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 A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO CHAMADO IGREJA

Lição 06 - 07 Novembro de 2021

TEXTO ÁUREO
"E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou." Efésios 3.9

VERDADE APLICADA
A Igreja de Cristo é a portadora da revelação dos mistérios da graça divina a todos os povos e nações.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar a nítida visão que Paulo tinha sobre os gentios.
Explicar acerca do mistério revelado a Paulo.
Mostrar que o plano divino não é desconexo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
EFÉSIOS 3
3. Como me foi este mistério manifestado pela revelação como acima em pouco vos escrevi;
5. O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,
10. Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
11. Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor,
12. No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele. 

Comentário adicional

Introdução
Esta abençoada lição irá expor de forma resumida o mistério que esteve oculto, mas que foi revelado através de Paulo, a igreja. É um tema bastante extenso e profundo, e não dá para ser explicado em apenas uma aula de EBD, que Jesus conceda muita sabedoria para cada professor explicar esse tão abençoado tema.

1 - A revelação do mistério
Paulo compreendeu o mistério (Ef 3.4), e como ele recebeu da parte de Deus a revelação (Ef 3.2) ele foi feito prisioneiro (Ef 3.1), despenseiro (Ef 3.7-8) e embaixador (Ef 3.7).

1.1 - Paulo, o prisioneiro
Paulo sabia que o que lhe acontecia era propósito de Deus, até mesmo as prisões. Como ver coisa boa em uma situação ruim? Como alguém que foi açoitado e preso pode louvar ao Senhor (At 16.23-25)? É claro que Paulo era um cristão convicto do seu ministério, convicto do que ele teria de passar para anunciar "as boas novas". Assim como Cristo padeceu para nos libertar do pecado, Paulo também sofreu, para que o Evangelho chegasse até nós, pois ele era um imitador de Cristo (1Co 11.1).

1.2 - Paulo, o despenseiro
O termo "dispensação" vem de duas palavras gregas: oikos, que significa "casa", e "nemo", que significa "distribuir, repartir". Paulo foi o responsável em distribuir, repartir aquilo que recebeu da parte de Deus (Ef 3.2), ele é incumbido de anunciar que nós os gentios somos coerdeiros, e fazemos parte do corpo de Cristo (Igreja), e somos participantes da promessa (Gl 3.29) em Jesus através do Evangelho (Ef 3.6).

1.3 - Paulo, o embaixador   
Significado de embaixador: qualquer indivíduo encarregado de uma missão; emissário. Paulo foi encarregado de anunciar o Evangelho aos gentios (Ef 3.8), e é claro que ele fez com maestria (1Co 15.10). Agora que recebemos a notícia, devemos nos manifestar e anunciar o que nos foi anunciado, que é o Evangelho. Cristo não padeceu, Paulo não sofreu para ficarmos acomodados em nossas casas em frente uma televisão, pois nós também somos embaixadores de Cristo (2Co 5.20), devemos nos despertar e exercer a nossa missão (Mc 16.15).

2 - Paulo, ministro da revelação divina
Paulo compreendeu o mistério uma vez revelado por Deus, no qual estava incumbido de compartilhar com os gentios, o mistério da Igreja.

2.1 - Entendendo o mistério que esteve oculto
A palavra "mistério" na língua grega não possui o mesmo significado do nosso português. No português significa: algo obscuro, secreto, enigmático, inexplicável. Na língua grega significa: doutrina, princípios etc. Ou seja, a palavra "mistério" está relacionada a doutrina da Igreja, pois estava oculta nas promessas feitas para Abraão, Isaque e Jacó (Israel). Por exemplo (Gn 12.2), Deus promete fazer de Abraão uma grande nação, no versículo 3 o Senhor diz que: "em ti serão benditas todas as famílias da terra". E essas promessas prosseguem sendo ditas para Isaque (Gn 26.4) e Jacó (Israel), (Gn 35.10-11). 

Deus promete fazer uma grande nação através de Abraão, que é a nação de Israel, mas também diz que em Abraão serão benditas todas as famílias da terra. Quem são essas famílias? Seria a Igreja? Esse texto que vos mostro diz tudo: "Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa" (Gl 3.28-29). 

Que promessa é essa citada na carta aos Gálatas? Essa é a promessa feita à Abraão, Isaque e Jacó, onde as famílias da terra seriam benditas. Somos um em Cristo, e se somos de Cristo, somos descendentes de Abraão e herdeiros como o Senhor prometeu, por meio da fé em Cristo Jesus, somos descendentes não na carne, mas de forma espiritual. Esse é o mistério que esteve oculto e foi revelado a Paulo.

2.2 - A Natureza do mistério revelado
Como disse na introdução, o mistério da igreja é um assunto extenso e profundo, abaixo estará um breve resumo do plano divino para os gentios. Leia esse texto: "Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo" (Os 1.10). Esse texto seria uma profecia somente para Israel na carne, ou será que fala da igreja?

Analise o texto, veja se conecta com as promessas que Deus fez a Abraão, Isaque e Jacó. agora veja esse texto: "Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo, e amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamadas filhos do Deus vivo" (Rm 9.25-26). "Vós não sois meu povo" seria os gentios? Veja que Paulo cita Oséias, se o povo que não era povo, não fosse os gentios, por que Paulo citaria uma profecia que aparentemente está sendo falada apenas ao povo de Israel? É só conectar os textos amados irmãos!!! Judeus e gentios fazem parte de um só povo, por meio da fé em Cristo Jesus. Veja também este texto: "E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma única cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jezreel (Significa: Deus semeia) (Os 1.11)".

Paulo diz que a Igreja é o corpo de Cristo, e Cristo a cabeça da Igreja, veja que conexão interessante. Agora medite nos textos citados: Os filhos da promessa serão como a areia do mar (Os 1.10), no lugar onde se dizia que os gentios não eram povo de Deus, agora somos pela fé em Cristo (Rm 9.25-29), assim formamos o corpo de Cristo: a Igreja (1Co 12.27), e Cristo o cabeça da Igreja (Cl 1.18).

Preste atenção neste texto: "Semearei Israel para mim na terra e compadecer-me-ei da Desfavorecida; e a Não-meu-Povo direi: Tu és o meu povo! Ele dirá: Tu és meu Deus!" (Os 2.23). A semente quando é semeada na terra gera frutos (Jo 12.24), esse foi o plano de Deus, para tornar povo o que não era povo, e através de Cristo somos nação santa, povo adquirido para anunciar os mistérios do Evangelho (1Pe 2.9).

2.3 - A humildade e seriedade de Paulo diante do mistério
Paulo foi feito ministro segundo o dom da graça, pela vontade de Deus, nunca foi pela vontade de homem (Ef 1.1). Paulo soube ser humilde e sério, pois ele sabia que a soberba precede a ruina (Pv 16.18-19), e a melhor coisa que o cristão deve ser é humilde de espirito.

3 - As riquezas do mistério revelado
Muitas são as riquezas que alcançamos por meio da fé em Cristo: nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais (Ef 2.6; Ap 3.21), ainda que isso ainda não aconteceu literalmente, mas Deus pela sua Presciência, já viu tudo isso.

3.1 - O mistério revelado no Novo Testamento
Em Jeremias temos uma profecia muito interessante, analise: "Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." (Jr 31.31-33).

Seria uma profecia para a Igreja ou para Israel? Por que o escritor aos hebreus citaria o texto de jeremias? veja bem: "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto, não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo." (Hb 8.6-10)

Não precisamos circuncidar a pele do prepúcio como os judeus faziam, nem precisamos repetir os ritos e cerimônias, agora o que precisa ser circuncidado é o nosso coração, não precisamos seguir leis em tábuas de pedras, mas guardar a palavra em nosso entendimento. "Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura, a incircuncisão não será reputada como circuncisão? E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará, porventura, a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus" (Rm 2.25-29).

Que maravilha, somos judeus não na circuncisão, mas no coração, judeus no espirito não na letra, judeus pela fé em Cristo, descendentes de Abraão por meio da fé (Gl 3.28-29).

3.2 - O propósito pré-estabelecido por Deus
A igreja surgiu porque os judeus rejeitaram a Cristo (Jo 1.11-12) Será que Deus foi pego de surpresa, ou desde o começo foi plano do Senhor?

Quero aqui explicar de forma muito resumida o grande propósito. Leia este texto: "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios." (Rm 11.25). Meus irmãos, para se entender o que significa plenitude dos gentios, é necessário um estudo profundo no capítulo 48 do livro de Gênesis, no versículo 19 Jacó abençoa Efraim e diz que ele será maior que seu irmão mais velho (Manassés) e sua semente será multidão de nações (No hebraico significa plenitude dos gentios). Como que Efraim se tornaria uma multidão de nações? Aí você terá que entender o que acontece com Efraim no decorrer da história, vamos por partes: As 12 tribos recebem os seus territórios, depois o reino é dividido (Israel - Judá), os descendentes de Efraim são colocados como líderes do reino de Israel no decorrer da história, e aí quando Deus fala profeticamente nas Escrituras a respeito de Efraim, Ele fala do reino de Israel, então as profecias dirigidas a casa de Israel, são dirigidas aos gentios.

Medite neste texto: "Disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó. Já não te chamarás Jacó, porém Israel será o teu nome. E lhe chamou Israel. Disse-lhe mais: Eu sou o Deus Todo-Poderoso. sê fecundo (Hebraico-Efraim) e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão de ti." (Gn 35.10-11). Fecundo = Efraim, é daqui que Jacó iria entender através do Espírito em como abençoar os filhos de José. "Uma nação e multidão de nações sairão de ti" foi o que Deus prometeu pra Abraão. Em Gn 12, uma nação sairá de ti (Israel segundo a carne) em Gn 17 Deus disse que uma multidão de nações iam sair de Abraão (Israel segundo o espirito). 

Esse é o grande mistério, quando Jacó vai abençoar Efraim em Gn 48, ele pelo espirito se lembra das coisas que Deus falou com ele em Gn 35, ele entendeu que Efraim seria frutífero, é daí que sai a promessa que engloba os gentios, e Paulo sendo um mestre da Lei, compreendeu esse maravilhoso mistério (Ef 3.4). Foi daí que Paulo tirou a referência com respeito o que ele cita sobre a plenitude dos gentios em Rm 11.

3.3 - As riquezas insondáveis de Cristo
Não há nada tão grandioso como a riqueza que adquirimos através da fé em Cristo, que é a salvação. A graça nos alcançou, por Deus amar o mundo de forma incondicional, e assim fomos presenteados mesmo sem merecer. A maior riqueza que podemos alcançar em Cristo é a graça, nem judeus nem gentios mereciam esse presente, mas pela sua imensa misericórdia, ele forma um corpo para Cristo com a união de judeus e gentios por meio da fé, e essa união constrói a tão imaculada esposa do Cordeiro, a Igreja. Glórias a Deus!

Conclusão
O dia do casamento está próximo, o noivo está pronto, a noiva está se preparando, em breve a sua noiva se encontrará com Ele nas nuvens, e então estaremos com Ele para sempre. Anuncie! Fale desse casamento para outras pessoas, ainda dá tempo de fazer parte do corpo da noiva. “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus”. (Ap 22.20).

Referências bibliográficas
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Almeida Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 1995.
Revista do professor: Adultos. Efésios - Uma exposição sobre as riquezas da graça, misericórdia e glória de Deus - 4º Trimestre de 2021. Ano 31 n° 121. Lição 06 - A revelação do mistério chamado Igreja.

Comentário adicional - Pb. Eric Gonçalves de Azevedo

 

5 comentários:

ancelmo disse...

Obrigado pelo comentário, muito bom. Deus continue te abençoando Pb Eric.

Carlos Alberto disse...

Parabéns pelo comentário....Deus te abençoe!

Unknown disse...

Muito bom e profundo

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

Exeletente comentário

Unknown disse...

Exente lição muito profundo4