Seguidores que acompanham o Blog

UMA SERVA DE CORAGEM
Lição 13 – 28 de março de 2021

TEXTO ÁUREO
“E disse Ester: Se bem parecer ao rei, venha o rei e Hamã hoje ao banquete que lhe tenho preparado.” Ester 5.4

VERDADE APLICADA
A vida de Ester nos ensina e nos incentiva a viver uma vida com sabedoria.
 
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar a beleza do caráter de Ester.
Expor que Deus se alegra da humildade de Seus servos.
Ensinar que Ester era uma mulher virtuosa.
 
TEXTOS DE REFERÊNCIA
ESTER 2
8. Sucedeu, pois, que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, debaixo da mão de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, debaixo da mão de Hegai, guarda das mulheres.
10. Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse.
16. Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.
17. E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.
 
COMENTÁRIO ADICIONAL
 
INTRODUÇÃO
1. Ester, um exemplo a ser seguido
1.1. A relevância da beleza interior.
1.2. Ester, uma história de sucesso.
1.3. Fazendo a diferença no mundo.
 
Desde a antiguidade, o culto ao belo faz parte da cultura de diferentes sociedades. Belo é um conceito mutável, subjetivo e depende do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Nos termos de Aristóteles, a beleza é um impossível – algo a que sempre se almeja sem nunca alcançar. Isso porque beleza exterior é um relativo, enquanto a beleza interior é um absoluto. Quando a valorização está na beleza exterior os corpos viram mercadoria, o projeto de Deus para nós não é nos reduzir a meros produtos e mercadorias, esse é o apelo do sistema mundano. Ester tinha uma beleza que vinha do seu interior, essa é uma beleza absoluta, ou seja, não importa o que aconteça com o corpo físico, pois a essência incorpórea está preservada, ela é incorruptível. O apóstolo Paulo aborda muito bem esse conceito, em II Coríntios 4. 16 – 18, quando ele fala acerca do nosso ser exterior em contraste com o nosso ser interior; coisas que se veem e coisas que não se veem, sendo que as coisas que se veem são temporais e as que não se veem, eternas, atemporais. O sistema mundano sempre vai tentar manter nossos olhos no que é visível, corruptível, mas esse não é o propósito de Deus para seu povo. Ester alcançou sucesso e se tornou um exemplo para nós, por causa da confiança em Deus, em meio às circunstâncias adversas ela se manteve confiante e dependente de Deus, aguardando o livramento do Senhor. Da mesma forma cabe a nós cristãos, aguardar a salvação confiantemente no Senhor.
 
2. Coragem para ser diferente
2.1. Deus deve estar no centro de nossa vida
2.2. Devemos ser forte
2.3. Não tenha medo de sonhar

Nesse 2 tópico, fica uma pergunta: Quem é você quando a calamidade chega? Você é aquele que se amedronta e se esconde? Ou você é aquele que corre para os pés do Senhor e pede orientação e revelação para enfrentar a calamidade e sair vencedor, pois sabe em quem tem crido? Ester é um exemplo para nós porque, em meio à sentença de morte, ela não ficou paralisada pelo “espírito de medo” (2 Timóteo 1.7) mas reagiu, enfrentou a circunstância desfavorável crendo em Deus e no livramento Dele. O cristão e filho de Deus não tem base bíblica para se atemorizar e nem retroceder (Lucas 9. 62). A Bíblia está recheada de exemplos de pessoas, homens e mulheres, que enfrentaram situações perigosas e risco de morte, mas obtiveram livramento porque confiaram em Deus. Jesus é o nosso maior exemplo, ele tinha consciência de propósito, ele sabia que tinha uma missão a cumprir, tinha uma obra a realizar por isso, confiando em Deus, foi até o fim, cumpriu sua missão... “entregou seu espírito ao Pai” (Mateus 27. 50; Lucas 23. 46). Deus nos deu um espírito de ousadia, o ousado tem coragem de sonhar, sonhar grande, independente das circunstâncias, pois, Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3. 20).
 
3. Uma mulher virtuosa
3.1. Uma bravura admirável
3.2. Uma serva virtuosa
3.3. O Senhor muda situações

Assim, nesse tópico 3, precisamos entender o sentido dessa palavra: VIRTUDE, tem origem no latim VIRTUS com raiz em VIR, associado à valentia do guerreiro, força viril; mas essa palavra também deriva do termo grego ARETÊ que se refere ao conceito de excelência. Excelência é um conceito relacionado à superioridade, transcendência, elevação, proeminência. Ester não se atemorizou diante do decreto de morte, ela demonstrou virtude, ou seja, valentia, bravura; mas agiu de forma excelente, pois buscou orientação de Deus e se portou com superioridade diante das ameaças, foi superior à situação, popularmente diríamos que “ela deu a volta por cima”, “agiu com classe”, “foi superior”. E, diante da submissão e confiança de Ester na providência divina, Deus lhe orientou como se portar, como agir e pode conceder vitória e livramento ao Seu povo por intermédio de Ester. Precisamos seguir o exemplo de Ester em nos submeter à orientação de Deus, confiando em Suas promessas e sendo excelentes e virtuosos em nosso proceder para glorificar o Nome do Senhor Nosso Pai.
 
CONCLUSÃO
Diante do que foi exposto durante todo esse trimestre, que a trajetória bem-sucedida de Ester e Mardoqueu sirva de inspiração para nós, povo de Deus, nos levando a crer e confiar no nosso Deus que não falha.
 
Referências bibliográficas
Bíblia Almeida Corrigida Fiel. Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original, tradução de João Ferreira de Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, 2011.
Revista do professor: Adultos. Ester - A soberania e o poder de Deus na preservação do Seu povo - 1º Trimestre de 2021. Ano 31 n° 118. Lição 13 – Uma serva de coragem.

Comentário adicional
Professora: Emivaneide Lourdes da Silva
 

3 comentários:

ancelmo disse...

Professora Emivaneide, muito obrigado por mais um comentário bíblico bem elaborado e edificante. Deus continue te abençoando cada dia mais.

charles disse...

Muito bom comentário ! Deus a abençoe

Unknown disse...

Deus abençoe a serva do Senhor.
Parabéns!