ISAQUE – O FILHO DA PROMESSA
Lição 8 – 21 de maio de 2023
TEXTO ÁUREO
“E
a sua mão estendida está; quem, pois a fará voltar atrás?” Isaías 14.27b
VERDADE APLICADA
Persevere
da fé em Jesus Cristo e na obediência à Palavra de Deus, pois os desígnios do
Senhor prevalecerão.
OBJETIVOS DA LIÇÂO
Mostrar
como foi a escolha de uma esposa para Isaque;
Apresentar
Isaque
como a continuação da promessa;
Falar
que o Deus de Abraão é o Deus de Isaque.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
GÊNESIS
26
22.
E partiu dali, e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou
o seu nome Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos
nesta terra.
23.
Depois subiu dali a Berseba.
24.
E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão,
teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a
tua semente por amor de Abraão, meu servo.
25.
Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua
tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.
COMENTÁRIO ADICIONAL
INTRODUÇÃO
Isaque
é uma figura importante na história bíblica e é reconhecido como um dos
patriarcas do povo de Israel. Ele foi o filho de Abraão e Sara, nascido quando
seus pais eram avançados em idade e acreditavam que não poderiam ter filhos. A
história de Isaque é uma história de fé, obediência e provação. Ele confiou em
Deus mesmo quando seu pai o levou ao monte para ser sacrificado e continuou a
obedecer a Deus durante sua vida.
1. UMA ESPOSA PARA ISAQUE
A
esposa de Isaque era Rebeca, que é uma figura importante na história bíblica. A
história de Rebeca é contada principalmente no livro de Gênesis, na Bíblia. Rebeca
nasceu em uma família de Arã, um lugar localizado no nordeste da Mesopotâmia.
Ela era a sobrinha de Abraão e foi escolhida por Deus para se tornar a esposa
de Isaque.
1.1- Uma esposa para o filho escolhido
Isaque
tinha 40 anos quando se casou com Rebeca. Em Gênesis 24, Abraão pediu para que
seu servo trouxesse de sua terra, dentre seus parentes, uma esposa para Isaque.
Abraão creu que o Senhor garantiria o êxito da missão, e assim foi. Algumas
pessoas procuram usar erroneamente o capítulo 24 de Gênesis, especialmente o
versículo 67, para tentar defender a possibilidade de um casal morar junto sem
se casar. Uma exposição simples do capítulo 24 revela que tal interpretação é
totalmente equivocada. Basicamente, o servo que Abraão enviou era seu
procurador na missão, e naquela época, casamentos arranjados eram comuns.
Rebeca não tinha mais pai, portanto seu irmão Labão era o patriarca da família.
Ele tinha autoridade religiosa e civil sobre sua casa.
Diante
da família de Rebeca, o servo de Abraão formalizou a proposta de casamento, e
entregou presentes valiosos à Rebeca, à sua mãe e ao seu irmão (Gênesis
24:21-53). Em Gênesis 24:58 lemos sobre como Rebeca aceitou a união. Por fim,
em Gênesis 24:60, Rebeca foi abençoada por sua família (provavelmente por seu
irmão), significando a oficialização legal do casamento dentro dos moldes
daquela época. Portanto, quando Isaque levou Rebeca para a tenda, ela já
era sua esposa oficialmente.
Um
casamento “arranjado” é aquele realizado pelo consentimento dos pais da noiva e
do noivo, muitas vezes sem levar em conta os desejos do casal de se casar. A
Bíblia não diz que os pais devem arranjar casamentos, nem diz que não devem. No
entanto, existem alguns casamentos arranjados na Bíblia, principalmente o
casamento de Isaque e Rebeca.
Nesse
caso, um servo de confiança foi enviado pelo pai de Isaque, Abraão, para
encontrar uma noiva adequada de seu próprio povo, porque ele não queria que
Isaque tomasse uma esposa dentre os cananeus pagãos (Gênesis 24). Vemos nas
respostas de Rebeca que ela possuía muitos traços piedosos e era claramente a
escolha de Deus para Isaque. Sem dúvida, nem todos os casamentos arranjados
naqueles dias eram feitos de maneira tão piedosa e submissa.
A
prática de casamentos arranjados continuou em muitas culturas, incluindo
culturas ocidentais, até os anos 1900. Ainda hoje, em famílias ortodoxas
judaicas, islâmicas e hindus, os casamentos arranjados são observados. A Bíblia
é silenciosa sobre este assunto. No entanto, a Bíblia descreve o que um cônjuge
piedoso deve ser. Para o cristão, o casamento, arranjado ou não, deve ser
apenas com outra pessoa na fé. O relacionamento mais importante que qualquer um
de nós possa ter é o nosso relacionamento pessoal com o Senhor Jesus Cristo. O
cônjuge que escolhemos deve ser aquele que tem o seu foco em andar em obediência
à Palavra de Deus e que procura viver para que a sua vida traga glória a Deus
(1 Coríntios 10:31).
1.2- Um servo piedoso para uma tarefa preciosa
ELIEZER
SERVO DE ABRAÃO
Abraão,
devido aos bons serviços prestados por Eliezer, pensou em fazê-lo seu herdeiro
universal, antes do nascimento de Ismael e Isaque (Gn 15.2,3). Vejamos, ainda, que
sucintamente, as qualidades deste mordomo.
1.
Obediente (Gn 24.10; Pv 25.13; Ef 6.5): Sua obediência não
o levou a questionar o serviço que lhe estava sendo confiado, no entanto
preparou dez camelos, no sentido de apresentar-se como representante de um
senhor muito rico. Obediência, que virtude! Os termos traduzidos por
obediência, tanto no Antigo Testamento (Shama) como em o Novo Testamento
(Hyapokoúo e eiakoúo) denotam a ação de escutar ou prestar atenção (At 5.36,37)
ou ainda, peithargéo, que significa submeter-se a autoridade (At 5.29,32; Tt
3.1; 1 Co 14.21). Obediência e fé estão intimamente relacionadas (Gn 15.6;
22.18; 26.5; Rm 10.17-21).
2.
Realiza a vontade do seu senhor (Gn
24.2-4,10): Após ouvir as instruções de Abraão, Eliezer, imediatamente,
iniciou a viagem para Harã onde habitavam os parentes de Abraão, a fim de
encontrar uma noiva para Isaque. A escolha de Rebeca não foi casual, fazia
parte do plano de Deus; tudo obedeceu à orientação divina. Abraão planejou (Gn
24.1-8), e o seu mordomo Eliezer orou ao Senhor antes de agir, e em seguida
executou o plano (Gn 24.12), que resultou no cumprimento das promessas de Deus
para com Abraão e a sua descendência. Quantos jovens estão com suas vidas
arruinadas, porque recusaram conhecer a vontade de Deus, na hora de procurar a
noiva ou noivo, conforme o caso. A direção de Deus é de grande valor, e é
superior aos esforços humanos.
3.
Busca a glória do seu senhor (Gn 24.34-35): Um
fato curioso aconteceu quando a família se reuniu para ouvir Eliezer. Ele não
falou de si mesmo, não falou de seus projetos, nem de sua administração, mas
falou do seu senhor Abraão. Como são diferentes os modernos mordomos, que fazem
questão de apresentar seus talentos e suas capacidades.
1.3- O encontro marcado por Deus
O
encontro de Rebeca e Isaque é um momento de grande expectativa, pois é a
primeira vez que os dois se encontram. Quando Isaque vê Rebeca pela primeira
vez, ele imediatamente a ama e a toma como sua esposa. É um momento romântico e
emocionante, que mostra a confirmação da vontade de Deus de que Isaque
encontrasse uma esposa adequada.
A
história de Rebeca e Isaque é muitas vezes vista como um exemplo de como Deus providencia
e orienta o caminho de seus servos, mesmo em situações difíceis e aparentemente
impossíveis. Também é um exemplo de como a hospitalidade e a generosidade podem
ser recompensadas, pois, foi a generosidade de Rebeca que a tornou a escolhida
de Deus para se tornar a esposa de Isaque.
Em
resumo, o encontro de Rebeca e Isaque é um momento de grande emoção e
significado na história bíblica, que destaca a providência e a orientação
divina na vida de seus servos e a recompensa pela hospitalidade e generosidade.
2. UM NOVO PATRIARCA
Isaque
nasceu quando Abraão já era idoso e sua esposa Sara havia passado da idade de
ter filhos. Ele foi o filho da promessa, aquele que Deus prometeu a Abraão como
descendência e herdeiro de sua aliança.
Isaque
teve dois filhos, Esaú e Jacó. Jacó se tornou o patriarca que sucedeu a Isaque
e foi o pai das doze tribos de Israel. Jacó teve doze filhos, cada um deles se
tornando o ancestral de uma tribo.
A
história dos patriarcas é uma parte importante do Antigo Testamento da Bíblia,
pois narra a origem do povo de Israel e a história da aliança de Deus com o seu
povo escolhido. Cada patriarca desempenhou um papel fundamental na formação da
história de Israel e na revelação da vontade de Deus para o seu povo.
2.1- Contando com um milagre
Gênesis
25:21 relata que Isaque orou ao Senhor em favor de sua esposa Rebeca, porque
ela era estéril e ainda, não tinha filhos. Deus ouviu a oração de Isaque e
concedeu a Rebeca a capacidade de conceber. Rebeca, então, engravidou e deu à
luz gêmeos, Esaú e Jacó.
A
esterilidade era uma situação muito comum na época em que a história de Rebeca
foi escrita, e ter filhos era uma grande bênção e sinal da graça de Deus. O
fato de que Deus concedeu a Rebeca a capacidade de conceber depois de sua
oração foi vista como um ato de misericórdia e um sinal da importância de
confiar em Deus e buscar a Sua vontade.
A
história de Rebeca é um exemplo da graça e do poder de Deus em responder às
orações de seus servos e conceder-lhes bênçãos, mesmo em circunstâncias aparentemente
impossíveis. A história de Rebeca também destaca a importância de confiar em
Deus e buscar a sua vontade em todas as situações da vida.
2.2- Duas nações em um ventre
Gênesis
25:23. E o Senhor disse: duas nações, etc. – Nas profecias
entregues respeitando esses filhos de Isaque, mais ampla prova do que foi
afirmado anteriormente, de que essas profecias não se destinavam tanto a
pessoas solteiras, como a nações inteiras e as pessoas descendiam deles: pois o
que é predito em relação a Esaú e Jacó não foi verificado em si mesmos, mas em
sua posteridade. Os edomitas eram descendentes de Esaú, como os israelitas eram
de Jacó; e quem, exceto o Autor e Doador da vida, poderia prever que duas
crianças no útero se multiplicariam em duas nações?
Jacó
teve doze filhos, e seus descendentes foram todos unidos e incorporados em uma
nação. Que providência dominante era então que duas nações deveriam surgir
apenas dos dois filhos de Isaque? Mas eles não deveriam apenas crescer em duas
nações, mas em duas nações muito diferentes: dois tipos de pessoas deveriam
ser separados de suas entranhas.
E
os israelitas e os edomitas não foram ao longo de duas pessoas muito diferentes
em suas maneiras, costumes e religiões, o que os fez perpetuamente divergentes
entre si? As crianças lutavam juntas no ventre, o que era um
presságio de seu desacordo futuro: e quando cresceram até a idade adulta,
manifestaram inclinações muito diferentes. Esaú era um caçador
astuto, e se deliciava com os esportes da floresta: Jacó era mais brando e
gentil, morando em tendas e cuidando de suas ovelhas e seu
gado, Gênesis 25:27.
Nossa
tradução para o inglês, de acordo com a Septuaginta e a Vulgata, diz que Jacó
era um homem comum. A palavra no original (?? tam)
significa perfeito, que é um termo geral; mas, opondo-se às
maneiras rudes e rústicas de Esaú, deve importar
particularmente que Jacó era mais humano e gentil, como
Philo, o judeu o entende, e como Le Clerc o traduz. Esaú menosprezou seu
direito de nascimento, e aqueles privilégios sagrados dos quais Jacó desejava,
e é, portanto, chamado, Hebreus 12:16, o profano Esaú; mas
Jacó era um homem de melhor fé e religião. A diversidade semelhante percorreu
sua posteridade.
A
religião dos judeus é muito conhecida: mas, sejam quais fossem os edomitas a
princípio, com o tempo se tornaram idólatras. Josefo menciona uma divindade
idumeana chamada Koze; e Amazias, rei de Judá, depois de derrotar os
edomitas, 2 Crônicas 25:14 trouxe seus deuses, e os estabeleceu como
seus deuses, e se curvou diante deles e queimou incenso até eles; o
que era monstruosamente absurdo, como o profeta reclama no versículo
seguinte: Por que você procurou pelos deuses do povo, que não podiam
libertar seu próprio povo da sua mão?
Sobre
essas diferenças religiosas e outros relatos, havia um ressentimento e
inimizade contínuos entre as duas nações. O rei de Edom não deixaria os
israelitas para passar por seus territórios ao voltarem do Egito, Números 20. E
a história dos edomitas depois é pouco mais que a história de suas guerras com
os judeus.
2.3- O mais fraco governará o mais forte
De
acordo com a história bíblica em Gênesis, Jacó governou sobre Esaú porque ele
recebeu a bênção da primogenitura, que era uma posição de liderança e
autoridade concedida ao filho mais velho na cultura da época.
A
bênção da primogenitura era normalmente concedida ao filho mais velho, mas Esaú
a desprezou e a vendeu para Jacó em troca de um prato de comida. Mais tarde,
quando seu pai, Isaque, estava prestes a morrer, ele planejou dar a bênção da
primogenitura a Esaú, seu filho mais velho. No entanto, Rebeca, a mãe de Jacó,
interferiu e fez com que Jacó fingisse ser Esaú para receber a bênção de
Isaque.
Quando
Esaú descobriu o que havia acontecido, ele ficou furioso e planejou matar Jacó.
Jacó fugiu e passou muitos anos longe de casa, antes de eventualmente se
reconciliar com Esaú. Durante esse tempo, Jacó se tornou próspero e teve muitos
filhos, e quando ele voltou para casa, ele foi reconhecido como o líder da
família e da nação. Embora Jacó tenha obtido a bênção da primogenitura por
meios enganosos, a história bíblica sugere que Deus usou essa situação para
cumprir seus planos para o povo de Israel.
Jacó
se tornou o pai das doze tribos de Israel, que formaram a nação escolhida por
Deus, e a história de sua vida é vista como um exemplo de como Deus pode
trabalhar através de circunstâncias difíceis e até mesmo de pecado para
realizar seus propósitos.
3. DEUS DE ABRAÃO, DEUS DE ISAQUE
"Deus
de Abraão, Deus de Isaque" é uma expressão comum usada em referência ao
Deus descrito no Antigo Testamento da Bíblia. Ela é uma forma de reconhecer e
honrar a Deus como o Deus dos patriarcas Abraão e Isaque, que são considerados
figuras importantes na história da fé judaica e cristã. Essa expressão também
pode ser vista como uma forma de conectar as histórias e tradições dessas duas
figuras bíblicas com a crença em um Deus único e poderoso.
3.1- Promessas confirmadas
Quando
os homens do lugar lhe perguntaram sobre a sua mulher, ele disse:
"Ela é minha irmã". Teve medo de dizer que era sua mulher, pois
pensou: “Os homens deste lugar podem matar-me por causa de Rebeca, por ser ela
tão bonita”. Gênesis 26:7. Grandes homens também fracassam. Uma grande
vitória hoje não é garantia de sucesso amanhã.
Se
há um tempo perigoso e vulnerável na vida de uma pessoa, esse tempo é após uma
conquista importante. Depois de uma grande vitória, tendemos ao relaxamento e
isso nos coloca em perigo quando baixarmos a guarda. Esse tipo de tentação tem
diversos ângulos. Às vezes, a pessoa é cuidadosa em uma área, mas não vigia em outra.
Muitas
pessoas são honestas no trato com o dinheiro, mas são vulneráveis na área do
sexo. Outras são zelosas quando se trata de sexo, mas são relapsas quando se
trata de lidar com dinheiro. Há aqueles cujo ponto vulnerável é a sede de
poder. Há pessoas confiáveis nos negócios, mas moralmente pervertidas. Esse é o
mesmo Isaque que tinha uma longa caminhada com Deus, mas agora comete um sério
deslize moral.
Ele
passara por provas tão difíceis, mas naufraga em uma prova menor. Depois de
triunfar sobre a inexpugnável cidade de Jericó, Israel foi derrotado pela
pequena Ai (Josué 7). Davi matou o leão e urso, venceu o gigante, mas caiu na
teia da cobiça. Sansão venceu mil filisteus, mas foi incapaz de resistir a
sedução da mulher filisteia. Paulo afirma que quando somos fortes somos fracos.
Porém, quando reconhecemos nossas limitações e passamos a confiar em Deus e a
vigiar, somos fortes. Isaque teme dizer que Rebeca é sua esposa. Pensando em se
proteger, ele a expõe e, para salvar a pele, coloca a mulher em perigo.
Isaque
cometeu três falhas graves - mentira, egoísmo e medo. Afirmando que Rebeca é
sua irmã, além de expor a mulher a cobiça dos homens daquele lugar, ele a
desrespeitou como esposa. Rebeca era bonita e poderia provocar desejos
ilegítimos. Mas, a mentira tem pernas curtas.
O
indivíduo que mente é pego na sua própria mentira. O rei Abimeleque pegou
Isaque em flagrante, ao vê-lo acariciando Rebeca, chamou Isaque e o censurou severamente.
Aquele que tinha ouvido a voz de Deus abre a boca para mentir. Aquele que
obedecia ao Altíssimo agora deixa de confiar no seu livramento, aquele que
andava pelo conselho de Deus procura tomar o destino da vida nas próprias mãos.
Em qualquer área da vida, mais cedo ou mais tarde, as máscaras caem. Um dia, a
farsa acaba. Ele não pôde mais representar.
Também
somos tentados a contar certas "mentirinhas" aparentemente
inofensivas para nos safar ou para justificar alguma atitude. Porém, o grande
perigo da mentira é a verdade. A verdade pode surgir a qualquer momento. Muitas
vezes, as máscaras caem nas horas mais inesperadas. A vida não é um teatro.
Viver com máscaras não é seguro. Não importa quão elaborada seja ou com que
motivação foi contada, uma mentira sempre será um recurso reprovado. "Portanto,
cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo,
pois todos somos membros de um mesmo corpo." Efésios 4:25
"Não
mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas
práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à
imagem do seu Criador." Col. 3:9-10
"Fora ficam os cães, os que praticam
feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e
todos os que amam e praticam a mentira." Apocalipse 22:15.
Isaque
havia praticado um grande mal a si, à esposa e ao povo filisteu. Foi um ato
precipitado e irresponsável. Abriu as portas para que a cunha da infidelidade
entrasse em seu casamento. A mentira tem um grande poder de destruição. Ela
pode devastar um casamento, pode arruinar uma família, pode desestabilizar um
relacionamento, pode custar uma carreira ou destruir um ministério.
Os
valores morais de Isaque se afrouxaram. É triste saber que essa semente maldita
não morreu no casamento de Isaque e Rebeca. Se observarmos ao longo de suas
vidas, depois de velhos, eles não conseguem dialogar. (Gen. 27). Os planos de
Isaque não são compartilhados com a esposa, mas com o filho mais velho. Rebeca,
por sua vez, faz de Jacó, seu filho mais novo, o centro da sua vida. Rebeca não
consegue mais confiar no marido, ela escutava as suas conversas às escondidas.
O diálogo morreu na vida deles. A
velhice de Isaque foi marcada pela ausência de Jacó, a revolta de Esaú e a
falta de diálogo com Rebeca.
Isaque
falhou como marido e fracassou como pai. Foi um grande homem, teve grandes virtudes,
demonstrou ousadia em alguns momentos da vida, mas colheu na família o amargo
fruto da mentira semeada. Aquele que transige com a mentira é louco. Aquele que
faz concessão ao erro abre uma cova para os seus próprios pés. O pecado de
Isaque deve ser um sinal de alerta para nós e foi registrado para não
cometermos os mesmos erros.
3.2- A bênção da prosperidade
Quando
houve uma grande fome na terra de Canaã, Isaque, filho de Abraão, foi para a
terra dos filisteus em busca de alimento e recursos. Enquanto estava lá, ele
enfrentou vários desafios, mas também prosperou de várias maneiras.
Uma
das razões pelas quais Isaque prosperou nos filisteus foi sua obediência a
Deus. Mesmo em meio a situações difíceis, ele continuou a confiar em Deus e
seguir Seus mandamentos. Isso lhe trouxe a bênção de Deus e permitiu que ele se
tornasse próspero, apesar das circunstâncias desfavoráveis.
Além
disso, Isaque era um homem sábio e estratégico. Ele era cauteloso em suas
negociações com os filisteus e não se envolvia em conflitos desnecessários. Ele
também era trabalhador e diligente, cultivando a terra e criando gado. Essas
habilidades lhe permitiram prosperar e se tornar um líder respeitado entre os
filisteus.
Outro
fator que contribuiu para o sucesso de Isaque foi sua paciência e perseverança.
Ele não desistiu quando enfrentou dificuldades e continuou a buscar maneiras de
se adaptar às circunstâncias e crescer. Isso lhe permitiu superar os obstáculos
e prosperar ainda mais. Em resumo, Isaque prosperou nos filisteus por sua
obediência a Deus, sua sabedoria estratégica, sua diligência e paciência. Sua
história é um exemplo de como confiar em Deus e seguir seus mandamentos pode
levar à bênção e prosperidade, mesmo em circunstâncias adversas.
3.3- O legado das bênçãos
A
história de Isaque abençoando seu primogênito antes de sua morte está
registrada no livro de Gênesis, capítulo 27. Na narrativa bíblica, Isaque era o
filho de Abraão e Sara, e ele tinha dois filhos, Esaú e Jacó. Esaú era o
primogênito e, portanto, tinha direito à bênção de seu pai, que era considerada
uma honra e uma responsabilidade significativa na cultura antiga.
No
entanto, Jacó desejava a bênção de seu pai e com ajuda de Rebeca sua mãe que elaborou
um plano conseguiu enganá-lo (Gn 27.: 5-13). Ele se disfarçou como Esaú e
preparou uma refeição especial para Isaque, que o convenceu a pensar que ele
era seu primogênito. Como resultado, Isaque acabou abençoando Jacó em vez de
Esaú, que ficou furioso e ameaçou matar seu irmão.
A
razão pela qual Isaque sentiu a necessidade de abençoar seu primogênito antes
de sua morte é porque ele acreditava que a bênção de um pai tinha um grande
significado e impacto na vida de seus filhos. Além disso, a bênção do
primogênito era um direito que era transmitido de geração em geração, e Isaque
queria garantir que a tradição fosse mantida em sua família.
No
entanto, a história de Isaque, Esaú e Jacó também destaca o perigo da
parcialidade e da manipulação na família. O desejo de Jacó por bênção o levou a
enganar seu pai e a criar tensão e conflito em sua família. Além disso, a
história também sugere que a vontade de Deus prevalece, independentemente das
ações humanas, e que a bênção de Deus pode ser concedida a qualquer pessoa,
independentemente de sua posição ou status na sociedade.
CONCLUSÃO
A
vida de Isaque, personagem bíblico do Antigo Testamento, é marcada por altos e
baixos, mas sua conclusão pode ser considerada uma história de sucesso. Ele foi
abençoado por Deus e alcançou uma vida longa e próspera.
Ao
final de sua jornada, Isaque conseguiu ver seus filhos e netos prosperarem e
construírem suas próprias famílias. Ele deixou um legado de fé e confiança em
Deus, o que é evidenciado em seu desejo de ser enterrado ao lado de seus pais
em uma terra prometida por Deus.
Sua
conclusão é uma demonstração da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e
da importância de confiar Nele em todas as áreas de nossas vidas. A história de
Isaque é uma fonte de inspiração e encorajamento para todos aqueles que desejam
seguir os caminhos de Deus.
Referências bibliográficas
►
Bíblia de Estudo Pentecostal, Revista e Corrigida, Traduzida em português por
João Ferreira de Almeida com referências e algumas variantes. Edição 1995.
► Edwil
V. Borçatto - Pastor Local da Igreja Cristã da Trindade (Inspirado no Livro
Prosperando no deserto - Hernandes Dias Lopes)
►
Revista Betel Dominical, adultos, 2º Trimestre de 2023, ano 33, nº 127. Gênesis
– A segurança de viver pela fé nas promessas de Deus. Lição 8 – Isaque – o
filho da promessa.
Links:
Comentarista adicional - Presbítero Dênis Barboza - Servo do Senhor Jesus.