PÁGINAS

 JACÓ – QUANDO UM PECADOR QUER MAIS DE DEUS

Lição 10 – 4 de junho de 2023

TEXTO ÁUREO
“Acordado, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.” Gênesis 28.16

VERDADE APLICADA
Para sermos bem-sucedidos na jornada cristã, precisamos ter consciência de que, em todo o tempo, dependemos das bênçãos de Deus, concedidas por graça.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Falar sobre os movimentos de Jacó: fuga e busca;
Ensinar que Deus tem coisas melhores para nós;
Mostrar que Deus estava com Jacó.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
GÊNESIS 28
12. E sonhou: e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13. E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra, em que está deitado, ta darei a ti e à tua semente.
15. E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.
16. Acordado, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.
17. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

INTRODUÇÃO
Na lição deste domingo, abordaremos a história de Jacó e sua trajetória dentro dos propósitos determinados por Deus para cumprimento do eterno plano de Redenção.

A vida de Jacó é detalhada nas Escrituras nos dando a oportunidade de realmente conhecê-lo. Nós sabemos sobre o seu nascimento, juventude, maturidade, sonhos, aspirações, decepções, velhice e morte. A Palavra de Deus nos apresenta uma fotografia sem filtros ou retoques da vida de Jacó. Ele teve boas e más atitudes de acordo com a motivação do seu coração. 

1- FUGINDO DO HOMEM EM BUSCA DE DEUS
1.1. Jacó crê na importância da bênção. 1.2. Fugindo para o encontro com Deus. 1.3. Um encontro com o Deus de Abraão. 

A Bíblia relata várias facetas e acontecimentos na trajetória e vida de Jacó, se examinarmos atentamente essa história veremos que Jacó foi o filho gêmeo mais novo de Isaque e Rebeca. Ele é um dos três principais patriarcas do povo judeu, ao lado de seu pai, Isaque, e seu avô, Abraão. Certamente a história de Jacó é uma das mais conhecidas da Bíblia. A descendência de Jacó deu origem as doze tribos de Israel.

A Bíblia conta que Jacó nasceu agarrado ao calcanhar (hebraico ‘aqeb) de seu irmão gêmeo mais velho, Esaú. Daí, o nome “Jacó” vem do hebraico ya’aqob e significa “ele agarrava” ou “ele agarra”. Devido a esse episódio e uma variação do substantivo hebraico que significa calcanhar, o nome Jacó é geralmente traduzido por “apanhador de calcanhar” ou “suplantador”, que é derivado de “dominar” ou “segurar pelo calcanhar”.

O nascimento de Jacó está registrado em Gênesis 25:21-28. Sua mãe, Rebeca, assim como sua avó, Sara, era estéril e esperou por filhos durante vinte anos. Seu esposo, Isaque, intercedeu ao Senhor em favor dela. Então Deus ouviu suas orações e abriu a madre de Rebeca, e ela gerou os gêmeos Esaú e Jacó.

Com o nascimento dos filhos de Isaque, a promessa de Deus estava sendo renovada. Esaú era o primogênito dos gêmeos, então naturalmente era de se esperar que ele fosse o herdeiro da promessa de Deus aos seus pais. Mas, se observarmos o verso 23 do capítulo 25 de Gênesis, vemos que antes mesmo do nascimento de Esaú e Jacó, Deus, pela sua soberana vontade, já havia determinado que Jacó herdaria a promessa, ou seja, a ordem da benção de primogenitura seria invertida: “...e o maior servirá ao menor”.

2- COISAS MELHORES DE DEUS
2.1. Promessas imutáveis de um Deus imutável. 2.2. Um pecador se converte.  2.3. O pai de príncipes. 

Jacó era o preferido de sua mãe e Esaú de seu Pai. Isaque tinha preferência por Esaú, porque gostava da caça. Mas Rebeca amava mais Jacó, por ser “varão simples, habitando em tendas” (Gn 25.27,28). Quando Isaque quis dar a bênção a Esaú, o primogênito (Gn 27.1-5), Rebeca, numa demonstração clara do seu caráter astucioso, chamou Jacó e o induziu a enganar seu pai (Gn 27.11,12,14,15). Enganado, Isaque abençoou Jacó (Gn 27.27-29). Ao retornar da caça, Esaú descobriu que seu irmão tomara sua bênção. Desesperado, recebeu do pai uma bênção menor (Gn 27.39,40). Cheio de ódio, planejou matar seu irmão (Gn 27.41). Jacó teve que fugir ameaçado por Esaú. Isaque percebeu que Deus tinha um plano na vida de Jacó, e o despediu com uma bênção profética de grande significado (Gn 28.1-4).

A escolha de Jacó é um caso especial de presciência divina face aos desígnios de Deus. Deus não tem filhos privilegiados, nem escolhe uns para a salvação e outros para a condenação, Deus condena quem faz acepção de pessoas (Tg 2.9; 1Pe 1.17). Mas, em sua soberania, em casos especiais, Ele escolhe pessoas para serem instrumentos para a realização de determinados propósitos. Jacó foi um desses escolhidos, ainda no ventre (Rm 9.9-13).

“Era o terceiro no plano de Deus para iniciar uma nação descendente de Abraão. O sucesso deste plano se deu mais ‘apesar de’ do que ‘em razão’ da vida de Jacó. Antes de Jacó nascer, Deus prometera que seu plano se desenvolveria através dele, e não de seu irmão gêmeo, Esaú. Ao acompanharmos sua vida desde o nascimento até à morte, vemos a mão de Deus trabalhando”.

Em sua fuga, no meio do deserto, Jacó teve um sonho dado por Deus. Ele viu uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E Deus reiterou a bênção que lhe prometera (Gn 28.13-15). Deus não aprovou seus arranjos e enganos, mas também não retirou a bênção prometida a seus pais. Naquela noite, ele descobriu a presença de Deus, que se apresentou como o Deus de Abraão e de Isaque. Ele ouviu Deus reiterar suas promessas.

Deus buscou Jacó e se revelou como o Deus de seus pais. Uma prova do quanto a graça de Deus é profunda. Sem dúvida alguma, a história de Jacó se divide em dois períodos. Antes de Deus encontrá-lo e depois daquele encontro especial. Tão impactante na sua vida foi aquele episódio, que ele chamou aquele lugar deserto de Betel, que significa “Casa de Deus”. Ali, naquela madrugada, Jacó ouviu Deus lhe falar; sentiu a presença divina e teve uma mudança extraordinária em sua vida.  

3- DEUS CONOSCO
3.1. O Deus abençoador. 3.2. Foge, eu estarei com você. 3.3. Marcado por Deus. 

Estes nomes bíblicos Betel e Peniel, em seu contexto original, se referem a cidades de Israel, localizadas onde Jacó teve encontros marcantes com o Senhor (Gn.28.10-22; Gn.32.22-30). Apesar das semelhanças, é grande o contraste entre aquelas experiências. Betel significa “casa de Deus”. Peniel significa “face de Deus”. Estes dois sentidos nos mostram o maior impacto e profundidade do segundo encontro, apesar da indiscutível importância do primeiro.

O primeiro encontro, em Betel, ocorreu quando Jacó fugia de Esaú, indo para Harã. O segundo encontro, em Peniel, aconteceu quando Jacó voltava para encontrar-se com Esaú. A expectativa era de um acerto de contas, com grave risco à vida de suas mulheres e seus filhos. O desafio era tão grande, que Jacó não conseguiu dormir naquela noite, mas lutou com um homem que, de acordo com o texto, era o próprio Deus em manifestação visível (teofania) (Gn.32.30).

Em Betel, o encontro aconteceu por iniciativa de Deus que, por amor a Jacó, manifestou-se a ele. Naquele tempo, o jovem Jacó não possuía coisa alguma, mas queria ganhar. No segundo encontro, Jacó tomou a iniciativa de agarrar o “anjo”. Agora, tendo numerosa família e servas e bens, estava apavorado diante da possibilidade de perder tudo. Na primeira experiência, Jacó queria coisas naturais, principalmente pão, roupa e segurança na viagem. Na segunda, queria uma bênção superior, bem expressa na frase “tenho visto a Deus face a face e a minha alma foi salva”.

Betel é o contato indireto, distante, uma apresentação inicial do “Deus de Abraão e de Isaque”. Peniel é a “colisão transformadora” entre Jacó e Deus. Jacó torna-se Israel, o “príncipe de Deus”. Além disso, o Senhor passou a se apresentar como o “Deus de Jacó” (Ex.3.6). Entre os dois encontros, houve um intervalo de 20 anos (Gn.31.38).

A experiência de Betel foi maravilhosa, mas insuficiente. Muitos anos antes, quando Jacó apresentou-se a Isaque para receber a bênção da primogenitura, disse ao pai: “Eu sou Esaú”, mas, em Peniel precisou confessar “Eu sou Jacó”, nome que significa “enganador”. Então, disse Deus: “Não chamarás mais Jacó, mas Israel, porque como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gn.32.28). A mudança do nome de Jacó simboliza a transformação do seu caráter. Encontros com Deus envolvem mudanças necessárias, profundas e definitivas. Em Betel, Jacó foi abençoado, mas em Peniel, ele foi transformado.

CONCLUSÃO
Jacó, por causa do seu caráter deformado, foi necessário trilhar uma longa jornada até se tornar um homem transformado e apto. Apesar da sua vida de enganos e de mentiras, Jacó encontrou-se com Deus de uma forma maravilhosa no vau de Jaboque (Gn.32:22-32), quando, então, teve o seu caráter transformado.

Referências Bibliográficas
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.
► Revista Betel Dominical, adultos, 2º Trimestre de 2023, ano 33, nº 127. Gênesis – A segurança de viver pela fé nas promessas de Deus. Lição 10 – Jacó – quando um pecador quer mais de Deus.

Comentarista adicional – Professora Emivaneide

 

3 comentários:

  1. Excelente comentário irmã Emivaneide, com grandes reflexões para a compreensão da Lição. Que Deus continue abençoando a sua vida e seu ministério!👍👍👍

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  2. Parabéns pelo ótimo comentário professora Emivaneide. Muito bom. Deus continue te abençoando.

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  3. Parabéns pastor muito boa a lição bem comentada

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