Seguidores que acompanham o Blog

Único Deus Transcendente e Eterno - Comentários Adicionais (Pb Eric Gonçalves)


Único Deus Transcendente e Eterno
LIÇÃO 03 - 20 DE OUTUBRO DE 2019
TEXTO ÁUREO
"Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração."
VERDADE APLICADA
Cremos no Único Deus Verdadeiro, que existe independente de Sua criação e que é a Causa primeira.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
·         Provar que a matéria e a mente, no estado em que são conhecidas, não são eternas;
·         Aprender que não é possível uma infinita regressão de causas;
·         Mostrar que existe uma grande primeira causa da qual procedem todas as causas: Deus.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
At 17.23 - Porque passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
At 17.24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
At 17.25 - Tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.
INTRODUÇÃO
Para algo existir é necessária uma causa, logo Deus é o causador da existência de todas as coisas (At 17.24, Gn 1.1). A presente lição abordará o argumento conhecido como: cosmológico ou de criação ou, ainda, da causalidade.
1. A MATÉRIA E A MENTE SÃO ETERNAS?
 Eternidade é um conceito filosófico que se refere, no sentido comum, a inexistência do tempo, logo sendo algo infinito. No sentido filosófico, refere-se a algo que não pode ser medido pelo tempo, porquanto o transcende. Nesse sentido, eterno é algo sem começo e nem fim.
Somente Deus é eterno (Sl 93.2), a matéria e a mente foram criadas por Ele, tudo passou a existir. Hebreus 11.3 - Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
1.1 NO UNIVERSO, TODO OBJETO QUE É CONHECIDO, TEVE PRINCÍPIO EM ALGUM TEMPO.
"No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). Deus criou todas as coisas em "os céus e a terra". O verbo "criar" (hb. bara) é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que, num momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que antes nunca existiram. Do nada tudo passou a existir, tudo através da sua palavra (Jo 1.1-3), precisamos analisar que nada não é um espaço vazio, nada é nada, e se o universo sempre existiu não houve causa pra ele existir, mas como ele passou a existir logo teve um princípio, uma causa, que é Deus (YHWH).
1.2 TODA MATÉRIA ENCONTRADA NA TERRA MANTÉM SUAS PROPRIEDADES MOLECULARES.
Deus criou o Universo em seis dias e no sétimo descansou. Sempre através de palavras, no primeiro dia, ele fez a luz e separou o dia da noite; no segundo dia, ele criou o céu; no terceiro dia, a terra e o mar, as árvores e as plantas; no quarto dia, o Sol, a Lua e as estrelas; no quinto dia, os peixes e as aves; e, no sexto dia, ele criou os animais e, por fim, ele fez o homem e a mulher (Adão e Eva) à sua imagem e semelhança (Gn 1.1-27). Se evoluímos do macaco, porque ainda os macacos não estão evoluindo a seres humanos?
1.3 SE TODAS AS COISAS TIVERAM UM PRINCÍPIO, HOUVE UM CRIADOR CHAMADO DEUS.
Se o universo teve um começo, significa que teve uma causa, uma vez que a evidência mostra que o TEMPO, ESPAÇO E MATÉRIA foram criados, a mais provável conclusão é que o universo foi causado por algo externo ao TEMPO, ESPAÇO E MATÉRIA. E entender essa questão é fundamental. Se o que causou o Universo transcende ao TEMPO, é algo ETERNO, se transcende o ESPAÇO é algo INFINITO, se transcende a MATÉRIA é algo ESPIRITUAL, ou seja, algo ETERNO (Sl 90.2), INFINITO (Sl 139.1-12) e ESPIRITUAL (Jo 4.24) criou o Universo. Nós só existimos por que Deus existe.
2. EXISTE INFINITA REGRESSÃO DE CAUSAS?
Tudo o que começa a existir tem uma causa.
O universo começou a existir.
Portanto, o universo tem uma causa.
Já que o universo não pode causar a si mesmo, sua causa deve ser além do universo de espaço e tempo. Deve ser sem espaço, atemporal, imaterial, não causado e inimaginavelmente poderoso, ou seja, Deus.
"Os cientistas não podem mais se esconder atrás de um universo eterno no passado. Não há como escapar, eles têm de enfrentar o problema de um começo cósmico" Alexander Vilenkin.
2.1 SE EXISTE UMA CAUSA, TEM QUE HAVER, OBRIGATORIAMENTE, UM CAUSADOR.
Deus é o causador da existência de tudo, além dEle ser ETERNO, INFINITO E ESPIRITUAL (Sl 90.2, Sl 139.1-12, Jo 4.24), existem mais quatro conclusões óbvias: A primeira é que se trata de um Deus único (1Tm 2.5, Is 45.6), afinal, somente um Deus único pode ser infinito. Se houvesse outros deuses, nenhum deles seria infinito, pois, um terminaria onde começasse o outro. A segunda é que se Deus causou um universo gigantesco do nada, significa que Ele é imensamente poderoso (Sl 50.1, Ap 1.8, Is 43.13). A terceira é que pelo fato de ter planejado e criado o universo com incrível precisão, trata-se de um Ser extremamente inteligente (Rm 11.33, Is 40.28). E por último, se um Deus eterno que existe fora do tempo, criou algo há um determinado tempo atrás, significa que Ele decidiu fazer isso. Ou seja, trata-se de um ser pessoal (Ex 3.14, Jo 14.9).
2.2 UM EFEITO NUNCA PODE CONTER UM ELEMENTO SUPERIOR À SUA CAUSA.
Causalidade é a relação entre um evento A (a causa) e um segundo evento B (o efeito), provido que o segundo evento seja uma consequência do primeiro. Deus é a causa da existência do universo, e o universo é o efeito da criação de Deus. Se não houvesse causa, não haveria efeito.
CAUSA: O que faz com que algo exista ou aconteça; origem, motivo, razão.
EFEITO: Aquilo que é produzido por uma causa; consequência, resultado.
2.3 QUEM É O CAUSADOR DE TODAS AS CAUSAS?
A Bíblia nos revela Deus como o criador de todas as coisas (Gn 1.1, Jo 1.3). Um ser único, eterno, espiritual, auto existente, imutável e infinito, também ensina que Ele é onipresente, onisciente, onipotente. Mas será que se não fosse a Bíblia, ainda assim poderíamos chegar a essas mesmas conclusões sobre Deus?
Se o universo teve um começo significa que possui uma causa. A única possibilidade plausível para a causa primeira do universo é Deus. Um ser externo ao tempo, espaço e matéria. Isso é o que chamamos na Teologia de revelação natural, ou seja, aquilo que conseguimos conhecer sobre Deus com base apenas na razão. Porém, é importante lembrar que o fundamento da nossa fé na está na revelação natural, mas sim na revelação bíblica (2Tm 3.16).
Mesmo que a natureza já nos revele a existência de um criador (Rm 1.20, Sl 104.24), nós cremos que Deus é esse criador porque a Bíblia diz que Ele é.
"Certamente houve alguma coisa que fez tudo funcionar. Se você é religioso, é certo que não posso pensar numa teoria melhor da origem do universo do que aquela relatada em Gênesis." Robert Woodrow Wilson - Vencedor do prêmio de Física em 1978.
3. EXISTE UMA GRANDE PRIMEIRA CAUSA?
"No princípio Deus criou os céus e a terra" (Gn 1.1). Essa revelação bíblica afirma que a causa primeira é Deus.
3.1 A PRIMEIRA CAUSA DEVE SER VIVA E INTELIGENTE.
Um Deus que criou o tempo não pode ter tido um começo, pois para haver "começo" é preciso haver tempo. Um Deus que transcende o tempo é obrigatoriamente um Deus eterno, que não teve início e jamais terá fim. Exatamente como a Bíblia descreve Deus (Cl 1.17, Sl 102.27, Sl 90.2). Um ser eterno, que permanece acima do tempo (Sl 148.13) e percebe toda existência, ou seja, passada, presente ou futura, como algo "presente" em sua consciência (Sl 90.4), algo que teremos muita dificuldade em compreender, pois se trata de uma espécie de existência diferente da nossa (Is 55.9, 2Co 12.1-4).
3.2 A PRIMEIRA CAUSA DEVE SER LIVRE.
A revelação natural também nos mostra um Deus auto existente, pois como causa primeira e externa ao universo, o criador é obrigatoriamente independente de sua criação em todos os sentidos. Exatamente como a Bíblia ensina (Jó 41.11, Rm 11.34-35, At 17.25). Deus tem em si mesmo a base da sua existência, Ele não precisou nem precisa de ninguém para existir ou pra qualquer outra coisa.
3.3 A PRIMEIRA CAUSA DEVE SER PERFEITA.
Deus é a fonte de toda perfeição. Deus é o criador. Deus é eterno.
Deus é auto existente. Deus é imutável. Deus é infinito.
Deus é único. Deus é onipresente. Deus é uma pessoa.
Deus é espírito. Deus é onisciente. Deus é onipotente.
Deus é bom. Aleluias!
CONCLUSÃO
Independente das teorias há um Deus que tudo criou e rege o mundo, além da Bíblia a natureza declara que ela existe por causa de uma força maior, ELOHIM o Deus criador, O GRANDE "EU SOU". Glórias à Deus!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Almeida Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 1995.
Revista do professor: Jovens e Adultos. Apologética Cristã - A importância da defesa da fé diante dos desafios da sociedade atual. Rio de Janeiro: Editora Betel – 4º Trimestre de 2019. Ano 29 n° 113. Lição 3 – Único Deus Transcendente e Eterno.
LINKS:
Canal Vai na Bíblia.
Canal Raciocício Cristão.
COMENTARIOS ADICIONAIS
Pb. Eric Gonçalves de Azevedo

5 comentários:

Mendes disse...

"Se alguém descarta a existência de Deus e a sobrevivência após a morte como altamente incertas [...] terá de descobrir o sentido da vida"
se a vida não tem sentido faremos o que quiser...
imagina o caos!Não se tem provas da existência de Deus de forma irrefutável porém pistas temos. Algo precisou causar o Big Bang. Algo externo à natureza. O quê?
A água ferve igual no passado; se Deus não existe e se tudo nete mundo é produto de acidente de átomos e moléculas, não há propósito para o qual fomos feitos. o que chamamos de amor não passa de reações químicas (dizem cientistas ateus). MAS O QUE O CÉREBRO DE UM CIENTISTA ATEU DIZ É CONFIÁVEL ????????????? (JÁ QUE O QUE ELE FALA É DE REAÇÃO QUÍMICA TAMBÉM)...
Donde vem a moralidade? (aquela crença de que algumas coisas não devem ser feitas independente do indivíduo tais como matar, roubar, tudo comum em todo mundo)?

Mendes disse...

Na minha sincera opinião, esse questionário da lição de nº3 não ajuda ao aluno "estar preparado para responder" (1 Pe 3.15) origem do universo e existência de Deus, e Deus dos cristãos. Poderia ter sido elaborado de forma objetiva com o que propõe a lição. Está raso...

Mendes disse...

Certifique ao final com os alunos.

"Como vc refuta a teoria do Big Bang, como irá responder ao questionamento cético em relação a criação pelo Deus das Escrituras bem como da existência de Deus?"

Como professores de ebd os senhores têm a incumbência de muní-los com a resposta adequada já ao fim da aula. Monte a resposta!!!!!!!

Mendes disse...

Comente como os ateus HOJE, NESTE MOMENTO DE CRISE NO PAÍS, na França, devem estar refletindo sobre a moral objetiva e VERDADE OBJETIVA, tão combatida por eles há séculos!!!

Mendes disse...

SUGESTÃO:

O COMENTÁRIO DO PROFESSOR PODERIA ESTAR DESTACADO EM COR VERMELHA. É MAIS EFICIENTE POIS VEMOS HOJE A REPETIÇÃO DA LIÇÃO NA MAIOR PARTE E NA VERDADE PODERIA SER DA SEGUINTE FORMA, POR EXEMPLO:

Subitem 2.1
aqui o autor quis afirmar que...
entende-se por isso ou por aquilo que...
segundo ^Pastor escritor tal...
esse subitem aplica em nossas vidas no sentido de...