DEUS APRESENTA SALVAÇÃO AO CRISTÃO
Lição 11 – 14 de março de 2021
“e para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra. '' Ester 8.16
O senhor Deus está atento ao seu povo nesta terra para cuidar e guardar.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conscientizar de que Deus atua a favor do seu povo.
ESTER 8
1. Naquele mesmo dia, deu o rei Assuero à rainha Ester a casa de Hamã, inimigo dos judeus; e Mardoqueu veio perante o rei, porque Ester tinha declarado o que lhe era.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Veremos nesta lição que Deus continua agindo em favor do seu povo. Assim como Ele agiu na vida de Ester, Mardoqueu e de todo povo judeu, Ele está vivo e continua agindo na vida daqueles que nEle confiam. Mas não basta apenas confiar, temos que santificar nossa vida no altar do Senhor. Pois no momento certo Deus entrará com sua providência. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” Sl 46.1.
Os verdadeiros servos do Senhor procuram andar neste mundo com todo o amor e sem maldade em seu coração. Pois, a paz que o Senhor nos dá excede todo o entendimento humano. (Jo 14.27) “Deixo-vos a paz , a minha paz vos dou; não vo-la dou como dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Então, assim como o Senhor nos resgatou, tirando-nos do lamaçal do pecado para sua maravilhosa luz, devemos seguir Seu grande exemplo, desviando-nos sempre do mal e praticando sempre os frutos do Espírito.
1.1. Deus jamais se esquece
Mardoqueu poderia pensar que Deus havia se esquecido dele. Assim é na vida dos servos de Deus, as vezes vem as lutas e tribulações, e nós com nossas fraquezas e limitações, lamentamos, nossa fé enfraquece. Mas o Senhor nos ensina que precisamos perseverar, pois ele sempre estará conosco. (Is 49.15) “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” O servo de Deus tem que ser corajoso, ousado, obediente e fiel para alcançar a benevolência do Senhor.
1.2. Um Deus todo-poderoso.
Neste livro de Ester podemos tirar grandes lições para nossas vidas. Diante desse cenário, onde aquilo que seria impossível para o homem, foi só uma questão de tempo para Deus, podemos ver a grandeza e o poder do nosso Deus. Quando o rei Assuero descobre quem era Mardoqueu decide honrá-lo. Precisamos, assim como Mardoqueu e Ester ser irrepreensível diante dos homens e principalmente diante de Deus, para que possamos experimentar a sua boa, perfeita e agradável vontade dEle para as nossas vidas.
1.3. A lealdade ao Senhor traz recompensas positivas
No livro de Ester, podemos ver a fidelidade de Deus para os que nEle confiam, Mardoqueu foi honrado e exaltado por Deus, apesar de sofrer perseguições, continuou confiante que o Senhor daria vitória a ele e seu povo. Assim como Mardoqueu, nós precisamos apresentar as nossas lutas ao Senhor, e ter a convicção que Deus trará provisão e vitória. Hamã com seu orgulho e soberba foi exaltado pelo homem, porém, Mardoqueu com humildade e fé, foi exaltado por Deus. (Is 40.10) "Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa."
O Senhor se alegra quando festejamos o Seu nome. Podemos extrair dessa lição um grande aprendizado de como ser grande na presença Deus. Apesar de estarem numa terra corrompida e sem temor a Deus, Mardoqueu e Ester continuou firme na presença do Senhor. Precisamos a todo momento buscar a face do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois fazemos parte do projeto de Deus. Ele tem promessa para cada um de nós, basta somente confiar, obedecer e não desviar dos seus caminhos. (2Pe 3.18) "Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno."
Estamos na terra prometida, que o Senhor prometeu ao nosso pai na fé Abraão. Terra que mana leite e mel, mas para viver o melhor dessa terra, precisamos nos desviarmos dos maus caminhos, para então experimentar o melhor que Deus tem preparado para cada um de nós. (1Co 9) "Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam". Deus tem um plano de salvação para cada um de nós.
2.2. Desfrutando as bênçãos do Senhor
Quando tudo parece perdido ao olhar humano, quando tudo parece não ter saída; assim como Mardoqueu, pensamos que Deus nos esqueceu. Mas Deus é o Deus do impossível, e pode mudar qualquer situação, por mais difícil que seja. Talvez o mau Hamã, já contava com a vitória de exterminar todo o povo de Deus, mas não contava que existiam joelhos no chão clamando por socorro Divino. E a vitória foi daqueles que honraram a Deus, (Mardoqueu, Ester e todo povo judeu) não confiando nas suas próprias forças, e sim no poder do Deus altíssimo.
2.3. Com Deus a vitória é certa
(Jo 3.16) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna." (Jo 1.12) "Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que creem no seu nome". Em Cristo somos mais que vencedores, pois Ele nos comprou com seu sangue precioso, nos tornando raça eleita, sacerdócio real, nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus.
3. Os planos de Deus são perfeitos
Nada pode impedir os planos de Deus para a vida daqueles que O ama. Pois, se Deus prometeu irá se cumprir. (Nm 23.19) "Deus não é homem para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa, porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?" Deus tinha um plano de salvação para os judeus, por mais que o diabo tentou impedir, usando seu instrumento (Hamã), Deus também usam seus instrumentos (Ester e Mardoqueu) para garantir o seu plano perfeito.
3.1. A justiça de Deus predomina neste mundo de maldades
Deus criou o homem, como sua imagem e semelhança, logo seria um ser limpo e puro. Mas, através do pecado, o homem ficou cheio de maldades no seu coração. Hamã tinha ódio do povo judeu a ponto de ter conseguido uma ordem para exterminar a todos, mas Deus tem prazer em atender os justos que clama a Ele, e assim, predominou a vitória dos que confiavam nEle, e se quisermos obter vitória em um mundo corrompido e cheio de maldades devemos fazer como diz a palavra de Deus. (Mt 6.33) "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas voz serão acrescentadas ".
3.2. Aprendendo com Ester e Mardoqueu
Como cristãos, precisamos aplicar em nossa vida os exemplos de Ester e Mardoqueu, que mesmo fora de suas origens ou em terra estranha, continuou firme na presença do Senhor, não negociaram seus princípios e valores por qualquer coisa. Estamos vivendo os últimos dias nessa terra, não podemos brincar de ser crentes. Pois, Deus tem um plano de salvação para cada um de nós, e para alcançar essa grande vitória, só depende de como estamos levando nossa vida diante de Deus.
3.3. O céu é o único lugar em que não haverá pessoas perversas
Porque no céu o pecado não adentrará. A palavra de Deus afirma: "Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz" (Sl 37.11). Portanto nós, como filhos e servos de Deus, precisamos seguir o grande exemplo de mansidão e humildade, que Jesus nos deixou, buscando sempre a santificação, pois sem a qual ninguém verá a Deus. (Hb 12.14)
Conclusão
Deus tem um projeto de vida e salvação para cada um de nós, não podemos desanimar com os problemas ou perseguições que surgem na nossa caminhada. Não encontramos nas Sagradas Escrituras que seria fácil, pelo contrário; Jesus disse "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. " (Jo16.33) Precisamos ser fiel, paciente, perseverante e confiante. Pois, no momento certo Deus recompensará a cada um segundo as suas obras.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de estudo plenitude Almeida revista e atualizada
Revista do professor: Adultos. Ester - A soberania e o poder de Deus na preservação do Seu povo - 1º Trimestre de 2021. Ano 31 n° 118. Lição 11 – Deus apresenta salvação ao cristão.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Presbítero Antônio Marcos - Servo do Deus altíssimo.
7 comentários:
Meu amado irmão, parabéns pelos comentários, muito eficaz e bem elaborado. Deus te abençoe
Muito bom comentário. Deus abençoe o servo de Deus!
Muito edificante seu comentário irmão. Gostei muito. Parabéns.
Muito edificante seu comentário irmão. Gostei muito. Parabéns.
Muito edificante seu comentário irmão. Gostei muito. Parabéns.
Amém meus irmãos. Deus abençoe a nossa EBD. E abençoe a vida de cada um de vcs que tem contribuído para que cada aula seja edificante na vida dos nossos alunos.
Muito bom estudo,aproveitei para minha desse domingo.
Postar um comentário