Seguidores que acompanham o Blog

 É FUNDAMENTAL CULTIVARMOS UMA VIDA DE ORAÇÃO
Lição 7 – 15 de agosto de 2021

TEXTO ÁUREO
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Isaías 55.6
VERDADE APLICADA
Todo aquele que serve e tem comunhão com Deus compreende a necessidade e a importância de uma vida de oração.
OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar a importância de uma vida de oração.

Mostrar o que acontece quando a Igreja ora.

Apresentar os resultados de uma vida de oração.

 

TEXTOS DE REFERÊNCIA

ATOS 12

1. E, por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
2. E matou à espada Tiago, irmão de João.
3. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos asmos.
4. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
5. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
11. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava.

COMENTÁRIO ADICIONAL


INTRODUÇÃO

A vida de oração não é nada fácil, esta dificuldade também foi para os discípulos do Senhor (Lc 11:1), a oração é um exercício de intimidade, e para alcançar o alvo estabelecido, devemos nos dedicar ao máximo, pedindo auxílio ao Espírito Santo (Rm 8:26-27). A Igreja do primeiro século será o modelo de vida de oração.

1. A importância da oração
Para que Deus fale com seu povo, Ele se utiliza das profecias, sonhos, revelações, visões etc. Mas a comunicação de seu povo para com o Deus Todo Poderoso só é possível através da oração, esse canal de comunicação foi posto para que o homem pudesse conversar com seu Criador. Contudo, a oração trás consigo grandes desafios.

1.1. No nosso cotidiano
A vida cotidiana traz muitas dificuldades, entre elas a escassez de tempo, onde as tarefas de casa, do trabalho e muitos outros afazeres, e por não priorizar a oração passamos dias e até semanas sem sequer reservar um momento para oração, entretanto, esse grave equívoco faz com que não tenha uma vida produtiva por falta de uma vida de comunhão através da oração.

1.2. Deus sempre está atento às nossas orações
Todo ser humano tem algumas particularidades, dentre elas a sua voz, Deus conhece a sua voz em meio a quase 7 bilhões de pessoas no mundo, sem confundir uma com a outra, por mais parecida que o timbre sejam (Sl 116:1), estejamos no templo (2 Cr 7:15), no deserto ( Mc 1:35) até mesmo dentro do ventre de um peixe ( Jn 2 :2-10). O que o Senhor requer é que o busquemos a tempo e fora de tempo. 1 Ts 5:17 “Orai constantemente “.

1.3. Uma prática de vida
A igreja do primeiro século é um grande referencial, pois era a igreja que andava sobre os joelhos, pois sabiam da importância de uma vida de oração, e os efeitos que ela causava no indivíduo e na sociedade a qual ele está inserido. Só será frutífero aquele que se entrega a um contínuo relacionamento com o Senhor, que se dará por meio da Oração. As coisas só mudarão se mudarmos as nossas práticas, devemos priorizar as coisas mais importantes (Mt 6:33).

2. O que acontece quando a igreja ora?
Os grandes avivamentos que marcaram algumas épocas, na Europa, na América do Norte e vários outros lugares, se iniciou quando pessoas se propuseram a dedicar suas vidas a Oração e exposição da Palavra. Assim como foi em Atos dos apóstolos.

2.1. Novos desafios
Assim como o rei Herodes perseguiu o povo por causa do Evangelho de Jesus, cerrando nossos irmãos em prisões e os ferindo, contudo, não parava de aumentar o número dos adeptos dessa nova crença, por mais humilhados que fossem as pessoas testemunhavam que valiam cada açoite que sofriam por amor. Muitos foram os mártires, muito sangue inocente foi derramado por estarem convictos de que Deus não os deixariam esquecidos. Para superar grandes desafios só conhecendo intimamente o Deus a qual nos dedicamos a orar! O grande segredo, Salmos 25.14.

2.2. Paz e descanso
Muitas dúvidas surgem quando estudamos esta poderosa lição, por qual razão esses homens, assim, como Pedro ou até mesmo Paulo, quando tudo conspiravam contra, ainda permaneciam equilibrados? A oração faz com que o nível de confiança em Deus aumente, pois, a oração faz exercitar a Fé no seu Salvador. Por mais que as incertezas dessa vida venha nos afrontar, o crente que ora descansa e seu espírito permanece em paz. O nível de intimidade na oração produz paz e descanso no Senhor (Sl 23).

2.3. O agir de Deus é libertador
Enquanto a igreja está envolvida no mesmo propósito, tendo uma comunhão plena, as coisas sobrenaturais acontecem. DEUS enviou seu anjo até a prisão para libertar Pedro, por mais protegido e escondido fora Pedro, pois estava em uma prisão bem fortificada, não foi problema para que o Senhor o livrasse. O pastor de Jerusalém, estava sendo coberto pelas orações de uma igreja fervorosa, e Deus não deixara o justo perecer nem sofre detrimento. At 12:5: "Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele." A vida de oração nos faz ver o Deus que Liberta.

3. Os resultados de uma vida de oração
As raízes espirituais de um cristão é a oração, em que os maiores beneficiados são todos aqueles que buscam a face do Senhor (Sl 107:28-30; Fp 4: 6-7; MT 7:7-8).

3.1. Maior comunhão com Deus
A Bíblia nos assegura que na maioria dos fracassos estão aqueles que negligenciam a oração, a arma mais eficaz que temos a nossa disposição. Assim, Pedro e toda a igreja sabiam que Deus intervém através da oração. O relacionamento só terá sucesso se houver diálogo, só iremos desfrutar da comunhão se priorizar a oração com Deus. A oração atrai a presença de Deus e toda a sua glória. Através da oração somos guardados por Deus (Sl 91.1)

3.2. Direção do Espírito Santo
Um dos grandes benefícios de uma vida de oração é que o Espírito Santo é quem governa sua vida (Jo 3:8), porquanto o Espírito Santo que conhece os mistérios de Deus e os anseios do íntimo de cada ser humano. Ele nos ensina a orar e nos revela o querer do Senhor para nossas vidas. Tudo isso somente por meio da Oração, não podemos ser insensíveis, e hesitar em confiar integralmente nossos passos ao Espírito Santo. O Senhor nos quer fazer desfrutar da boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12 1-2).

3.3. Novas experiências com Deus
Poucas pessoas viveram experiências tão Especial como o apóstolo Pedro, mas não é algo restrito para alguns, mas podemos alcançar experiências únicas a partir de decisões que tomamos, ver o sobrenatural de Deus é ser instrumento para alcançar esta graça, uma grande multidão procura, porém uma vida de oração é para pouco, pois exige renúncia e dedicação. Entretanto Deus tem muito para nos dar, contudo, a oração é o caminho para viver a plenitude de Deus.

CONCLUSÃO
Quem ora, além de possuir autoridade e poder, leva consigo o doce prazer de conhecer o Deus a quem está orando. Orar não é barganhar, outrossim, compreender os mistérios do coração de Deus. O oxigênio da vida espiritual continua sendo exclusivamente a Oração.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  
Bíblia de Estudo Aplicação pessoal -edição 1995;
Bíblia de Estudo do Expositor Jimmy Swaggart.
Revista do professor: Adultos. Triunfando sobre as batalhas e adversidades da vida. Rio de Janeiro: Editora Betel – 3º Trimestre de 2021. Ano 31 n° 120. Lição 7- É fundamental cultivamos uma vida de oração.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS -- Dc. Carlos Eduardo Martins Farias.


 

2 comentários:

Unknown disse...

Deus te abençoe, Diácono Carlos Eduardo.

ancelmo disse...

Obrigado pelo comentário, muito bom. Deus continue te abençoando.