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 MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS

Lição 5 – 31 de outubro de 2021

TEXTO ÁUREO
“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e família de Deus”. Efésios 2.19

VERDADE APLICADA
O perfeito sacrifício de Jesus cristo resultou em reconciliação com Deus e permitiu que nos tornássemos membros de Sua família.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar a posição de Israel diante de Deus.
Explicar como o sacrifício de Cristo nos trouxe paz.
Falar sobre como nos tornamos a morada de Deus.

TEXTO DE REFERÊNCIA
EFÉSIOS  2
11. Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
12. Que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
14. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio.

Comentário adicional

Introdução
Paulo o apóstolo depois de expor o maravilhoso plano da salvação e mostrar as condições das outras nações em relação a Israel e a Deus, agora através da redenção em Cristo, todos que creem no nome de Jesus serão filhos de Deus.

1. Um novo povo formado por Deus
No evangelho segundo Mateus 16.18 cita Jesus como aquele que diz: “Edificarei a minha igreja” (tempo verbal futuro). Isso indica que, quando Ele proferiu essas palavras, a igreja não existia. Em Efésio 1.19, 20; lemos que a Igreja está estruturada sobre o fundamento da ressurreição de Cristo. (Ef. 2.15). A Igreja representa o povo que Deus chamou de dentro do mundo. E esse povo é proveniente de todas as esferas da vida. Todos são bem-vindos na Igreja de Cristo.

1.1. Éramos gentios na carne, chamados incircuncisão
Essa expressão se refere ao fato de eles não serem israelitas. Os efésios eram pagãos, a expressão “na carne” aqui se refere a circuncisão física que eles tinham. Era sinal físico através de cirurgia feita no membro viril de todo macho israelitas, para distingui-lo como parte do povo de Deus. (Gn 17. 9-14). Chamados incircuncisão era um termo depreciativo usados pelos judeus contra os gentios. Paulo, claramente, os desaprova mostrando-lhes que a “circuncisão feita pelas mãos dos homens” se torna vão para receber a graça de Deus. A verdadeira “circuncisão” não é feita por mãos humanas, mas espirituais (Rm 2. 25-29). Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis (At 7.51).

1.2. Éramos sem Cristo e sem esperança
Nós primórdios da igreja, os judeus cristãos, ainda presos as determinadas tradições judaicas. “A quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo” Atos 10.28. Os judeus convertidos, Queriam monopolizar o direito sobre Cristo. Entretanto, o apóstolo Paulo desfaz essa ideia de exclusividade dos judeus sobre o direito da bênção de salvação. O sentido mais amplo da expressão “sem cristo” refere se aos não convertidos a Cristo. Porém, o propósito universal da missão de Cristo foi de “pregar o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). “O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.4).

1.3. Éramos estranhos às alianças da promessa e sem Deus no mundo
A palavra “estranhos”, no original grego, aparece como “estrangeiros”. O sentido da frase indica que “os concertos foram feitos entre Deus e Israel. Todos os israelitas sabiam disso e ufanava-se desse privilégio – de ser “o povo escolhido” dentre as nações. “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;”. Filipenses 3.3-5. Os gentios eram estranhos em relação à promessa da vinda de Cristo em carne e desconheciam o privilégio de poderem participar das bênçãos advindas de Cristo como salvador dos homens. Mas Israel, como nação, rejeitou a Cristo. O que propiciou a salvação dos gentios, dos quais Paulo se declara apóstolo. (Ef 3.1,2). “sem Deus no mundo” são palavras que retratam o estado espiritual dos gentios. viviam no mundo de Deus, mas não conheciam nem o tinham. Os gentios tinham muitos deuses, mas o Único e verdadeiro DEUS não.  “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus" (Jo 4.22).

2. A Unidade do Corpo de Cristo
O ideal de unidade é salientado na oração sacerdotal de Jesus (Jo 17. 20-23), e como em Efésios 4.1-16. Essa unidade só poder ser realizada através do sangue de Cristo, A graça de Deus alcançou os gentios (que era nós, que não fazíamos parte do povo Judeu) agora pertencemos ao Corpo de Cristo quando cremos em Jesus Cristo.

2.1. Estávamos longe e chegamos perto
O sangue redentor de Cristo aproximou os de longe e os que estavam perto. Os de perto judeus, os de longe eram os gentios. Este povo distante, que não tinham esperança dos concertos e alegria da presença de Deus. Esta aproximação foi realizada quando Ele entregou Sua vida, de boa vontade rendida na morte, como oferta pelo pecado a favor de muitos (Is 53. 11-12). Assim, judeus e gentios podem ficar mais próximos de Deus, e mais próximo uns dos outros. Em Cristo acabam-se as grandes barreiras da vida.

2.2. Estávamos sem reconciliação e alcançamos a paz
A palavra reconciliação tema recorrente no evangelho que Paulo prega, o que Deus fez expressou seu grande amor com a cruz de Cristo no centro (Rm 5.1-11). “ele é nossa paz”. (Ef 2.14.  Ele próprio, Jesus é nossa paz com Deus e com outros (judeus e gentios). Jesus disse: “tenho ainda outras que não são desse aprisco” (Jo 10. 16). Em Gálatas 3.28, As distinções raciais e nacionais desaparecem em Cristo. Se todos os homens estivesse realmente em Cristo, guerra desaparecia e o muro de separação.

2.3. Éramos dois povos e nos tornamos um só povo
Ao oferecer salvação para todos os tipos de pessoas. Cristo cria um novo homem, a partir dos dois grupos. Ele também estabeleceu paz entre ambos. (At 10. 36). A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos).

3. O edifício de Deus
Os judeus e gentios que depositam sua fé em Jesus como seu salvador tornam-se membros da família de Deus. (Fp 3.20; Hb.3 2-6).

3.1. Fundamento dos apóstolos e profetas
A Igreja representa uma comunidade de pessoas. No entanto, em muitos aspectos pode ser comparada com um edifício e, especialmente, a um templo. A frase “edificados sobre fundamento” é a transição para essa analogia da igreja como edifício em processo de construção (Ef 2.20-22). Na parábola de Jesus, esse sólido alicerce, ou fundamento, nada mais é do que Ele próprio e Sua palavra. (Mt 7.24-27).

3.2. Nossa posição no edifício de Deus
A passagem em 1 Pedro 2,5 expressa o mesmo pensamento: “Vós também, como pedras vivas, sós edificados casas espiritual”. Efésios 2.21b “cresce para templo santo no Senhor”. “O corpo de crente”. A Igreja, sendo bem ajustado, continua crescendo. Cada parte do edifício, cada crente, encaixa-se perfeitamente na construção, estando todas as peças alinhadas com alicerce, a estrutura não está completa; ela não estará completa até o dia em que Jesus Cristo retornar. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”; (Fp 1.6).

3.3. Morada de Deus em Espírito
No novo concerto, Deus não só chama um povo, mas mora com eles. Como afirma Mackay: “A igreja cristã, quando é verdadeiramente a igreja, é a casa da presença”. No antigo concerto, o tabernáculo e o templo eram lugares reservados para adoração e habitação ao Deus de Israel. No Novo Testamento, Paulo chamou cada crente de “templo de Deus” e morada do Espirito Santo (1Co 3. 16). Deus não está esperando até que seja um edifício terminado para viver neles, está residindo dentro de cada cristão em cada passo do processo. (Cl 1. 27) “que é Cristo em vós, esperança da glória”.

Conclusão
Como membros da família de Deus, e morada de Deus devemos sempre ser gratos ao que o Senhor fez na cruz por nós.

Referências bibliográficas
► Bíblia com anotações A.W.Tozer.
► Comentário do N.T Aplicação pessoal vol.2.
► Comentário bíblico de Efésios. Elienai Cabral
► Comentário bíblico Beacon.
► Revista Betel Dominical, adultos, 4º Trimestre de 2021, ano 31 nº 121. Efésios – Uma exposição sobre as riquezas da graça, misericórdia e glória de Deus. Lição 5 – Membros da família de Deus.

Comentário adicional – Pb Charles Pereira da Silva.

 

 

 

 

3 comentários:

ancelmo disse...

Parabéns pelo comentário muito bom. Deus continue te abençoando.

Unknown disse...

Deus abençoe, presbitério Charles

Unknown disse...

A paz do Senhor, muito obrigada, Deus abençoe.