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Celebrando a segurança do povo de Deus - Comentários Adicionais - (Pb. Charles Pereira da Silva)

Celebrando a segurança do povo de Deus - Comentários Adicionais - (Pb. Charles Pereira da Silva)


Celebrando a segurança do povo de Deus
    Lição 5 - 13 de Maio de 2020

Texto áureo 

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” 
Salmo 46.1 

Verdade aplicada 

A segurança do povo de Deus não está nas circunstâncias, mas em Deus,
Nosso Senhor, refúgio e fortaleza.

Objetivos da lição

  Destacar a proteção do Senhor.
Apresentar as características da cidade de Deus.
  Enfatizar importantes relações e inspirações.

Texto de referência

Salmo 46
1. Deus é o nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente na angústia.
2.Pelo que não temeremos ,ainda que a terra se mude ,e ainda que os 
Montes se transportem para o meio dos mares;
3. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se 
abalem pela sua braveza.
4. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das 
Moradas do altíssimo.
5. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper 
da manhã.
11. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
              
     Introdução 
Está lição destacar a soberania e a onipotência de Deus, assegurando a confiança dos seus servos em meio as dificuldade da vida num mundo decaído e hostil a Deus e sua vontade.



1. A ação do Senhor e a fragilidade humana.
   Como fica evidente em toda história bíblica a fragilidade dos seres humanos, nossas deficiências nada mais são espaço para onipotência de Deus  e nesse salmo soa um  tom de esperança  para quem confia em Deus .

1.1 Deus é o nosso refúgio.

Para Refúgio no hebraico temos a palavra mahseh, “abrigo contra o perigo” ou “abrigo que protege do perigo”. O salmista encontrou força e coragem para confiar no Senhor. a despeito  da cidade de refúgio que era privilegio dado por DEUS ao  povo de Israel no antigo testamento das 48 cidades dadas aos levitas em Israel, 6  cidades , por ordem  de Deus ,foram indicas como cidades de refúgio, ou asilo ,para o”homicida” neste caso que matasse alguém  sem intenção de fazê-lo,”por erro” NM 35.15.; Hebreus 6.18: está  indicando que as cidades de refúgio eram um tipo de cristo. “para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta”. Nós procuramos o refúgio  em cristo, nele estamos a salvos do vingador do sangue divino (Rm. 5.1; 8.1,31,34). Os salvos nunca mais abandonarão está “cidade de refúgio” porque o sumo sacerdote jamais morrerá (Hb. 7.25).

1.2  Deus é nossa fortaleza 

A ideia de fortaleza no Antigo testamento dava certa se segurança ante os inimigos invasores. Em determinada cidades fortificadas principalmente entre O povo de Deus, quando o povo passava confiar mais na estrutura das fortificações do que em seu Criador, Jeová os advertia pelos profetas que sua confiança era vão “Jr 5.17: Os 8.14”. Assim como o salmista afirma que Senhor é uma fortaleza para aqueles que confiam nele, os profetas avisaram que o Senhor e única segurança do seu povo por isso devia obedecer a sua palavra. “Is 25.4: Jr 16.19:”

1.3  Socorro bem presente na Angustia.

Como em muitos dos salmos, o versículo 1 expõe o tema ,que podemos apresentar da seguinte forma: “ Deus é uma fonte imediata de força quando estamos em um aperto!” Na maioria das versões da Bíblia , o termo traduzido como “ angustia” origina- se de um verbo Hebraico que significa” está restrito, amargar , se estreito , apertado” isto  me lembrar de uma Expressão que usamos de vez em quando dizemos  “ em aperto”, ou “ entre. A cruz e a espada “. Essas expressões denotam uma situação difícil. O salmista declara que Deus está imediatamente disponível, instantaneamente presente em qualquer situação, sobretudo nos momentos em que nos sentimos fracos!  No novo testamento Cristo faz promessa de jamais nos abandonar (MT 28.20: B).

2  Completa confiança no agir de Deus 

O salmista era provavelmente um sacerdote. Como um homem culto, conheceria a história de Israel melhor que a maioria das pessoas. E o caminho dos israelitas não fora fácil. Eles enfrentavam a ameaça de exércitos estrangeiros continuamente, bem como ameaças internas consequentemente, o salmista buscou ajuda em seu Deus todo-poderoso (SL 46. 2- 11).

2.1  A confiança prevalece em meio ao caos.

Situação 1:  natureza em desordem .
Reação: eu não temerei. (Vv.2,3)
Selá ! 
“Não temerei!” no segundo e no terceiro versículos, o salmista introduz algumas cenas das mais terríveis possíveis. Os tradutores da versão ARC optaram por inserir as palavras “ainda que” antes de cada uma das quatro calamidades, neste caso o compositor retrata desastres naturais tão extremos a ponto de desafiar a imaginação; “Ainda que  a terra a mude.” O que é mais estável e previsível do que paisagem da terra? A paisagem da terra só muda sob as circunstancias mais extremas e assustadoras como terremotos, deslizamentos de terra ou lama, erupções vulcânicas ”ainda que os montes se transportem para o meio dos mares”. Na literatura hebraica, nada é mais imóvel que um monte. Para um hebreu, um monte que caísse no mar anunciaria o fim do mundo. “Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” Na concepção antiga, o oceano representava os mistérios insondáveis, e muitas vezes era usado como metáfora para o mistério obscuro da morte.  Para esse sacerdote, um mundo em que os montes enormes e imóveis corressem o risco de ser tragados pelos mares seria um mundo medonho. O salmista decidiu rejeitar o medo diante das circunstancias esmagadoras... Mas não por pura força de vontade. Ele decidiu enxergar todas as situações como incapazes de prejudicá-lo em razão do cuidado soberano do Senhor maravilhoso e todo-poderoso. Selá 

2.2  A cidade de Deus .

Situação 2 :  Jerusalém sob ataque.
Reação: Eu não serei abalado.(VV.4-7)
Selá!
O assunto “A cidade de Deus” (v.4). Esta é uma referencia a amada Jerusalém dos judeus. Jerusalém era uma cidade bem protegida, no alto de um monte, cercada por terrenos difíceis, salvaguardada por muros altos e largos.  Reis posteriores adicionaram uma fonte de água fresca para ampliar a capacidade de Jerusalém de resistir a um cerco. Ainda assim, o compositor não considerou muralhas e estruturas como sua fonte de segurança. No momento em que sentiu mais impotente, o salmista enxergou além da proteção física e encontrou conforto na presença de Deus. Ele  atribuiu sua segurança a presença  onipotente  de Deus !   
2.3  A agitação das nações e o cessar das  guerras .

O salmista celebra sua confiança usando o termo não será “abalada”, no  versículo 5, a palavra como “abalada” significa literalmente “cambalear ou sacudir”. Temos uma expressão para isto na gíria: “em choque”. Acho que esta gíria caberia aqui no versículo 5, pelo fato de Deus estar em mim e comigo não tenho qualquer razão para ficar em “choque’. Você  compreende  que a partir do momento em que o Senhor Jesus cristo torna-se o Senhor e o salvador de sua vida, Ele passa a viver dentro de você ? Na verdade, Cristo é  Chamado de “nossa vida” em Colossenses 3.4 está escrito:  A esperança da gloria é”Cristo em vós”. 
Você lembra-se daquele relato no evangelho de Marcos (4.35-41) Sobre a viagem de Jesus e seus discípulos através do mar da Galileia?  A passagem ficou  famosa  por meio de um hino  que os cristão  tem cantado há décadas, intitulado “sossegai !”.  Uma tempestade tomou os discípulos de surpresa e fez com que temessem perder a vida. Agarrados a pensamentos gerados por suas próprias fraquezas, os discípulos acordaram Jesus e perguntaram como Ele podia dormir em um momento como aquele. Depois de acalmar o vento e o mar, Jesus repreendeu os discípulos pela falta de fé que demonstraram, como poderiam afundar? Por que temer? Deus estava no barco com eles! O barco jamais afundaria enquanto Deus estivesse nele. Os discípulos não deveriam ter sido abalados, pois o próprio Senhor estava no meio deles. Esta é uma ilustração perfeita do salmo 46.5. Quando depositamos nossa  confiança em  Jesus Cristo, tem o Senhor Deus habitado dentro de cada crente. Ele esta no seu meio! por isso, com Cristo  presente,não  há  nenhuma razão para nos abalamos.Deus não irá cambalear  nem se abalar, e a sua morada também não. Então, da próxima vez que for tentado a entrar em pânico, concentre-se no fato de que Deus está literalmente em nosso meio. Selá! 

3.1   Relação entre os salmos 46 e 47.

Os salmos 46 e 47 parecem estar posicionados lado a lado no saltério em razão da sua grande similaridade, ambos celebram as vitórias de Deus em favor de seu povo. Este salmo contém apelos ao louvor, seguidos  de explanações.em cada caso  uma afirmação conclusiva. Este hino festivo elabora as palavras “SOU EXALTADO NA TERRA”, que ocorrem no fim do salmo anterior. O conceito principal e que DEUS, tendo descido do céu, em poder e grande força, para livrar seu povo, agora esta retornando ao seu trono. Tal pretensão de dignidade e poder exige aclamação pública (cf. 2RS 11.12) não apenas da parte do seu povo Israel, mais também da parte de todas as nações (cf. SL 66.1-7; 117.1), percebemos nestes salmos, que devemos louvar o nosso Deus  pela sua majestade, pela sua maravilha e pelos seus grandes  feitos .

3.2  Relação entre os salmos 46 e 48.

Embora haja similaridade com o salmo 46, contudo este salmo é muito mais especifico em relação ao monte Sião (chamado simplesmente “A CIDADE de DEUS” NO SALMO 46.4). O primeiro poema neste grupo celebrava a libertação da nação de um perigo (SL. 46); o segundo  exaltava o poder e a majestade daquele que operou sua salvação(SL.47); o terceiro descreve a gloria da cidade que Deus tem maravilhosamente preservado(SL.48). A palavra hebraica traduzida como “GRANDE”, nos versículos primeiro, também se encontra em 47.9 e 46.1 (onde é traduzida por: “ gloriosamente” e “bem presente”). Essa palavra liga os  três salmos. Deus ajudar grandemente, deve ser grandemente exaltado ,e deve ser grandemente louvado. O salmo 48 é um cântico  acerca de Sião, a cidade de Deus, o grande Rei nos seus louvores a Deus,que ama  a Jerusalém , o salmista entoou  as glórias e a segurança da cidade.porque  o Senhor tinha livrado de todos seus adversários.com base nessa percepção, o poeta ofereceu louvores a Deus. Nós  como Igreja  do Senhor  JESUS devemos  sempre “oferecer por ele (JESUS) a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.E não esqueçais da beneficência e comunicação, porque,com tais sacrifícios, Deus se agrada(Hb. 13.15 e 16).

3.3   A  inspiração de Lutero. 

Em 1520, depois de mais de três anos de conflito com a Igreja de Roma, em uma carta pública o papa advertiu Lutero dizendo que ele seria excomungado caso não abjurasse o seu ensinamento de que a salvação é concedida somente por meio da Fé em Jesus Cristo  Lutero respondeu queimando a carta publicamente e publicando um panfleto  intitulado POR QUE O PAPA E SEU LIVRO RECENTE FORAM QUEIMADOS, e afirmações sobre todos os artigos. Em 1501, o papa leão X emitiu uma carta anunciando a sua excomunhão, o que levou o imperador do sacro império Romano, Carlos V, a emitir ordens de prisão. Carlos declarou: “QUEREMOS QUE LUTERO SEJA APREENDIDO E PUNIDO COMO HEREGE INFAME, COMO ELE MERECE”, e estabeleceu um preço generoso por sua cabeça. Naturalmente isso fez de Lutero um alvo primordial para qualquer soberano que desejasse os favores do papa e do poderoso rei Carlos V. Consequentemente, quase todos os reis e governantes mesquinhos do mundo fizeram da captura de Lutero uma prioridade. No caminho de casa, após o anúncio oficial feito por Carlos V, Lutero foi parado por cavaleiro mascarado e levado para um castelo na Alemanha central. Felizmente, não caiu nas mãos dos inimigos, mas foi levado para a proteção de Frederico III, o único homem poderoso o suficiente para se opor a Carlos V. Lutero passou o ano seguinte no Castelo de  Wartburg, uma fortaleza murada estabelecida no topo de um precipício de 1200 pés. A partir dali, Lutero traduziu o Novo Testamento grego para alemão e lançou as bases para a reforma protestante. Pode ter sido a partir daí que Lutero tenha encontrado consolo no salmo 46. Em um poderoso castelo, protegido por um terreno acidentado e por uma posição bastante elevada, com apenas uma ponte levadiça de acesso, guardado por um homem mais poderoso do mundo, Lutero encontrou o conforto somente no Senhor seu Deus. Com praticamente o mundo inteiro contra si, Lutero tinha a verdade do evangelho ao seu lado, e isso lhe deu absoluta confiança, ele descansou na certeza do salmo 46 e escreveu a letra de um hino que louva o poder de DEUS.

Hino: 1ª parte 

Castelo forte é o nosso Deus,
Amparo e fortaleza: 
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza.
Nos tenta Satanás,
Com fúria pertinaz,
Com artimanhas tais 
E astúcias tão cruéis,
Que iguais não há na terra.

CONCLUSÃO 

Aprendemos nessa lição que independente da situação externa ou interna,  nos seja contrária, a vitória sempre estará ao alcance do povo que confiar no Deus de Israel. Os que confiam no Senhor  sempre louvarão por seus grandes feitos. 

Recurso  complementares 
Comentário de champlin N.T.
Comentário de champlin V.T.
Comentário do A.T, Salmos.Allan Harman ,Editora cultura cristã.
Livro: vivendo Salmos. Charles R. Swindoll cpad.
Bíblia R.C. com anotações A.W.Tozer 
Bíblia de Estudo anotada expandida.

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