Seguidores que acompanham o Blog

LUCAS: O EVANGELHO DA ALEGRIA (Comentário adicional Dc. Dênia Gonçalves de Azevedo)


LUCAS: O EVANGELHO DA ALEGRIA

Lição 03 – 21 de Julho de 2019


TEXTO ÁUREO
"Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador." Lc 1.46-47

VERDADE APLICADA
O resgate da verdade de que Jesus é a fonte de alegria fará com que Seus discípulos vivam com mais entusiasmo, proporcionando maior renovação na vida e no testemunho da Igreja.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
APONTAR expressões de alegria no evangelho de Lucas;
MOSTRAR o júbilo dos santos, dos anjos e de Deus;
APRESENTAR o que causa alegria divina.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Lc 1.28 - E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
Lc 1.29 - E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Lc 1.30 - Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
Lc 1.31 - E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Lc 1.32 - Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
Lc 1.33 - E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

INTRODUÇÃO
O evangelho segundo escreveu Lucas é abundante em notas de louvor e ações de graça, Lucas relata que Jesus Cristo irradiava alegria desde o ventre de sua mãe, quero convidar a todos a viver verdadeiramente em Cristo, pois só Ele nos concede uma paz e alegria inigualável.

1. EXPRESSÕES JUBILOSAS DO LIVRO DE LUCAS
O evangelho de Jesus segundo escreveu Lucas nos convida a seguir Jesus Cristo com muito prazer e alegria, pois o autor nos apresenta um Jesus que dá alegria mesmo em meio à dificuldade, servir a Jesus não deve ser motivado pelo medo ou obrigação, mas, com muito júbilo.

1.1. Alegrar e exultar
A alegria faz parte do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22). Portanto a alegria é de origem espiritual e fora desse contexto não há alegria verdadeira, é sempre bom lembrar que espiritual não é só aquele que faz parte de uma ortodoxia religiosa, mas todos os que recebem a Cristo no coração com sua sinceridade e devoção a Ele. O anjo anunciou a Zacarias que ele terá um filho e muitos se alegrarão com o seu nascimento (Lc 1.14), e Zacarias se alegrou grandemente.

1.2. Saltar e rir
A criancinha saltou de alegria, pois não há coisa melhor do que saber que seu Salvador está a caminho (Lc 1.44), devemos saltar de alegria todos os dias, pois o nosso redentor vive (Jó 19.25), e somos livres para adorar e glorificar. A alegria completa nasce quando do céu o Senhor se revela ao homem. O ser humano tem vários sorrisos momentâneos, muitos cristãos nos dias de hoje não conhecem a verdadeira alegria do Espírito Santo (Devido o corre, corre do dia-a-dia não tem tempo pra falar com o verdadeiro dono da alegria). Nós que conhecemos a verdadeira alegria temos o dever de anunciar aos quatro cantos da terra a alegria que Jesus Cristo nos proporciona.

1.3. Louvores e cânticos
Maria canta com grande alegria, pois em seu ventre estava o Salvador, e ela sabia que a partir dali ela se tornaria mãe Daquele que tira o pecado do mundo (Lc 1.47, Jo 1.29). O louvor é uma forma de expressar a alegria contida no coração, devemos louvar a Deus continuamente, pois não somos mais escravos do pecado, agora temos a salvação em Cristo Jesus, Aleluias! Chegará o grande dia que todo o povo de Deus se juntará aos anjos celestiais e juntos louvaremos ao Santo dos santos.

2. DESCRIÇÃO DE JÚBILOS E CÂNTICOS INICIAIS
Neste tópico veremos quem se alegrou e as causas das alegrias mencionadas por Lucas.

2.1. Júbilo por João Batista
Imagine uma pessoa com idade avançada, receber uma notícia que daria luz a um filho, foi assim com Isabel (Lc 1.13), Deus mais uma vez agindo em causas impossíveis (Lc 1.37), interessante que antes do milagre acontecer o anjo diz a respeito das orações de Zacarias serem ouvidas, logo percebemos que não devemos parar de orar, ou acreditar, pois mesmo numa situação impossível o agir de Deus não cessa. O relato de Lucas diz que até os vizinhos e parentes de Zacarias e Isabel se alegraram com o nascimento de João Batista (Lc 1.58). O nome de João Batista vem do hebraico Yohanan, e significa "Deus fez graça", e para um casal já avançado em idade o nascimento dele realmente é pela graça de Deus. Este nome também é traduzido como "Deus é gracioso". Como aquele nome havia sido anunciado pelo anjo Gabriel, fica claro que o nascimento de João veio anunciar um Novo tempo de Deus: o Tempo da Salvação pela Graça, que perdura até hoje.

2.2. Júbilo por Jesus
Agora uma jovem virgem recebe a notícia que dará à luz a um menino, duas notícias (Lc 1.19; 1.31), dois milagres (Ação divina), um mensageiro (O anjo Gabriel). Depois do anúncio do nascimento de João Batista através do agir de Deus, chega a hora de Maria receber uma visita inesperada, e assim se alegra Maria em espírito. Aprouve a Deus cumprir seus desígnios na vida de Isabel e de Maria, e todos jubilaram na presença de Deus. Nasceu o Salvador, os meus olhos contemplaram a salvação disse o velho Simeão (Lc 2.30) e o plano perfeito de Deus se cumpriu.

2.3. Júbilo dos anjos
O anjo Gabriel avisa Maria da sua gravidez (Lc 1.26-38), veja a alegria do anjo ao saldar Maria: "Alegra-se, agraciada! O Senhor está com você" (Lc 1.28). Os anjos estão torcendo, eles trabalham com alegria e cânticos ao Senhor. São os anjos que levam a mensagem aos pastores do nascimento de Jesus, observe o quanto eles estão felizes "Não tenha medo estou lhe trazendo Boas Novas de grande alegria que será para todo o povo" (Lc 2.10-11). Em seguida uma multidão de anjos aparece louvando a Deus (Lc 2.13-14), dizendo: "GLÓRIAS A DEUS NAS ALTURAS", "E PAZ NA TERRA". As duas frases do refrão que eles cantam dão o resumo que Deus quer com o seu projeto. A primeira diz o que acontece no mundo lá de cima, e a segunda diz o que vai acontecer no mundo aqui em baixo.

3. JÚBILO DE JESUS E DE SEUS DISCÍPULOS
A vida dos discípulos de Cristo é uma vida de profunda alegria. Através do Espírito Santo agindo em sua vida, o discípulo desfruta de um sentimento intenso de satisfação pessoal.

3.1. Alegria presente na divindade
O próprio Deus, nosso criador também se alegra, Ele se alegra na nossa força (Ne 8.10), Jesus diz que a alegria dEle permaneça em nós (Jo 15.11), e assim nossa alegria se torne completa. O mundo tenta nos convencer que a alegria está no dinheiro, na fama, no sucesso, nos bens materiais... Mas nada disso traz a verdadeira alegria. Todas essas coisas acabam, mas a alegria de Deus não tem fim.

3.2. Júbilo de Deus pelo pecador arrependido
Essa alegria está motivada pela notícia da salvação que Deus oferece em Jesus (Lc 2.11). Lucas relata a alegria que Deus sente quando um pecador se arrepende (Lc 15.7, 10). A salvação é fruto da misericórdia de Deus, o Senhor não tem limites para perdoar e sempre está disposto a acolher o pecador que se arrepende, e está sempre a procura da ovelha perdida (Lc 15.4-7).

3.3. Júbilo no cumprimento da missão
O trabalho de levar as Boas Novas é realmente algo prazeroso para os verdadeiros filhos de Deus, Jesus enviou os 12 e depois mais 70 discípulos para evangelizar, cumprindo assim a ordem de pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16.15). No relato de Lucas (Lc 10.7) os 70 voltam com grande alegria depois de realizar a ordem dada por Jesus. Logo, nosso dever é realizar o mesmo, e também se alegrar com aqueles que aceitam a Jesus como seu Salvador.

CONCLUSÃO
O terceiro evangelho é considerado a coroa dos evangelhos sinóticos. Ele relata amplamente uma alegria incomparável, só sente essa alegria quem vive verdadeiramente em Cristo, não queira ficar sem essa características do fruto do Espírito. Louve o Todo-poderoso só Ele merece toda honra e toda glória!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Almeida Revista e Corrigida, tradução de João Ferreira de Almeida, CPAD, 1995.
JUANRIBE, Pagliarin, 1955. O Evangelho Reunido. Edição Luxo, 3a Edição, Bless Press Editora, 2008.
Revista do professor: Jovens e Adultos. Igreja, Lucas: O evangelho do Filho do homem. Rio de Janeiro: Editora Betel – 3º trimestre de 2019. Ano 29 n° 112. Lição 3 – Lucas: o evangelho da alegria.
     
COMENTÁRIOS ADICIONAIS       
Dc. Dênia Gonçalves de Azevedo


15 comentários:

lucas disse...

Amém a alegria e o amor vem através do espírito santo de Deus!!!

Unknown disse...

Glória a Deus!!
Cantemos e exultemos ao Senhor.

Unknown disse...

Cada dia aprendendo mais de Deus

ancelmo disse...

Parabéns diaconisa Dênia pelo comentário, bastante edificante. Deus continue te abençoando e capacitando sempre mais.

Mendes disse...

Muitos dizem que a alegria fora da igreja é momentânea e falsa.
Diversas denominações propõe exatamente diversões e alívios momentâneos, falsas alegrias.
Um evangelho "legal". Se a minha alegria vem do Senhor, virá através de exortação, correção diária, ensino da palavra, prazer no evangelismo de rua, trabalho, na oração de renovo, ajudar ao próximo nas necessidades, e entendimento claro das Escrituras.

Enquanto houver mensagens de ego, músicas de auditório na igreja, passatempo de acampamentos ditos refúgio espiritual mas que só entreterem, triunfalismo nas palavras, PÉSSIMO ENTENDIMENTO E INTERPRETAÇÃO DO QUE É PROVAÇÃO SOFRIMENTO NA VIDA DO CRISTÃO E ETERNIDADE, nos destraíremos-nos e religiosos sairemos todo ano da igreja com a sensação prévia de alegria...



Enquanto seu plano de saúde for melhor que a confiança em Deus, sua alegria não é no Senhor,tá na igreja brincando de sorrir e chorar em culto de louvor de domingo,
enquanto sua avareza e ganância te impedir de ajudar alguém na igreja em prol de ter um veículo novo, sua alegria não é no Senhor,
Enquanto vc VIVER NO PECADO, sua alegria será superficial.

Sem muito romantismo hipócrita,
é o meu comentário

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

Onde o Espírito Santo mora a transformação,conversão,nova criatura.

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

A alegria do Consolador é inexplicável

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

Amém,Deus te abençoe grandemente, obrigada pela oportunidade.

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

Amém

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

Glória a Deus

Mendes disse...

Muito excelente Dênia. Quem tem o consolador não sente vontade de se matar, é alegre na tribulação e não murmura nos dias maus. O irônico é que este capítulo refuta a revista da enfermidade da alma ministrada trimestre anterior.

Keila Elizabeth Kamenach Moura disse...

Amém! Linda reflexão amiga!
Nossa alegria vem do Senhor!

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

Obrigada amiga,amém

Unknown disse...

Bom dia! Quando vai ser postado o esboço da aula 4?

Dênia Lopes Gonçalves de Azevedo disse...

Bom Dia! Creio que algumas horas já está postando, desculpa pelo atraso.