Seguidores que acompanham o Blog

A GRAÇA DE DEUS

 A GRAÇA DE DEUS
Lição 5 - 02 de maio de 2021
 
TEXTO ÁUREO
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus." Efésios 2.8

VERDADE APLICADA
A graça de Deus é a benevolência imerecida que Ele exibe ao nos salvar e capacitar a vivermos para Ele.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar acerca da graça salvadora de Deus.
Explicar que a graça é dada a quem crê em Jesus.
Mostrar que Deus reveste pela obra da Sua graça.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
TITO 2
11. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
13. Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,
14. O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
 
COMENTÁRIO ADICIONAL
 
INTRODUÇÃO
Nesta abençoada lição aprenderemos a respeito da manifestação da graça de Deus mediante Jesus Cristo que pagou um preço altíssimo na cruz para salvar todos aqueles que creem no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E aprender que pela graça somos capacitados para exercer o ministério a qual nos foi confiado. Lembrando sempre que as nossas escolhas refletem o nosso futuro.
 
1. A graça salvadora
A graça de Deus é a mais extraordinária manifestação do seu amor para com a humanidade. Graça vem da palavra hebraica "hessed", e do termo grego "charis", cujo sentido mais comum é o de favor imerecido que Deus concede ao homem, por seu amor, bondade e misericórdia. Está à disposição de todos os homens, mas só é alcançada por aqueles que creem em Deus, e aceitam a Cristo Jesus como seu único e suficiente Salvador. Por intermédio dela, Deus salva, justifica e adota o pecador como filho (Jo 1.12).
 
1.1. A graça de Deus é fator imprescindível (necessário) para a salvação eterna
Sem a graça de Deus não poderíamos ser salvos, pois o salário do pecado é a morte, e todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Desde quando o pecado entrou no mundo, Deus manifestou sua graça sobre a humanidade, no Éden Deus cobriu a nudez do homem com pele de animal sacrificado, ou seja, um ser inocente teve que morrer para pagar o salário do pecado (Gn 3.21 - E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu), favor imerecido em ação. Em (Gn 3.21) vemos a figura daquele que futuramente morreria por todos nós, sendo inocente, para nos salvar, para cobrir nossa multidão de pecados, e para cobrir nossa nudez espiritual por meio da cruz.
Podemos dar um exemplo de como é o agir da graça de Deus. Imagine que todos nós nascemos com uma dívida no banco mundial, e no decorrer dos anos essa dívida só aumenta, e chegado o dia de pagar a tal dívida, certo dia entramos numa sala onde falamos com o gerente e começamos um diálogo:
Eu - Bom dia! vim saber como está minha dívida?
Gerente - Sua dívida está em 999 trilhões de dólares!
Eu - Nossa! não posso pagar.
Gerente - Bom, como sabes, terá que morrer, assim vamos vender seus órgãos, como pagamento.
Mas de repente uma surpresa, o gerente diz que alguém foi lá há algum tempo e pagou a dívida, alguém chamado Jesus pagou a dívida, e aqui está o espaço onde você deve ou não assinar autorizando que esse pagamento seja válido. Você assina ou não?
Demoramos tanto tempo para assinar, talvez por não compreender tal pagamento, mas é assim que Deus manifesta Sua graça, pagou uma dívida nossa, na qual não podíamos pagar, enviou seu Filho para morrer em nosso lugar, para nos livrar da morte eterna. E, nos prometeu, ainda sem merecermos, a vida eterna no lugar de morte eterna.
 
1.2. A salvação é por meio da fé
A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Nós não estávamos presentes diante da cruz, nós não presenciamos a ressureição de Cristo, nós não vimos nada dos acontecimentos descritos nas Sagradas Escrituras, mas cremos, acreditamos que tudo aconteceu como está escrito, isto é a fé em ação, e é por meio da fé que somos salvos, pois cremos naquele que morreu e ressuscitou dentre os mortos e está a destra do Pai. Sem fé é impossível agradar a Deus. A fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus, foi por meio da pregação do Evangelho, que passamos a crer. Para se ter fé é preciso primeiro ouvir falar, depois é preciso ser terreno fértil, onde o semeador semeia a semente que é a palavra de Deus, assim de grão em grão nós nos transformamos numa grande lavoura, que em breve será colhida.
 
1.3. A Salvação não vem das obras
A salvação não pode ser por obras porque geraria autoglorificação, tornando-se merecedor de glória e honra em sim mesmo, logo toda honra e toda glória seriam para nós. E se a salvação fosse por obras? Com certeza, poderíamos chegar diante de Deus e exigir um pagamento por todo esforço que fizemos em vida. Claro que não é porque a salvação não vem das obras que não iremos realizar boas obras, todo cristão deve praticar boas obras, pois sendo imitadores de cristo temos que em primeiro lugar amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmo. Sendo assim quem ama como Cristo nos amou, sem sombra de dúvidas deve ter uma vida cheia de boas obras, sempre pensando no bem-estar do nosso próximo.
 
2. A graça capacitadora
É Cristo que nos capacita para realizar a Sua obra, de maneira que possamos fazer a Sua vontade. Sem Cristo nada podemos fazer (Jo 15.5), os discípulos obedeceram às palavras de Jesus que disse para eles ficarem em Jerusalém até que do alto fossem todos revestidos de poder, e assim eles foram capacitados para realizar a obra de Deus.
 
2.1. A graça de Deus capacita para viver a vida cristã
O cristão genuíno deve a cada dia exercer uma vida irrepreensível diante da sociedade, pois as Escrituras Sagradas nos instruem para sermos diferentes, seja no modo de vestir, pensar, falar, agir etc. É através do fruto do Espírito que devemos ser reconhecidos, é através da imitação de Cristo que devemos ser vistos. A vida do Cristão verdadeiro deve estar pautada na Bíblia (Js 1.8), sempre buscando crescimento espiritual. É nas Escrituras que encontramos todas as rotas em que devemos caminhar, pois toda Escritura é divinamente inspirada por Deus, logo nosso Deus não iria nos guiar por caminhos errados.
 
2.2. A graça de Deus capacita para o desempenho do ministério
O Senhor nos chama, podemos até não sermos capazes de realizar a Sua obra, mas aquele que nos chama também nos capacita, foi assim com grandes personagens da Bíblia, e é assim até hoje. Todos os heróis da fé começaram o seu caminhar com Deus ciente das suas próprias fraquezas, incapacidade e pecados. Foi através desta graça de Deus e o Seu poder de capacitação que os tornou o tipo de pessoas que Deus queria que fossem, e a cumprir o plano e o propósito que Deus tinha na vida deles.
 
2.3. A graça de Deus dá suficiência para todas as necessidades humanas
Precisamos aprender a sermos dependentes de Deus, o Senhor nos promete na sua palavra que nunca nos desampararia, e se Ele nos enviar, Ele mesmo suprirá as nossas necessidades. Assim como Ele foi com Abraão, Moisés, Elias, etc. Também será conosco, jamais o Senhor abandona o seu povo. (Lc 10.3,4 - "Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforJe, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho."; Lc 22.35 - "E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada").

3. A graça e o livre-arbítrio
Em toda a Bíblia encontramos diversas passagens falando a respeito da manifestação da graça de Deus, não somente no Novo Testamento, mas também no Antigo Testamento, podemos citar o manifestar da graça de Deus no meio do povo hebreu na libertação do povo que estava sendo escravo no Egito, com a promessa de todos chegarem na terra prometida, mas com a mudança de atitude da nação, somente dois daquela geração entrou na terra prometida, mas todos não estavam predestinados a entrarem na terra? Assim também como a mulher de Ló que também estava predestinada e livre da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, mas preferiu olhar para trás. Tudo depende das nossas escolham, a graça é para todos, mas nem todos escolhem a graça.
 
3.1. Toda liberdade será cobrada
O Evangelho nos libertou da servidão do pecado, e nos guardou da liberdade de pecar. Podemos até fazer o que quisermos, mas de modo que pagaremos o preço de cada ação ruim diante de Deus. O Evangelho nos libertou da morte eterna para vivermos uma vida de serviço ao nosso salvador que nos comprou por preço impagável.
 
3.2. A graça de Deus não é sinônimo de fazer o que quiser
Fazíamos o que queríamos antes de nascer de novo, agora que somos novas criaturas, nascidas do Espírito, praticamos as obras do Espírito, e devemos continuar a praticá-las. A partir do momento que aceito Cristo como meu suficiente salvador, eu me torno seu servo, logo tenho que obedecê-lo, e assim não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim, e assim não sou eu mais que controlo minhas vontades, mas quem me controla é Aquele que me comprou, pois Ele me tirou da escravidão do pecado para servi-lo em uma nova jornada de vida eterna.
 
3.3. É preciso permanecer na graça de Deus
Uma vez adquirida, temos o dever de cuidar, de zelar da nossa salvação. Pois o preço que foi pago na cruz é imensurável, devemos nos esforçar continuadamente, dia após dia, guerreando contra as forças da maldade para não perder nossa coroa adquirida lá na cruz do calvário. (Mt 13.44 - "Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo").
 
CONCLUSÃO
É por meio da Graça de Deus manifestada que fomos alcançados pela sua infinita misericórdia, Ele nos alcançou através de Cristo Jesus, que é o único caminho que nos leva para a vida eterna.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Almeida Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 1995.
Almeida Corrigida Fiel. Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original, tradução de João Ferreira de Almeida, Sociedade Bíblica trinitariana do Brasil, 2011.
Revista do professor: Adultos. Os atributos de Deus - Conhecendo a Natureza, o Caráter e a Supremacia de Deus nas Escrituras. Rio de Janeiro: Editora Betel – 2º Trimestre de 2021. Ano 31 n° 119. Lição 5 – A Graça de Deus.
 
COMENTÁRIO ADICIONAL - Pb. Eric Gonçalves de Azevedo

3 comentários:

ancelmo disse...

Comentário bem elaborado e edificante. Muito bom. Deus te abençoe Pb Eric.

Anônimo disse...

Que estudo maravilhoso eu quero aprender mais de Deus co.o faço continuar me alimentando deste pão vivo!? Meu imail é aclaudioneide@gmail.com e meu número 61993886852

Anônimo disse...

Deus abençoe esta obra estarei em orações por esta obra