PÁGINAS

 OS DONS DE REVELAÇÃO

Lição 5 - 30 de outubro de 2022

TEXTO ÁUREO
“Ora, há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo.” 1Coríntios 12.4

VERDADE APLICADA
Enquanto a Igreja estiver na terra, continuará dependente dos dons espirituais para sua edificação.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar que os dons são atuais e bíblicos;
Pontuar a importância dos dons na Igreja de Cristo;
Evidenciar a atualidade dos dons entre os crentes.

TEXTO DE REFERÊNCIAS
1 CORÍNTIOS 12
1. Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
7. Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
8. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10. E a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

Comentários adicionais

INTRODUÇÃO
Os dons do Espíritos são de muita valia para na obra do Senhor, pois consolida e edifica a Igreja para cumprir a obra que lhe foi confiada.  Os dons são relevantes, pois através deles o crente passa a conhecer coisas de forma sobrenatural; resolver problemas e identificar a procedência das manifestações espirituais. Assim, nesta lição vamos conhecer as definições, a relevância e alguns exemplos desses dons no seio da igreja.

1. OS DONS DE REVELAÇÃO DIVINA
É muito importante conhecer mais acerca dos dons, na verdade estes dons são concedidos aos crentes por intermédio do Espírito Santo para capacitar os cristãos a servir e fazer com dedicação a obra do Senhor nas igrejas e na sociedade a qual vive. Os dons foram divididos em três categorias:
a) Dons de Revelação: Palavra da sabedoria, Palavra da ciência e Discernimento dos espíritos.
b) Dons de Poder: dom da fé, dons de curar e dons de operação de milagres.
b) Dons de elocução: dom de profecia, dom de variedade de línguas e dom de interpretação de línguas.
Porém, nesta lição vamos abordar e conhecer mais um pouco sobre os dons de revelação, palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento de espíritos.

1.1- Os dons e o Corpo de Cristo
Os dons espirituais são concedidos aos crentes através da manifestação do Espírito Santo aos membros do Corpo de Cristo (Igreja) para o que for útil. Os dons espirituais são mais que um presente, pois um presente a pessoa faz dele o que quer, pode usar ou não. As vezes nem têm utilidades para quem o recebe. Mas os dons são para serem usados como um instrumento de trabalho, eles são diferentes de um simples presente. “Acerca dos dons espirituais, não quero irmãos, que sejais ignorantes”, 1 Coríntios 12:1. Porém os dons espirituais são diferenciados, observe: “Mas a manifestação do Espírito, é dada a cada um para o que for útil”. 1 Coríntios 12:7. Não há nenhum dom Espiritual inútil, e o Espírito Santo dá há quem tenha condições de usá-lo, e, não deve ser usado em benefício próprio, mas sim usá-lo em benefício da obra do Senhor. O apóstolo Paulo aconselha a importância de cada cristão buscar os dons espirituais: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” 1 Coríntios 12.31.

1. 2- Palavra da sabedoria
O dom da palavra da sabedoria (1Co 12.7,8) é a manifestação da sabedoria de Deus na vida do cristão, veja que esta sabedoria não é vem da própria pessoa que adquiriu com o passar do tempo, mas é uma sabedoria concedida ao crente através do Espírito Santo capacitando-o a solucionar causas difíceis. Trata-se de uma mensagem vocal inteligente, emitida mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a um caso ou dificuldade específico (At 6.10). A sabedoria a que se refere 1 Coríntios 12.8 não é a humana que são adquiridas mediante os livros ou nas universidades, mas sim uma capacidade sobrenatural de Deus, para tomar decisões sábias em circunstâncias extremante difíceis.

1. 3- Todos os crentes precisam da sabedoria do alto
É indispensável para os crentes este precioso dom; especialmente aqueles que são chamados para liderança na igreja, e, frequentemente estão aconselhando e resolvendo assuntos difíceis. Este é um dom altamente imprescindível no governo da igreja, administração, liderança e direção de qualquer um de seus departamentos e instituições. Perceba a operação deste dom na decisão dos apóstolos sobre a escolha dos diáconos em Jerusalém. Evitou-se uma divisão na Igreja, veja Atos 6.1-7.

2. PALAVRA DA CIÊNCIA
Este dom, também conhecido como dom da palavra do conhecimento é proporcionado pelo Espírito Santo para poder compreender a profundidade da sabedoria de Deus. Ele confere uma profunda ciência das coisas e do pensamento de Deus, ele se aparece na vida do crente revelando o conhecimento de fatos e situações pelo Espírito Santo, que a pessoa não seria capaz de saber pelos métodos naturais. É sem dúvida um dom de muita estima para professores, é manifesto na revelação das verdades de Deus, é bom frisar que a pessoa por si mesma, nunca poderia alcançar. Veja-se a aplicação deste dom no ministério de Pedro, no caso de Ananias e Safira- Atos 5:1-11.

2.1- Este dom não deve ser usado em benefício próprio
“Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação.” Efésios 1.16,17.  Observe que de acordo com as Escrituras devemos buscar este dom por meio da oração. Embora a onisciência seja um atributo divino, Deus nos concede o dom da palavra da ciência através do Espírito Santo a fim de realizarmos a Sua obra. “Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;” (1 Co 12.8).  A pessoa que recebe um dom espiritual deve estar consciente que, por ter este dom, não torna ela melhor que as outras. Todavia, por ter recebido este dom, agora a sua responsabilidade é bem maior, pois deverá usar o dom, conforme a vontade do Senhor e de acordo com as Escrituras Sagradas, tendo em vista que o dom nunca deve ser exercido em benefício próprio, mas sim para a glória do Senhor Jesus. Portanto devemos ter cuidado para não ficarmos soberbos, mas sempre lembrar que a mensagem é de Deus e ter responsabilidade com o conhecimento adquirido. (Mc.2.6-8: Jo.1.45-50; 1Co.12.8).

2.2- Vemos na Bíblia este dom sendo revelado
De acordo com as Escrituras este dom é concedido pelo Espírito Santo a alguns crentes para que tenham conhecimento sobrenatural de coisas, antes ocultas. Por permissão do Senhor, a pessoa portadora deste dom conhece coisas que ainda não foram manifestadas. Este dom tem o propósito único e exclusivo de edificar, exortar e promover o crescimento espiritual de alguém. Nas Escrituras vemos vários textos bíblicos que revelam este dom.

Exemplos de manifestações do dom da palavra da ciência:
a) Deus revelou a Samuel sobre Saul, e sobre as jumentas de seu pai (1Sm 9.15,20); b) O Senhor revelou ao profeta Aías sobre a mulher de Jeroboão que ia até ele disfarçada (1Rs 14.1-6); c) O profeta Eliseu soube da avareza e estratégia de Geazi para receber presentes de Naamã (2Rs 5.20-27); d) O rei de Israel foi avisado pelo profeta Eliseu das emboscadas preparadas pelo rei da Síria (2Rs 6.9-12); e) Quando Jesus pregou para a mulher samaritana revelou segredos que o conhecimento humano não teria condições de saber (Jo 4.16-19).

2.3- A palavra da ciência nos faz adentrar no conhecimento de Deus
Esse dom vai além da sabedoria e preparo humanos, ele de alguma forma conecta a pessoas no conhecimento que pertence a Deus. Mas é interessante dizer que mesmo possuindo esta dádiva, a pessoa deve continuar estudando com constância as Escrituras Sagradas. A manifestação sobrenatural deste dom tem a finalidade de preservar a vida da igreja, livrando-a de qualquer engano ou ardil do maligno. Um exemplo deste dom foi a revelação que Deus concedeu a Daniel do sonho de Nabucodonosor, quando Deus revelou a história dos grandes impérios mundiais ao profeta (Dn 2, 2,3, 19-28). No Novo Testamento, esse dom foi manifesto quando o apóstolo Pedro identificou a hipocrisia e mentira de Ananias e Safira (At 5.1-11). O dom da palavra da ciência não é adivinhação, mas conhecimento, concedido sobrenaturalmente, da parte de Deus.

3. DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
Este é mais um dom de relevância para igreja do Senhor (1 Co 12.10) o dom de discernir os espíritos é uma atuação sobrenatural do Espírito Santo na vida do cristão, pois habilita-o a distinguir as manifestações sobrenaturais. Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito Santo, para os crentes discernir e julgar corretamente as profecias e saber se uma mensagem procede do Espírito Santo ou não (1Co 14.29; 1Jo 4.1).

3.1- A necessidade de discernir as manifestações espirituais
Estamos inseridos em um universo de pluralidades religiosas, onde há muitas obras malignas, imitações, às vezes vemos até curas que não provém de Deus. Assim, é importante a manifestação deste dom na igreja para sabermos a origem delas. Vemos nas Escrituras que Satanás usa a Palavra de Deus e as interpreta para o mal (Mt 4.6; Lc 4.10,11). Satanás usa de toda astúcia para enganar o povo de Deus operando grandes sinais e prodígios (Mt 24.24; 2 Ts 2.9; Ap 16.14; 19.20); também pode se transformar em anjo de luz (2 Co 11.14). Através do dom de discernimento, o crente é capaz de identificar se uma determinada profecia vem de Deus, do homem ou dos demônios. Ou seja, esse dom capacita a “descobrir” todas as aparências exteriores e conhecer a verdadeira natureza de uma inspiração.

3.2- Este dom é a sentinela de Deus na Sua Igreja
Em 1 João 4.1 vemos que os espíritos devem ser provados. “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. Então, é certo que toda palavra que ouvimos em nome de Deus se faz necessário passar pelo crivo das Escrituras, pois o próprio Senhor nos advertiu que há falsos profetas e estes são conhecidos pelos “frutos que produzem”, isto é, pelo caráter (Mt 7.15-20). Jesus conhece o segredo do coração humano, mas nós não, e por isso a necessitamos do Espírito Santo para revelar-nos a verdadeira motivação daqueles que falam em nome do Senhor.

3.3- Habilita a Igreja para não ser influenciada por falsos mestres
O dom de discernimento de espíritos é uma capacidade sobrenatural dada por Deus ao crente para discernir a origem e a natureza das manifestações espirituais. Pois existem três tipos de manifestações espirituais no mundo: Deus, o homem e o diabo. Assim, uma determinada profecia pode ser de uma ordem divina, da mente do homem ou de origem maligna.  Por isso, a importância do dom de discernir os espíritos para prevenir a igreja dos enganos dos falsos mestres e profetas para preservar a saúde espiritual da igreja. Através desse dom, o Espírito Santo revelou a Paulo que tipo de espírito operava na moça que adivinhava na cidade de Filipos (At 16.16-18).

CONCLUSÃO
Os dons de revelação são de muita valia para a Igreja do Senhor, pois permite discernir entre o certo e o errado, entre o legítimo e o falso. Pela sabedoria de Deus o cristão pode resolver causas difíceis; ter conhecimento de fatos e situações que estão além da visão e conhecimento humano, e discernir a origem das manifestações espirituais. Que Deus conceda à sua Igreja dons de revelação para não cairmos nas astutas ciladas do inimigo de nossas almas.

Referências bibliográficas
► Bíblia de Estudo Pentecostal, Revista e Corrigida, Traduzida em português por João Ferreira de Almeida com referências e algumas variantes. Edição 1995.
Revista de Escola Bíblica Dominical – Jovens e Adultos. A igreja e o Espírito Santo. Rio de Janeiro. Editora Betel – 4º Trimestre de 2022. Ano 32 n° 125 - Lição 5 - Os dons de revelação.
Doutrinas Bíblicas Pentecostais – Centenário do Movimento Pentecostal Mundial (1906-2006). 3º Trimestre de 2006. Lição 5 - Os dons do Espírito Santo.
► Os dons de revelação 2º Trimestre de 2021. Lição 5 - Os dons do Espírito Santo. Igreja Assembleia de Deus de Recife/PE.
► Discipulados sem fronteiras – Orientandos vidas em amor. Aula 11 - Os dons espirituais.
► HORTAN, Stanley. Teologia Sistemática: uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 1996.

Comentário adicional Ev. Ancelmo Barros de Carvalho – Servo do Senhor Jesus

 

2 comentários:

  1. Muito bom o comentário, Ancelmo. De fato, atualmente, a igreja de Cristo é alvo fácil das falsas profecias, falsas doutrinas, e coisas que não vêm do Pai. Os dons são essenciais para o discernimento. Temos problema quando os irmãos não possuem esses dons, aí fica a pergunta: como se blindar contra todas as falsidades disponíveis? Na minha humilde opinião, seria comparar com as escrituras, contudo, nem sempre é possível, dependendo da situação. Há situações que somente o Espírito Santo pode nos revelar, então é fundamental a busca pelos dons espirituais.
    Deus continue abençoando, paz e Graça de nosso Senhor!

    ResponderExcluir
  2. ( tendo em vista que o dom nunca deve ser exercido em benefício próprio, mas sim para a glória do Senhor Jesus ) essa parte aqui que foi escrita no 2.1 e muito interessante, vivemos uma época que pessoas querem aparecer e ofuscar a Glória de Deus.
    A algum tempo atrás peguei um papel que fazia uma propaganda de um culto , que tinha uns irmãos que supostamente tinham dons, que até os Ex mem perdiam para eles, falta de sabedoria e infantilidade em algumas igrejas , acabam fazendo o desserviço a casa de Deus .

    ResponderExcluir