igreja (Arrebatamento) e durante a 70ª “semana” de (a Grande Tribulação) tratará com Israel e com o mundo. É na segunda vinda de Cristo que Ele derrotará o anticristo, o falso profeta e seus aliados. Após esse período será a vez de Deus tratar com Satanás, que será preso por mil anos e sentirá a ira divina.

Como já conhecemos o fim da história, podemos perceber a oportunidade maravilhosa de salvação em Jesus Cristo, Ele salva, liberta, perdoa, transforma e nos dá autoridade para em seu nome repreendermos as ações de satanás, na atualidade.

Porque a luta não é contra a carne, nem contra o sangue, mas contra os principados e potestades (Ef 6.12). No entanto, no milênio não haverá nenhuma intervenção/ação de satanás no mundo. Vai ser lindo! 

1.2. A partir de Jerusalém, Jesus governará o mundo
As promessas feitas a Abraão com relação à terra e à sua semente [Gn 12.1-3] e a Davi com relação ao seu trono e seu reino se cumprirão no milênio [2Sm 7.16]. Jerusalém será a capital mundial do governo do Senhor Jesus: “Naquele tempo, chamarão a Jerusalém o trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do Senhor, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno.” [Jr 3.17]. Os povos da terra subirão a Jerusalém e de lá sairá a lei para os povos: “E virão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.” [Is 2.3]. Hoje, cristãos de todo o mundo viajam a Israel e pisam em Jerusalém, lembrando do passado bíblico inesquecível deste lugar, sem se darem conta de que estão pisando não apenas no passado, mas também no futuro.

Comentário adicional
O Senhor não é homem para que minta, Ele é fiel para cumprir suas promessas (Êx 19.5; Nm 23.19). Diante da promessa feita ao patriarca Abraão, nosso pai na fé, e do amor incondicional e perfeito (Deut. 7.7-8), Jerusalém terá toda atenção que fora profetizada, cumprindo o projeto inicial de Deus, de salvação. E esse amor perfeito se estende a toda humanidade, através de Jesus Cristo.

1.3. Jesus, o Rei universal
No milênio Jesus governará sobre todo o mundo. Há várias passagens na Bíblia que mostram isso, mas uma, sem dúvida, é emblemática: a estátua que Nabucodonosor viu em sonho: “Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti; e a sua vista era terrível.” [Dn 2.31]. Deus mostrou o futuro do mundo sob os impérios gentílicos, identificados metaforicamente com os diversos materiais – ouro, prata, bronze, cobre, ferro e barro. Cada um com suas características, porém todos os passageiros [Dn 2.32-43]. Daniel, no final de sua interpretação do sonho, diz: “Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre” [Dn 2.44]. O cristão, ao andar em obediência à Palavra de Deus, já vive sob a autoridade de Cristo e sente as bênçãos deste Rei amoroso.

Comentário adicional
Jesus Cristo o verdadeiro e único Reis dos reis (Ap 20.4). Jesus reinará pessoalmente, um governo terreno, onde toda inimizade terá fim (Is 11. 6), um reinado de paz, tranquilidade, incorruptível, que não está firmado em coisas materiais como ouro, prata ou coisas criadas pelo homem (At 17. 29). Como a palavra de Deus nos assevera para não ajuntarmos tesouro na terra, pois esses são perecíveis (Mt 6. 19) Assim, é com obediência a Deus, e com o nosso sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1), fazendo a vontade do Pai que entraremos no Reino dos céus (Mt 7. 21). E seremos fartos, consolados, herdaremos a terra (Mt 5) e seremos revestidos da incorruptibilidade. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Co 15. 58).

2. Definição do milênio
Milênio é um período de mil anos. Seis vezes encontramos no capítulo 20 de Apocalipse a referência a este período de tempo [Ap 20. 1-7]. É o tempo no qual Satanás será amarrado e lançado no abismo [Ap 20.3] e o Senhor Jesus governará triunfante sobre toda a terra.

Comentário adicional
O milénio será um período de mil anos de paz, amor e alegria jamais vistos na terra. Não haverá nenhuma ação/influência maligna. A terra será transformada e purificada para a vida no milênio (Is 11.1-10).

2.1. Derramamento pleno do Espírito Santo
“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.” [Jl 2.28]. Esta conhecida profecia de Joel é mencionada por Pedro no dia de Pentecostes, como se cumprindo naquele momento [At 2.16-21]. Desta forma, fica claro que esta profecia começou a se cumprir, no mundo, no derramamento do Espírito na Igreja. Mas no milênio toda a terra verá esta profecia se cumprindo. Será um reino terrestre, mas de profundo caráter espiritual, onde os santos têm comunhão e a apatia espiritual e frieza para as coisas de Deus darão lugar a um fervor genuíno e amor a Deus por toda a parte. Enquanto este tempo não chega, cabe ao cristão buscar de todo coração ter uma vida cheia do Espírito Santo [Ef 5.18].

Comentário adicional
Durante o milénio e o governo de Cristo na terra, o mundo viverá um estado espiritual nunca visto. O Espírito Santo será derramado, entornado e distribuído em abundância plena a todos os santos sem exceções (Jl 2.28-32). A profecia que começou no dia de pentecoste chegará ao ápice total na vida dos santos que reinarão com Cristo.

Que nós, a Igreja do Senhor possamos viver em obediência e amor   para que estejamos nesse grande dia. Essa glória não será esporádica, será continua.

2.2. O tempo da manifestação do Rei
O Senhor Jesus é a figura central do mundo [Jo 1.3]. Nada teria real significado na vida sem Jesus, o milênio não é exceção. Ele é o “sol da justiça” e tudo gira ao Seu redor [Ml 4.2]. Em Sua segunda vinda, Cristo é o filho de Abraão e tem direito sobre todo o território de Israel [Gn 17.8; Mt 1.1; Gl 3.16]. É também o filho de Davi, sendo assim o herdeiro por direito ao trono e ao governo [Is 9.7; Mt 1.1; Lc 1.32-33]. O Filho do homem mostra Seu poder de estabelecer e exercer o juízo: “E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.” [Jo 5.27]. Ele é o Rei de toda a terra [Zc 14.9; Fp 2.10].

Comentário adicional
O reinado de Cristo na terra no milênio será glorioso e reconhecido por todos, como já comentamos anteriormente. Apenas Cristo, o grande Rei será adorado na terra. Deus exaltará a Cristo e estará na mais alta posição, e todos confessarão e o adorarão. É um reino teocrático (Is 9.6,7). Que Jesus Cristo possa estar no centro da nossa vida e reinar completamente em nossos corações. Essa é uma tarefa urgente.

2.3. O reino de justiça do Messias
No mundo de hoje não são poucos os escândalos por corrupção, assassinatos e violência que muitas vezes ficam impunes, causando revolta e desânimo. Porém no milênio não mais haverá injustiças. Será estabelecida na terra a justiça de Deus. O Rei é o sol da justiça [Ml 4.2]; Seu Reino trará justiça aos povos [Is 51.5]. Neste tempo, Jerusalém, capital do governo de Cristo, será conhecida como “cidade de justiça” [Is 1.26]. O mundo dirá: “Dizei entre as nações: O Senhor reina; o mundo também se firmará para que se não abale. Ele julgará os povos com retidão.” [Sl 96.10]. Por isso aprendemos na oração que Jesus nos ensinou como modelo, a dizer: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” [Mt 6.10].

Comentário adicional
Nesse período Jesus Cristo exercerá um governo justo (Is 16.5) Justiça é a particularidade do que é justo, correto e deve buscar o bem de todos. Nesse contexto, Jesus é a completa expressão de justiça, e a justiça que a humanidade sempre buscou na história será realmente exercida por Cristo, no milênio.

3. característica do milênio
O mundo viverá seu ápice em todas as áreas por ocasião do milênio. Mudanças significativas e profundas serão vistas, por exemplo, no reino animal, onde acabará a ferocidade dos animais e estes ficarão mansos [Is 11.6]. Na existência humana, as enfermidades serão banidas e teremos um mundo sem epidemias e pestes [Is 35.5-6]. A sociedade experimentará os benefícios de fazer parte do reino de Deus.

3.1. Armas viram instrumentos agrícolas
No milênio, todo gasto com poderio militar será revertido para a produção de alimento e bem-estar. Sob o governo de Cristo, não veremos mais nação se levantando contra outra nação para guerrear. Um tempo único e singular para a humanidade, que viu ao longo da sua história muitas guerras e conflitos que resultaram em sofrimento, fome e muitas mortes: “E ele exercerá o seu juízo sobre as gentes e repreenderá muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões, e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear.” [Is 2.4; Mq 4.3]. Um dos títulos de Cristo visto pelo profeta Isaías terá seu cumprimento pleno no milênio: “Príncipe da paz” [Is 9.6]. Esta paz que excede todo o entendimento está disponível aos que servem a Cristo, que mesmo nas mais difíceis situações podem gozar da paz de Deus [Sl 4.7-8; Jo 14.27; Fp 4.7].

Comentário adicional
Nos tempos atuais presenciamos as potências econômicas e bélicas gastando bilhões com armas e tecnologias de guerra, ao mesmo tempo que se estima que cerca de 800 milhões de pessoas no planeta passaram fome, em 2020, sendo que 150 milhões eram crianças vivendo em total desnutrição segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na contramão do sistema mundial, que prega uma falsa paz e justiça, que procede de visões e vontades humanas, o Senhor Jesus já oferta para aqueles que O aceitam como salvador uma vida de harmonia (Jo 14. 27), que será plena e completa no reinado de Cristo.

3.2. O homem voltará a viver muitos anos
Quando Deus criou o homem, o criou para viver para sempre. Por causa do pecado a morte entrou no mundo [1Co 15.21]. Mas no milênio, a Bíblia parece mostrar que, assim como ocorreu no período anterior ao dilúvio, os homens voltarão a viver de forma prolongada [Is 65.22]. Se o pecado e a ação demoníaca limitaram e reduziram a existência humana, a ausência de Satanás e a presença redentora de Jesus na terra, certamente darão ao homem um novo tempo no que tange à existência, sua duração e qualidade.

Comentário adicional
No milênio o homem desfrutará das vantagens do seu trabalho, a vida do homem será grandemente prolongada (Is 65.20). A ausência de satanás e a Presença de Deus reinando proporcionará um novo tempo e qualidade de vida para o homem.

A natureza humana decaída pelo pecado, da qual somente Cristo pode nos livrar, com isso os escolhidos, fieis e valentes herdarão uma nova vida, e uma terra transformada, que só Deus o todo poderoso, poderia sonhar e projetar.

3.3. Toda terra será cheia do conhecimento do Senhor
“Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.” [Is 11.9]. No milênio o conhecimento sobre Deus e a Sua Palavra revolucionará as ciências e saberes. Teorias como a evolução das espécies, que mostram o homem surgindo como uma evolução natural do macaco, serão abandonadas. Ideologias nefastas, que destroem princípios e valores caros à humanidade, como a ideologia de gênero, serão substituídas por um conhecimento e saber que ficou limitado ao homem por causa do pecado. Imagine as descobertas científicas, revolução tecnológica e produção de conhecimento que acontecerão no milênio!

Comentário adicional
Todas as teorias infundadas cairão por terra, teorias estas que tem afastado o homem de Deus e levado a humanidade ao caos. O espirito de sabedoria e conhecimento refutará todo o conhecimento humano. Esse processo resultará em uma vida de excelência plena (Is 11.1-9).

CONCLUSÃO
O milênio é uma demonstração ao homem de que servir a Deus e andar segundo a Sua Palavra traz prosperidade, segurança e realização plena. Cabe ao cristão, hoje, tirar disto a lição sobre a relevância de perseverar em Cristo, pois há propósito de Deus para o Seu povo além da vida na presente era.

Comentário adicional
Falta uma palavra no dicionário humano para definir Deus e que ele tem preparado em Cristo Jesus ao período do milênio. Os planos de Deus não se frustram e nem falham. O que Deus projetou antes de tudo para a terra, o homem e para Israel é infalível. Ele está no controle e sempre estará. Que nós, como Igreja do Senhor Jesus possamos obedecer, amar e propagar o Evangelho de excelência que será materializado no milênio, governado por Jesus Cristo. E nessa jornada que estamos vivendo, que possamos conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (Os 6.3) até que Ele venha para sarar a Terra.
Eu quero estar lá naquele grande dia! E você?

Referências bibliográficas
► Bíblia do Obreiro. Edição Almeida Revista e Atualizada. 2007 Sociedade Bíblica do Brasil.
► Revista de Escola Bíblica Dominical do Professor: Adultos. Apocalipse. Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus. Rio de Janeiro: Editora Betel – 2 trimestres de 2022. Ano 32 n/ 123. Lição11 – A realidade do milênio.

Comentário adicional – DC. Wagner Delfino e Cristiane Delfino.


2 comentários:

ancelmo disse...

Muito obrigado pelo edificante comentário Dc Wagner e Cristiane. Deus continue abençoando a vida de vocês.

Carlos Cezar disse...

Excelente comentário, que Deus continue abençoando poderosamente a sua vida!