Seguidores que acompanham o Blog

A família e a Igreja - Comentários adicionais (Presbítero Charles Pereira da Silva)


A FAMÍLIA E A IGREJA
Lição 10 - 8 de março de 2020

TEXTO ÁUREO
“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus”. Efésios 2.19.

VERDADE APLICADA
A família e a igreja são instituições divinas, estabelecidas de acordo com plano divino e para glória de Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
ENFATIZAR que a família e a Igreja são plano de Deus para a humanidade.
MOSTRAR que os ataques do inimigo revelam a importância da relação família e Igreja.
APRESENTAR o propósito de Deus para a família cristã e para a igreja local.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Atos 2
42 – E perseveram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 – E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 – E todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
45 – E vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46 – E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
47 – Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor a igreja aqueles que se haviam de salvar.

INTRODUÇÃO
Nesta lição, vamos considerar a íntima relação da família e a igreja, instituições criadas por Deus para sua glória e propósito. Por isso, ambas sofrem ataques constantes do mundo, inimigos de Deus e alguns que se levanta no seio da igreja, com objetivo de quebrar essa relação e deturpar as verdades bíblicas e princípios morais pregados na igreja; mas o Senhor é fiel para com os seus que fazem parte da igreja do Senhor.

1. A RELAÇÃO FAMÍLIA E IGREJA
Das três instituições fundadas por Deus (família, governo e igreja) somente a igreja é fator de sustentação da família. A participação ativa de seus membros em uma igreja que realmente pregue a Bíblia fornece salvaguarda contra a erosão do grupo familiar. Ela é a melhor escola para instruir as pessoas quanto aos princípios de uma boa relação familiar. Alguns crentes não compreendem que a igreja que frequentam pode ter uma influência dinâmica sobre toda a sua família. Pode ajudá-los a crescer espiritualmente, melhorar seu relacionamento conjugal e preparar os filhos para os ajustamentos necessários à vida. Uma igreja que prega a Bíblia, aplicando-a na prática pode facilitar bastante à tarefa dos pais de criar os filhos no temor do Senhor. (Hb. 10:25).

1.1. Família e Igreja
“Como corpo de Cristo” organizado para fazer a obra do Reino de Deus, a igreja precisa de famílias, e a família cristã para crescer na vida espiritual, precisa da igreja.

1.2. Igreja como defensora da Família
A família e a igreja não são instituições separadas, mas são instituições que se sustentam mutuamente. Na verdade, se não fosse pela igreja, os humanistas de nossos dias (com suas doutrinas de que não existem valores absolutos e de que cada indivíduo deve fazer o que tem vontade), já teriam destruído nossa cultura. Qualquer coisa nociva à família é inimiga da sociedade e o humanismo se tornou o maior fator de destruição dela em nossa cultura. Sempre que uma igreja realiza sua obra de maneira positiva, ela fortalece as famílias que a compõem, e as famílias atuam como fator de estabilidade na sociedade, dando como resultado liberdade e oportunidade que ainda não foram igualadas pelas culturas pagãs existentes no mundo. Quando a igreja falha em sua função de ensinar, tanto a família quanto a sociedade, ambas sofrem as consequências, a família e a igreja precisam caminhar juntas para que enquanto o homem aqui permanecer tenha uma chance de vida mais saudável.
Amós 3.2,3.
De todas as famílias da terra, só a vós vos tenho conhecido; Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?

1.3. A família como promotora da igreja
A principal finalidade da família cristã é glorificar a Deus, dando ao mundo uma amostra do Reino de céus, ela foi criada para ser uma demonstração viva das realidades e sentimentos celestes, o exemplo pessoal dos adultos, principalmente em dá valor a frequência regular, as atividades da igreja, causa uma impressão visível e permanente nas mentes das crianças. O lar deve cooperar com participação no programa com a família e fazer crescer espiritualmente a unidade e comunhão entre membros da igreja.
SALMOS 78.4 a 7
“Não encobriremos aos seus filhos os louvores do Senhor, assim como sua força e as maravilhas que fez. 5 porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que fizessem conhecer a seus filhos. 6 para que a geração vindoura a soubesse, e os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos. 7 para que pusessem em Deus sua esperança e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos”.

2. A IGREJA EM COOPERAÇÃO COM FAMÍLIA
No primeiro século da igreja eram comuns os crentes se reunirem Em casa de família ou em salões, os benefícios espirituais era comum a todos e todos eram edificados, assim também com o fermento (pecado) que faz levedar toda massa, precisa ser tratado, devemos nos precaver do pecado da maldade no seio da família, para que possamos crescer como uma nova massa em cristo, sem fermento. (1 CO 5. 6b e 7); “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento”.

2.2. Cada família uma igreja
Quando a igreja local vai bem, em seus propósitos estabelecidos por Deus com restauração de vidas, divórcios cancelados, pessoas libertas dos mais vários vícios, demostra que famílias e a igreja estão em “perfeita” cooperação em seus objetivos para glória de Deus, famílias não são partes individuais na igreja, são na verdade membros no corpo de Cristo que é a igreja de sorte que se um membro sofre todos sofrem com ele; e, se um é honrado, com ele todos se regozijam. Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. (1 CO 12.26,27)

2.3. A igreja Primitiva e a família
Essa relação entre igreja e a família que é vista na igreja primitiva se dá pela prática da palavra de Deus mantendo unida a igreja, como também autentica o amor do Pai para com fieis, quando os incrédulos ver o amor dos crentes para com outro, oferece prova para os que o Pai amou aqueles que acreditam no seu filho. A unidade amorosa da igreja tornar-se-á visível, e é usado por Deus para produzir um desejo por parte dos incrédulos a experimentar esse mesmo amor. Por outro lado, onde há divisões carnais, conflitos, maledicência, e brigas na igreja afasta os incrédulos, por que eles querem fazer parte de um grupo tão hipócrita que está em disputa com fins em si? Jesus orou para que a unidade visível da sua igreja fosse de convencer muitas pessoas no mundo a respeito de sua missão divina de redenção, A unidade de sua igreja é o fundamento da sua evangelização: demonstra que Cristo é o Salvador que transformas vidas. João 13.35 “nisto todos conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

3.1. Famílias comprometidas com a Palavra de Deus
Somos muito afortunados! Deus, pela sua palavra, nos da instrução sobre todos os aspectos da vida familiar, seus ensinamentos são claro, sinceros, precisos e perfeitos (Sl 19.7-9), são para toda a família em todas as épocas. A falta de propósito definidos para família faz com que corramos atrás de objetivos errados e façamos dos meios os fim, ou do secundário o primordial, o progresso material tem se tornado o objetivo principal de muitas famílias. A grande meta é o “conforto”. Perdem a vida desejando e trabalhando para alcançar o desejado; continuam trabalhando para manter o que conseguiram seu pensamento sempre esta atrás de uma nova aquisição, sacrificam e põem a família de lado para conseguir o que desejam. (Lc 12. 15) “E disse ao povo: acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida de homem não consiste em na abundância do que possui”. Deus é dono da família, toda criação pertence a Deus. Portanto, a família também lhes pertence (Sl 24.1) O fim supremo da família é glorificar a Deus! Que nossa família sejam praticantes da palavra de Deus e que de dia em dia tenhamos mais compromissos com a palavra de DEUS.

3.2. Famílias comprometidas com as atividades da igreja
E de vital relevância as atividades da igreja local para as famílias cristãs, pois quando a igreja local funciona vidas são salvas, fica evidente o temor de Deus no seio da igreja, sem temor de Deus não há crescimento espiritual, tudo na igreja precisar se feito com esmero e amor pelas almas, o apóstolo Paulo nos adverte sobre a constância na igreja do Senhor (1 Co 15.58). “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. No evangelho que segundo Lucas no cap. 10 versus 38 a 42 vemos uma família que hospedou o Senhor Jesus, e nessa ocasião Maria assentou-se aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos, Marta sua irmã agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Esse texto fala de duas mulheres individuais próximas de Jesus, assim poderia usar esse dois exemplos delas comparar ao de algumas famílias cristãs que se dedicam e não medem esforço para se unirem com sua igreja na obra do Senhor.

3.3. Famílias comprometidas com o testemunho
Uma família abençoa outras famílias. Deus quer usar nossos lares como base para extensão de seu Reino sobre a terra, não apenas cooperamos com Deus na criação dos filhos e na formação de vidas, mas também para abrir nossos lares aos perdidos (vizinhos, parentes e amigos) para que encontre salvação e ensino da palavra do Senhor. Através da família cristã devemos brilhar como astro no mundo corrompido, Deus conta como a família que vive para cumprir seus propósitos, que têm atitudes positivas, não se amargura diante das tragédias, das lutas e dos sofrimentos; ao invés disso, é feliz, sabendo que toda vida é um serviço para Deus. (Cl 3.23). “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens”.

CONCLUSÃO
Família e a igreja que, são duas instituições criadas por Deus, que elas saibam assumir seu propósito e responsabilidades de glorificar a Deus, com suas atitudes dentro da igreja que é corpo de Cristo e com família fora dela dando testemunho de que Cristo vive em todos os membros da igreja.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Revistar família cristã, Semeador. Seminário evangélico para aperfeiçoamento de discípulos e obreiros do reino-semeador.
Apostila família cristã. O discípulo.com
O plano de Deus para família. Márcio Valadão
A Bíblia de estudos anotada expandida.

Comentários adicionais                              
Presbítero Charles Pereira da Silva



Um comentário:

Osmar Emídio de Sousa disse...

Parabéns irmão Charles! Muito bom seu comentário! Deus continue abençoando sua vida e o seu ministério!